1. C,C,C,E,E
2. C,C,C,E,E
3. B
4. A
5. E
6. E
7. C
8. C
9. A
10. A
11. E
12. D
13. C,C,E,C,C
14. C
15. E
Atenção
Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos
1° Downlosd
2° free Download
3° Esperar os 20 segundos.
domingo, 21 de novembro de 2010
Lista de ExercÍcios II - 8º ano 4º Bimestre
1) O mundo globalizado que se vê hoje é um mundo cada vez menor, em relações as distancias, as comunicações encurtaram, dizem-se que a cada dia mais parece que as distancias não existem, mais.
Um exemplo da globalização no mundo é a rede da INTERNET, que liga o mundo todo em tempo real, sem diferença de fusos horários.
Porém a globalização também pode ser vista como uma vilã, pois com a globalização, vieram mais indústrias, e junto com elas a poluição, o principal motivo que acarreta o aquecimento global.
A diferença também da economia é um grande desafio á globalização, que como o próprio nome já diz, engloba o mundo todo.
Para saber mais sobre a globalização, e os prós e contras, existem sites na internet que podem explicar mais detalhadamente.
De acordo co o que estudamos em sala de aula julgue os itens abaixo (C) para as questões certas e (E) para as questões erradas.
a) Com o declínio do socialismo e a formação do mundo multipolar, muitos países, antes socialista, passaram a adotar a economia de mercado o que contribuiu para a expansão do capitalismo em escala planetária.
b) A globalização é caracterizada, principalmente, pela integração econômica e comercial cada vez mais intensa entre vários países
c) O processo de globalização e a conseqüente integração econômica mais efetiva entre os espaço mundiais decorrem, basicamente de duas condições fundamentais.
d) O aumento crescente do comércio internacional não favoreceu o desenvolvimento de meios de transportes mais eficientes, como navio de grande portes.
e) A expansão dos fluxos comerciais, por sua vez, provocou uma integração e um intercâmbio menor de mercadoria, pessoas e informações entre os países.
2)
Como dissemos, a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou, até mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta. Junto com a televisão, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as idéias, formando assim uma grande Aldeia Global. Saber ler, falar e entender a língua inglesa torna-se fundamental dentro deste contexto, pois é o idioma universal e o instrumento pelo qual as pessoas podem se comunicar.
De acordo co o que estudamos em sala de aula julgue os itens abaixo (C) para as questões certas e (E) para as questões erradas.
a) A origem da globalização reside na expansão das multinacionais, ou transnacionais, como também são chamadas as empresas que desenvolvem atividades em diversos países.
b) O Japão, Estados Unidos e Europa apresentam várias vantagens que permitem o aumento do lucro das empresas multinacionais, como mão de obra barata, matérias-primas e recursos naturais em abundância.
c) Os países menos desenvolvidos ganham com a presença das multinacionais, pela introdução de novas tecnologias e pela geração de novos empregos.
d) O atual processo de globalização econômica não vem influenciando a atuação de grandes empresas, que procuram se adequar às novas exigências de um mercado mundial cada vez menos competitivo.
e) A grande e acirrada concorrência no atual mercado global não tem contribuído para outra tendência mundial.
3) Apesar da industrialização, os países latino-americanos não conseguiram ainda romper o elevado grau de dependência em relação aos centros da economia mundial capitalista. Esta dependência deve-se, principalmente, à: Assinale a única alternativa correta.
a) ausência generalizada de medidas que incentivem a integração econômica, através da criação de blocos regionais.
b) necessidade de fluxos de capitais internacionais para incrementar as atividades econômicas nacionais.
c) brusca redução das alternativas de exportação provocada pela crise dos países socialistas.
d) ausência generalizada de dispositivos legais que privilegiem o ensino básico, facilitando a incorporação de cidadãos no mercado de trabalho.
e) hipertrofia do setor secundário da economia, provocando grande desequilíbrio na balança comercial dos países.
4) Apresentam tecnologia de ponta, grande quantidade de indústrias de bens de produção e consumo e abrigam sedes de empresas multinacionais. Cerca de 75% da população total moram em cidades, como decorrência do processo de industrialização e da mecanização do campo. No ano de 1990, figuraram entre os seis países que possuíam as maiores dívidas externas do mundo, embora sejam países credores e um deles tenha superavit no seu comércio exterior.
Trata-se de:
a) Estados Unidos e Alemanha.
b) China e Brasil.
c) Japão e Índia.
d) Grã-Bretanha e Argentina.
e) França e México.
5) "O GRUPO DOS 7 é um bloco poderoso composto por alguns dos países com os maiores valores de produção do Globo, sem sede e sem periodicidade de funcionamento previamente definidas, cujos representantes se reúnem periodicamente para decidir sobre assuntos bem variados que dizem respeito à vida de seus próprios países e a dos demais países do mundo."
Em uma reunião deste grupo, para discutir a questão das indústrias transnacionais mais poluidoras do mundo e as medidas para a contenção dos agentes poluidores de forma a não perder a lucratividade e competitividade das empresas, certamente estarão presentes, dentre outros,
a) Rússia, Ucrânia, Japão e Estados Unidos.
b) Estados Unidos, Canadá, França e Suíça.
c) Canadá, Japão, Rússia e Itália.
d) Estados Unidos, Dinamarca, Índia e Japão.
e) Estados Unidos, Japão, Alemanha e Canadá.
6) "Os americanos inventaram o gravador de vídeo e o fax; os europeus (holandeses) inventaram o toca-discos CD. Contudo, medidos em termos de vendas, de empregos e de lucros, os três se tornaram produtos japoneses." (Lester C. Thurow).
Considere as afirmações a seguir e sua relação com o texto acima.
I - Como no pós-guerra os EUA dispunham de uma enorme vantagem tecnológica a nível mundial, quanto ao desenvolvimento de novos produtos, a saída para o Japão foi investir intensamente no desenvolvimento de novos processos de produção, o que lhe conferiu grande poder competitivo.
II - Embora a tecnologia gere vantagens comparativas, a maior competitividade japonesa deve-se principalmente à inteligência de seu povo e à sua tradição cultural relacionada ao trabalho, superiores às de outros povos.
III - Apesar da maior competitividade da indústria japonesa em vários setores e do incontestável desenvolvimento japonês, a situação atual do Japão é apenas conjuntural, já que, em termos de competitividade as economias européia e americana ainda são superiores.
IV - Quem consegue baratear os produtos que fabrica, frente à concorrência, está capacitado para tomá-los de quem os desenvolveu. Hoje, não é tão vantajoso inventar novos produtos se não se consegue também produzi-los pelo menor custo.
As afirmações que explicam corretamente o texto são:
a) somente I e II.
b) somente I e IV.
c) somente II e IV.
d) somente III e IV
e) somente I, III e IV.
7) Todas as alternativas apresentam características que se associam ao processo de multinacionalização de empresas dos países denominados Novos Países Industrializados, EXCETO
a) Adoção de princípios das empresas dos países ricos, no que diz respeito à procura de condições gerais de produção mais baratas.
b) Busca de soluções para o problema do desenvolvimento insuficiente do mercado interno desses países.
c) Utilização de empresas relacionadas ao setor industrial de bens duráveis e de produção, que se instalam nos países economicamente avançados.
d) Ocorrência em países da América Latina e da Ásia, que são também importantes acolhedores de investimentos diretos dos países ricos.
e) Possibilidade de liderança regional aos países que possuem as sedes das empresas participantes desse processo.
8) Vivemos uma nova revolução tecnológica, que une os diversos lugares do mundo num processo acelerado de globalização.
A esse respeito, assinale a afirmação INCORRETA.
a) Este processo caracteriza-se pelo desenvolvimento de ramos fundamentais da tecnologia, como a informática e a mecatrônica.
b) Uma das características da globalização da economia é a formação de megablocos regionais, como a União Européia, o MERCOSUL e o Nafta.
c) Os investimentos em Ciência e Tecnologia são fundamentais neste processo. Os EUA, Japão e África do Sul lideram os investimentos em Ciência e Tecnologia no mundo.
d) Empresas transnacionais como a IBM, SONY e MICROSOFT atuam no setor da informática.
e) A comunicação por redes tem possibilitado o armazenamento e a transmissão de informações, acelerando e ampliando o conhecimento científico.
9) Com relação ao fenômeno da globalização, que caracteriza as mudanças em curso na geografia do mundo contemporâneo, é correto afirmar que: Assinale a única alternativa correta.
a) É seletivo, envolvendo diferenciadamente as classes e grupos sociais e se dá sobretudo no campo das relações econômicas.
b) Como o nome indica, tem uma dimensão universal, vindo desde as origens do capitalismo, atingindo todos os povos do planeta.
c) É oposto da chamada fragmentação, pois esta envolve o espaço dos excluídos e daqueles que se negam a participar do capitalismo.
d) É exclusivamente de caráter político-cultural e se expandiu com a hegemonia dos Estados Unidos do planeta.
e) Acelera o fortalecimento dos Estados-Nações, bem como nos nacionalismos e regionalismos.
10) É possível afirmar que o processo de globalização das atividades econômicas tem acompanhado a história da humanidade e que ele se acelerou após a década de 70.
Todas as alternativas apresentam características ou indicadores do processo de globalização das atividades econômicas neste final de século, EXCETO
a) A aceleração das transformações demográficas.
b) A revolução ocasionada pelos avanços da informática.
c) O aperfeiçoamento dos meios de transporte e das comunicações.
d) O desenvolvimento tecnológico e científico.
11) A década de 1990 está sendo marcada pelo recrudescimento das idéias neoliberais entre os governos de muitos países e pela chamada globalização da economia. Esses acontecimentos, embora muito difusos, apresentam certas características que os identificam, tais como:
I - A globalização promove a expansão das multinacionais e a padronização dos modelos de consumo, como as cadeias de "fast food".
II - O neoliberalismo é o prosseguimento econômico da "glasnost" e da "perestroika", após o desmantelamento político da URSS.
III- Os neoliberais pretendem que uma das funções do Estado na condução da economia é manter o controle dos preços através de políticas anti-inflacionárias e cambiais, garantindo com isso a estabilidade financeira e monetária.
IV - Os países mais prejudicados com a mundialização são aqueles que constituem o chamado G-7.
São afirmações certas apenas:
a) II e III.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I e II.
e) I e III.
12) Com a Terceira Revolução Industrial, a nova divisão do trabalho estabelece uma classificação dos países segundo o domínio de cada um sobre:
a) as matérias-primas
b) as indústrias de bens duráveis
c) as fontes de energia
d) o conhecimento técnico-científico
13) O funcionamento da economia mundial tem sido descrito, nos últimos anos, como transnacional.
De acordo com enunciado justifique os itens com C para certo e E para errado.
a) o desenvolvimento de instituições intergovernamentais e não governamentais, dedicadas a ações internacionais, com vista à coordenação ou ao controle de atividades econômicas.
b) a constituição de um processo de industrialização, no qual a linha de produção se encontra dispersa geograficamente, ultrapassando fronteiras internacionais.
c) a livre circulação de mão-de-obra entre as economias menos e mais dinâmicas do globo, através da eliminação dos entraves à imigração internacional.
d) a expansão econômica e geográfica de empresas, quer do setor industrial, quer de outros setores econômicos, que operam em vários países.
14) Sobre o atual processo de globalização afirma-se que:
I - os espaços mais globalizados são, geralmente, aqueles localizados em torno de grandes metrópoles, com elevada densidade tecnológica;
II - a história desse processo se inicia na década de 90 com o fim da Guerra Fria;
III - a expansão do narcotráfico, ao nível planetário, constitui um aspecto da globalização.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
15) As diferentes formas em que as sociedades se organizam socioeconomicamente visam a atender suas necessidades para a época. O liberalismo, atualmente, assume papel crescente, com os Estados diminuindo sua atuação em várias áreas, inclusive vendendo empresas estatais. Da idéia de interferência estatal na economia, do "Estado de Bem-Estar", da assistência social ampla e emprego garantido por lei, e, às vezes, à custa de subsídios (na Europa defendido pela Social-Democracia), caminha-se para um Estado enxuto e ágil, onde a manutenção do progresso econômico e uma maior liberdade na conquista do mercado são as formas de assegurar ao cidadão o acesso ao bem-estar. Nem sempre a população concorda.
Neste contexto, as eleições gerais na Alemanha, em 1998, poderão levar Helmuth Kohl, com longa e frutuosa carreira à frente daquele país, a entregar o posto ao social-democrata Gerhard Schroeder. O desemprego na Alemanha atinge seu ponto máximo. A moeda única européia será o fim do marco alemão. A imagem de Helmuth Kohl começa a desvanecer-se. Conseguirá vencer este ano? Seja como for, ele luta. Mas recebeu um novo e tremendo golpe: o Partido Liberal (FDP) deixou Kohl. O secretário-geral do FDP, Guido Westerwelle, declarou: Começou o fim da era Kohl!
A Alemanha ajuda a concretizar o bloco econômico da União Européia. A participação neste bloco implica a adoção de um sistema socioeconômico que:
a) dificulte a livre iniciativa econômica, inclusive das grandes empresas na Alemanha.
b) ofereça mercado europeu mais restrito aos produtos e serviços alemães.
c) diminua as oportunidades de iniciativa econômica para os alemães em outros países e vice-versa.
d) garanta o emprego, na Alemanha, pelo afastamento da concorrência de outros países da própria União Européia.
e) por meio da união de esforços com os países da União Européia, permita à economia alemã concorrer em melhores condições com países de fora da União Européia.
Um exemplo da globalização no mundo é a rede da INTERNET, que liga o mundo todo em tempo real, sem diferença de fusos horários.
Porém a globalização também pode ser vista como uma vilã, pois com a globalização, vieram mais indústrias, e junto com elas a poluição, o principal motivo que acarreta o aquecimento global.
A diferença também da economia é um grande desafio á globalização, que como o próprio nome já diz, engloba o mundo todo.
Para saber mais sobre a globalização, e os prós e contras, existem sites na internet que podem explicar mais detalhadamente.
De acordo co o que estudamos em sala de aula julgue os itens abaixo (C) para as questões certas e (E) para as questões erradas.
a) Com o declínio do socialismo e a formação do mundo multipolar, muitos países, antes socialista, passaram a adotar a economia de mercado o que contribuiu para a expansão do capitalismo em escala planetária.
b) A globalização é caracterizada, principalmente, pela integração econômica e comercial cada vez mais intensa entre vários países
c) O processo de globalização e a conseqüente integração econômica mais efetiva entre os espaço mundiais decorrem, basicamente de duas condições fundamentais.
d) O aumento crescente do comércio internacional não favoreceu o desenvolvimento de meios de transportes mais eficientes, como navio de grande portes.
e) A expansão dos fluxos comerciais, por sua vez, provocou uma integração e um intercâmbio menor de mercadoria, pessoas e informações entre os países.
2)
Como dissemos, a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou, até mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta. Junto com a televisão, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as idéias, formando assim uma grande Aldeia Global. Saber ler, falar e entender a língua inglesa torna-se fundamental dentro deste contexto, pois é o idioma universal e o instrumento pelo qual as pessoas podem se comunicar.
De acordo co o que estudamos em sala de aula julgue os itens abaixo (C) para as questões certas e (E) para as questões erradas.
a) A origem da globalização reside na expansão das multinacionais, ou transnacionais, como também são chamadas as empresas que desenvolvem atividades em diversos países.
b) O Japão, Estados Unidos e Europa apresentam várias vantagens que permitem o aumento do lucro das empresas multinacionais, como mão de obra barata, matérias-primas e recursos naturais em abundância.
c) Os países menos desenvolvidos ganham com a presença das multinacionais, pela introdução de novas tecnologias e pela geração de novos empregos.
d) O atual processo de globalização econômica não vem influenciando a atuação de grandes empresas, que procuram se adequar às novas exigências de um mercado mundial cada vez menos competitivo.
e) A grande e acirrada concorrência no atual mercado global não tem contribuído para outra tendência mundial.
3) Apesar da industrialização, os países latino-americanos não conseguiram ainda romper o elevado grau de dependência em relação aos centros da economia mundial capitalista. Esta dependência deve-se, principalmente, à: Assinale a única alternativa correta.
a) ausência generalizada de medidas que incentivem a integração econômica, através da criação de blocos regionais.
b) necessidade de fluxos de capitais internacionais para incrementar as atividades econômicas nacionais.
c) brusca redução das alternativas de exportação provocada pela crise dos países socialistas.
d) ausência generalizada de dispositivos legais que privilegiem o ensino básico, facilitando a incorporação de cidadãos no mercado de trabalho.
e) hipertrofia do setor secundário da economia, provocando grande desequilíbrio na balança comercial dos países.
4) Apresentam tecnologia de ponta, grande quantidade de indústrias de bens de produção e consumo e abrigam sedes de empresas multinacionais. Cerca de 75% da população total moram em cidades, como decorrência do processo de industrialização e da mecanização do campo. No ano de 1990, figuraram entre os seis países que possuíam as maiores dívidas externas do mundo, embora sejam países credores e um deles tenha superavit no seu comércio exterior.
Trata-se de:
a) Estados Unidos e Alemanha.
b) China e Brasil.
c) Japão e Índia.
d) Grã-Bretanha e Argentina.
e) França e México.
5) "O GRUPO DOS 7 é um bloco poderoso composto por alguns dos países com os maiores valores de produção do Globo, sem sede e sem periodicidade de funcionamento previamente definidas, cujos representantes se reúnem periodicamente para decidir sobre assuntos bem variados que dizem respeito à vida de seus próprios países e a dos demais países do mundo."
Em uma reunião deste grupo, para discutir a questão das indústrias transnacionais mais poluidoras do mundo e as medidas para a contenção dos agentes poluidores de forma a não perder a lucratividade e competitividade das empresas, certamente estarão presentes, dentre outros,
a) Rússia, Ucrânia, Japão e Estados Unidos.
b) Estados Unidos, Canadá, França e Suíça.
c) Canadá, Japão, Rússia e Itália.
d) Estados Unidos, Dinamarca, Índia e Japão.
e) Estados Unidos, Japão, Alemanha e Canadá.
