Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

3º ano - Europa e África.

Lista de exercicios 3º ano

1) Seu interior é formado por um platô de mais de 900 metros de altitude, drenado pelos rios Orange e Limpopo. Em torno do platô existe uma acentuada escarpa, abaixo da qual o terreno desce para o mar em desnível. A agricultura é limitada pelo solo pobre, mas ovinos e bovinos são criados extensivamente nos campos. Vinho é um importante produto de exportação. É rica em minerais: diamantes, ouro, platina, prata, urânio, cobre, manganês e asbesto são extraídos. Identifique o país de que se fala.
a) Argélia
b) Líbia
c) Egito
d) Sudão
e) África do Sul
2) Todas as alternativas apresentam afirmações corretas ligadas ao final do "apartheid" na África do Sul, EXCETO
a) A África do Sul, com as eleições presidenciais de 1994, deu um passo importante para romper com seu passado de discriminação racial.
b) As restrições comerciais impostas ao antigo regime racial foram suspensas, e a África do Sul restabeleceu suas relações comerciais internacionais.
c) O fim do "apartheid" gerou poucas mudanças para a população branca cuja elite continua a controlar a economia e a burocracia do país.
d) O novo país passa a contar com uma população negra, etnicamente homogênea, uma vez que os bantustões formaram países independentes.
e) O novo regime se deparou com a possibilidade de aproximação entre as experiências sociais e econômicas de brancos e negros.
3) Sobretudo, a partir da década de 60, o continente africano tem passado por um processo de descolonização, isto é, de independência política formal que
a) tem permitido às jovens nações superar o atraso econômico motivado pela exploração das antigas metrópoles.
b) desacompanhada da respectiva independência econômica e financeira não conseguiu alterar de forma efetiva as precárias condições de vida da população.
c) reestruturou economicamente as novas nações, uma vez que elas deixaram de produzir para os mercados externos e voltaram-se para as necessidades da população local.
d) alterou sensivelmente o papel das antigas colônias na divisão internacional de trabalho uma vez que estas passaram a ter autonomia econômica.
e) possibilitou a superação das relações de subordinação econômica das antigas colônias através do desenvolvimento de atividades industriais modernas
4) Uma seca sem precedentes nas últimas décadas assola a maior parte dos países da África Austral e Oriental. Entretanto, nessas regiões, a fome em larga escala, comumente apontada como conseqüência direta e inevitável da seca, ocorre apenas em alguns países. Quais .
5) Assim como a América Latina, o continente africano é marcado pelo subdesenvolvimento. As terras africanas, divididas e redivididas entre os países europeus, depois da 2ª Guerra Mundial, passaram por um processo de descolonização que deu origem à atual divisão política.
Assinale a alternativa que contém o maior número de afirmações corretas sobre o conjunto dos países africanos.
1- A independência política desses países não correspondeu, necessariamente, à independência econômica.
2- A política do APARTHEID demonstrou ser o caminho da paz, da liberdade e da igualdade sócio-econômica para os países africanos.
3- Alguns países são muito ricos em recursos naturais, mas a maior parte de seus habitantes é muito pobre.
4- Os países que optaram pelo socialismo, para saírem da situação de atraso em que se encontravam, não sofrem nenhum tipo de pressão das grandes potências industriais do mundo.
5- O clima, em todos os países africanos, é quente e úmido, e a população em todos eles, é predominantemente negra.
a) 2 e 3.
b) 1 e 3.
c) 4 e 5.
d) Todas as afirmações são corretas.
e) Todas as afirmações são erradas.
6) É o mais importante rio europeu devido ao intenso transporte de matérias-primas e produtos industrializados; Em sua foz esta situado o maior porto europeu, Roterdã (Holanda). Estamos nos referindo ao rio:
a) Tamisa.
b) Reno.
c) Sena.
d) Danúbio.
e) Tejo.
7) A geografia humana da África do Sul é bastante complexa. As áreas povoadas por descendentes de europeus são separadas por vastos territórios onde as aldeias de nativos se multiplicam e abrigam uma população numericamente muito superior às demais. A manutenção dessa situação é fruto de uma decisão política. Explique essa política.
8) Cite três decorrências do colonialismo na atual divisão política do continente africano.
9) Identifique o país e o rio assinalados no mapa. Explique a originalidade agrícola desse país face ao clima da região.

