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sábado, 11 de maio de 2013

Gabarito Lista I 1° ano 2° Bimestre



1- (C) A estrutura interna da Terra é representada em modelos que se apoiam em dois critérios distintos: as propriedades físicas e a composição química.  
     (E)  O Manto terrestre, indicado pelo número 1, se situa sob o Núcleo e se estende até 20 km de profundidade; é uma faixa de intensa atividade sísmica e vulcânica.  
     ( E )  O estudo da estrutura interna da Terra tem por base métodos muito diversificados, mas a análise da Astenosfera já é possível mediante observações diretas.  
      (C)  A camada número 1 apresenta manifestações magmáticas e sísmicas nas áreas de colisão de placas litosferas; essas áreas são tectonicamente instáveis.  
      (C)  A crosta oceânica é formada basicamente de basaltos; ela é menos espessa, em geral, do que a crosta continental, sobre a qual residem bilhões de seres humanos.  
2- c) as áreas geradoras de placas correspondem aos terrenos montanhosos dos fundos oceânicos, onde estão as dorsais mesoceânicas, locais de ocorrência de fortes atividades sísmicas e magmáticas.
3- Porque o raio da Terra é de 360 km, e a profundidade máxima alcançada em perfurações na crosta terrestre foi de 13 km. As observações indiretas são feitas pela análise das ondas sísmicas que se propagam no interior da Terra, em todas as direções, algumas atingindo o núcleo.
4- Na astenosfera encontra-se o magma, onde ocorrem os movimentos de convecção que dão origem a terremotos e erupções vulcânicas.
5- Petróleo e carvão mineral. Os derivados do petróleo são utilizados no abastecimento de motores de veículos automotivos, Np aquecimento industrial e doméstico, na obtenção de energia elétrica, na fabricação de diversos artigos de plástico, tintas medicamentos etc.O carvão mineral é usado principalmente na alimentação dos altos –fornos de siderúrgicas, na calefação domestica e na obtenção de energia elétrica.
6- Porque baseado nele temos conhecimento do tipo de formação do solo, quais as suas composições, probabilidades de catástrofes, e redistribuição do território geográfico com conhecimento de todas as áreas terrestres.

7-  Os agentes internos (vulcanismo, abalos sísmicos, tectonismo) são os que formam (criam) as irregularidades da superfície do planeta, enquanto os externos (água, calor, vento e a própria ação humana) são os que as modelam.
8- Impactos ambientais: devastação da vegetação, comprometendo a sobrevivência da fauna; formação de imensas crateras, que podem ainda sofrer intenso processo de erosão; transportes de rejeitos pelo vento e pela água das chuvas para outros lugares, atingindo rios e assoreando seu leito; contaminação da água por mercúrio, metal altamente tóxico usado na exploração do ouro e que provoca a morte de peixes.
Impactos sociais: conflitos com as populações locais, principalmente povos indígenas, cujas terras são invadidas pelos garimpeiros e mineradoras: desemprego, após esgotados os recursos minerais locais; morte de pessoas contaminadas por mercúrio.
9- Porque dele depende a sobrevivência dos ecossistemas e, portanto, de todas as biodiversidades do planeta. O solo possibilita a prática da agricultura e da pecuária, por meio das quais se obtêm alimentos e matérias-primas para a sociedade.