6) "Os americanos inventaram o gravador de vídeo e o fax; os europeus (holandeses) inventaram o toca-discos CD. Contudo, medidos em termos de vendas, de empregos e de lucros, os três se tornaram produtos japoneses." (Lester C. Thurow).
Considere as afirmações a seguir e sua relação com o texto acima.
I - Como no pós-guerra os EUA dispunham de uma enorme vantagem tecnológica a nível mundial, quanto ao desenvolvimento de novos produtos, a saída para o Japão foi investir intensamente no desenvolvimento de novos processos de produção, o que lhe conferiu grande poder competitivo.
II - Embora a tecnologia gere vantagens comparativas, a maior competitividade japonesa deve-se principalmente à inteligência de seu povo e à sua tradição cultural relacionada ao trabalho, superiores às de outros povos.
III - Apesar da maior competitividade da indústria japonesa em vários setores e do incontestável desenvolvimento japonês, a situação atual do Japão é apenas conjuntural, já que, em termos de competitividade as economias européia e americana ainda são superiores.
IV - Quem consegue baratear os produtos que fabrica, frente à concorrência, está capacitado para tomá-los de quem os desenvolveu. Hoje, não é tão vantajoso inventar novos produtos se não se consegue também produzi-los pelo menor custo.
As afirmações que explicam corretamente o texto são:
a) somente I e II.
b) somente I e IV.
c) somente II e IV.
d) somente III e IV
e) somente I, III e IV.
7) Todas as alternativas apresentam características que se associam ao processo de multinacionalização de empresas dos países denominados Novos Países Industrializados, EXCETO
a) Adoção de princípios das empresas dos países ricos, no que diz respeito à procura de condições gerais de produção mais baratas.
b) Busca de soluções para o problema do desenvolvimento insuficiente do mercado interno desses países.
c) Utilização de empresas relacionadas ao setor industrial de bens duráveis e de produção, que se instalam nos países economicamente avançados.
d) Ocorrência em países da América Latina e da Ásia, que são também importantes acolhedores de investimentos diretos dos países ricos.
e) Possibilidade de liderança regional aos países que possuem as sedes das empresas participantes desse processo.
8) Vivemos uma nova revolução tecnológica, que une os diversos lugares do mundo num processo acelerado de globalização.
A esse respeito, assinale a afirmação INCORRETA.
a) Este processo caracteriza-se pelo desenvolvimento de ramos fundamentais da tecnologia, como a informática e a mecatrônica.
b) Uma das características da globalização da economia é a formação de megablocos regionais, como a União Européia, o MERCOSUL e o Nafta.
c) Os investimentos em Ciência e Tecnologia são fundamentais neste processo. Os EUA, Japão e África do Sul lideram os investimentos em Ciência e Tecnologia no mundo.
d) Empresas transnacionais como a IBM, SONY e MICROSOFT atuam no setor da informática.
e) A comunicação por redes tem possibilitado o armazenamento e a transmissão de informações, acelerando e ampliando o conhecimento científico.
9) Com relação ao fenômeno da globalização, que caracteriza as mudanças em curso na geografia do mundo contemporâneo, é correto afirmar que: Assinale a única alternativa correta.
a) É seletivo, envolvendo diferenciadamente as classes e grupos sociais e se dá sobretudo no campo das relações econômicas.
b) Como o nome indica, tem uma dimensão universal, vindo desde as origens do capitalismo, atingindo todos os povos do planeta.
c) É oposto da chamada fragmentação, pois esta envolve o espaço dos excluídos e daqueles que se negam a participar do capitalismo.
d) É exclusivamente de caráter político-cultural e se expandiu com a hegemonia dos Estados Unidos do planeta.
e) Acelera o fortalecimento dos Estados-Nações, bem como nos nacionalismos e regionalismos.
10) É possível afirmar que o processo de globalização das atividades econômicas tem acompanhado a história da humanidade e que ele se acelerou após a década de 70.
Todas as alternativas apresentam características ou indicadores do processo de globalização das atividades econômicas neste final de século, EXCETO
a) A aceleração das transformações demográficas.
b) A revolução ocasionada pelos avanços da informática.
c) O aperfeiçoamento dos meios de transporte e das comunicações.
d) O desenvolvimento tecnológico e científico.
11) A década de 1990 está sendo marcada pelo recrudescimento das idéias neoliberais entre os governos de muitos países e pela chamada globalização da economia. Esses acontecimentos, embora muito difusos, apresentam certas características que os identificam, tais como:
I - A globalização promove a expansão das multinacionais e a padronização dos modelos de consumo, como as cadeias de "fast food".
II - O neoliberalismo é o prosseguimento econômico da "glasnost" e da "perestroika", após o desmantelamento político da URSS.
III- Os neoliberais pretendem que uma das funções do Estado na condução da economia é manter o controle dos preços através de políticas anti-inflacionárias e cambiais, garantindo com isso a estabilidade financeira e monetária.
IV - Os países mais prejudicados com a mundialização são aqueles que constituem o chamado G-7.
São afirmações certas apenas:
a) II e III.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I e II.
e) I e III.
12) Com a Terceira Revolução Industrial, a nova divisão do trabalho estabelece uma classificação dos países segundo o domínio de cada um sobre:
a) as matérias-primas
b) as indústrias de bens duráveis
c) as fontes de energia
d) o conhecimento técnico-científico
13) O funcionamento da economia mundial tem sido descrito, nos últimos anos, como transnacional.
De acordo com enunciado justifique os itens com C para certo e E para errado.
a) o desenvolvimento de instituições intergovernamentais e não governamentais, dedicadas a ações internacionais, com vista à coordenação ou ao controle de atividades econômicas.
b) a constituição de um processo de industrialização, no qual a linha de produção se encontra dispersa geograficamente, ultrapassando fronteiras internacionais.
c) a livre circulação de mão-de-obra entre as economias menos e mais dinâmicas do globo, através da eliminação dos entraves à imigração internacional.
d) a expansão econômica e geográfica de empresas, quer do setor industrial, quer de outros setores econômicos, que operam em vários países.
14) Sobre o atual processo de globalização afirma-se que:
I - os espaços mais globalizados são, geralmente, aqueles localizados em torno de grandes metrópoles, com elevada densidade tecnológica;
II - a história desse processo se inicia na década de 90 com o fim da Guerra Fria;
III - a expansão do narcotráfico, ao nível planetário, constitui um aspecto da globalização.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
15) As diferentes formas em que as sociedades se organizam socioeconomicamente visam a atender suas necessidades para a época. O liberalismo, atualmente, assume papel crescente, com os Estados diminuindo sua atuação em várias áreas, inclusive vendendo empresas estatais. Da idéia de interferência estatal na economia, do "Estado de Bem-Estar", da assistência social ampla e emprego garantido por lei, e, às vezes, à custa de subsídios (na Europa defendido pela Social-Democracia), caminha-se para um Estado enxuto e ágil, onde a manutenção do progresso econômico e uma maior liberdade na conquista do mercado são as formas de assegurar ao cidadão o acesso ao bem-estar. Nem sempre a população concorda.
Neste contexto, as eleições gerais na Alemanha, em 1998, poderão levar Helmuth Kohl, com longa e frutuosa carreira à frente daquele país, a entregar o posto ao social-democrata Gerhard Schroeder. O desemprego na Alemanha atinge seu ponto máximo. A moeda única européia será o fim do marco alemão. A imagem de Helmuth Kohl começa a desvanecer-se. Conseguirá vencer este ano? Seja como for, ele luta. Mas recebeu um novo e tremendo golpe: o Partido Liberal (FDP) deixou Kohl. O secretário-geral do FDP, Guido Westerwelle, declarou: Começou o fim da era Kohl!
A Alemanha ajuda a concretizar o bloco econômico da União Européia. A participação neste bloco implica a adoção de um sistema socioeconômico que:
a) dificulte a livre iniciativa econômica, inclusive das grandes empresas na Alemanha.
b) ofereça mercado europeu mais restrito aos produtos e serviços alemães.
c) diminua as oportunidades de iniciativa econômica para os alemães em outros países e vice-versa.
d) garanta o emprego, na Alemanha, pelo afastamento da concorrência de outros países da própria União Européia.
e) por meio da união de esforços com os países da União Européia, permita à economia alemã concorrer em melhores condições com países de fora da União Européia.
Gabarito Lista de Exercício II 9º ano 4º Bimestre
1. E
2. B
3. D
4. D
5. E, C, C, C, C, E
6. C, C, E, E, C
7. C, C, C, C, C
8. A
9. C, E, C, C, E
10. E,C,C,E,C
11. C
12. C,C,E,EC
13. C,E,C,C,C
2. B
3. D
4. D
5. E, C, C, C, C, E
6. C, C, E, E, C
7. C, C, C, C, C
8. A
9. C, E, C, C, E
10. E,C,C,E,C
11. C
12. C,C,E,EC
13. C,E,C,C,C
Exercícios lista II 9º ano 4º B
1) O único continente na zona térmica polar é:
a) Ásia
b) África
c) América
d) Europa
e) Antártida
2) As afirmativas a seguir referem-se às regiões polares.
I - A Antártica é um continente de aproximadamente 14 milhões de km£, quase totalmente coberto por um manto de gelo que pode ultrapassar 4.500 metros de espessura e que constitui na maior reserva de água doce do planeta.
II - A região ártica é constituída por um oceano (Oceano Ártico) coberto por uma fina camada de mar congelado, vários arquipélagos e ilhas isoladas. Abrange, também, geleiras situadas na parte setentrional das principais massas continentais do planeta (Ásia, Europa e América do Norte).
III - Ambas as regiões polares, habitadas por esquimós, têm seus territórios disputados por vários países. Ao Brasil cabe parte da Península Antártica e das Ilhas Shetland do Sul, onde se situa a Estação Brasileira Comandante Ferraz.
Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas I e II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II e III
3) A respeito do continente Antártico, analise as afirmações abaixo e responda de acordo com o esquema que se segue.
I - Os países que aderiram ao Tratado Antártico não possuem livre trânsito para explorar os recursos minerais existentes no continente.
II - Embora a ocupação humana no continente Antártico seja quase inexistente, o lixo acumula-se ano a ano, ocasionando um grande problema ambiental.
III - As atividades humanas mais significativas no continente Antártico referem-se à pesquisa científica.
IV - A Antártida, com invernos rigorosíssimos e verões amenos, apresenta uma fauna típica, com ursos polares, focas, pingüins e caribus.
a) Somente II, III e IV estão corretas.
b) Somente I, II e IV estão corretas.
c) Somente I, III e IV estão corretas.
d) Somente I, II e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
4) "É recorde este ano sobre a Antártida a perda de substância que filtra raios ultravioletas e evita cânceres de pele."
ROMBO SOBRE A ANTÁRTIDA
Este ano o buraco de ozônio bateu todos os recordes.
A ampliação do buraco da camada de ozônio representa risco ambiental para países como o Chile, a Nova Zelândia,
a) a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.
b) o Paraguai, Angola e a Austrália.
c) o Uruguai, Madagascar e Namíbia.
d) a Argentina, a África do Sul e a Austrália.
e) o Paraguai, a África do Sul e Namíbia.
5) A efetiva conquiata do Polo Sul escreveu mais uma das histórias marcadas pelo heroísmo com fim trágico. De acordo com que estudamos justifique os itens abaixo com C para certo e E para errado.
a) Em 18 de outubro de 1911, partindo da ilha das Baleias, Amundsen viajou aproximadamente três meses.
b) De acordo com seus registros, em 14 de dezembro alcançou o eixo imáginario em torno do qual a Terra faz seu movimento de rotação,sendo o primeiro a conquistar o Polo Sul.
c) O inglês Robert Falcon Scott, partiu da Ilha de Ross, no dia 2 de novembro, com quatro companheiros.
d) Dois componentes da equipe de Scott morreram ao retornar e, no dia 29 de março de 1912, foi feita a última anotação no diário de Scoott, a dezoito quilômetros de um refúgio preparado para eles.
e) Outras expedições ocorreram na primeira metade do século XIX, com menor ou maior sucesso, porém as grandes expedições chegaram ao continente gelado somente após a Segunda Guerra Mundial.
6) Em 1946, os Estados Unidos realizaram a primeira grande expedição ao continente antártico.
De acordo com seus comhecimentos justifique os itens abaixo com C para certo e E para errado.
a) O interesse pela região cresce juntamente com as descobertas sobre os recursos naturais disponiveis para a exploração.
b) O Ano Geofísico Internacional foi um marco importante que impulsionou as pesquisas internacionais.
c) O Ano Geofísico Internacional durou de 10 de Junho de 1957 a 31 de dezembrode 1958.
d) Com o intersse político e econômico envolvidos nessa região surgiu a necessidade de elaborar normas, de carater nacional.
e) Em 10 de dezembro de 1959, foi assinado em Washington o Tratado da Antártida, que passou a vigorar somente em 1961.
7) As pesquisas desenvolvidas nas regiões polares têm levado a descobertas importantíssimas para toda a humanidade. De acordo com o enunciado justifique os itens abaixo com C para certo e E para errado.
a) Achados fósseis comprovaram a teoria das placas tectônicas e da deriva continental, proposta por Wegener, demonstrando realmente que a Antártida fazia parte do supercontinente primitivo chamado Gondwana.
b) A camada de gelo acumulada por milhões de anos na Antártida é um arquivo natural que pode fornecer informações sobre as alterações climáticas e ambientais.
c) Há projetos internacionais mais específico na Antártida.
d) 27 países possuem base de pesquisas científica no continente antártico.
e) O Brasil aderiu ao Tratado da Antártida em 1975 e, em Janeiro de 1982, iniciou o Proantar.
8) De acordo com os seus conhecimentos marque a alternativa correta que corresponde à conquista da Antártida.
a) O norueguês Roald Amundsen e o inglés Robert Falcon Scott foram os primeiros a alcançar o Polo Sul.
b) Scott e seus companheiros, conquistadores do continente gelado, morreram antes de concluir a expedição.
c) Antes de ser constatada a existência do continente antártico, este era chamado de Patagônia.
d) A confluência dos oceanos Pacífico, Atântico forma o Mar Antártico, que cerca todo o continente.
e) No interior do continente, próximo ao Polo Norte, a Fauna e a Folra não têm condições de desenvolvimemto.
9) A Austália e Nova Zelândia são os países com o maior número de habitantes de origem europeia. De acordo com a econômia da Austália julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) A Austrália apresenta o maior Produto Interno Bruto da Oceania, seguido pela Nova Zelândia.
b) O PIB da Austrália é de 537,3 bilhões de dólares, com um crescimento anual de 3,5%.
c) Sua indústria produz máquinas e equipamentos, produtos metalúrgicos, produtos gráficos e editoriais, madeiras e papel.
d) A mineração do país se destaca pois os australianos despontam entre os maiores produtores mundiais de ferro, manganês, ouro, diamantes, carvão mineral e gás natural.
e) O governo australiano destina 2,7% do Produto Interno Bruto para pesquisass e desenvolvimento.
10) A topografia acidentada da Nova Zelândia sempre contribuiu para que se desenvolvesse a pecuária. Assim desde sua colonização, vem se dedicando a essa atividade econômica.De acordo com o enunciado justifique os itens com C para certo e E para errado.
a) A Nova Zelândia de tornou o maior exportador de carne bovina, lã e manteiga e esses produtos representam 40% de sua pauta de exportações.
b) A produção de manufaturados no país é recente, mas já soma cerca de 25% de todas as exportações.
c) Na mineração, explora-se carvão, gás natural, areia sílica.
d) A econômia da Nova Zelândia apresenta um Produto Interno Bruto de 99,9 bilhões de dólares e um crescimento médio de 4% ao ano.
e) Com respeito ao turismo, a Nova Zelândia tem sido procurada por um milhão e seiscentos mil turistas todos os anos.
11) Em relação a estrutura geopolítica da Oceania o domínio do continente, iniciado pelos portugueses e espanhóis no século XVI, passou pormuitas alterações. De acordo com essasa alterações assinale a única alternativa correta.
a) A definição de grande parte do território da Oceania ocorreu após a Primeira Guerra Mundial.
b) O recentemente domínio espanhol foi conquistado pelos franceses ao vencer a guerra hispano-americana em 1898.
c) A Alemanhã, como consequência da derrota sofrida na Primeira Guerra Mundial, teve seus domínios coloniais divididos entre a Grã-Bretanha, o Japão, a Australia e a Nova Zelandia,
d) O japão manteve sua influencia por muito tempo.
e) Os Estados Unidos não ampliou seu dominio nas ilhas cedidas pelo Japão.
12 – O Brasil aderiu o tratado da Antartida em 1975, e em janeiro de 1982 iniciou Proantar, que passou a ser executado de forma descentralizado por universidade, institutos de pesquisa e entidade publicas e privadas, de acordo com uma comissão coordenada pelos ministeios das Marinha, e da Ciência e Tecnologia. De acordo com que estudamos justifique os itens com C para Certo e E para errado.
a) as atividades brasileiras na Antartida são deenvolvidas na Estação Comandante Ferraz, em quatro refugios .
b) Os quatros refugios destribuidos são: ilhas Elefante, Nelson e Rei George e pelo navio de apoio ocenografico Ary Rongel.
c) Os refugios são contêineres que podem abrigar até vinte e seis pesquisadores durante o verão.
d) A Estação Antártida Comandante Ferraz conta com três módulos,acomodando até 24 pesquisadores, operada por um grupo de apoio de dez militares da Marinha, que permanece na Antártida por um período contínuo de dize meses.
e) A força Aérea Brasileira realiza, por ano, sete voos de apoio, levando os materiais necessarios e viabilizando a troca de pesquisadores durante o inverno, numa demonstração do interesse do Brasil no futuro do continente Artartico.