10) Não é característica da economia da chamada África Branca:
a) a exploração dos recursos minerais e energéticos é responsável pela maior parte da renda da região.
b) o cultivo de vinhas e oliveiras é atividade da região de clima úmido da faixa litorânea do Marrocos.
c) o fértil vale do Nilo concentra una população cuja produção agrícola é importante base econômica do país.
d) grandes reservas de fosfatos, consideradas as maiores do mundo, são riquezas do Saara Ocidental.
e) apesar da região ser muito rica em minerais, é carente de petróleo, que importa do Oriente Médio. 11) A África Mediterrânea é formada pelo "Maghreb" (oeste, para os árabes), pela Líbia e pelo Egito. Constitui uma "África branca", que hoje e em todo o passado histórico apresenta profundas ligações com o Ocidente. Sobre este norte africano, considere as seguintes afirmativas:
I - O "Maghreb" (Tunísia, Argélia e Marrocos) foi, durante mais de um século, uma área de conflitos de interesses entre várias potências ocidentais. Hoje é uma área que entra no mercado mundial com o petróleo e o gás da Argélia, e os fosfatos do Marrocos e da Tunísia;
II - A Líbia é exportadora de petróleo e apresenta uma liderança que tenta projetar-se em todo o mundo árabe, enfrentando problemas políticos com os Estados Unidos;
III - O Egito tem, no litoral do Mar Vermelho, a zona de concentração demográfica mais intensa, graças à irrigação aí obtida após a construção da barragem de Assua;
IV - O canal de Suez, aberto à navegação no século XIX, esteve fechado um período, após a intervenção franco-britânica no Egito, e hoje não tem mais a mesma importância, uma vez que os grandes petroleiros contornam o continente africano para atingir a Europa.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II b) III e IV c) I, II e I V d) I, III e IV e) II, III e IV
12) Península da Europa, ao sul da Espanha, situada na entrada do Mar Mediterrâneo. Possui 5,8 quilômetros quadrados e 28 mil habitantes. Trata-se de área de litígio entre Espanha e Inglaterra, que negociam a soberania sobre o local. O texto se refere a:
a) Andorra
b) Gibraltar
c) Luxemburgo
d) Itália
e) Grécia
13) Os países africanos indicados no mapa anterior se caracterizam por apresentarem:

a) povoamento de origem muçulmana e integrarem a África Negra.
b) uso de técnicas primitivas de irrigação e formarem a África Subsaariana.
c) pecuária nômade e constituírem a África Equatorial.
d) fraca produção de petróleo e integrarem a África Branca.
e) produção petrolífera considerável e formarem a região do Maghreb.
14) Este país liderou a criação da Comunidade Econômica Européia, é muito rico em recursos naturais e, devido à sua posição geográfica, possui características continentais e oceânicas. Identifique-o.
a) Espanha
b) Portugal
c) Alemanha
d) Holanda
e) França

15) Pode-se afirmar que se transmitiu à posteridade:
I - a divisão de grupos étnicos em vários países e a união de tribos diferentes em uma só organização política, o que tem determinado lutas internas.
II - uma política de discriminação racial, com leis e regulamentos em que brancos mantêm o controle sobre negros, por vezes difícil de superar.
III - uma divisão territorial feita em proveito da Europa, enquadrada num contexto de neocolonialismo e que levou, em muitos casos, a uma independência de "hino e bandeira".
Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e lI.
e) todas.
16) Nos últimos meses, a Tchetchênia constantemente aparece em grandes manchetes da grande imprensa, devido à luta que trava com os russos para conquistar a sua independência.
"Folha de São Paulo", Sábado, 13/05/95.
É verdadeiro afirmar que essa área se localiza na
a) Europa, ao sul da península Balcânica que, após um período de trégua sob a ação efetiva da ONU, retorna ao conflito armado (maio) com danos para a população civil.
b) Ásia, ao sul do Cáucaso, sendo uma das muitas áreas de etnias e culturas diversificadas que se opõem aos russos, enfrentando divergências internas que dificultam a estabilização e unificação política.
c) Europa, na região do Cáucaso, sendo uma das áreas de oposição aos russos, os quais já conquistaram várias cidades e enfrentam a resistência de guerrilheiros abrigados nas montanhas.
d) Ásia, ao norte da península Balcânica, onde a eliminação de uma força maior representada pela Rússia, provocou guerras separatistas de ordem religiosa, étnica e econômica, com grandes perdas para a população civil.
e) Ásia, no Peloponeso, onde as lutas de ordem religiosa vêm sendo intensas com fugazes tréguas, nas quais famílias e crianças convivem permanentemente com a guerra e com a morte.
17) Quais foram os principais problemas sócio-econômicos da antiga URSS?
18) Na Rússia, as últimas eleições demonstraram uma expressiva votação a favor do candidato neocomunista. Este fato reflete
a) A insegurança gerada no interior da CEI pelo ingresso da Rússia na OTAN.
b) O fracasso da prática política norte-americana de fortes investimentos na Rússia.
c) A insatisfação de setores da população com a situação social após a abertura para o capitalismo.
d) A reação popular contra a militarização do regime, após o golpe de 1991.
e) Os protestos contra a política comercial deficitária com o Japão.
19) Desde o início dos anos noventa, a área assinalada no mapa adiante tem sido palco de sangrenta guerra civil.