10- Curvas de nível, plantio direto, rotação de culturas, afolhamento. No caso do plantio direto, é necessário utilizar maior quantidade de herbicida, que é um tipo de agrotóxico e, portanto, elemento prejudicial ao meio ambiente.
11- O planeta apresenta uma intensa dinâmica, tanto no seu interior como na sua superfície.
12- Litosfera, Manto e Núcleo.
      13- Maior – Manto; Menor- Crosta
      14- O núcleo, pois pode chegar a até 4.000 °C.
       15- Endógenos- Tsunamis, maremotos, vulcanismo.   Exógenos – Furacões, chuvas e tornados.
  16- Ocorre com o choque entre duas placas tectônicas que ficam abaixo do mar e produzem um grande impacto que deformam o piso oceânico e causam a onda gigante.
   17- As placas tectônicas estão acomodadas acima do manto.
   18- Na verdade aas catástrofes naturais ocorrem com frequência, o que mudou foi a forma de propagação através dos meios de comunicação em massa.
     19- Porque o Brasil está no meio da placa Sul Americana.
     20- Impactos culturais, geológicos, sociais e ambientais, destruição de elementos naturais, fome entre outros.
       21- Placas convergentes: que estão em movimento de aproximação.
Placas divergentes: que estão em movimento de separação.
Movimentos endógenos: que ocorrem no interior da Terra.
Movimentos exógenos: que ocorrem no exterior da Terra.
      22- d) ocorre, quando aberturas na crosta aliviam a pressão interna, permitindo a ascensão de novos materiais e mudanças em seus estados físicos.
      23- b) As bacias sedimentares resultam da ação combinada dos processos destrutivos de erosão e dos processos construtivos de acumulação ou sedimentação.
      24- a) apresenta uma área de colisão de placas tectônicas.
      25- b) além da erupção de gases aquecidos e lavas fundidas, procedem dos vulcões vastas quantidades de materiais fragmentados que são produzidos pela expansão de gases.

















  


Lista I 1° ano 2° Bimestre com a numeração corrigida



1-    (Ufpe 2012)  A figura esquemática a seguir refere-se à estrutura interna do planeta. Observe-a.


Com base nessa figura, analise as afirmações seguintes.

( ) A estrutura interna da Terra é representada em modelos que se apoiam em dois critérios distintos: as propriedades físicas e a composição química.  
(  )  O Manto terrestre, indicado pelo número 1, se situa sob o Núcleo e se estende até 20 km de profundidade; é uma faixa de intensa atividade sísmica e vulcânica.  
( )  O estudo da estrutura interna da Terra tem por base métodos muito diversificados, mas a análise da Astenosfera já é possível mediante observações diretas.  
( )  A camada número 1 apresenta manifestações magmáticas e sísmicas nas áreas de colisão de placas litosferas; essas áreas são tectonicamente instáveis.  
( )  A crosta oceânica é formada basicamente de basaltos; ela é menos espessa, em geral, do que a crosta continental, sobre a qual residem bilhões de seres humanos.  
 
2- "A teoria tectônica de placas é a mais nova interpretação da gênese e da dinâmica da litosfera, sustentáculo do relevo terrestre e submarino. (...) Esses grandes blocos ou placas tectônicas incorporam estruturas tanto da crosta continental como da crosta oceânica."
                                               (J. Ross, 1995, p.25).

Com base nesta teoria, admite-se que.
a) a litosfera é formada pela crosta continental e caracteriza-se principalmente por ser dividida em blocos que têm a mesma dimensão, à semelhança de grandes placas de cerâmica revestindo um piso.   
b) as placas apresentam-se fixas, registrando-se como significativo apenas o deslocamento continental que resultou na expansão do Oceano Pacífico e redução do Oceano Atlântico.   
c) as áreas geradoras de placas correspondem aos terrenos montanhosos dos fundos oceânicos, onde estão as dorsais mesoceânicas, locais de ocorrência de fortes atividades sísmicas e magmáticas.   
d) a estrutura interna da Terra é considerada estável, uma vez que os movimentos tectônicos provocam modificações e efeitos deformadores especificamente na parte externa da crosta.   
e) as áreas de destruição de placas são marcadas pelo afastamento entre elas e, como resultado, tem-se a destruição das montanhas orogênicas.   

3- Por que o estudo do interior da Terra se baseia em observações indiretas? De que forma são feita essas observações.
4- Qual a importância da astenosfera?

5- Cite os dois mais importantes minerais extraídos das bacias sedimentares e indique a utilização econômica de cada um deles.·.
6. Por que o estudo dos abalos sísmicos e do vulcanismo é importante para à analise do espaço geográfico?
                                                                                                 
7. Explique resumidamente a atuação dos agentes internos e externos que modificam o modelado terrestre?

8. Quais impactos ambientais e sociais a mineração ocasiona?

9. Por que o solo é um recurso fundamental para a sociedade.

10. Quais técnicas agrícolas podem amenizar os problemas relacionados a erosão do solo? Elas trazem apenas benefícios ao ambiente?
Explique.