13) Estudos cientificos mostraram que um buraco na camada de ozonio, similar ao que existe na Antartida, pode estar ser formando sobre o Artico. De acordo com enunciado julgue os itens abaixo com C para certo e E para errado.
a) Embora a Antartida seja mais afetada pelo problema, a questão e mais grave na região polar norte, porque atinge regiões povoadas da Europa, da Asia e da América do Norte.
b) Estudos realizados no final da década de 1991, apontam a poluição do ar por toxinas, liberadas pela inceneração de lixo e pelas industrias dos países da América do Norte.
c) A investigações climaticas levaram á conclusão de que os Estados Unidos são responsáveis por cerca de 80% da emissão de toxinas que afetam o Artico canadense.
d) Os estudos no Artico e na Antartida ainda estão em adamento e já levantam preocupações centrais quanto ao futuro do ambiente terrestre e da continuidade de um modelo de civilização que prejudica maciçamente a atmosfera, os oceanos e varios ecossistema do planeta.
e) Desde a apresentação dos resultados desses estudos, foram aprovados varias leis para garantir o controle da emissão de poluentes.
a) Ásia
b) África
c) América
d) Europa
e) Antártida
2) As afirmativas a seguir referem-se às regiões polares.
I - A Antártica é um continente de aproximadamente 14 milhões de km£, quase totalmente coberto por um manto de gelo que pode ultrapassar 4.500 metros de espessura e que constitui na maior reserva de água doce do planeta.
II - A região ártica é constituída por um oceano (Oceano Ártico) coberto por uma fina camada de mar congelado, vários arquipélagos e ilhas isoladas. Abrange, também, geleiras situadas na parte setentrional das principais massas continentais do planeta (Ásia, Europa e América do Norte).
III - Ambas as regiões polares, habitadas por esquimós, têm seus territórios disputados por vários países. Ao Brasil cabe parte da Península Antártica e das Ilhas Shetland do Sul, onde se situa a Estação Brasileira Comandante Ferraz.
Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas I e II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II e III
3) A respeito do continente Antártico, analise as afirmações abaixo e responda de acordo com o esquema que se segue.
I - Os países que aderiram ao Tratado Antártico não possuem livre trânsito para explorar os recursos minerais existentes no continente.
II - Embora a ocupação humana no continente Antártico seja quase inexistente, o lixo acumula-se ano a ano, ocasionando um grande problema ambiental.
III - As atividades humanas mais significativas no continente Antártico referem-se à pesquisa científica.
IV - A Antártida, com invernos rigorosíssimos e verões amenos, apresenta uma fauna típica, com ursos polares, focas, pingüins e caribus.
a) Somente II, III e IV estão corretas.
b) Somente I, II e IV estão corretas.
c) Somente I, III e IV estão corretas.
d) Somente I, II e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
4) "É recorde este ano sobre a Antártida a perda de substância que filtra raios ultravioletas e evita cânceres de pele."
ROMBO SOBRE A ANTÁRTIDA
Este ano o buraco de ozônio bateu todos os recordes.
A ampliação do buraco da camada de ozônio representa risco ambiental para países como o Chile, a Nova Zelândia,
a) a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.
b) o Paraguai, Angola e a Austrália.
c) o Uruguai, Madagascar e Namíbia.
d) a Argentina, a África do Sul e a Austrália.
e) o Paraguai, a África do Sul e Namíbia.
5) A efetiva conquiata do Polo Sul escreveu mais uma das histórias marcadas pelo heroísmo com fim trágico. De acordo com que estudamos justifique os itens abaixo com C para certo e E para errado.
a) Em 18 de outubro de 1911, partindo da ilha das Baleias, Amundsen viajou aproximadamente três meses.
b) De acordo com seus registros, em 14 de dezembro alcançou o eixo imáginario em torno do qual a Terra faz seu movimento de rotação,sendo o primeiro a conquistar o Polo Sul.
c) O inglês Robert Falcon Scott, partiu da Ilha de Ross, no dia 2 de novembro, com quatro companheiros.
d) Dois componentes da equipe de Scott morreram ao retornar e, no dia 29 de março de 1912, foi feita a última anotação no diário de Scoott, a dezoito quilômetros de um refúgio preparado para eles.
e) Outras expedições ocorreram na primeira metade do século XIX, com menor ou maior sucesso, porém as grandes expedições chegaram ao continente gelado somente após a Segunda Guerra Mundial.
6) Em 1946, os Estados Unidos realizaram a primeira grande expedição ao continente antártico.
De acordo com seus comhecimentos justifique os itens abaixo com C para certo e E para errado.
a) O interesse pela região cresce juntamente com as descobertas sobre os recursos naturais disponiveis para a exploração.
b) O Ano Geofísico Internacional foi um marco importante que impulsionou as pesquisas internacionais.
c) O Ano Geofísico Internacional durou de 10 de Junho de 1957 a 31 de dezembrode 1958.
d) Com o intersse político e econômico envolvidos nessa região surgiu a necessidade de elaborar normas, de carater nacional.
e) Em 10 de dezembro de 1959, foi assinado em Washington o Tratado da Antártida, que passou a vigorar somente em 1961.
7) As pesquisas desenvolvidas nas regiões polares têm levado a descobertas importantíssimas para toda a humanidade. De acordo com o enunciado justifique os itens abaixo com C para certo e E para errado.
a) Achados fósseis comprovaram a teoria das placas tectônicas e da deriva continental, proposta por Wegener, demonstrando realmente que a Antártida fazia parte do supercontinente primitivo chamado Gondwana.
b) A camada de gelo acumulada por milhões de anos na Antártida é um arquivo natural que pode fornecer informações sobre as alterações climáticas e ambientais.
c) Há projetos internacionais mais específico na Antártida.
d) 27 países possuem base de pesquisas científica no continente antártico.
e) O Brasil aderiu ao Tratado da Antártida em 1975 e, em Janeiro de 1982, iniciou o Proantar.
8) De acordo com os seus conhecimentos marque a alternativa correta que corresponde à conquista da Antártida.
a) O norueguês Roald Amundsen e o inglés Robert Falcon Scott foram os primeiros a alcançar o Polo Sul.
b) Scott e seus companheiros, conquistadores do continente gelado, morreram antes de concluir a expedição.
c) Antes de ser constatada a existência do continente antártico, este era chamado de Patagônia.
d) A confluência dos oceanos Pacífico, Atântico forma o Mar Antártico, que cerca todo o continente.
e) No interior do continente, próximo ao Polo Norte, a Fauna e a Folra não têm condições de desenvolvimemto.
9) A Austália e Nova Zelândia são os países com o maior número de habitantes de origem europeia. De acordo com a econômia da Austália julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) A Austrália apresenta o maior Produto Interno Bruto da Oceania, seguido pela Nova Zelândia.
b) O PIB da Austrália é de 537,3 bilhões de dólares, com um crescimento anual de 3,5%.
c) Sua indústria produz máquinas e equipamentos, produtos metalúrgicos, produtos gráficos e editoriais, madeiras e papel.
d) A mineração do país se destaca pois os australianos despontam entre os maiores produtores mundiais de ferro, manganês, ouro, diamantes, carvão mineral e gás natural.
e) O governo australiano destina 2,7% do Produto Interno Bruto para pesquisass e desenvolvimento.
10) A topografia acidentada da Nova Zelândia sempre contribuiu para que se desenvolvesse a pecuária. Assim desde sua colonização, vem se dedicando a essa atividade econômica.De acordo com o enunciado justifique os itens com C para certo e E para errado.
a) A Nova Zelândia de tornou o maior exportador de carne bovina, lã e manteiga e esses produtos representam 40% de sua pauta de exportações.
b) A produção de manufaturados no país é recente, mas já soma cerca de 25% de todas as exportações.
c) Na mineração, explora-se carvão, gás natural, areia sílica.
d) A econômia da Nova Zelândia apresenta um Produto Interno Bruto de 99,9 bilhões de dólares e um crescimento médio de 4% ao ano.
e) Com respeito ao turismo, a Nova Zelândia tem sido procurada por um milhão e seiscentos mil turistas todos os anos.
11) Em relação a estrutura geopolítica da Oceania o domínio do continente, iniciado pelos portugueses e espanhóis no século XVI, passou pormuitas alterações. De acordo com essasa alterações assinale a única alternativa correta.
a) A definição de grande parte do território da Oceania ocorreu após a Primeira Guerra Mundial.
b) O recentemente domínio espanhol foi conquistado pelos franceses ao vencer a guerra hispano-americana em 1898.
c) A Alemanhã, como consequência da derrota sofrida na Primeira Guerra Mundial, teve seus domínios coloniais divididos entre a Grã-Bretanha, o Japão, a Australia e a Nova Zelandia,
d) O japão manteve sua influencia por muito tempo.
e) Os Estados Unidos não ampliou seu dominio nas ilhas cedidas pelo Japão.
12 – O Brasil aderiu o tratado da Antartida em 1975, e em janeiro de 1982 iniciou Proantar, que passou a ser executado de forma descentralizado por universidade, institutos de pesquisa e entidade publicas e privadas, de acordo com uma comissão coordenada pelos ministeios das Marinha, e da Ciência e Tecnologia. De acordo com que estudamos justifique os itens com C para Certo e E para errado.
a) as atividades brasileiras na Antartida são deenvolvidas na Estação Comandante Ferraz, em quatro refugios .
b) Os quatros refugios destribuidos são: ilhas Elefante, Nelson e Rei George e pelo navio de apoio ocenografico Ary Rongel.
c) Os refugios são contêineres que podem abrigar até vinte e seis pesquisadores durante o verão.
d) A Estação Antártida Comandante Ferraz conta com três módulos,acomodando até 24 pesquisadores, operada por um grupo de apoio de dez militares da Marinha, que permanece na Antártida por um período contínuo de dize meses.
e) A força Aérea Brasileira realiza, por ano, sete voos de apoio, levando os materiais necessarios e viabilizando a troca de pesquisadores durante o inverno, numa demonstração do interesse do Brasil no futuro do continente Artartico.
13) Estudos cientificos mostraram que um buraco na camada de ozonio, similar ao que existe na Antartida, pode estar ser formando sobre o Artico. De acordo com enunciado julgue os itens abaixo com C para certo e E para errado.
a) Embora a Antartida seja mais afetada pelo problema, a questão e mais grave na região polar norte, porque atinge regiões povoadas da Europa, da Asia e da América do Norte.
b) Estudos realizados no final da década de 1991, apontam a poluição do ar por toxinas, liberadas pela inceneração de lixo e pelas industrias dos países da América do Norte.
c) A investigações climaticas levaram á conclusão de que os Estados Unidos são responsáveis por cerca de 80% da emissão de toxinas que afetam o Artico canadense.
d) Os estudos no Artico e na Antartida ainda estão em adamento e já levantam preocupações centrais quanto ao futuro do ambiente terrestre e da continuidade de um modelo de civilização que prejudica maciçamente a atmosfera, os oceanos e varios ecossistema do planeta.
e) Desde a apresentação dos resultados desses estudos, foram aprovados varias leis para garantir o controle da emissão de poluentes.
Gabarito Lista de exercício II - 1º Ano 4º B
1. C,C,E,E
2. B
3. C,C,C,E,E
4. C
5. D
6. B
7. B
8. C
9. A
10. C,E,C,C
11. C,C,C,E,E
12. D
13. C,E,C,C,E
14. E,C,C,C
15. E
2. B
3. C,C,C,E,E
4. C
5. D
6. B
7. B
8. C
9. A
10. C,E,C,C
11. C,C,C,E,E
12. D
13. C,E,C,C,E
14. E,C,C,C
15. E
Exercícios lista II 1º ANO 4º B
1) Rodovias privatizadas vão receber R$ 20 bi Nas concessões federais, o resultado não deve ser diferente, até porque envolve regiões de forte atividade econômica, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. Por isso, os representantes do setor esperam que o processo de licitação das estradas não pare por aí. O diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) disse que o governo estuda a concessão de cerca de 15 mil quilômetros de vias federais à iniciativa privada ou a recuperação por meio de parceiras público-privadas.
Com relação à temática e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os seguintes itens com C para certo e E para errado.
a) A abertura de rodovias consideradas estratégicas, como a Belém-Brasília, acompanha a decisão de se instalar a industria automobilística no pais no pais, sendo ambas consideradas realizações marcantes Do período de governo juscelinista, o JK.
b) Verifica-se uma significativa concentração da produção brasileira, tanto agrícola como industrial, nos estados citados na reportagem, o que explica a necessidade de investimento na malha de transporte nas regiões desses estados.
c) O norte e o nordeste brasileiros tem reduzido sua participação na circulação de mercadorias e de pessoas no pais devido à ausência de investimos em infra-estrutura e no desenvolvimento das atividades produtivas.
d) A predominância do transporte rodoviários no Brasil fez do setor de transporte o principal consumidor de petróleo no país, sendo que este modelo tem sido cada vez mais reforçado sem que sejam se que castigados os meio fluvial e ferroviário na política de transporte do país.
2) “Grande invenção do século XIX, tecnologicamente falando é filho de minas. Ele se torna mais vantajoso para abastecimento de grandes mercados a grandes distancias”. O texto se refere a seguinte sistema de transporte.
a) Rodoviário
b) Ferroviário
c) Marítimo
d) Fluvial
e) Aéreo
3- “A economia brasileira esta cada vez mais aberto ao comércio internacional; não é mais suficiente investir apenas nas estradas de rodagem. Os portos também precisam ser modernizados para receber rapidamente as cargas que chega ou que parte nos caminhões, eliminando filas de espera que beiram 30 km, como nos portos de santos e Paranaguá”.segundo esse trecho retirado do jornal do Brasil analise as questões sobre a estrutura do transporte e circulação no país, julgando c para certo e para errada.
a) Um dos graves problemas da política de ampliação de rodovias, é a grande perda de produtos nas estradas, o que determina uma diminuição considerável na quantidade de produtos, destacando-se principalmente os grãos.
b) As rodovias brasileiras estão passando por um processo de concentração tão amplo que não estão mais suportando as cargas que passam pelo seu caminho, determinando uma atrofia no sistema de transporte.
c) Alguns portos brasileiros estão se modernizando, devido a exigências do mercado internacional, passando de portos para estaleiros.
d) As rodovias mais bem cuidadas estão localizadas na região centro sul, essa rodovias estão passando constantemente por manutenções, que diminuíram em muito os índices de acidentes nessa região.
e) O sistema brasileiro de transporte esta mudando para o transporte hidroviário, esse fato e verificado quando se nota o grande numero de hidrovias construídas nos últimos anos.
4 – a política atual de transporte em nosso país tem, entre outros objetivos os de: assinale a alternativa correta.
a) Conserva os setores ferroviários e ampliar somente os rodoviários.
b) Ligar o litoral com as regiões de Goiás e Mato Grosso.
c) Planejar a integração das diversas modalidade de transporte, com execução programada dento dos planos diretores, elaborados pelo grupo de Estudo de Política de Integração de Transportes.
d) Dar singular importância ao transporte ferroviários para melhor desenvolvimento do comercio.
e) Cuidar principalmente da navegação de pequena cobotagem. - (navegação realizada entre portos interiores do país pelo litoral ou por vias fluviais).
5 – A analise das vias de circulação no Brasil revela: assinale a alternativa correta,
a) A expansão da rede ferroviária, em relação às décadas anteriores, como medida prioritária para a redução de custos.
b) O investimento maciço em hidrovias, em função do MERCOSUL, embora o custo do transporte fluvial de cargas supere o transporte ferroviário.
c) O descaso com a modernização de seus portos marítimos, considerados os mais, baratos do mundo para o transporte de carga internacional.
d) O Subaproveitamento da potencialidade naturais do país, pois em áreas de rios navegáveis o transporte rodoviário mais caro supera o fluvial.
e) A opção pela rodovia como principal meio de transporte de carga, seguindo padrão dominante nos Estados Unidos, Japão e Europa Ocidental.
6) Transportes e comunicações estão estreitamente ligados ao desenvolvimento de uma região, um país ou do próprio mundo. Conforme a especificidade da área onde são usados, os transportes obedecem a uma hierarquia de economia e rendimento.
I - O transporte fluvial normalmente necessita de uma infra-estrutura de apoio em forma de eclusas, canais, dragagem, terraplanagem do vale, etc., como acontecem no rio Amazonas e Paraguai por sua grande declividade.
II - O transporte marítimo é fundamental na movimentação de grandes cargas como petróleo e granéis em geral. O gasto de energia é baixo, mas implica construção e utilização de portos e a sujeição aos cartéis internacionais do frete.
III - O transporte rodoviário é passível de maior desgaste e consome mais combustível. Entretanto não necessita de baldeações e leva, vantagem nas distâncias curtas com a entrega porta a porta.
IV - O transporte ferroviário atualmente é lento se comparado ao rodoviário, não se prestando por isso para levar cargas a grandes distâncias. Além disso, em confronto com as modernas rodovias, o material das ferrovias é de pouca durabilidade. Os trens são muito pouco usados na América anglo saxônica.
São afirmações certas apenas
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) II, III e IV.
e) I, II e III.
7) O modelo de transportes que está materializado em nosso país implica um enorme consumo de derivados de petróleo, uma fonte de energia cara que o Brasil ainda necessita importar.
As tabelas a seguir mostram como está distribuída a capacidade do deslocamento de carga em alguns países e os custos de transportes.
COMPARAÇÃO ENTRE CUSTOS DOS TRANSPORTES
RODOVIA: Um caminhão, com um litro de óleo diesel por km, transporta 30 toneladas.
FERROVIA: Um trem, com um litro de óleo diesel por km, transporta 125 toneladas.
HIDROVIA: Um navio, com um litro de óleo diesel por km, transporta 575 toneladas.
Considerando EXCLUSIVAMENTE os dados acima, é correto afirmar que
a) o deslocamento de carga, no Japão, apresenta custos maiores em relação aos do transporte, na França.
b) o deslocamento de carga, no Brasil, apresenta custos maiores em relação aos do transporte, na Rússia.
c) o deslocamento de carga, no Brasil, apresenta custos menores em relação aos do transporte, na Rússia.
d) o deslocamento de carga, no Japão, apresenta custos maiores em relação aos do transporte, no Brasil.
e) o deslocamento de carga, na França, apresenta custos menores em relação aos do transporte, nos Estados Unidos.
8) A revolução tecnológica dos meios de transporte ocasionou o chamado "encolhimento do mundo".
