"O arquiteto Lúcio Costa nasceu em Toulon, na França, em 1902, filho do engenheiro naval Joaquim Ribeiro da Costa. Em 1917 veio para o Brasil, matriculando-se no curso de arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes, turma de 1922.Em 1931 era diretor da Escola quando tentou a reestruturação do ensino e conferiu feição nova ao Salão desse mesmo ano. Lúcio Costa deu fundamental contribuição à preservação do nosso patrimônio artístico e à renovação arquitetônica. Na época em que era coordenador do grupo de arquitetos responsável pela elaboração do projeto do prédio do Ministério da Educação pediu, pessoalmente, ao então Presidente Getúlio Vargas a vinda de Le Corbusier - famoso arquiteto francês que "enfrentou os falsos conceitos e a incompreensão acadêmica, acrescentando à palavra escrita e falada a constante surpresa de sua própria criação", no dizer de Lúcio Costa.Autor dos textos "Documentação necessária", 1937; "Notas sôbre a evolução do mobiliário luso-brasileiro", 1939, e "Arquitetura jesuítica no Brasil", 1942. Em 1960 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Harvard. Mereceu ainda o prêmio Calouste Gulbenkian e foi agraciado pelo governo francês com Legião de Honra no grau de Comandeur. A convite do governo italiano, participou dos debates visando o futuro urbanístico da cidade de Florença, após a inundação de 1964. E a família Kennedy chamou-o aos Estados Unidos para debater o projeto de construção de uma biblioteca em memória de John Kennedy.Como arquiteto e urbanista é autor dos edifícios do Parque Guinle, no Rio, do Parque Hotel de Friburgo, das residências Hungria Machado, no Rio, Barão de Saavedra, em Correas, da urbanização da Barra da Tijuca, na Baixada de Jacarepaguá, e do Plano Piloto de Brasília, em 1957."
Atenção
Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos
1° Downlosd
2° free Download
3° Esperar os 20 segundos.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Oscar Niemayer
Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907) é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado. Ele tem sido exaltado pelos seus admiradores como grande artista e um dos mais importantes arquitetos de sua geração. Aqueles que não o admiram dizem que é vaidoso, frívolo e contraditório. Ironicamente, estes últimos deram-lhe a alcunha de "arquiteto oficial", graças ao seu grande prestígio junto aos políticos. Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília.
Igrejinha
50 anos de Igrejinha! Outra bela obra de Oscar para a gente admirar na cidade."A Igrejinha da 307/308 Sul completou, no último dia 13 de maio, 50 anos desde que foi fundada e rezada a primeira missa.A Igrejinha foi o primeiro templo de alvenaria construído em Brasília e a primeira igreja do setor residencial. Sua construção durou cem dias e a pedra fundamental do templo foi lançada em 26/10/57 por dona Sarah Kubitschek, sendo inaugurada em 28/6/58. O primeiro vigário foi o capuchinho Frei Demétrio." (retirado do site da CLDF)
Congresso Nacional
Edifício do Congresso Nacional. O edifício do Congresso Nacional do Brasil inaugurado em 1960 localiza-se no centro do Eixo Monumental, a principal avenida de Brasília. À frente há um espelho d'água e um grande gramado e na parte posterior do edifício se encontra a Praça dos Três Poderes. É um dos edifícios mais importantes do Brasil. É composto de duas semiesferas, que abrigam a Câmara dos Deputados e o Senado. Entre as semiesferas há dois blocos de escritórios.
Assinar:
Postagens (Atom)