11-  A Terra está em constante movimento. Justifique essa afirmação.
        
12- Cite as três camadas da Terra.
              
13- Quais são as camadas de maior e menor extensão na Terra?
            
14- Qual é a camada que apresenta a temperatura mais elevada?
 
15- Identifique três fenômenos endógenos (dentro) da terra, bem como exógenos (fora).
       
16- Como ocorre a formação do Tsunami?
17- Em qual camada da Terra as placas tectônicas estão acomodadas?
18- Por que na atualidade ocorrem frequentemente catástrofes naturais?
        
19- Por qual motivo no Brasil não ocorrem intensas atividades sísmicas?
20- Catástrofes naturais, como a ocorrida no Haiti, provoca que tipo de impactos?

21- Defina: Placas divergentes, Placas convergentes, Movimentos endógenos e Movimentos exógenos.
   
22- O vulcanismo é um dos processos da dinâmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros históricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcânicas trazem novos materiais para locais próximos à superfície terrestre.
A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que o vulcanismo
a) é um dos poucos processos de liberação de energia interna que continuará ocorrendo indefinidamente na história evolutiva da Terra.
b) é um fenômeno tipicamente terrestre, sem paralelo em outros planetas, pelo que se conhece atualmente.
c) traz para a atmosfera materiais nos estados líquido e gasoso, tendo em vista originarem-se de todas as camadas internas da Terra.
d) ocorre, quando aberturas na crosta aliviam a pressão interna, permitindo a ascensão de novos materiais e mudanças em seus estados físicos.
e) é o processo responsável pelo movimento das placas tectônicas, causando seu rompimento e o lançamento de materiais fluidos.
23- As estruturas geológicas da crosta terrestre refletem os processos que as originaram e ajudam a reconstituir a história do planeta. Em relação a esse assunto é correto afirmar que:
a) Os escudos cristalinos constituem o embasamento fundamental das terras emersas, pois originaram-se de dobramentos modernos.
b) As bacias sedimentares resultam da ação combinada dos processos destrutivos de erosão e dos processos construtivos de acumulação ou sedimentação.
c) O núcleo da Terra encontra-se em estado pastoso.
d) O manto é o envoltório rochoso da Terra.
e) Os vulcões são gerados por violentos movimentos de massas no interior do núcleo.
24- Como desenvolvimento da Teoria da Tectônica de Placas, fenômenos como a formação das cadeias montanhosas e das fossas submarinas foram melhor compreendidos. Com isso, sabe-se que a Cordilheira dos Andes se encontra em uma região da crosta terrestre que
a) apresenta uma área de colisão de placas tectônicas.
b) forma margem continental do tipo passiva.
c) se situa em uma área de expansão do assoalho oceânico.
d) apresenta uma área falhada pela formação de uma dorsal oceânica.
e) coincide com limites divergentes de placas.
25- A atividade vulcânica compreende todos os fenômenos associados com o derrame sobre a superfície terrestre dos materiais magmáticos procedentes do interior da Terra. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que:
a) o vulcanismo é um fenômeno endógeno exclusivo de áreas de colisão de placas litosféricas, em face da ação das correntes de convecção do manto.
b) além da erupção de gases aquecidos e lavas fundidas, procedem dos vulcões vastas quantidades de materiais fragmentados que são produzidos pela expansão de gases.
c) o magma, ao se solidificar nas fissuras rochosas preexistentes, origina diques mais ou menos espessos.
d) as erupções variam muito de caráter, de acordo com a pressão e a quantidade de gás e a natureza da lava posta em liberdade.
e) no Estado de Pernambuco, há evidências de atividades vulcânicas, ocorridas em épocas pretéritas, na Zona da Mata; os solos dessas áreas vulcânicas são, em geral, bons para a agricultura.