A esse respeito, pode-se afirmar que:
a) a abolição de barreiras espaciais permitiu o livre fluxo de populações, sobretudo em função do acesso ao mercado de trabalho, em diferentes regiões do planeta;
b) a ampliação do intercâmbio de informações entre diferentes povos e regiões do planeta promoveu uma única e homogênea aldeia global de trocas igualitárias;
c) a redução do tempo de deslocamento entre os lugares foi fundamental para a expansão planetária da produção e circulação das mercadorias sob a égide do capitalismo;
d) as possibilidades de comunicação entre as nações facilitaram os acordos comerciais e financeiros que reduziram as diferenças econômicas entre os países;
e) o avanço técnico na infra-estrutura de circulação localizada no Hemisfério Norte instaurou o livre-comércio entre os países desenvolvidos.
9) A politica atual de transporte em nosso país tem, entre outros objetivos, o de:
Assinale a alternativa correta.
a) conservar os setores ferroviários e ampliar somente os rodóviarios.
b) ligar o litoral com as regiões de Goiás e Mato Grosso.
c) planejar a integração das diversas modalidades de transporte, com execução programada dentro dos planos diretores, elaborados pelo grupo de Estados de Políticas de Integração de transportes.
d) dar singular importância ao transporte ferroviário para melhor desenvolvimento do comércio.
e) cuidar principalmente da navegação de pequena cabotagem.
10) A circulação tem significado geografico. No tocante ao transporte, ela compreende homens riquesas; já no campo das comunicações,inclui o som, a palavra, a imagem, as ideias e, por conseguinte, a experiência de espaço e de tempo. Com base nos conhecimentos sobre a abordagem geografica da circulação, Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) a Revolução Industrial impussionou a revolução dos transportes, possibilitando a construção de ferrovias e o uso da maquina a vapor na navegação.
b) o aprimoramento dos transportes representou a estagnação da produção em alguns setores da economia, tais como a agropecuária e o comércio, que deixaram de atrair os investimentos estrangeiros.
c) a popularização do automóvel, o surgimento do avião, a transmissão de energia elétrica e a alta tensão, o desenvolvimento da comunicação e dos transportes são marcas da sociedade industrial.
d) a produção de computadores, soflwares, e satélites, a utilzação do fax e dos cabos de fíbra óptica permitiram que as informações econômicas, financeiras e o fluxo de capitais se tornassem mais globalizados.
11) A economia brasileira está cada vez mais aberta ao comércio internacional; não é mais suficiente investir apenas nas estradas de rodagem. Os portos também precisam ser modernizados para receber rapidamente as cargas que chegam ou que partem nos caminhões, eliminando filas de espera que beiram 30 quolômetros, como nos portos de Santos e Paranaguá. Segundo esses trecho retirado do jornal do Brasil, analise as questões sobre a estrutura do transporte e circulação no país. Julque os itens com C para certo E para errado.
a) Um dos graves problemas da política de ampliação de rodovias, é a grande preda de produtos nas estradas, o que determina uma diminuição consíderavel na quantidade de produtos, destacando-se principalmente os grãos.
b) As rodovias brasileiras estão passsando por um processo de concentração tão amplo, que não estão mais suportando as cargas que passam pelos seus caminhos,determinando uma atrofia no sistema de tranporte.
c) alguns portos brasileiros estão se modernizando, devido a exigência do mercado internacional, passando de portos parta estaleiros.
d) As rodovias mais bem cuidadas estão localizadas na região centro-sul, essas rodovias estão passando comtantemente por manutenções, que diminuíram em muito os índices de acidentes nessa região.
e) O sistema brasileiro de tranporte está mudando para o transporte hidrociário, esse fato é verificado quando se nota o grande número de hidrovias construídas nos últimos anos.
12) A análise das vias de circulação no Brasil revela:
Assinale a alternativa correta.
a) A expansão da rede ferroviária, em relação às décadas anteriores, como medida prioritária para redução de custos.
b) O investimento maciço em hidrovias, em função do MERCOSUL, embora o custo do transporte fluvial de cargas supere o do ferroviário.
c) o descaso com a modernização de seus portos marítimos, considerados os mais, baratos do mundo para o transporte de carga internacional.
d) O Subaproveitamento das potencialidades naturais do país, pois em áreas se rios navegáveis, o transporte rodoviário, mais caro, supera o fluvial.
e) A opção pela rodovia como principal meio de transporte de carga , seguindo o padrão dominante nos Estados Unidos, Japão e Europa ocidental.
13) A analise as questões abaixo referentes `questão do extrativismo e dos recursos minerais no Brasil. Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) O Brasil possui uma grande produção de sal marinho, com destaque para o Rio Grande do Norte e a região litorânea do Rio de Janeiro.
b) No Brasil, o extrativismo é uma atividade pouco utilizada, inclusive a pesca.
c) Grande parte do material metálicos no Brasil é encontrada nas bacias sedimentares.
d) A retirada dos recursos minerais é uma atividade que degrada o meio ambiente, um exemplo dessa degradação é o antigo morro de Serra Pelada.
e) O Brasil é altamente suficiente em todos os recursos minerais que existem na Terra.
14) Sobre os recursos minerais presentes no Brasil, julgue os itens C para certo E para errado.
a) O Brasil possui um território muito amplo, apresentando uma abundância de todos os minerais existentes no globo.
b) No que se refere ao sal marinho, as áreas que mais se destacam são o Rio Grande do Norte e Cabo Frio (Rio de Janeiro).
c) O cobre é um recurso presente no Brasil que possui uma procura muito grande, principalmente provinda dos ramos ligados à indústria elétrica.
d) O Brasil é um país que possui uma das maiores reservas de bauxita no mundo.
15) Ouro Preto(MG) Constituem áreas importantes de exploração, exceto:
a) Carajás, no Estado do Pará.
b) Maciço, de Urucum de Mato Grosso do Sul.
c) Quadrilátero Central de Minas Gerais.
d) Serra do Navio, no Amapá.
e) Zona da Mata nordestina.
Com relação à temática e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os seguintes itens com C para certo e E para errado.
a) A abertura de rodovias consideradas estratégicas, como a Belém-Brasília, acompanha a decisão de se instalar a industria automobilística no pais no pais, sendo ambas consideradas realizações marcantes Do período de governo juscelinista, o JK.
b) Verifica-se uma significativa concentração da produção brasileira, tanto agrícola como industrial, nos estados citados na reportagem, o que explica a necessidade de investimento na malha de transporte nas regiões desses estados.
c) O norte e o nordeste brasileiros tem reduzido sua participação na circulação de mercadorias e de pessoas no pais devido à ausência de investimos em infra-estrutura e no desenvolvimento das atividades produtivas.
d) A predominância do transporte rodoviários no Brasil fez do setor de transporte o principal consumidor de petróleo no país, sendo que este modelo tem sido cada vez mais reforçado sem que sejam se que castigados os meio fluvial e ferroviário na política de transporte do país.
2) “Grande invenção do século XIX, tecnologicamente falando é filho de minas. Ele se torna mais vantajoso para abastecimento de grandes mercados a grandes distancias”. O texto se refere a seguinte sistema de transporte.
a) Rodoviário
b) Ferroviário
c) Marítimo
d) Fluvial
e) Aéreo
3- “A economia brasileira esta cada vez mais aberto ao comércio internacional; não é mais suficiente investir apenas nas estradas de rodagem. Os portos também precisam ser modernizados para receber rapidamente as cargas que chega ou que parte nos caminhões, eliminando filas de espera que beiram 30 km, como nos portos de santos e Paranaguá”.segundo esse trecho retirado do jornal do Brasil analise as questões sobre a estrutura do transporte e circulação no país, julgando c para certo e para errada.
a) Um dos graves problemas da política de ampliação de rodovias, é a grande perda de produtos nas estradas, o que determina uma diminuição considerável na quantidade de produtos, destacando-se principalmente os grãos.
b) As rodovias brasileiras estão passando por um processo de concentração tão amplo que não estão mais suportando as cargas que passam pelo seu caminho, determinando uma atrofia no sistema de transporte.
c) Alguns portos brasileiros estão se modernizando, devido a exigências do mercado internacional, passando de portos para estaleiros.
d) As rodovias mais bem cuidadas estão localizadas na região centro sul, essa rodovias estão passando constantemente por manutenções, que diminuíram em muito os índices de acidentes nessa região.
e) O sistema brasileiro de transporte esta mudando para o transporte hidroviário, esse fato e verificado quando se nota o grande numero de hidrovias construídas nos últimos anos.
4 – a política atual de transporte em nosso país tem, entre outros objetivos os de: assinale a alternativa correta.
a) Conserva os setores ferroviários e ampliar somente os rodoviários.
b) Ligar o litoral com as regiões de Goiás e Mato Grosso.
c) Planejar a integração das diversas modalidade de transporte, com execução programada dento dos planos diretores, elaborados pelo grupo de Estudo de Política de Integração de Transportes.
d) Dar singular importância ao transporte ferroviários para melhor desenvolvimento do comercio.
e) Cuidar principalmente da navegação de pequena cobotagem. - (navegação realizada entre portos interiores do país pelo litoral ou por vias fluviais).
5 – A analise das vias de circulação no Brasil revela: assinale a alternativa correta,
a) A expansão da rede ferroviária, em relação às décadas anteriores, como medida prioritária para a redução de custos.
b) O investimento maciço em hidrovias, em função do MERCOSUL, embora o custo do transporte fluvial de cargas supere o transporte ferroviário.
c) O descaso com a modernização de seus portos marítimos, considerados os mais, baratos do mundo para o transporte de carga internacional.
d) O Subaproveitamento da potencialidade naturais do país, pois em áreas de rios navegáveis o transporte rodoviário mais caro supera o fluvial.
e) A opção pela rodovia como principal meio de transporte de carga, seguindo padrão dominante nos Estados Unidos, Japão e Europa Ocidental.
6) Transportes e comunicações estão estreitamente ligados ao desenvolvimento de uma região, um país ou do próprio mundo. Conforme a especificidade da área onde são usados, os transportes obedecem a uma hierarquia de economia e rendimento.
I - O transporte fluvial normalmente necessita de uma infra-estrutura de apoio em forma de eclusas, canais, dragagem, terraplanagem do vale, etc., como acontecem no rio Amazonas e Paraguai por sua grande declividade.
II - O transporte marítimo é fundamental na movimentação de grandes cargas como petróleo e granéis em geral. O gasto de energia é baixo, mas implica construção e utilização de portos e a sujeição aos cartéis internacionais do frete.
III - O transporte rodoviário é passível de maior desgaste e consome mais combustível. Entretanto não necessita de baldeações e leva, vantagem nas distâncias curtas com a entrega porta a porta.
IV - O transporte ferroviário atualmente é lento se comparado ao rodoviário, não se prestando por isso para levar cargas a grandes distâncias. Além disso, em confronto com as modernas rodovias, o material das ferrovias é de pouca durabilidade. Os trens são muito pouco usados na América anglo saxônica.
São afirmações certas apenas
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) II, III e IV.
e) I, II e III.
7) O modelo de transportes que está materializado em nosso país implica um enorme consumo de derivados de petróleo, uma fonte de energia cara que o Brasil ainda necessita importar.
As tabelas a seguir mostram como está distribuída a capacidade do deslocamento de carga em alguns países e os custos de transportes.
COMPARAÇÃO ENTRE CUSTOS DOS TRANSPORTES
RODOVIA: Um caminhão, com um litro de óleo diesel por km, transporta 30 toneladas.
FERROVIA: Um trem, com um litro de óleo diesel por km, transporta 125 toneladas.
HIDROVIA: Um navio, com um litro de óleo diesel por km, transporta 575 toneladas.
Considerando EXCLUSIVAMENTE os dados acima, é correto afirmar que
a) o deslocamento de carga, no Japão, apresenta custos maiores em relação aos do transporte, na França.
b) o deslocamento de carga, no Brasil, apresenta custos maiores em relação aos do transporte, na Rússia.
c) o deslocamento de carga, no Brasil, apresenta custos menores em relação aos do transporte, na Rússia.
d) o deslocamento de carga, no Japão, apresenta custos maiores em relação aos do transporte, no Brasil.
e) o deslocamento de carga, na França, apresenta custos menores em relação aos do transporte, nos Estados Unidos.
8) A revolução tecnológica dos meios de transporte ocasionou o chamado "encolhimento do mundo".
A esse respeito, pode-se afirmar que:
a) a abolição de barreiras espaciais permitiu o livre fluxo de populações, sobretudo em função do acesso ao mercado de trabalho, em diferentes regiões do planeta;
b) a ampliação do intercâmbio de informações entre diferentes povos e regiões do planeta promoveu uma única e homogênea aldeia global de trocas igualitárias;
c) a redução do tempo de deslocamento entre os lugares foi fundamental para a expansão planetária da produção e circulação das mercadorias sob a égide do capitalismo;
d) as possibilidades de comunicação entre as nações facilitaram os acordos comerciais e financeiros que reduziram as diferenças econômicas entre os países;
e) o avanço técnico na infra-estrutura de circulação localizada no Hemisfério Norte instaurou o livre-comércio entre os países desenvolvidos.
9) A politica atual de transporte em nosso país tem, entre outros objetivos, o de:
Assinale a alternativa correta.
a) conservar os setores ferroviários e ampliar somente os rodóviarios.
b) ligar o litoral com as regiões de Goiás e Mato Grosso.
c) planejar a integração das diversas modalidades de transporte, com execução programada dentro dos planos diretores, elaborados pelo grupo de Estados de Políticas de Integração de transportes.
d) dar singular importância ao transporte ferroviário para melhor desenvolvimento do comércio.
e) cuidar principalmente da navegação de pequena cabotagem.
10) A circulação tem significado geografico. No tocante ao transporte, ela compreende homens riquesas; já no campo das comunicações,inclui o som, a palavra, a imagem, as ideias e, por conseguinte, a experiência de espaço e de tempo. Com base nos conhecimentos sobre a abordagem geografica da circulação, Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) a Revolução Industrial impussionou a revolução dos transportes, possibilitando a construção de ferrovias e o uso da maquina a vapor na navegação.
b) o aprimoramento dos transportes representou a estagnação da produção em alguns setores da economia, tais como a agropecuária e o comércio, que deixaram de atrair os investimentos estrangeiros.
c) a popularização do automóvel, o surgimento do avião, a transmissão de energia elétrica e a alta tensão, o desenvolvimento da comunicação e dos transportes são marcas da sociedade industrial.
d) a produção de computadores, soflwares, e satélites, a utilzação do fax e dos cabos de fíbra óptica permitiram que as informações econômicas, financeiras e o fluxo de capitais se tornassem mais globalizados.
11) A economia brasileira está cada vez mais aberta ao comércio internacional; não é mais suficiente investir apenas nas estradas de rodagem. Os portos também precisam ser modernizados para receber rapidamente as cargas que chegam ou que partem nos caminhões, eliminando filas de espera que beiram 30 quolômetros, como nos portos de Santos e Paranaguá. Segundo esses trecho retirado do jornal do Brasil, analise as questões sobre a estrutura do transporte e circulação no país. Julque os itens com C para certo E para errado.
a) Um dos graves problemas da política de ampliação de rodovias, é a grande preda de produtos nas estradas, o que determina uma diminuição consíderavel na quantidade de produtos, destacando-se principalmente os grãos.
b) As rodovias brasileiras estão passsando por um processo de concentração tão amplo, que não estão mais suportando as cargas que passam pelos seus caminhos,determinando uma atrofia no sistema de tranporte.
c) alguns portos brasileiros estão se modernizando, devido a exigência do mercado internacional, passando de portos parta estaleiros.
d) As rodovias mais bem cuidadas estão localizadas na região centro-sul, essas rodovias estão passando comtantemente por manutenções, que diminuíram em muito os índices de acidentes nessa região.
e) O sistema brasileiro de tranporte está mudando para o transporte hidrociário, esse fato é verificado quando se nota o grande número de hidrovias construídas nos últimos anos.
12) A análise das vias de circulação no Brasil revela:
Assinale a alternativa correta.
a) A expansão da rede ferroviária, em relação às décadas anteriores, como medida prioritária para redução de custos.
b) O investimento maciço em hidrovias, em função do MERCOSUL, embora o custo do transporte fluvial de cargas supere o do ferroviário.
c) o descaso com a modernização de seus portos marítimos, considerados os mais, baratos do mundo para o transporte de carga internacional.
d) O Subaproveitamento das potencialidades naturais do país, pois em áreas se rios navegáveis, o transporte rodoviário, mais caro, supera o fluvial.
e) A opção pela rodovia como principal meio de transporte de carga , seguindo o padrão dominante nos Estados Unidos, Japão e Europa ocidental.
13) A analise as questões abaixo referentes `questão do extrativismo e dos recursos minerais no Brasil. Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) O Brasil possui uma grande produção de sal marinho, com destaque para o Rio Grande do Norte e a região litorânea do Rio de Janeiro.
b) No Brasil, o extrativismo é uma atividade pouco utilizada, inclusive a pesca.
c) Grande parte do material metálicos no Brasil é encontrada nas bacias sedimentares.
d) A retirada dos recursos minerais é uma atividade que degrada o meio ambiente, um exemplo dessa degradação é o antigo morro de Serra Pelada.
e) O Brasil é altamente suficiente em todos os recursos minerais que existem na Terra.
14) Sobre os recursos minerais presentes no Brasil, julgue os itens C para certo E para errado.
a) O Brasil possui um território muito amplo, apresentando uma abundância de todos os minerais existentes no globo.
b) No que se refere ao sal marinho, as áreas que mais se destacam são o Rio Grande do Norte e Cabo Frio (Rio de Janeiro).
c) O cobre é um recurso presente no Brasil que possui uma procura muito grande, principalmente provinda dos ramos ligados à indústria elétrica.
d) O Brasil é um país que possui uma das maiores reservas de bauxita no mundo.
15) Ouro Preto(MG) Constituem áreas importantes de exploração, exceto:
a) Carajás, no Estado do Pará.
b) Maciço, de Urucum de Mato Grosso do Sul.
c) Quadrilátero Central de Minas Gerais.
d) Serra do Navio, no Amapá.
e) Zona da Mata nordestina.
Conteúdo 1º Ano 4º Bimestre Transporte e Circulação
Os serviços produzidos pelo setor de transportes são de vital importância para o funcionamento do sistema econômico, pois são absorvidos por todas as unidades de produção.
