1) Rodovias privatizadas vão receber R$ 20 bi Nas concessões federais, o resultado não deve ser diferente, até porque envolve regiões de forte atividade econômica, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. Por isso, os representantes do setor esperam que o processo de licitação das estradas não pare por aí. O diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) disse que o governo estuda a concessão de cerca de 15 mil quilômetros de vias federais à iniciativa privada ou a recuperação por meio de parceiras público-privadas.
Com relação à temática e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os seguintes itens com C para certo e E para errado.
a) A abertura de rodovias consideradas estratégicas, como a Belém-Brasília, acompanha a decisão de se instalar a industria automobilística no pais no pais, sendo ambas consideradas realizações marcantes Do período de governo juscelinista, o JK.
b) Verifica-se uma significativa concentração da produção brasileira, tanto agrícola como industrial, nos estados citados na reportagem, o que explica a necessidade de investimento na malha de transporte nas regiões desses estados.
c) O norte e o nordeste brasileiros tem reduzido sua participação na circulação de mercadorias e de pessoas no pais devido à ausência de investimos em infra-estrutura e no desenvolvimento das atividades produtivas.
d) A predominância do transporte rodoviários no Brasil fez do setor de transporte o principal consumidor de petróleo no país, sendo que este modelo tem sido cada vez mais reforçado sem que sejam se que castigados os meio fluvial e ferroviário na política de transporte do país.
2) “Grande invenção do século XIX, tecnologicamente falando é filho de minas. Ele se torna mais vantajoso para abastecimento de grandes mercados a grandes distancias”. O texto se refere a seguinte sistema de transporte.
a) Rodoviário
b) Ferroviário
c) Marítimo
d) Fluvial
e) Aéreo
3- “A economia brasileira esta cada vez mais aberto ao comércio internacional; não é mais suficiente investir apenas nas estradas de rodagem. Os portos também precisam ser modernizados para receber rapidamente as cargas que chega ou que parte nos caminhões, eliminando filas de espera que beiram 30 km, como nos portos de santos e Paranaguá”.segundo esse trecho retirado do jornal do Brasil analise as questões sobre a estrutura do transporte e circulação no país, julgando c para certo e para errada.
a) Um dos graves problemas da política de ampliação de rodovias, é a grande perda de produtos nas estradas, o que determina uma diminuição considerável na quantidade de produtos, destacando-se principalmente os grãos.
b) As rodovias brasileiras estão passando por um processo de concentração tão amplo que não estão mais suportando as cargas que passam pelo seu caminho, determinando uma atrofia no sistema de transporte.
c) Alguns portos brasileiros estão se modernizando, devido a exigências do mercado internacional, passando de portos para estaleiros.
d) As rodovias mais bem cuidadas estão localizadas na região centro sul, essa rodovias estão passando constantemente por manutenções, que diminuíram em muito os índices de acidentes nessa região.
e) O sistema brasileiro de transporte esta mudando para o transporte hidroviário, esse fato e verificado quando se nota o grande numero de hidrovias construídas nos últimos anos.
4 – a política atual de transporte em nosso país tem, entre outros objetivos os de: assinale a alternativa correta.
a) Conserva os setores ferroviários e ampliar somente os rodoviários.
b) Ligar o litoral com as regiões de Goiás e Mato Grosso.
c) Planejar a integração das diversas modalidade de transporte, com execução programada dento dos planos diretores, elaborados pelo grupo de Estudo de Política de Integração de Transportes.
d) Dar singular importância ao transporte ferroviários para melhor desenvolvimento do comercio.
e) Cuidar principalmente da navegação de pequena cobotagem. - (navegação realizada entre portos interiores do país pelo litoral ou por vias fluviais).
5 – A analise das vias de circulação no Brasil revela: assinale a alternativa correta,
a) A expansão da rede ferroviária, em relação às décadas anteriores, como medida prioritária para a redução de custos.
b) O investimento maciço em hidrovias, em função do MERCOSUL, embora o custo do transporte fluvial de cargas supere o transporte ferroviário.
c) O descaso com a modernização de seus portos marítimos, considerados os mais, baratos do mundo para o transporte de carga internacional.
d) O Subaproveitamento da potencialidade naturais do país, pois em áreas de rios navegáveis o transporte rodoviário mais caro supera o fluvial.
e) A opção pela rodovia como principal meio de transporte de carga, seguindo padrão dominante nos Estados Unidos, Japão e Europa Ocidental.