Gabarito Lista I 3° ano 2° Bimestre



1.    a) ( E  )
 b) ( C  )
           c) (C  )  
 d) (  C )
 e) (E )
2. A formação dos blocos econômicos tem como principal objetivo estabelecer condições para dinamizar e intensificar a economia num mundo globalizado. Essas organizações realizam a redução e/ou eliminação das barreiras fiscais, impostos de importação e exportação entre os países integrantes do bloco. Esses acordos são formalizados por meio da Organização Mundial do Comércio (OMC)
3. c) MERCOSUL
4.d) BRIC
5. Existem quatro níveis de integração dos blocos econômicos: Zona de Livre Comércio, em que os acordos comerciais estabelecidos objetivam exclusivamente a redução ou a eliminação de taxas alfandegárias nas trocas comerciais entre os países membros; União Aduaneira, que resulta de uma mesma regulamentação para o comércio dos países do bloco com outras nações, adotando, assim, a chamada Tarifa Externa Comum (TEC);Mercado Comum, que engloba a Zona de Livre Comércio e a União Aduaneira, além de permitir a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços entre os países membros; União Política, Econômica e Monetária, estágio mais avançado de um bloco econômico, no qual as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única.

6.    (   V ) A União Europeia (UE) foi criada no ano de 1991, a partir do Tratado de Maastricht, e implementada em 1993. Reúne, atualmente, 25 países do continente europeu. O seu nível de integração a configura como uma União Política, Econômica e Monetária.
(   v ) O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) surgiu em 1991, agregando quatro países da América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Quando implementado, o seu nível de integração era apenas de uma Zona de Livre Comércio e União Aduaneira. Atualmente, possui status de Mercado Comum.
(  F  ) O NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) foi criado em 1988 com o objetivo de estreitar os laços políticos econômicos entre EUA, Canadá e México. Assim, o nível de integração desse bloco seria de um Mercado Comum.
(   V  ) A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) configura-se como uma Zona de Livre Comércio, a maior de que se tem notícia. São 20 países-membros, sendo todos do continente asiático e/ou banhados pelo Oceano Pacífico.
7.    No cenário mundial da globalização, as disputas econômicas entre os países se acirram cada vez mais. Uma das ideias mais populares a respeito da disputa pelo poder econômico mundial que surgiu foi a dos blocos econômicos regionais. Em várias partes do planeta, os países fizeram alianças objetivando seu fortalecimento perante a economia mundial, ou mesmo a intensificação das relações comerciais entre os aliados. Atualmente, existem pouco mais de trinta blocos econômicos regionais, envolvendo países de todas as partes do globo terrestre.
8.    (E) as afirmativas I, II e III.
9.    b) MERCOSUL, Pacto Andino e Nafta.
10. d) V F F F
11. A ONU foi criada no final da II Guerra Mundial e tinha como um de seus objetivos promover a paz e o dialogo internacional, atuando eventualmente como uma espécie de mediador imparcial em conflitos socioeconômicos. A instituição conseguiu cumprir razoavelmente seu papel até a década de 1990. Com o fim da Guerra Fria e a com a hegemonia norte-americana, seu papel torna-se menos relevante. Este fato tornou-se evidente com a invasão do Iraque pelos EUA mesmo após a negativa desse organismo. Com relação a exemplos onde seu papel foi ou está sendo fundamental, poderia ser citada sua atuação em conflitos como os do Timor Leste, Haiti, nos Bálcãs, na Palestina, entre outros.
12. a) Tem como função principal manter a paz e a segurança internacionais, podendo tanto utilizar sanções econômicas como usar da força militar para atingir os seus objetivos. Ele é composto por quinze países membros, sendo cinco permanentes (China, Rússia, EUA, França e Inglaterra).
13. a) O domínio indonésio no território timorense se deu também com o intuito de atender aos interesses capitalistas estadunidenses para impedir a expansão socialista no período da Guerra Fria.
14. São países de projeção em política internacional, foram aliados durante a Segunda Grande Guerra e venceram o Eixo (Alemanha, Japão e Itália) e, quando da formação da ONU, em 1945 representavam sobre vários aspectos um importante potencial estratégico, econômico, populacional e militar.
15. A) a exigência da ONU quanto à aplicação de estratégias de desenvolvimento sustentável nos países pobres tem reduzido o retorno de capital, desestimulando os investimentos estrangeiros.
16. B) os países pobres vêm elevando as tarifas alfandegárias impostas aos produtos industriais dos países ricos, como formas de estimular o desenvolvimento da tecnologia nacional.
17. c) as diferenças existentes entre os povos de todo o mundo devem ser respeitadas, e que o capitalismo aprofunda as dificuldades econômicas de países considerados mais pobres, além do que as riquezas são de direito soberano do país a que pertencem.
18. b) a soberania dos Estados esteja em conformidade com os Direitos Universais do Homem até mesmo em situações de conflito.
19. b) Assembleia Geral
20. d) Conselho de Segurança
21. c) G8
22. a) OMC