Os investimentos em transportes, atuando como poderoso fator no espaço econômico,condicionam novos esquemas de divisão geográfica do trabalho , influenciando na localização de atividades industriais,agropecuárias e urbanas.
Tipos de Transporte;
Transporte Ferroviário:
Atualmente o grande destaque no transporte férreo são as chamadas trens bala,que atingem uma velocidade de cerca de 250 km/H,e realizam uma viagem segura e rápida. Alguns países já utilizam essa tecnologia, como o Japão,França,Alemanha e Inglaterra.
Transporte rodoviário:
Meio de transporte mais utilizado no mundo.O transporte rodoviário está crescendo ainda mais,devido aos investimentos em propagando,determinados pela industria automobilística,que inserem os fatores benefícios da obtenção de um automóvel.
Transporte marítimo e fluvial:
Esse sistema de transporte marítimo está presente desde as grandes navegações no período colonial,principalmente entre a Europa e suas regiões coloniais.
As principais rotas de transporte marítimo hoje,passam pelo Atlântico Norte,Canal de Suez,Canal do Panamá e Pacifico Norte.O principal produto transportado é o petróleo( elemento energético de grande valor do mercado internacional).
Os locais que se destacam no transporte fluvial são: EUA(Mississipi-Missouri) e região dos grandes lagos,( América do norte) o Argentina(Bacia do Prata),a África( Rio Nilo) e a Europa( Rio Sena,Volga e Tamisa) e Amazonas.
Hoje nos países mais desenvolvidos vários portos estão virando estaleiros(automação),esse é um fato comum na dinâmica do transporte marítima.
Transporte aéreo:
Utilizado tanto no transporte de carga quanto de passageiros.Devido ao alto grau de modernização,atualmente é o meio de transporte mais seguro.
Os acontecimentos do dia 11 de setembro de 2001 determinam uma ampla crise mundial no setor de aviação.Essa crise recaiu nos preços e no número de vôos comerciais e internacionais.
Transporte No Brasil
Transporte ferroviário: Esse sistema de transporte iniciou sua implantação no final do século XIX,e inicio do XX,a partir da aquisição de tecnologia inglesa.Tinha como fundamento o transporte de carga,principalmente minerais,e transporte de passageiros.
A nossa primeira ferrovia foi construída pela Imperial Companhia de Estradas de Ferro,fundada pelo Visconde de Mauá,ligando o Porto de Mauá,na Baía de Guanabara á Serra da Estrela,no caminho de Petrópolis.
Logo em seguida surgiram outras no Nordeste,e principalmente em São Paulo,para servir a economia cafeeira,em franco desenvolvimento nesse período.
As ferrovias eram em geral construídas ou financiadas pelo capital inglês,que visava apenas a satisfação dos seus interesses comerciais,sem o mínimo de planejamento.
O sistema ferroviário possui uma extensão de cerca de 30 mil quilômetros,bastante concentrada nos estados das regiões Sul e Sudeste.
Pontos fortes:
Meio de transporte altamente viável para levar grandes volumes a longas distancias.
. O material das ferrovias normalmente tem longa vida(trilhas,vagões...).
. Normalmente favorece o desenvolvimento das industrias.
. Gasta pouca energia(energia-percurso).
Pontos fracos:
Intimamente ligados ás condições naturais,relevo,solo.
Não possui flexibilidade na distribuição.
Como grande parte,foi construída há mais de um século,formaram percursos que,hoje,estão fora das principais áreas agrícolas e industriais do país.
Participação pequena das ferrovias no transporte de carga,comparado a outros países continentais( EUA,Rússia)
Em vista desses problemas importantes,a nossa rede ferroviária é deficitária em geral,estando longe do plano ideal,condizente com a necessidade de nossa economia.
No Brasil existe o transporte ferroviário de carga( principalmente minerais para os grandes portos e estaleiros do país) e transporte de passageiros(trens urbanos e metrô).
Grandes projetos:
Ferrovia Norte-Sul: Ferrovia que ligaria a malha viária do Nordeste e do Sudeste,passando por Goiânia( Goiás) e Imperatriz ( Maranhão),aumentando com isso o fluxo de transporte de minerais e produtos agrícolas.
No campo dos projetos,estão as mega empresas,que estão adquirindo linhas férreas,planejando a obtenção de enormes lucros a partir de melhora e ampliação da rede viária.Saindo da estigma de que ferrovias apenas trazem prejuízos,como ocorre atualmente com o governo brasileiro.
Transporte rodoviário:
O transporte rodoviário é o sistema mais utilizado no pais,ele se desenvolveu em meados do século XX,com o crescimento das cidades e o desenvolvimento industrial.O ramo da industria automobilística possuiu um papel fundamental na implantação do modelo industrial no Brasil,a partir da década de 1950
Atualmente de cada 100 quilos de mercadorias e produtos que são transportados, cerca de 60 passam pelas rodovias. Quando nos referimos a transporte de passageiros, a porcentagem é ainda maior, de cada 100 passageiros 90 se deslocam por rodovias.
Pontos fortes:
.flexibilidade de circulação
.Viável no transporte de pequenas quantidades.
Pontos fracos:
Grandes gastos com manutenção dos carros e caminhões,fora a manutenção das estradas,que deve ocorrer de maneira constante.
Altamente poluidora e degradante.
O estado de conservação das estradas impossibilita o cumprimento dos prazos de entrega de produtos e também é um dos responsáveis pelo crescente aumento do número de acidentes.
No Brasil, a malha rodoviária encontra-se organizada pelo plano rodoviário nacional. Partindo de Brasília, são encontradas as rodovias radicais, numeradas de 0 a 100(temos como exemplo a BR 060- que liga Brasília a Goiânia).
As estradas de 100 a 200,possuem traçado norte-sul,como exemplo temos a BR 101,conhecida como rodovia do turismo.No sentido leste-oeste,estão as rodovias de 200 a 300,a mais famosa delas é a transamazônica( BR 230).As ultimas são as diagonais(300 a 400),como a famosa BR 364,que liga Cuiabá( MT) a Porto Velho
( RO),famosa pelas assaltos e mortes nas estradas.Toda a rodovia que liga dois ou mais estados é denominado de rodovia federal.
Os investimentos em transportes, atuando como poderoso fator no espaço econômico,condicionam novos esquemas de divisão geográfica do trabalho , influenciando na localização de atividades industriais,agropecuárias e urbanas.
Tipos de Transporte;
Transporte Ferroviário:
Atualmente o grande destaque no transporte férreo são as chamadas trens bala,que atingem uma velocidade de cerca de 250 km/H,e realizam uma viagem segura e rápida. Alguns países já utilizam essa tecnologia, como o Japão,França,Alemanha e Inglaterra.
Transporte rodoviário:
Meio de transporte mais utilizado no mundo.O transporte rodoviário está crescendo ainda mais,devido aos investimentos em propagando,determinados pela industria automobilística,que inserem os fatores benefícios da obtenção de um automóvel.
Transporte marítimo e fluvial:
Esse sistema de transporte marítimo está presente desde as grandes navegações no período colonial,principalmente entre a Europa e suas regiões coloniais.
As principais rotas de transporte marítimo hoje,passam pelo Atlântico Norte,Canal de Suez,Canal do Panamá e Pacifico Norte.O principal produto transportado é o petróleo( elemento energético de grande valor do mercado internacional).
Os locais que se destacam no transporte fluvial são: EUA(Mississipi-Missouri) e região dos grandes lagos,( América do norte) o Argentina(Bacia do Prata),a África( Rio Nilo) e a Europa( Rio Sena,Volga e Tamisa) e Amazonas.
Hoje nos países mais desenvolvidos vários portos estão virando estaleiros(automação),esse é um fato comum na dinâmica do transporte marítima.
Transporte aéreo:
Utilizado tanto no transporte de carga quanto de passageiros.Devido ao alto grau de modernização,atualmente é o meio de transporte mais seguro.
Os acontecimentos do dia 11 de setembro de 2001 determinam uma ampla crise mundial no setor de aviação.Essa crise recaiu nos preços e no número de vôos comerciais e internacionais.
Transporte No Brasil
Transporte ferroviário: Esse sistema de transporte iniciou sua implantação no final do século XIX,e inicio do XX,a partir da aquisição de tecnologia inglesa.Tinha como fundamento o transporte de carga,principalmente minerais,e transporte de passageiros.
A nossa primeira ferrovia foi construída pela Imperial Companhia de Estradas de Ferro,fundada pelo Visconde de Mauá,ligando o Porto de Mauá,na Baía de Guanabara á Serra da Estrela,no caminho de Petrópolis.
Logo em seguida surgiram outras no Nordeste,e principalmente em São Paulo,para servir a economia cafeeira,em franco desenvolvimento nesse período.
As ferrovias eram em geral construídas ou financiadas pelo capital inglês,que visava apenas a satisfação dos seus interesses comerciais,sem o mínimo de planejamento.
O sistema ferroviário possui uma extensão de cerca de 30 mil quilômetros,bastante concentrada nos estados das regiões Sul e Sudeste.
Pontos fortes:
Meio de transporte altamente viável para levar grandes volumes a longas distancias.
. O material das ferrovias normalmente tem longa vida(trilhas,vagões...).
. Normalmente favorece o desenvolvimento das industrias.
. Gasta pouca energia(energia-percurso).
Pontos fracos:
Intimamente ligados ás condições naturais,relevo,solo.
Não possui flexibilidade na distribuição.
Como grande parte,foi construída há mais de um século,formaram percursos que,hoje,estão fora das principais áreas agrícolas e industriais do país.
Participação pequena das ferrovias no transporte de carga,comparado a outros países continentais( EUA,Rússia)
Em vista desses problemas importantes,a nossa rede ferroviária é deficitária em geral,estando longe do plano ideal,condizente com a necessidade de nossa economia.
No Brasil existe o transporte ferroviário de carga( principalmente minerais para os grandes portos e estaleiros do país) e transporte de passageiros(trens urbanos e metrô).
Grandes projetos:
Ferrovia Norte-Sul: Ferrovia que ligaria a malha viária do Nordeste e do Sudeste,passando por Goiânia( Goiás) e Imperatriz ( Maranhão),aumentando com isso o fluxo de transporte de minerais e produtos agrícolas.
No campo dos projetos,estão as mega empresas,que estão adquirindo linhas férreas,planejando a obtenção de enormes lucros a partir de melhora e ampliação da rede viária.Saindo da estigma de que ferrovias apenas trazem prejuízos,como ocorre atualmente com o governo brasileiro.
Transporte rodoviário:
O transporte rodoviário é o sistema mais utilizado no pais,ele se desenvolveu em meados do século XX,com o crescimento das cidades e o desenvolvimento industrial.O ramo da industria automobilística possuiu um papel fundamental na implantação do modelo industrial no Brasil,a partir da década de 1950
Atualmente de cada 100 quilos de mercadorias e produtos que são transportados, cerca de 60 passam pelas rodovias. Quando nos referimos a transporte de passageiros, a porcentagem é ainda maior, de cada 100 passageiros 90 se deslocam por rodovias.
Pontos fortes:
.flexibilidade de circulação
.Viável no transporte de pequenas quantidades.
Pontos fracos:
Grandes gastos com manutenção dos carros e caminhões,fora a manutenção das estradas,que deve ocorrer de maneira constante.
Altamente poluidora e degradante.
O estado de conservação das estradas impossibilita o cumprimento dos prazos de entrega de produtos e também é um dos responsáveis pelo crescente aumento do número de acidentes.
No Brasil, a malha rodoviária encontra-se organizada pelo plano rodoviário nacional. Partindo de Brasília, são encontradas as rodovias radicais, numeradas de 0 a 100(temos como exemplo a BR 060- que liga Brasília a Goiânia).
As estradas de 100 a 200,possuem traçado norte-sul,como exemplo temos a BR 101,conhecida como rodovia do turismo.No sentido leste-oeste,estão as rodovias de 200 a 300,a mais famosa delas é a transamazônica( BR 230).As ultimas são as diagonais(300 a 400),como a famosa BR 364,que liga Cuiabá( MT) a Porto Velho
( RO),famosa pelas assaltos e mortes nas estradas.Toda a rodovia que liga dois ou mais estados é denominado de rodovia federal.
sábado, 20 de novembro de 2010
Gabarito Lista de exercício III - 2º Ano 4º b.
1) C,C,C,E,E
2) C,C,E,E,E
3) C,E,E,C,C
4) E,E,C,E,E
5) C,C,E,E,C
6) C,C,C,C,E
7) C,E,E,C,C
8) E,C,E,E,E
9) E,E,C,C
10) B
11) E,C,C,E,E
12) C,E,E,C
13) E,E,E
14) D
15) A
2) C,C,E,E,E
3) C,E,E,C,C
4) E,E,C,E,E
5) C,C,E,E,C
6) C,C,C,C,E
7) C,E,E,C,C
8) E,C,E,E,E
9) E,E,C,C
10) B
11) E,C,C,E,E
12) C,E,E,C
13) E,E,E
14) D
15) A
Lista de exercícios III - 2º ano 4º b
1. A barragem do rio descoberto responde por cerca de 60% do abastecimento de água do Distrito Federal. Apesar disso, loteamento irregular, principalmente para população de baixa renda, vem se multiplicando e avançando de forma desordenada sobre as margens dessa represa, considerada área de proteção ambiental. Acerca desse complexo problema social e ambiental, que decorre da ocupação desordenada do espaço. Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) Pode-se identificar na situação descrita o caso de crescimento urbano associado á periferização, como é usual em grandes capitais dos pais.
b) Ao destruírem a vegetação existente ás margens da barragem do Rio Descoberto, os loteamentos irregulares citados podem comprometer a manutenção do volume de água dessa represa.
c) A ocupação, da forma como foi descrita, pode provocar o assoreamento do logo, comprometendo o abastecimento de água no DF.
d) Devido á riqueza de bacias hidrográficas, o DF é uma das poucas regiões do país que não apresentará problemas de abastecimentos de água no futuro.
e) O relevo propicia a dispersão dos cursos dos rios, originando-se afluentes pertencentes a bacias hidrográficas fora dos limites do Distrito Federal.
2. Brasília significa uma importante realização do urbanismo no século XX. Atualmente o poder público detém a propriedade da maior parte das terras do Distrito Federal e possui a exclusividade das ações do planejamento. Concernente á urbanização do DF julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) O sitio urbano de Brasília foi escolhido com base em fatores econômicos e científicos, bem como nas condições de clima e beleza.
b) A preservação do aspecto límpido do plano original foi possível por meio da estratégia comum a todos os governos, tanto militares como civis, qual seja a de “preservar” segregando especial e socialmente a população de baixa renda.
c) Atualmente cerca de 50% da população do DF, residem em cidades, que desenvolvem funções econômicas e políticas independentes do Plano Piloto.
d) No plano original, os sítios urbanos das cidades foram planejados para receber elevado contingente populacionais.
e) A localização da nova Capital brasileira foi escolhida por ser o centro geográfico do país.
3 – Brasilia é fruto de um sonho político: o da transferência da capital para o interior do país. Essa imaginação cultivada pelas elites do país teve uma longa historia, que culminou em 1960. A respeito dos fatos que antecederam a criação de Brasília bem como seu desdobramento atual. Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) O conhecido sonho de Dom Bosco permaneceu no imaginário dos inventores de Brasília como uma inspiração de ocupação do interior do país.
b) A proposta efetiva da transferência da capital, como já se fizera no período colonial, de salvador para o rio de janeiro, não alterou a dinâmica econômica da região em torno da qual a nova capital foi implantada.
c) Juscelino Kubistchek, ao encaminhar o projeto de construção de Brasília, enfrentou apenas resistências políticas internas diante da grandeza dos seus objetivos.
d) A organização social e política do atual centro-oeste brasileiro antes da transferência da capital para Brasília estavam marcadas pelo seu isolamento em relação ao próprio país.
e) A saga das famílias que vieram para a construção de Brasília, envolvendo migrações internas e a figura do candango, traduz o alto impacto social gerado em regiões de imigrantes, bem como permite a construção de certa dimensão épica atribuída à fundação da cidade.
4 – instituido por lei federal, o DF possui importantes particularidades, tanto juridica quanto geografica, em relação aos estados brasileiros, para a organização doseu territorio. A respeito dessa organização, julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) O DF poderá ser organizado em municípios, subdivisões política de cidades-satélites.
b) A região administrativa de Brasília, além de ser capital federal é também a capital do DF integrado do entorno e DF
c) A região integrada do DF e entorno (RIDE) compõe uma região metropolitana com características heterogêneas quanto a crescimento demográfico, índice de oferta de emprego e população economicamente ativa.
d) A consolidação de Brasília como centro político e administrativo ocorreu a partir de 1980, devido à expansão de suas bases econômicas primárias e secundárias.
e) O DF, regido por lei orgânica, não pode legislar acerca de parcelamento do solo, o que tem agravado o surgimento de invasões e loteamento irregulares no Plano Piloto.
5 – Sobre Brasília, julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) Brasília é uma das 27 unidades da federação, apresenta certa autonomia no executivo e legislativo.
b) Em Brasília, existe claramente a formação de duas grandes alas políticas, de um lado à direita, sob a liderança do PMDB e do outro a esquerda, sob a liderança do PT.
c) Brasília é organizada no centro do poder e nas cidades satélites.
d) Não existe segregação social, econômica e política no DF, esse fato foi levado em conta na política de planejamento territorial, baseado na idéia de uma cidade para todos.
e) No interior do quadrilátero que forma o Distrito Federal, existi apenas um município, chamado Brasília.
6 – A intenção de contruir uma cidade planejada como Brasília dentro de um país dependente e com graves problemas economicos e sociais provoca especificidades no processo de formação desse espaço. Com base nesta afirmação e nos conhecimentos sobre os espaços geograficos do DF,
Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) A expulsão de considerável contingente de população de baixa renda para além dos limites do DF é uma das conseqüências do esquema monopólico de licitação das terras do DF.
b) A espacialização do DF, com a formação de assentamentos urbanos, tem modelo conturbado.
c) A ocupação urbana da periferia goiana fez surgi um movimento migratório no DF.
d) As três reservas ecológicas e as seis áreas de proteção ambiental do DF revelam a preocupação da intervenção planejada com a preservação ambiental.
e) Os cerrados, vegetação predominante do DF, abrigam pouca diversidade de espécie nativa e, por isto, estão bastante preservadas.