6) Transportes e comunicações estão estreitamente ligados ao desenvolvimento de uma região, um país ou do próprio mundo. Conforme a especificidade da área onde são usados, os transportes obedecem a uma hierarquia de economia e rendimento.
I - O transporte fluvial normalmente necessita de uma infra-estrutura de apoio em forma de eclusas, canais, dragagem, terraplanagem do vale, etc., como acontecem no rio Amazonas e Paraguai por sua grande declividade.
II - O transporte marítimo é fundamental na movimentação de grandes cargas como petróleo e granéis em geral. O gasto de energia é baixo, mas implica construção e utilização de portos e a sujeição aos cartéis internacionais do frete.
III - O transporte rodoviário é passível de maior desgaste e consome mais combustível. Entretanto não necessita de baldeações e leva, vantagem nas distâncias curtas com a entrega porta a porta.
IV - O transporte ferroviário atualmente é lento se comparado ao rodoviário, não se prestando por isso para levar cargas a grandes distâncias. Além disso, em confronto com as modernas rodovias, o material das ferrovias é de pouca durabilidade. Os trens são muito pouco usados na América anglo saxônica.
São afirmações certas apenas
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) II, III e IV.
e) I, II e III.
7) O modelo de transportes que está materializado em nosso país implica um enorme consumo de derivados de petróleo, uma fonte de energia cara que o Brasil ainda necessita importar.
As tabelas a seguir mostram como está distribuída a capacidade do deslocamento de carga em alguns países e os custos de transportes.
COMPARAÇÃO ENTRE CUSTOS DOS TRANSPORTES
RODOVIA: Um caminhão, com um litro de óleo diesel por km, transporta 30 toneladas.
FERROVIA: Um trem, com um litro de óleo diesel por km, transporta 125 toneladas.
HIDROVIA: Um navio, com um litro de óleo diesel por km, transporta 575 toneladas.
Considerando EXCLUSIVAMENTE os dados acima, é correto afirmar que
a) o deslocamento de carga, no Japão, apresenta custos maiores em relação aos do transporte, na França.
b) o deslocamento de carga, no Brasil, apresenta custos maiores em relação aos do transporte, na Rússia.
c) o deslocamento de carga, no Brasil, apresenta custos menores em relação aos do transporte, na Rússia.
d) o deslocamento de carga, no Japão, apresenta custos maiores em relação aos do transporte, no Brasil.
e) o deslocamento de carga, na França, apresenta custos menores em relação aos do transporte, nos Estados Unidos.
8) A revolução tecnológica dos meios de transporte ocasionou o chamado "encolhimento do mundo".
A esse respeito, pode-se afirmar que:
a) a abolição de barreiras espaciais permitiu o livre fluxo de populações, sobretudo em função do acesso ao mercado de trabalho, em diferentes regiões do planeta;
b) a ampliação do intercâmbio de informações entre diferentes povos e regiões do planeta promoveu uma única e homogênea aldeia global de trocas igualitárias;
c) a redução do tempo de deslocamento entre os lugares foi fundamental para a expansão planetária da produção e circulação das mercadorias sob a égide do capitalismo;
d) as possibilidades de comunicação entre as nações facilitaram os acordos comerciais e financeiros que reduziram as diferenças econômicas entre os países;
e) o avanço técnico na infra-estrutura de circulação localizada no Hemisfério Norte instaurou o livre-comércio entre os países desenvolvidos.
9) A politica atual de transporte em nosso país tem, entre outros objetivos, o de:
Assinale a alternativa correta.
a) conservar os setores ferroviários e ampliar somente os rodóviarios.
b) ligar o litoral com as regiões de Goiás e Mato Grosso.
c) planejar a integração das diversas modalidades de transporte, com execução programada dentro dos planos diretores, elaborados pelo grupo de Estados de Políticas de Integração de transportes.
d) dar singular importância ao transporte ferroviário para melhor desenvolvimento do comércio.
e) cuidar principalmente da navegação de pequena cabotagem.