sexta-feira, 10 de maio de 2013

Gabarito Lista I 8° ano 2° Bimestre


1-     Planalto: áreas com altitudes superiores a 300 metros onde ocorrem processos erosivos em maior escala que os processos de sedimentação.
Planícies: são áreas rebaixadas do relevo onde predominam os processos de sedimentação e podem ocorrer também sobre áreas elevadas, em conexão com bacias hidrográficas, desde que estas não provoquem profundos entalhes superficiais.
Depressões: Podem ser classificadas em absolutas e em relativas. Nas primeiras, altitude é sempre inferior ao nível médio dos mares, enquanto nas segundas a altitude se apresenta mais baixa que o relevo ao redor.
2-     No Noroeste do continente e é formada por montanhas jovens, suas rochas são mais recentes do que aquelas da época da gênese da Terra.
3-     Mediterrâneo: que possui irregularidades de chuvas, porém com maior concentração nos meses de inverno, e secas durante os meses de verão.
Clima equatorial: as temperaturas são altas durante todo ano, há pequena amplitude térmica, elevada média pluviométrica, sem uma estação seca.
Clima semiárido: é caracterizado pela irregularidade de chuvas e está localizado nas bordas dos desertos do continente africano.
4-     1°Nilo; 2° Congo e 3° Níger.
5-     Saara e Kalahari
6-     Com o fim do império português na África (1975) e a queda do governo de minoria branca na Rodésia, atual Zimbábue (1980), o domínio branco na África do Sul entrou em crise. Esses fatos intensificaram as manifestações populares contra o apartheid. A Organização das Nações Unidas (ONU) tentou dar fim à política praticada no país. O presidente Piter Botha promoveu reformas, mas manteve os principais aspectos do regime racista.
Com a posse de Frederick de Klerk na presidência, em 1989, ocorreram várias mudanças. Em 1990, Mandela foi libertado, e o CNA recuperou a legalidade. Klerk revogou as leis raciais e iniciou o diálogo com o CNA. Sua política foi legitimada por um plebiscito só para brancos, 1992, no qual 69% dos eleitores (brancos) votaram pelo fim do apartheid.
O Parlamento aprovou a Lei de Direitos Sobre a Terra, restituindo propriedades às famílias negras atingidas pela lei de 1913, que destinou 87% do território à minoria branca.
7-     Conforme a política segregacionista denominada apartheid, a minoria branca, os únicos com direito de voto, detinham todo poder político e econômico no país, enquanto à maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.
A política de segregação racial foi oficializada em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas, além de não poderem adquirir terras na maior parte do país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico (que se refletia em seu isolamento social e político). Os negros eram obrigados a fixar moradia em lugares predeterminados pelos brancos, conhecidos como homelands, nas áreas rurais; locations, nas áreas urbanas, em compounds, nas áreas de mineração.    Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos.
              8-  (c )
  9-  (e )
      10- (c)
        11- (c)
                  12- (e)
                  13- (c)
                  14- ( c )
                  15- (e)
                  16- (c )
            17- c) Trata-se de uma política de segregação racial que excluía negros e asiáticos da  participação política e restringia até mesmo a sua circulação pelo país.
             18-  d) Nelson Mandela
             19-  d) África do Sul