7- O clima do DF enquadra-se entre os chamados climas tropical de savana e temperado chuvoso de inverno seco, embora possa a ser geneticamente classificado como clima tropical. Duas estações são bem definidas: uma chuvosa e quente, que dura normalmente de outubro à abril, e outra, fria e seca, no periodo de maio a setembro. A temperatura média anual gira em torno de 20,5º C e a umidade do ar é bastante baixa , oscilando entre 25% no inverno e beirando os 70% no verão. A prescipitação pluviometrica anual não chega a alcançar os 2.000mm, com base nos aspectos fisicos, julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) O solo de Brasília é latossolo, caracterizando pela profundidade e pelo alto grau de acidez (PH < 7).
b) Devido à baixíssima incidência de chuvas, a vegetação de Brasília esta transformando em caatinga.
c) O período de seca intensa que ocorre entre os meses de maio a setembro determina que o setor agrícola brasiliense seja inexpressivo, sendo necessário que a região importante produtos primários de unidades vizinhas como Goiás e Minas Gerais.
d) Segundo Koppen, o clima de Brasília é tropical.
e) Brasília se localiza em uma área de planalto, isso faz com que as noites sejam mais frias, desenvolvendo uma diferença térmica considerável entre o dia e a noite.
8 – Sobre os Aspectos fisicos do DF. Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) No DF, as chapadas constituem barreiras que impedem o estabelecimento de uma de estradas, dificultando o desenvolvimento industrial da região.
b) O clima típico da região é o tropical, com duas estações bem definidas, tendo nos meses de setembro a fevereiro, os períodos de maior precipitação.
c) A vegetação predominante na capital é o campo limpo, caracterizado pela presença de gramíneas associadas a algumas arvores.
d) O solo do DF é naturalmente viável para a agricultura, proporcionando com isso ampla utilização.
e) O relevo da região é baixo, com grande presença de planície.
9 – Uma pesquisa realizada entre 1990 e 1995, pelo Centro Scalabriano de Estudos Migratorios (CSEM), mostrou que 27,77% dos estrangeiros atendidos pelo centro no DF tinha curso superios e que os outros 40,33% haviam completo ensino medio. A irmã Rosita, do CSEM, acredita aque estrangeiros vem as DF por causa da universidade. Não que todos venha estudar, mas vem para isso; acabam falando bem da região ajudando outras pessoas a se instalarem. “O estudo é o elemento condutor do estrangeiro ate aqui”, diz a religiosa. A cerca do tema referido nos texto acima julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) A migração, para ser considerada como tal, deve ter caráter permanente.
b) A migração inter-regional no Brasil é inexistente.
c) Além dos mencionados imigrantes em Brasília, os pais ainda atraem população estrangeira para outras cidades.
d) O DF, cuja qualidade de vida, em média e mais elevada que no restante do país, atrai mão-de-obra estrangeira com um bom nível educacional e com desejo de aperfeiçoamento profissional por meio do sistema universitário.
10 – O DF está dividido em Regiões Administrativas (RAs), importantes no planejamento e na gestão de seu territorio. Embora não sejam dotadas de autonomia politica, as Regioes Adminsitrativas atuam como se fosse prefeituras que administram as respectivas áreas de atuação. Embasado nessas informações, analise as alternativa abaixo e assinale entre elas a única correta.
a) Implantado recentemente o setor de indústria de São Sebastião já se destaca como importante pólo industrial no Centro-Oeste.
b) Na RA de Brasília, localiza-se a sede do governo.
c) A RA de Taguatinga concentra a maior parte da população do DF.
d) O Governo do DF tem seu limite de atuação restrito à RA de Brasília.
e) O conjunto de RA do Distrito Federal também abrange o Entorno, apesar de elas estarem localizadas além dos limites territoriais do DF.
11 – A historia da ocupação da região Centro-Centro esta intimamente relacionada à expansão da fronteira agricola. Julgue os itens que se seguem com relação ao processo de ocupação dessa região.
a) No Estado Novo, o governo federal criou um programa de colonização denominado Macha para o Oeste, que povou o campo e criou cidades nessa região.
b) A implantação de grandes lavouras comerciais de grão trouxe para a região Centro Oestes migrantes vindos do sul do país.
c) No recente processo de modernização, a intensificação da produção agrícola na região centro oeste vem trazendo impactos ambientes decorrente, por exemplo, do uso da irrigação.
d) Uma das dificuldades para a ocupação da região centro oeste, a sua aridez, uma vez que a maior parte da água existente nessa região e oriunda de nascentes localizadas nas NE do Brasil.
e) Hoje a maioria dos empregados esta concentrada fora da área do Distrito Federal, área conhecida como entorno do DF.
12 – a cerca da missão Cruls, que laborou o planejamento sobre a demarcação do Quadrilátero por meio de cálculos matemáticos, tendo por base as posições geográficas levantadas em Pirinopoles, Santa Luzia (atual Luziânia) e Formosa, julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) Cruls demarcou a Zona de 14.400km, que oportunamente estabeleceria a área da futura Capital Federal, adotando a forma irregular tomando como limites fronteiras naturais e secas.
b) No interior desse Quadrilátero, coresponde aos 14400 km, estabelecidos na constituição de 1891, não foram encontradas as condições favoráveis de clima de disponibilidade de água e outras riquezas naturais. Por esse motivo, a área demarcada pela Comissão Cruls, foi reduzida para os atuais 5789 km.
c) Após a conclusão das duas Missões chefiada por Luiz Cruls e dos esforços que resultaram em levantamentos precisos e sem precedente quanto à habitabilidade do local, às condições climáticas, às condições hídricas, às condições astronômicas e metereologicas, os presidentes que passaram pela Republica do Brasil deram continuidade ao cumprimento ao art. 3º da Constituição de 1891.
d) A comissão exploradora foi dividida por Cruls em quatro turmas e cada uma foi encarregada de fixar os vértices do Quadrilátero.
13 - Com a mudança da capital do Brasil para o Planalto Central, exercer funções exclusivamente políticas - administrativas, criou-se a expectativa de que a ocupação do Plano Piloto, projetado por Lúcio Costa, alcançaria cerca de 500 mil habitantes quando consolidado. O que ocorre atualmente é um processo absolutamente distinto. A respeito das transformações sócio-espaciais ocorridas no Distrito Federal, julgue os itens que se seguem com C para certo E para errado.
a) No DF, as crescentes taxas de desemprego estão associadas ao processo de fechamento dos postos de trabalho urbano, que atinge apenas trabalhadores com pouca ou nenhuma possibilidade de ascensão social, como moradores de rua e iletrados.
b) No DF, o ritmo de crescimento populacional elevado relaciona-se principalmente ao crescimento dos setores industrial e agropecuário, com fortes efeitos positivos nos setores comerciais e nos serviços privados.
c) A construção de Brasília (1956-1960) acentuou a ocupação da região Centro-Oeste com área de expansão da fronteira agrícola, que já vinha ocorrendo desde os anos 40 do século passado, devido ao fato de que as terras eram mais baratas para a produção de culturas de exportação.
14 - O Distrito Federal e a região do seu Entorno imediato têm experimentado um grande crescimento populacional. Novas áreas e novos assentamentos têm surgido e se consolidado nos últimos anos, atestando um veloz processo de expansão urbana. Com respeito às conseqüências do aumento populacional nessa região. Analise as alternativas abaixo e assinale, entre elas, a única CORRETA.
a) Pode-se apontar o crescimento vegetativo da população como único fator gerador do aumento populacional verificado nesses últimos anos, nas áreas do DF e Entorno.
b) Diante do processo de expansão urbana no DF, desapareceu a atividade de produção agropecuária, que, em conseqüência, foi “empurrada” para além dos limites do quadrilátero.
c) O crescimento industrial é o principal causador dos desequilíbrios ambientais existentes no Distrito Federal.
d) Os núcleos populacionais do DF seguem a tendência das grandes cidades brasileiras, apresentando problemas aliados ao seu crescimento, como as invasões de áreas para moradias, o subemprego, o desemprego e a crescente violência urbana.
e) A disponibilidade de serviços à população, como, exemplo, abastecimento de água, saneamento, limpeza urbana e saúde pública, têm acompanhado, sem grandes defasagens, o ritmo de crescimento populacional, o que proporciona uma excelente qualidade de vida nas diversas áreas do Distrito Federal e Entorno.
15 - A partir da década de 1970, o Governo Federal passou a intervir, de forma mais decisiva, na Região Centro-Oeste. Programas e planos contemplaram a região, concedendo incentivos e atraindo investidores para numerosos setores da sua economia.
Assinale a alternativa que Não apresenta um objetivo desses programas e planos regionais.
a) O acirramento de conflitos pela posse da terra entre grandes proprietários e empresários agrícolas.
b) A execução de grandes projetos agropecuários com base em incentivos fiscais.
c) A ampliação da fronteira agrícola com a incorporação de novos espaços produtivos.
d) O aumento do rendimento agrícola graças à introdução de técnicas mais eficientes.
e) A ampliação da infra-estrutura viária e a construção de hidrelétricas.
a) Pode-se identificar na situação descrita o caso de crescimento urbano associado á periferização, como é usual em grandes capitais dos pais.
b) Ao destruírem a vegetação existente ás margens da barragem do Rio Descoberto, os loteamentos irregulares citados podem comprometer a manutenção do volume de água dessa represa.
c) A ocupação, da forma como foi descrita, pode provocar o assoreamento do logo, comprometendo o abastecimento de água no DF.
d) Devido á riqueza de bacias hidrográficas, o DF é uma das poucas regiões do país que não apresentará problemas de abastecimentos de água no futuro.
e) O relevo propicia a dispersão dos cursos dos rios, originando-se afluentes pertencentes a bacias hidrográficas fora dos limites do Distrito Federal.
2. Brasília significa uma importante realização do urbanismo no século XX. Atualmente o poder público detém a propriedade da maior parte das terras do Distrito Federal e possui a exclusividade das ações do planejamento. Concernente á urbanização do DF julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) O sitio urbano de Brasília foi escolhido com base em fatores econômicos e científicos, bem como nas condições de clima e beleza.
b) A preservação do aspecto límpido do plano original foi possível por meio da estratégia comum a todos os governos, tanto militares como civis, qual seja a de “preservar” segregando especial e socialmente a população de baixa renda.
c) Atualmente cerca de 50% da população do DF, residem em cidades, que desenvolvem funções econômicas e políticas independentes do Plano Piloto.
d) No plano original, os sítios urbanos das cidades foram planejados para receber elevado contingente populacionais.
e) A localização da nova Capital brasileira foi escolhida por ser o centro geográfico do país.
3 – Brasilia é fruto de um sonho político: o da transferência da capital para o interior do país. Essa imaginação cultivada pelas elites do país teve uma longa historia, que culminou em 1960. A respeito dos fatos que antecederam a criação de Brasília bem como seu desdobramento atual. Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) O conhecido sonho de Dom Bosco permaneceu no imaginário dos inventores de Brasília como uma inspiração de ocupação do interior do país.
b) A proposta efetiva da transferência da capital, como já se fizera no período colonial, de salvador para o rio de janeiro, não alterou a dinâmica econômica da região em torno da qual a nova capital foi implantada.
c) Juscelino Kubistchek, ao encaminhar o projeto de construção de Brasília, enfrentou apenas resistências políticas internas diante da grandeza dos seus objetivos.
d) A organização social e política do atual centro-oeste brasileiro antes da transferência da capital para Brasília estavam marcadas pelo seu isolamento em relação ao próprio país.
e) A saga das famílias que vieram para a construção de Brasília, envolvendo migrações internas e a figura do candango, traduz o alto impacto social gerado em regiões de imigrantes, bem como permite a construção de certa dimensão épica atribuída à fundação da cidade.
4 – instituido por lei federal, o DF possui importantes particularidades, tanto juridica quanto geografica, em relação aos estados brasileiros, para a organização doseu territorio. A respeito dessa organização, julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) O DF poderá ser organizado em municípios, subdivisões política de cidades-satélites.
b) A região administrativa de Brasília, além de ser capital federal é também a capital do DF integrado do entorno e DF
c) A região integrada do DF e entorno (RIDE) compõe uma região metropolitana com características heterogêneas quanto a crescimento demográfico, índice de oferta de emprego e população economicamente ativa.
d) A consolidação de Brasília como centro político e administrativo ocorreu a partir de 1980, devido à expansão de suas bases econômicas primárias e secundárias.
e) O DF, regido por lei orgânica, não pode legislar acerca de parcelamento do solo, o que tem agravado o surgimento de invasões e loteamento irregulares no Plano Piloto.
5 – Sobre Brasília, julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) Brasília é uma das 27 unidades da federação, apresenta certa autonomia no executivo e legislativo.
b) Em Brasília, existe claramente a formação de duas grandes alas políticas, de um lado à direita, sob a liderança do PMDB e do outro a esquerda, sob a liderança do PT.
c) Brasília é organizada no centro do poder e nas cidades satélites.
d) Não existe segregação social, econômica e política no DF, esse fato foi levado em conta na política de planejamento territorial, baseado na idéia de uma cidade para todos.
e) No interior do quadrilátero que forma o Distrito Federal, existi apenas um município, chamado Brasília.
6 – A intenção de contruir uma cidade planejada como Brasília dentro de um país dependente e com graves problemas economicos e sociais provoca especificidades no processo de formação desse espaço. Com base nesta afirmação e nos conhecimentos sobre os espaços geograficos do DF,
Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) A expulsão de considerável contingente de população de baixa renda para além dos limites do DF é uma das conseqüências do esquema monopólico de licitação das terras do DF.
b) A espacialização do DF, com a formação de assentamentos urbanos, tem modelo conturbado.
c) A ocupação urbana da periferia goiana fez surgi um movimento migratório no DF.
d) As três reservas ecológicas e as seis áreas de proteção ambiental do DF revelam a preocupação da intervenção planejada com a preservação ambiental.
e) Os cerrados, vegetação predominante do DF, abrigam pouca diversidade de espécie nativa e, por isto, estão bastante preservadas.
7- O clima do DF enquadra-se entre os chamados climas tropical de savana e temperado chuvoso de inverno seco, embora possa a ser geneticamente classificado como clima tropical. Duas estações são bem definidas: uma chuvosa e quente, que dura normalmente de outubro à abril, e outra, fria e seca, no periodo de maio a setembro. A temperatura média anual gira em torno de 20,5º C e a umidade do ar é bastante baixa , oscilando entre 25% no inverno e beirando os 70% no verão. A prescipitação pluviometrica anual não chega a alcançar os 2.000mm, com base nos aspectos fisicos, julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) O solo de Brasília é latossolo, caracterizando pela profundidade e pelo alto grau de acidez (PH < 7).
b) Devido à baixíssima incidência de chuvas, a vegetação de Brasília esta transformando em caatinga.
c) O período de seca intensa que ocorre entre os meses de maio a setembro determina que o setor agrícola brasiliense seja inexpressivo, sendo necessário que a região importante produtos primários de unidades vizinhas como Goiás e Minas Gerais.
d) Segundo Koppen, o clima de Brasília é tropical.
e) Brasília se localiza em uma área de planalto, isso faz com que as noites sejam mais frias, desenvolvendo uma diferença térmica considerável entre o dia e a noite.
8 – Sobre os Aspectos fisicos do DF. Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) No DF, as chapadas constituem barreiras que impedem o estabelecimento de uma de estradas, dificultando o desenvolvimento industrial da região.
b) O clima típico da região é o tropical, com duas estações bem definidas, tendo nos meses de setembro a fevereiro, os períodos de maior precipitação.
c) A vegetação predominante na capital é o campo limpo, caracterizado pela presença de gramíneas associadas a algumas arvores.
d) O solo do DF é naturalmente viável para a agricultura, proporcionando com isso ampla utilização.
e) O relevo da região é baixo, com grande presença de planície.
9 – Uma pesquisa realizada entre 1990 e 1995, pelo Centro Scalabriano de Estudos Migratorios (CSEM), mostrou que 27,77% dos estrangeiros atendidos pelo centro no DF tinha curso superios e que os outros 40,33% haviam completo ensino medio. A irmã Rosita, do CSEM, acredita aque estrangeiros vem as DF por causa da universidade. Não que todos venha estudar, mas vem para isso; acabam falando bem da região ajudando outras pessoas a se instalarem. “O estudo é o elemento condutor do estrangeiro ate aqui”, diz a religiosa. A cerca do tema referido nos texto acima julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) A migração, para ser considerada como tal, deve ter caráter permanente.
b) A migração inter-regional no Brasil é inexistente.
c) Além dos mencionados imigrantes em Brasília, os pais ainda atraem população estrangeira para outras cidades.
d) O DF, cuja qualidade de vida, em média e mais elevada que no restante do país, atrai mão-de-obra estrangeira com um bom nível educacional e com desejo de aperfeiçoamento profissional por meio do sistema universitário.
10 – O DF está dividido em Regiões Administrativas (RAs), importantes no planejamento e na gestão de seu territorio. Embora não sejam dotadas de autonomia politica, as Regioes Adminsitrativas atuam como se fosse prefeituras que administram as respectivas áreas de atuação. Embasado nessas informações, analise as alternativa abaixo e assinale entre elas a única correta.
a) Implantado recentemente o setor de indústria de São Sebastião já se destaca como importante pólo industrial no Centro-Oeste.
b) Na RA de Brasília, localiza-se a sede do governo.
c) A RA de Taguatinga concentra a maior parte da população do DF.
d) O Governo do DF tem seu limite de atuação restrito à RA de Brasília.
e) O conjunto de RA do Distrito Federal também abrange o Entorno, apesar de elas estarem localizadas além dos limites territoriais do DF.