10) A circulação tem significado geografico. No tocante ao transporte, ela compreende homens riquesas; já no campo das comunicações,inclui o som, a palavra, a imagem, as ideias e, por conseguinte, a experiência de espaço e de tempo. Com base nos conhecimentos sobre a abordagem geografica da circulação, Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) a Revolução Industrial impussionou a revolução dos transportes, possibilitando a construção de ferrovias e o uso da maquina a vapor na navegação.
b) o aprimoramento dos transportes representou a estagnação da produção em alguns setores da economia, tais como a agropecuária e o comércio, que deixaram de atrair os investimentos estrangeiros.
c) a popularização do automóvel, o surgimento do avião, a transmissão de energia elétrica e a alta tensão, o desenvolvimento da comunicação e dos transportes são marcas da sociedade industrial.
d) a produção de computadores, soflwares, e satélites, a utilzação do fax e dos cabos de fíbra óptica permitiram que as informações econômicas, financeiras e o fluxo de capitais se tornassem mais globalizados.
11) A economia brasileira está cada vez mais aberta ao comércio internacional; não é mais suficiente investir apenas nas estradas de rodagem. Os portos também precisam ser modernizados para receber rapidamente as cargas que chegam ou que partem nos caminhões, eliminando filas de espera que beiram 30 quolômetros, como nos portos de Santos e Paranaguá. Segundo esses trecho retirado do jornal do Brasil, analise as questões sobre a estrutura do transporte e circulação no país. Julque os itens com C para certo E para errado.
a) Um dos graves problemas da política de ampliação de rodovias, é a grande preda de produtos nas estradas, o que determina uma diminuição consíderavel na quantidade de produtos, destacando-se principalmente os grãos.
b) As rodovias brasileiras estão passsando por um processo de concentração tão amplo, que não estão mais suportando as cargas que passam pelos seus caminhos,determinando uma atrofia no sistema de tranporte.
c) alguns portos brasileiros estão se modernizando, devido a exigência do mercado internacional, passando de portos parta estaleiros.
d) As rodovias mais bem cuidadas estão localizadas na região centro-sul, essas rodovias estão passando comtantemente por manutenções, que diminuíram em muito os índices de acidentes nessa região.
e) O sistema brasileiro de tranporte está mudando para o transporte hidrociário, esse fato é verificado quando se nota o grande número de hidrovias construídas nos últimos anos.
12) A análise das vias de circulação no Brasil revela:
Assinale a alternativa correta.
a) A expansão da rede ferroviária, em relação às décadas anteriores, como medida prioritária para redução de custos.
b) O investimento maciço em hidrovias, em função do MERCOSUL, embora o custo do transporte fluvial de cargas supere o do ferroviário.
c) o descaso com a modernização de seus portos marítimos, considerados os mais, baratos do mundo para o transporte de carga internacional.
d) O Subaproveitamento das potencialidades naturais do país, pois em áreas se rios navegáveis, o transporte rodoviário, mais caro, supera o fluvial.
e) A opção pela rodovia como principal meio de transporte de carga , seguindo o padrão dominante nos Estados Unidos, Japão e Europa ocidental.
13) A analise as questões abaixo referentes `questão do extrativismo e dos recursos minerais no Brasil. Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) O Brasil possui uma grande produção de sal marinho, com destaque para o Rio Grande do Norte e a região litorânea do Rio de Janeiro.
b) No Brasil, o extrativismo é uma atividade pouco utilizada, inclusive a pesca.
c) Grande parte do material metálicos no Brasil é encontrada nas bacias sedimentares.
d) A retirada dos recursos minerais é uma atividade que degrada o meio ambiente, um exemplo dessa degradação é o antigo morro de Serra Pelada.
e) O Brasil é altamente suficiente em todos os recursos minerais que existem na Terra.
14) Sobre os recursos minerais presentes no Brasil, julgue os itens C para certo E para errado.
a) O Brasil possui um território muito amplo, apresentando uma abundância de todos os minerais existentes no globo.
b) No que se refere ao sal marinho, as áreas que mais se destacam são o Rio Grande do Norte e Cabo Frio (Rio de Janeiro).
c) O cobre é um recurso presente no Brasil que possui uma procura muito grande, principalmente provinda dos ramos ligados à indústria elétrica.
d) O Brasil é um país que possui uma das maiores reservas de bauxita no mundo.
15) Ouro Preto(MG) Constituem áreas importantes de exploração, exceto:
a) Carajás, no Estado do Pará.
b) Maciço, de Urucum de Mato Grosso do Sul.
c) Quadrilátero Central de Minas Gerais.
d) Serra do Navio, no Amapá.
e) Zona da Mata nordestina.