Gabarito Lista I 9° ano 2° Bimestre


1-    Eurásia
2-    Setentrional ou Norte, Meridional ou Sul, Oriental ou Leste, Ocidental ou Oeste.
3-    O alto padrão de vida da maioria dos países europeus atraiu imigrantes em busca de oportunidades de trabalho.
4-    As excelentes condições de saúde, saneamento básico, atendimento hospitalar e alimentação possibilitam baixas taxas de mortalidade em praticamente todo o continente.
5-    A conhecida Revolução Industrial deu origem a uma série de transformações na economia, na política, na organização das cidades e no comportamento dos seres humanos. A Primeira Revolução Industrial aconteceu no século XVIII em um pais europeu Inglaterra.
6-    Recebiam seus salários pelos dias de trabalhados, não eram pago os dias parados, mesmo por motivos justos, como doenças provocadas pelo trabalho exaustivo e insalubre ou por acidentes.
7-    C;
8-    E;
9-    C;
10- E;
11- C;
12- C
13- b) Reino Unido.
14- b) Gibraltar
15- c) tundra.
16- b) Reno.
17- e) Málaca
18- C; E; C; C; E
19- C; C; E; C; E


Gabarito Lista I 2° Bimestre 2° ano


1-    a) De origem subantártica e atravessando o continente pelas planícies interiores.
2-    e) Área deprimida, vastas planuras, clima semiárido, presença de "brejos", vegetação de caatinga, criação de gado em grandes propriedades, denominada Sertão.
3-    b) ocupam extensões menores do que os planaltos, apesar de sua grande expressão na Amazônia.
4-    Quanto maior a altitude, menor a temperatura, pois diminui a superfície de irradiação.
5-    d) Polares tropicais e equatoriais.
6-    d) Latitude.
7-    c) 4
8-    a) O que ocorre com a amplitude térmica?
É muito pronunciada
b)    Como é a distribuição das chuvas durante o ano?
Regular
c)    Pelo comportamento da linha da temperatura, a que hemisfério pertence a localidade com essas características?
Hemisfério norte
d)    As características representadas no gráfico podem ser encontradas em Brasília? Por quê?
Não devido às baixas temperaturas em dezembro, janeiro, fevereiro, meses de verão no hemisfério sul.
9-    a) Qual o fenômeno que está sendo ilustrado?
Deslizamentos de encostas
b) Em que condições climáticas e de relevo o fato ocorre com maior intensidade?
Clima chuvoso, com alta declividade·.
c)    De que maneira a sociedade em suas relações com a natureza, pode contribuir para diminuir ou intensificar o processo, que conduz ao fato que está sendo ilustrado?
Intensifica: desmatamento, ocupação irregular das encostas.
Diminui: reflorestamento, obras civis (contenção de encostas).
10- d) caatingas nordestinas.
11-   01+04+16= 21
12- e) clima quente e úmido
13- c) a caatinga, as florestas dos mares de morros, as pradarias e as araucárias.
14- a) O sistema do Tietê, recém-concluído, ligando os arredores de São Paulo com o Centro-Oeste.
15- e) Cerrado.
16- e) montanha, planície, planalto, planície
17- Seringueira - Região Norte - borracha.
Babaçú - Região Nordeste - óleo.
Araucária - Região Sul - madeira.
18- c) planícies
19- d) I, II, III e V.
20- b) as estiagens prolongadas.
21- ECCEE
22- c) Cerrado - ocupado tradicionalmente por pecuária extensiva e atualmente por agricultura com corretivos e máquinas.
23- d) a mata de Araucária corresponde às áreas de clima tropical com predominância de pinheiros;
24- CCCCF
25- CECCE
26- CEECC
27- c) dos "Mares de Morros" e da Araucária.
28- e) VERÃO - Domínio da massa de ar Equatorial Continental, quente e úmida com frequente presença da CIT que provoca instabilidades e chuvas.     INVERNO - Domínio da massa de ar Equatorial Continental com possibilidade de curtas penetrações da massa de ar Polar Atlântica que provoca a "friagem".