11 – A historia da ocupação da região Centro-Centro esta intimamente relacionada à expansão da fronteira agricola. Julgue os itens que se seguem com relação ao processo de ocupação dessa região.
a) No Estado Novo, o governo federal criou um programa de colonização denominado Macha para o Oeste, que povou o campo e criou cidades nessa região.
b) A implantação de grandes lavouras comerciais de grão trouxe para a região Centro Oestes migrantes vindos do sul do país.
c) No recente processo de modernização, a intensificação da produção agrícola na região centro oeste vem trazendo impactos ambientes decorrente, por exemplo, do uso da irrigação.
d) Uma das dificuldades para a ocupação da região centro oeste, a sua aridez, uma vez que a maior parte da água existente nessa região e oriunda de nascentes localizadas nas NE do Brasil.
e) Hoje a maioria dos empregados esta concentrada fora da área do Distrito Federal, área conhecida como entorno do DF.
12 – a cerca da missão Cruls, que laborou o planejamento sobre a demarcação do Quadrilátero por meio de cálculos matemáticos, tendo por base as posições geográficas levantadas em Pirinopoles, Santa Luzia (atual Luziânia) e Formosa, julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) Cruls demarcou a Zona de 14.400km, que oportunamente estabeleceria a área da futura Capital Federal, adotando a forma irregular tomando como limites fronteiras naturais e secas.
b) No interior desse Quadrilátero, coresponde aos 14400 km, estabelecidos na constituição de 1891, não foram encontradas as condições favoráveis de clima de disponibilidade de água e outras riquezas naturais. Por esse motivo, a área demarcada pela Comissão Cruls, foi reduzida para os atuais 5789 km.
c) Após a conclusão das duas Missões chefiada por Luiz Cruls e dos esforços que resultaram em levantamentos precisos e sem precedente quanto à habitabilidade do local, às condições climáticas, às condições hídricas, às condições astronômicas e metereologicas, os presidentes que passaram pela Republica do Brasil deram continuidade ao cumprimento ao art. 3º da Constituição de 1891.
d) A comissão exploradora foi dividida por Cruls em quatro turmas e cada uma foi encarregada de fixar os vértices do Quadrilátero.
13 - Com a mudança da capital do Brasil para o Planalto Central, exercer funções exclusivamente políticas - administrativas, criou-se a expectativa de que a ocupação do Plano Piloto, projetado por Lúcio Costa, alcançaria cerca de 500 mil habitantes quando consolidado. O que ocorre atualmente é um processo absolutamente distinto. A respeito das transformações sócio-espaciais ocorridas no Distrito Federal, julgue os itens que se seguem com C para certo E para errado.
a) No DF, as crescentes taxas de desemprego estão associadas ao processo de fechamento dos postos de trabalho urbano, que atinge apenas trabalhadores com pouca ou nenhuma possibilidade de ascensão social, como moradores de rua e iletrados.
b) No DF, o ritmo de crescimento populacional elevado relaciona-se principalmente ao crescimento dos setores industrial e agropecuário, com fortes efeitos positivos nos setores comerciais e nos serviços privados.
c) A construção de Brasília (1956-1960) acentuou a ocupação da região Centro-Oeste com área de expansão da fronteira agrícola, que já vinha ocorrendo desde os anos 40 do século passado, devido ao fato de que as terras eram mais baratas para a produção de culturas de exportação.
14 - O Distrito Federal e a região do seu Entorno imediato têm experimentado um grande crescimento populacional. Novas áreas e novos assentamentos têm surgido e se consolidado nos últimos anos, atestando um veloz processo de expansão urbana. Com respeito às conseqüências do aumento populacional nessa região. Analise as alternativas abaixo e assinale, entre elas, a única CORRETA.
a) Pode-se apontar o crescimento vegetativo da população como único fator gerador do aumento populacional verificado nesses últimos anos, nas áreas do DF e Entorno.
b) Diante do processo de expansão urbana no DF, desapareceu a atividade de produção agropecuária, que, em conseqüência, foi “empurrada” para além dos limites do quadrilátero.
c) O crescimento industrial é o principal causador dos desequilíbrios ambientais existentes no Distrito Federal.
d) Os núcleos populacionais do DF seguem a tendência das grandes cidades brasileiras, apresentando problemas aliados ao seu crescimento, como as invasões de áreas para moradias, o subemprego, o desemprego e a crescente violência urbana.
e) A disponibilidade de serviços à população, como, exemplo, abastecimento de água, saneamento, limpeza urbana e saúde pública, têm acompanhado, sem grandes defasagens, o ritmo de crescimento populacional, o que proporciona uma excelente qualidade de vida nas diversas áreas do Distrito Federal e Entorno.
15 - A partir da década de 1970, o Governo Federal passou a intervir, de forma mais decisiva, na Região Centro-Oeste. Programas e planos contemplaram a região, concedendo incentivos e atraindo investidores para numerosos setores da sua economia.
Assinale a alternativa que Não apresenta um objetivo desses programas e planos regionais.
a) O acirramento de conflitos pela posse da terra entre grandes proprietários e empresários agrícolas.
b) A execução de grandes projetos agropecuários com base em incentivos fiscais.
c) A ampliação da fronteira agrícola com a incorporação de novos espaços produtivos.
d) O aumento do rendimento agrícola graças à introdução de técnicas mais eficientes.
e) A ampliação da infra-estrutura viária e a construção de hidrelétricas.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Gabarito lista de exercício III - 3º ano EM - 4º bimestre
1-
a) Preservação e uso racional dos recursos naturais.
b) Genética biodiversidade.
2- V F F V
3- b) I, III e IV.
4-
a) O protocolo exige mudanças nos sistemas de produção econômica, principalmente na indústria.
b) Pode ganhar com a troca de certificados de emissão a partir de fixação de gás carbônico (evitando a derrubada de mata).
5- a
6- d
7- c
8- b
9- a
10- Soma ( ) 01 + 02 + 04 + 08 + 32 = 47
11- d
12- a
13- d
14- a
15- Soma ( ) 01 + 04 + 08 + 16 = 29
a) Preservação e uso racional dos recursos naturais.
b) Genética biodiversidade.
2- V F F V
3- b) I, III e IV.
4-
a) O protocolo exige mudanças nos sistemas de produção econômica, principalmente na indústria.
b) Pode ganhar com a troca de certificados de emissão a partir de fixação de gás carbônico (evitando a derrubada de mata).
5- a
6- d
7- c
8- b
9- a
10- Soma ( ) 01 + 02 + 04 + 08 + 32 = 47
11- d
12- a
13- d
14- a
15- Soma ( ) 01 + 04 + 08 + 16 = 29
LISTA DE EXERCICIOS III 3º ANO EM 4º B
1- Por ocasião da Conferência do Rio sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, realizada durante a ECO-92, os Estados Unidos propuseram a alguns países da América Latina a criação de um Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais.
a) Por que as questões ambientais são vistas hoje em dia na perspectiva de "Mudanças Globais"?
b) Dê dois exemplos que justifiquem a resposta que você deu ao item a.
2-A poluição atmosférica foi, indiscutivelmente, a questão mais controvertida da Conferência no Rio sobre Meio Ambiente, quer do ponto de vista ecológico, quer do ponto de vista político. De fato, o principal desafio em matéria de poluição atmosférica é o controle das emissões de gases pelas indústrias e pelos automóveis, que causam chuva ácida e contribuem de maneira preponderante para o efeito estufa. Esta questão, inclusive, é de suma importância para pequenos países do Pacífico e Caribe, geralmente minúsculas ilhas, que poderão desaparecer na hipótese de o nível dos mares aumentar em decorrência do degelo das calotas polares provocado pelo efeito estufa.
Geraldo Eulálio do N. Silva. Direito Ambiental Internacional.
Rio de Janeiro: Thex, 1995 (com adaptações).
Com o auxílio do texto, julgue os itens seguintes.
(1) Apesar da conseqüência negativa citada no texto, em condições de equilíbrio o efeito estufa desempenha a importante função de manter o planeta aquecido.
(2) Acidentes ecológicos, como o grande incêndio ocorrido no início deste ano em Roraima, são os principais responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.
(3) Devido à impossibilidade de quebra da soberania nacional, a poluição atmosférica é um assunto interno de cada país.
(4) No Brasil, o polêmico rodízio de automóveis implantado na cidade de São Paulo pode ser considerado uma tentativa local de resposta ao desafio mencionado no texto.
3- As afirmações seguintes relacionam-se a acordos internacionais - Rio de Janeiro (1992) e Kyoto (1997) - para redução da emissão de gases que intensificam o efeito-estufa (gases-estufa).
I. Os Estados Unidos, destaque nas negociações, são o principal país a emitir gases-estufa devido ao grande volume de sua atividade econômica.
II. O Brasil propôs, no Rio de Janeiro, que um país possa comprar, de outro, parte da cota de emissão de gases-estufa.
III. Os acordos internacionais esbarram em interesses dos produtores de petróleo e de automóveis.
IV. Os países, em Kyoto, concordaram em diminuir, no início do século XXI, a emissão de gases-estufa.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) I, II, III e IV.
d) II e IV.
e) II, III e IV.
4- Analise os mapas e responda:
a) Por que a Convenção de Mudanças Climáticas foi ratificada pela maioria dos países e o mesmo não aconteceu com o Protocolo de Kyoto?
b) Quais perspectivas de comércio internacional são abertas para o Brasil com o Protocolo de Kyoto?
5- O Protocolo de Kyoto foi aprovado em julho de 2001, em Bonn, na Alemanha, após reuniões nas quais compareceram representantes de cerca de 180 países. Esse Protocolo, que prevê uma redução, entre 2008 e 2012, de 5% nos níveis de gás carbônico emitido pelos países industrializados, poderá se constituir em importante instrumento do direito ambiental internacional no século XXI.
Considerando-se as principais conclusões do Encontro de Bonn e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que
a) o Brasil, ao investir em tecnologia limpa, com a construção de várias usinas termelétricas, está colaborando para a preservação ambiental, reduzindo a emissão de CO‚ e contribuindo, assim, para amenizar o efeito estufa.
b) o Governo Bush, discordando dos termos do Protocolo, considerou excessivos, para a economia americana, os custos da redução da poluição e da queima de derivados de petróleo.
c) os países em desenvolvimento poderão se beneficiar financeiramente e contribuir para a redução do efeito estufa, caso adotem uma política de reflorestamento para absorver CO‚.
d) os países ricos foram os principais poluidores até o momento, devendo, por isso mesmo, se obrigar, mais que os outros, a cumprir metas de redução de níveis de emissão de poluentes.
6- Considere as afirmativas a seguir, relacionadas a questões ambientais globais.
I - Nas últimas décadas, as inovações introduzidas no setor primário com vistas ao aumento da produtividade têm provocado a homogeneização das espécies vegetais e animais e a sua vulnerabilidade a pragas e doenças.
II - A água do nosso planeta vem sendo mal utilizada pelo homem. Embora ainda exista abundância de água doce em algumas regiões, como na Bacia Amazônica, em outras, como no Oriente Médio, sua escassez pode gerar problemas geopolíticos.
III- A intensificação do efeito estufa, durante os últimos duzentos anos, causou o aumento da temperatura média do planeta em 5°C.
Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) Apenas II e III
7- Em 2006, foi realizada uma conferencia das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico, também denominado e-waste. Na ocasião, destacou-se a necessidade de os países em desenvolvimento serem protegidos das doações nem sempre bem-intencionadas dos países mais ricos. Uma vez descartados ou doados, equipamentos eletrônicos chegam a país em desenvolvimento com rótulo de “ mercadorias recondicionadas “ , mas acabam deteriorando-se em lixões, liberando chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos.
A discussão dos problemas associados ao e-waste leva à conclusão de que:
a) Os países que se encontram em processo de industrialização necessitam de matérias-primas recicladas oriundas dos países mais ricos;
b) O objetivo dos países ricos, ao enviarem mercadorias recondicionadas para os países em desenvolvimento, é o de conquistar mercados consumidores para seus produtos;
c) O avanço rápido do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos em pouco tempo, é um fator que deve ser considerado em políticas ambientais;
d) O excesso de mercadorias recondicionadas enviadas para os países em desenvolvimento é armazenado em lixões apropriados;
e) As mercadorias recondicionadas oriundas de países ricos melhoram muito o padrão de vida da população dos países em desenvolvimento.
8- O texto que se segue servirá de suporte a questão.
China será maior emissora de carbono. O crescimento chinês é movido pelo carvão, combustível “sujo”.
Um dia depois do inicio da Conferência Internacional sobre mudança Climática em Nairóbi, a IEA ( Agência Internacional de Energia) divulgou um cenário sombrio para o planeta: a demanda global por energia deve crescer 53% até 2030, e mais de 70% desse crescimento virá dos países em desenvolvimento, como Índia e a China.Esta última deverá passar os EUA na condição de maior emissor de gás carbônico da Terra em 2009- uma década antes do previsto. Os dados são do relatório “Word Energy Outlook 2006 “, lançado em Londres pela IEA no começo deste mês de Novembro.O documento prevê que o crescimento econômico chinês, movido a carvão mineral para geração de eletricidade, tornará a China o principal agente para o aquecimento global. O carvão é o mais “sujo” dos combustíveis fósseis, entre o petróleo, também cresce de forma acelerada: a produção mundial de petróleo, que em 2005 era de 84 milhões de barris por dia, deve chegar a 116 milhões de barris por dia em 2030. Os dados devem esquentar as já tensas negociações que se desenrolam até o dia 17 novembro em Nairóbi sobre o futuro regime internacional de combate às emissões de gases de efeito estufa. Os negociadores de 180 países reunidos no Quênia precisam definir um acordo que dê continuidade ao Protocolo de Kyoto, cujo primeiro período será encerrado em 2012.
Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a : assinale a única alternativa CORRETA.
a) Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a eliminar totalmente as emissões de CFC’s e BrFC’s na camada de ozônio.
b) Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a reduzir coletivamente suas emissões de gases de estufa em 5,2% em relação aos valores de 1990 até, no máximo, 2012.
c) Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a reduzir suas emissões de gases de estufa em 2,2% em relação aos valores de 1997 ( ano em que o Protocolo foi criado).
d) Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a adotar um programa de ação que viabiliza o novo padrão de desenvolvimento ambientalmente racional, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
e) Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a reduzir suas emissões de gases compostos por enxofre em 6% em relação aos valores de 1990 e, conjuntamente, combater as queimadas de florestas.
9- Após a Revolução Industrial, intensificaram-se as agressões ao meio ambiente, provocadas pelo desenvolvimento capitalista e pelas transformações produzidas pela sociedade moderna. Sobre essas transformações é CORRETO afirmar:
a) As chamadas "sociedades de consumo" utilizam maior quantidade de recursos naturais, portanto poluem mais.
b) A poluição das águas dos rios diminuiu consideravelmente com a industrialização, pois, aumentou a produção de biodegradáveis.
c) Os congestionamentos de veículos, a carência de áreas verdes e o excesso de informações visuais nas cidades não são problemas ambientais urbanos.
d) Efeito estufa é o nome dado ao aumento da umidade do ar provocada pela evaporação dos esgotos ao ar livre, aquecidos pela irradiação solar.
e) A poluição atmosférica caracteriza-se pela presença de gases tóxicos e não de partículas sólidas no ar.
10-Sabemos que o mundo atravessa uma crise financeira internacional que aumenta a miséria e a pobreza no Terceiro Mundo; e sacrificamos ainda mais nosso meio ambiente, embora saibamos que a situação pode ser mudada, se empregarmos corretamente as novas tecnologias e conhecimentos. Mas, para isso, temos de encontrar uma nova ética, que inclua, antes de tudo, a relação entre o homem e a natureza.
(NOSSO FUTURO COMUM, p. 77)
O texto anterior e as questões atuais sobre recursos, ambiente e desenvolvimento permitem
afirmar:
(01) A problemática ambiental é inseparável da problemática social, concebendo-se o meio ambiente como um sistema integrado, que engloba elementos físicos, biológicos e sociais.
(02) O desmatamento das florestas tropicais é considerado a causa mais importante dos prejuízos à biodiversidade dos ecossistemas terrestres.
(04) As pressões da pobreza e do aumento populacional favorecem a adoção de políticas de desenvolvimento ecologicamente viáveis, nos países do Terceiro Mundo.
(08) A distribuição geográfica das grandes catástrofes ecológicas mostra sua correlação com o binômio superpopulação-subdesenvolvimento e com a ocupação de áreas de risco por populações cada vez mais numerosas.
(16) No Brasil, a política adotada na gestão dos recursos hídricos garante a proteção das grandes reservas fluviais existentes, impedindo o desperdício e a deposição de lixo nos "corpos de água" (rios, lagos, etc.).
(32) O uso inadequado do solo e os modelos de desenvolvimento regionais, que visam à obtenção de resultados imediatos, contribuem para acelerar os processos de erosão.
(64) Para compensar os problemas ecológicos produzidos pela derrubada e queimada da cobertura vegetal nas áreas tropicais afetadas pela seca, vêm-se introduzindo espécies homogêneas de porte herbáceo.
Soma ( )
11-A destruição dos grandes domínios florestais do planeta não significa apenas o risco de se extinguirem diversas espécies animais e vegetais, a maior parte delas ainda sequer conhecidas e catalogadas pela ciência. O desmatamento em grande escala pode trazer uma série de conseqüências ambientais, como a(o):
a) perenizarão do regime dos cursos e bacias hidrográficas.
b) paralisação dos processos erosivos atuantes na formação de voçorocas.
c) entrada de um maior volume de água das chuvas nos lençóis freáticos.
d) aumento do escoamento das águas pluviais sobre a superfície dos solos.
e) incremento das taxas de umidade do ar nas áreas desflorestadas.
12-Preservar a biodiversidade é condição básica para manter um ambiente sadio no planeta. Esta frase é uma preocupação:
a) mundial porque as espécies levaram milhões de anos para se constituir e podem desaparecer em poucas décadas no mundo se o desmatamento e a poluição indiscriminados tiverem continuidade.
b) mundial porque o desaparecimento das espécies de animais de porte médio e grandes pode ser responsável por problemas alimentares e aumento de pragas pela ruptura da cadeia alimentar.
c) apenas para os países da Europa e dos Estados Unidos que por terem sido industrializados, há muito tempo, destruíram quase totalmente suas florestas temperadas e frias.
d) apenas para os países que se organizaram politicamente em áreas áridas ou semi áridas como Namíbia e que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas.
e) apenas para os países que têm uma tecnologia altamente desenvolvida e que precisam dos organismos vivos fonte original dos princípios ativos.