Indique a alternativa que exprime as causas dessa guerra e o país ao qual pertenciam estas porções territoriais.
a) Ideal sérvio de construir a "Grande Sérvia", independente da Tchecoslováquia.
b) Rivalidades étnicas, religiosas, históricas, culturais e territoriais entre os povos da antiga Iugoslávia.
c) Antiga oposição política entre sérvios e croatas na Romênia.
d) Idéias separatistas reforçadas pela "Glasnost" e pela "Perestróica" entre os povos das repúblicas componentes da antiga União Soviética.
e) Dominação estrangeira entre búlgaros da antiga Iugoslávia.
20) Após a II Guerra Mundial, a Alemanha Ocidental recuperou-se em curto espaço de tempo, transformando-se na mais importante potência econômica da Europa.
Assinale a alternativa que mais corretamente explica as causas do crescimento da economia alemã.
a) Abundância de recursos minerais, ajuda financeira dos Estados Unidos, criação do Mercado Comum Europeu, agricultura itinerante, grande fluxo migratório.
b) Existência de mão-de-obra qualificada, reforma agrária, infra-estrutura de transportes, criação do Mercado Comum Europeu, altas taxas de população rural.
c) Combustíveis fósseis, qualificação da mão-de-obra, densa rede de transportes, recursos do Plano Marshall, participação do Mercado Comum Europeu.
d) Densa rede hidroviária, investimentos em pesquisa científica e tecnológica, qualificação da mão-de-obra, altas taxas de natalidade.
e) Carvão de excelente qualidade, petróleo em abundância, mão-de-obra qualificada, tradição industrial, altos índices de desmatamento.
21) Os acontecimentos políticos ocorridos na Europa a partir de 1989 promoveram a reorganização de alguns países. Assim, é correto afirmar que:
(01) Reapareceram como estados soberanos as Repúblicas Bálticas: Estônia, Letônia e Lituânia, que integravam a URSS desde a Conferência de Yalta.
(02) A Albânia, país balcânico, agregou ao seu território a província de Montenegro, porção da antiga Iugoslávia.
(04) A Alemanha reunificou-se com a anexação dos antigos reinos da Prússia e Boêmia.
(08) A Tchecoslováquia teve seu território desdobrado em dois novos estados independentes: a República Tcheca e a República Eslovaca.
(16) Surgiu a República da Moldávia, agregando porções dos territórios da antiga URSS, Polônia e Romênia.
Soma( )
22) Nos últimos anos, o fim do regime socialista em um país europeu provocou também a sua desintegração territorial, resultando em conflitos entre as nações ali presentes. É o caso do território anteriormente denominado
a) Polônia.
b) Alemanha.
c) Finlândia.
d) Áustria.
e) Iugoslávia.
23) Todas as alternativas apresentam aspectos que se aplicam à Europa da atualidade, EXCETO
a) A configuração de duas Europa, a ocidental, privilegiada no plano econômico, e a oriental, empobrecida e atingida por crises políticas, sociais e econômicas e por conflitos armados.
b) A liderança hegemônica político-militar e econômica, em âmbito mundial, contrariando as previsões de formação de uma economia polarizada pelos EUA e pelo Japão, após o desmantelamento da URSS.
c) A ocorrência de manifestações, especialmente contra os imigrantes, acusados de consumir recursos destinados à solução de problemas sociais, em detrimento da população nativa dos países europeus que os acolheram.
d) O aprofundamento e a extensão de experiências de integração econômica, iniciadas após a II Guerra Mundial, que, dado seu caráter supranacional, têm se apresentado como um modelo para a reestruturação política do mundo no século XXI.
e) O ressurgimento de movimentos nacionalistas e separatistas, que se constroem nas diferenças étnicas ou religiosas e contrariam a versão de que esses são movimentos do passado ou de áreas menos desenvolvidas.
24) Diferencia-se dos demais países nórdicos da Europa por possuir os climas menos rigorosos, por apresentar as melhores condições naturais para a agricultura e também por possuir um relevo predominantemente plano e baixo. Esse país é:
a) Suécia.
b) Finlândia.
c) Noruega.
d) Islândia.
e) Dinamarca.
25) Separada do restante da Europa pelos Pirineus, a agricultura é a base de sua economia, embora um de seus países tenha importante setor industrial. É a península:
a) ltálica.
b) Balcânica.
c) Escandinava.
d) Arábica.
e) Ibérica.
26) Este país liderou a criação da Comunidade Econômica Européia, é muito rico em recursos naturais e, devido à sua posição geográfica, possui características continentais e oceânicas. Identifique-o.
a) Espanha
b) Portugal
c) Alemanha
d) Holanda
e) França
27) Observe a tabela a seguir.



Com a crise verificada no mundo socialista, um continente se destacava, em 1992, pelo número de países colocados entre os nove de melhor desempenho econômico. Trata-se do Continente
a) Europeu.
b) Asiático.
c) Americano.
d) Africano.
e) Euro-Asiático.