13-Quanto às questões relativas ao meio ambiente, julgue as afirmativas a seguir:
I. O conceito de recurso natural é sempre o mesmo para qualquer sociedade, independente do seu nível cultural, pois significa bem 'não renovável'.
II. Há uma ligação entre todos os ecossistemas, e a atmosfera do planeta é uma só, assim como as águas e a própria biosfera, por isso a problemática ambiental é planetária.
III. Nas grandes aglomerações urbanas, chove um pouco mais que nas áreas rurais vizinhas, devido à grande quantidade de micro partículas no ar, que facilita a condensação do vapor de água da atmosfera.
Assinale:
a) se for correta apenas a afirmativa I.
b) se forem corretas apenas as afirmativas I e II.
c) se forem corretas apenas as afirmativas I e III.
d) se forem corretas apenas as afirmativas II e III.
e) se forem corretas as afirmativas I, II e III.
14- O meio ambiente nas grandes cidades de países tropicais apresenta várias características singulares. Sobre esse contexto é correto afirmar que:
a) o aumento das superfícies impermeabilizadas facilita a geração de escoamento superficial, contribuindo para a ocorrência de enchentes.
b) o relevo plano das áreas ribeirinhas facilita a sua ocupação, tornando-as aconselháveis para a construção civil.
c) o desmatamento contribui para reduzir as temperaturas locais, já que, sem a vegetação, reforça-se o papel da umidade como regulador térmico.
d) a concentração de gases na atmosfera tem estimulado a redução das temperaturas nestas áreas, apesar de elevar o nível de poluição.
e) as altas temperaturas proporcionam a formação de correntes de ar descendentes, fenômeno que contribui para o aumento das precipitações.
15-"A paisagem é um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais; é formada por frações de ambas, seja quanto ao tamanho, volume, cor, utilidade... Quanto mais complexa a vida social tanto mais nos distanciamos de um mundo natural e nos endereçamos a um mundo artificial...Este parece ser o caminho da evolução. Hoje, por isso, diante de grandes cidades como São Paulo, Nova Iorque, Paris, Londres, Buenos Aires, torna-se difícil distinguir o que é natural do que é artificial..."
(SANTOS, M. METAMORFOSES DO ESPAÇO HABITADO, 1988, p. 64-65)
Considerando as conseqüências dessas transformações sob o enfoque ambiental, é correto afirmar:
(01) O fenômeno das "ilhas de calor" tem como uma das causas a alta capacidade de absorção de calor de muitas superfícies urbanas, como paredes de cimento e ruas asfaltadas.
(02) Todos os resíduos sólidos do lixo urbano se reincorporam rapidamente à terra porque são biodegradáveis.
(04) A impermeabilização dos solos aumenta o volume e a velocidade de escoamento das águas superficiais, ocasionando maior caudal dos rios por ocasião das precipitações.
(08) Nos ambientes urbanos, a inversão térmica, que ocorre geralmente no inverno, ocasiona a retenção de poluentes nas camadas mais baixas da atmosfera.
(16) Embora a água das chuvas tenha normalmente um certo teor de acidez, as chamadas chuvas ácidas são resultantes das precipitações em locais onde a atmosfera está saturada por gases expelidos pelas indústrias e pelos veículos automotores.
Soma ( )
a) Por que as questões ambientais são vistas hoje em dia na perspectiva de "Mudanças Globais"?
b) Dê dois exemplos que justifiquem a resposta que você deu ao item a.
2-A poluição atmosférica foi, indiscutivelmente, a questão mais controvertida da Conferência no Rio sobre Meio Ambiente, quer do ponto de vista ecológico, quer do ponto de vista político. De fato, o principal desafio em matéria de poluição atmosférica é o controle das emissões de gases pelas indústrias e pelos automóveis, que causam chuva ácida e contribuem de maneira preponderante para o efeito estufa. Esta questão, inclusive, é de suma importância para pequenos países do Pacífico e Caribe, geralmente minúsculas ilhas, que poderão desaparecer na hipótese de o nível dos mares aumentar em decorrência do degelo das calotas polares provocado pelo efeito estufa.
Geraldo Eulálio do N. Silva. Direito Ambiental Internacional.
Rio de Janeiro: Thex, 1995 (com adaptações).
Com o auxílio do texto, julgue os itens seguintes.
(1) Apesar da conseqüência negativa citada no texto, em condições de equilíbrio o efeito estufa desempenha a importante função de manter o planeta aquecido.
(2) Acidentes ecológicos, como o grande incêndio ocorrido no início deste ano em Roraima, são os principais responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.
(3) Devido à impossibilidade de quebra da soberania nacional, a poluição atmosférica é um assunto interno de cada país.
(4) No Brasil, o polêmico rodízio de automóveis implantado na cidade de São Paulo pode ser considerado uma tentativa local de resposta ao desafio mencionado no texto.
3- As afirmações seguintes relacionam-se a acordos internacionais - Rio de Janeiro (1992) e Kyoto (1997) - para redução da emissão de gases que intensificam o efeito-estufa (gases-estufa).
I. Os Estados Unidos, destaque nas negociações, são o principal país a emitir gases-estufa devido ao grande volume de sua atividade econômica.
II. O Brasil propôs, no Rio de Janeiro, que um país possa comprar, de outro, parte da cota de emissão de gases-estufa.
III. Os acordos internacionais esbarram em interesses dos produtores de petróleo e de automóveis.
IV. Os países, em Kyoto, concordaram em diminuir, no início do século XXI, a emissão de gases-estufa.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) I, II, III e IV.
d) II e IV.
e) II, III e IV.
4- Analise os mapas e responda:
a) Por que a Convenção de Mudanças Climáticas foi ratificada pela maioria dos países e o mesmo não aconteceu com o Protocolo de Kyoto?
b) Quais perspectivas de comércio internacional são abertas para o Brasil com o Protocolo de Kyoto?
5- O Protocolo de Kyoto foi aprovado em julho de 2001, em Bonn, na Alemanha, após reuniões nas quais compareceram representantes de cerca de 180 países. Esse Protocolo, que prevê uma redução, entre 2008 e 2012, de 5% nos níveis de gás carbônico emitido pelos países industrializados, poderá se constituir em importante instrumento do direito ambiental internacional no século XXI.
Considerando-se as principais conclusões do Encontro de Bonn e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que
a) o Brasil, ao investir em tecnologia limpa, com a construção de várias usinas termelétricas, está colaborando para a preservação ambiental, reduzindo a emissão de CO‚ e contribuindo, assim, para amenizar o efeito estufa.
b) o Governo Bush, discordando dos termos do Protocolo, considerou excessivos, para a economia americana, os custos da redução da poluição e da queima de derivados de petróleo.
c) os países em desenvolvimento poderão se beneficiar financeiramente e contribuir para a redução do efeito estufa, caso adotem uma política de reflorestamento para absorver CO‚.
d) os países ricos foram os principais poluidores até o momento, devendo, por isso mesmo, se obrigar, mais que os outros, a cumprir metas de redução de níveis de emissão de poluentes.
6- Considere as afirmativas a seguir, relacionadas a questões ambientais globais.
I - Nas últimas décadas, as inovações introduzidas no setor primário com vistas ao aumento da produtividade têm provocado a homogeneização das espécies vegetais e animais e a sua vulnerabilidade a pragas e doenças.
II - A água do nosso planeta vem sendo mal utilizada pelo homem. Embora ainda exista abundância de água doce em algumas regiões, como na Bacia Amazônica, em outras, como no Oriente Médio, sua escassez pode gerar problemas geopolíticos.
III- A intensificação do efeito estufa, durante os últimos duzentos anos, causou o aumento da temperatura média do planeta em 5°C.
Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) Apenas II e III
7- Em 2006, foi realizada uma conferencia das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico, também denominado e-waste. Na ocasião, destacou-se a necessidade de os países em desenvolvimento serem protegidos das doações nem sempre bem-intencionadas dos países mais ricos. Uma vez descartados ou doados, equipamentos eletrônicos chegam a país em desenvolvimento com rótulo de “ mercadorias recondicionadas “ , mas acabam deteriorando-se em lixões, liberando chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos.
A discussão dos problemas associados ao e-waste leva à conclusão de que:
a) Os países que se encontram em processo de industrialização necessitam de matérias-primas recicladas oriundas dos países mais ricos;
b) O objetivo dos países ricos, ao enviarem mercadorias recondicionadas para os países em desenvolvimento, é o de conquistar mercados consumidores para seus produtos;
c) O avanço rápido do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos em pouco tempo, é um fator que deve ser considerado em políticas ambientais;
d) O excesso de mercadorias recondicionadas enviadas para os países em desenvolvimento é armazenado em lixões apropriados;
e) As mercadorias recondicionadas oriundas de países ricos melhoram muito o padrão de vida da população dos países em desenvolvimento.
8- O texto que se segue servirá de suporte a questão.
China será maior emissora de carbono. O crescimento chinês é movido pelo carvão, combustível “sujo”.
Um dia depois do inicio da Conferência Internacional sobre mudança Climática em Nairóbi, a IEA ( Agência Internacional de Energia) divulgou um cenário sombrio para o planeta: a demanda global por energia deve crescer 53% até 2030, e mais de 70% desse crescimento virá dos países em desenvolvimento, como Índia e a China.Esta última deverá passar os EUA na condição de maior emissor de gás carbônico da Terra em 2009- uma década antes do previsto. Os dados são do relatório “Word Energy Outlook 2006 “, lançado em Londres pela IEA no começo deste mês de Novembro.O documento prevê que o crescimento econômico chinês, movido a carvão mineral para geração de eletricidade, tornará a China o principal agente para o aquecimento global. O carvão é o mais “sujo” dos combustíveis fósseis, entre o petróleo, também cresce de forma acelerada: a produção mundial de petróleo, que em 2005 era de 84 milhões de barris por dia, deve chegar a 116 milhões de barris por dia em 2030. Os dados devem esquentar as já tensas negociações que se desenrolam até o dia 17 novembro em Nairóbi sobre o futuro regime internacional de combate às emissões de gases de efeito estufa. Os negociadores de 180 países reunidos no Quênia precisam definir um acordo que dê continuidade ao Protocolo de Kyoto, cujo primeiro período será encerrado em 2012.
Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a : assinale a única alternativa CORRETA.
a) Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a eliminar totalmente as emissões de CFC’s e BrFC’s na camada de ozônio.
b) Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a reduzir coletivamente suas emissões de gases de estufa em 5,2% em relação aos valores de 1990 até, no máximo, 2012.
c) Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a reduzir suas emissões de gases de estufa em 2,2% em relação aos valores de 1997 ( ano em que o Protocolo foi criado).
d) Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a adotar um programa de ação que viabiliza o novo padrão de desenvolvimento ambientalmente racional, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
e) Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a reduzir suas emissões de gases compostos por enxofre em 6% em relação aos valores de 1990 e, conjuntamente, combater as queimadas de florestas.
9- Após a Revolução Industrial, intensificaram-se as agressões ao meio ambiente, provocadas pelo desenvolvimento capitalista e pelas transformações produzidas pela sociedade moderna. Sobre essas transformações é CORRETO afirmar:
a) As chamadas "sociedades de consumo" utilizam maior quantidade de recursos naturais, portanto poluem mais.
b) A poluição das águas dos rios diminuiu consideravelmente com a industrialização, pois, aumentou a produção de biodegradáveis.
c) Os congestionamentos de veículos, a carência de áreas verdes e o excesso de informações visuais nas cidades não são problemas ambientais urbanos.
d) Efeito estufa é o nome dado ao aumento da umidade do ar provocada pela evaporação dos esgotos ao ar livre, aquecidos pela irradiação solar.
e) A poluição atmosférica caracteriza-se pela presença de gases tóxicos e não de partículas sólidas no ar.
10-Sabemos que o mundo atravessa uma crise financeira internacional que aumenta a miséria e a pobreza no Terceiro Mundo; e sacrificamos ainda mais nosso meio ambiente, embora saibamos que a situação pode ser mudada, se empregarmos corretamente as novas tecnologias e conhecimentos. Mas, para isso, temos de encontrar uma nova ética, que inclua, antes de tudo, a relação entre o homem e a natureza.
(NOSSO FUTURO COMUM, p. 77)
O texto anterior e as questões atuais sobre recursos, ambiente e desenvolvimento permitem
afirmar:
(01) A problemática ambiental é inseparável da problemática social, concebendo-se o meio ambiente como um sistema integrado, que engloba elementos físicos, biológicos e sociais.
(02) O desmatamento das florestas tropicais é considerado a causa mais importante dos prejuízos à biodiversidade dos ecossistemas terrestres.
(04) As pressões da pobreza e do aumento populacional favorecem a adoção de políticas de desenvolvimento ecologicamente viáveis, nos países do Terceiro Mundo.
(08) A distribuição geográfica das grandes catástrofes ecológicas mostra sua correlação com o binômio superpopulação-subdesenvolvimento e com a ocupação de áreas de risco por populações cada vez mais numerosas.
(16) No Brasil, a política adotada na gestão dos recursos hídricos garante a proteção das grandes reservas fluviais existentes, impedindo o desperdício e a deposição de lixo nos "corpos de água" (rios, lagos, etc.).
(32) O uso inadequado do solo e os modelos de desenvolvimento regionais, que visam à obtenção de resultados imediatos, contribuem para acelerar os processos de erosão.
(64) Para compensar os problemas ecológicos produzidos pela derrubada e queimada da cobertura vegetal nas áreas tropicais afetadas pela seca, vêm-se introduzindo espécies homogêneas de porte herbáceo.
Soma ( )
11-A destruição dos grandes domínios florestais do planeta não significa apenas o risco de se extinguirem diversas espécies animais e vegetais, a maior parte delas ainda sequer conhecidas e catalogadas pela ciência. O desmatamento em grande escala pode trazer uma série de conseqüências ambientais, como a(o):
a) perenizarão do regime dos cursos e bacias hidrográficas.
b) paralisação dos processos erosivos atuantes na formação de voçorocas.
c) entrada de um maior volume de água das chuvas nos lençóis freáticos.
d) aumento do escoamento das águas pluviais sobre a superfície dos solos.
e) incremento das taxas de umidade do ar nas áreas desflorestadas.
12-Preservar a biodiversidade é condição básica para manter um ambiente sadio no planeta. Esta frase é uma preocupação:
a) mundial porque as espécies levaram milhões de anos para se constituir e podem desaparecer em poucas décadas no mundo se o desmatamento e a poluição indiscriminados tiverem continuidade.
b) mundial porque o desaparecimento das espécies de animais de porte médio e grandes pode ser responsável por problemas alimentares e aumento de pragas pela ruptura da cadeia alimentar.
c) apenas para os países da Europa e dos Estados Unidos que por terem sido industrializados, há muito tempo, destruíram quase totalmente suas florestas temperadas e frias.
d) apenas para os países que se organizaram politicamente em áreas áridas ou semi áridas como Namíbia e que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas.
e) apenas para os países que têm uma tecnologia altamente desenvolvida e que precisam dos organismos vivos fonte original dos princípios ativos.
13-Quanto às questões relativas ao meio ambiente, julgue as afirmativas a seguir:
I. O conceito de recurso natural é sempre o mesmo para qualquer sociedade, independente do seu nível cultural, pois significa bem 'não renovável'.
II. Há uma ligação entre todos os ecossistemas, e a atmosfera do planeta é uma só, assim como as águas e a própria biosfera, por isso a problemática ambiental é planetária.
III. Nas grandes aglomerações urbanas, chove um pouco mais que nas áreas rurais vizinhas, devido à grande quantidade de micro partículas no ar, que facilita a condensação do vapor de água da atmosfera.
Assinale:
a) se for correta apenas a afirmativa I.
b) se forem corretas apenas as afirmativas I e II.
c) se forem corretas apenas as afirmativas I e III.
d) se forem corretas apenas as afirmativas II e III.
e) se forem corretas as afirmativas I, II e III.
14- O meio ambiente nas grandes cidades de países tropicais apresenta várias características singulares. Sobre esse contexto é correto afirmar que:
a) o aumento das superfícies impermeabilizadas facilita a geração de escoamento superficial, contribuindo para a ocorrência de enchentes.
b) o relevo plano das áreas ribeirinhas facilita a sua ocupação, tornando-as aconselháveis para a construção civil.
c) o desmatamento contribui para reduzir as temperaturas locais, já que, sem a vegetação, reforça-se o papel da umidade como regulador térmico.
d) a concentração de gases na atmosfera tem estimulado a redução das temperaturas nestas áreas, apesar de elevar o nível de poluição.
e) as altas temperaturas proporcionam a formação de correntes de ar descendentes, fenômeno que contribui para o aumento das precipitações.
15-"A paisagem é um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais; é formada por frações de ambas, seja quanto ao tamanho, volume, cor, utilidade... Quanto mais complexa a vida social tanto mais nos distanciamos de um mundo natural e nos endereçamos a um mundo artificial...Este parece ser o caminho da evolução. Hoje, por isso, diante de grandes cidades como São Paulo, Nova Iorque, Paris, Londres, Buenos Aires, torna-se difícil distinguir o que é natural do que é artificial..."
(SANTOS, M. METAMORFOSES DO ESPAÇO HABITADO, 1988, p. 64-65)
Considerando as conseqüências dessas transformações sob o enfoque ambiental, é correto afirmar:
(01) O fenômeno das "ilhas de calor" tem como uma das causas a alta capacidade de absorção de calor de muitas superfícies urbanas, como paredes de cimento e ruas asfaltadas.
(02) Todos os resíduos sólidos do lixo urbano se reincorporam rapidamente à terra porque são biodegradáveis.
(04) A impermeabilização dos solos aumenta o volume e a velocidade de escoamento das águas superficiais, ocasionando maior caudal dos rios por ocasião das precipitações.
(08) Nos ambientes urbanos, a inversão térmica, que ocorre geralmente no inverno, ocasiona a retenção de poluentes nas camadas mais baixas da atmosfera.
(16) Embora a água das chuvas tenha normalmente um certo teor de acidez, as chamadas chuvas ácidas são resultantes das precipitações em locais onde a atmosfera está saturada por gases expelidos pelas indústrias e pelos veículos automotores.
Soma ( )
Assinar:
Postagens (Atom)