De acordo com que estudamos sobre recursos naturais, justifique os itens abaixo com C para certo e E para errado.
1)( ) A modernização da agricultura também está causando profunda deterioração dos recursos hídricos, devido à utilização de agrotóxicos em larga escala.
2)( ) O Brasil ainda enfrenta muitos outros problemas ambientais oriundos da agricultura, é o caso das queimadas, que até hoje é uma prática comum durante a colheita da prática de cana – de – açúcar.
3)( ) Além da degradação da água outras formas de poluição têm assumido graves proporções no Brasil, umas delas PE a poluição atmosférica.
4)( ) Até poucas décadas, o forte odor resultante da poluição, é a presença de um volume muito pequeno de material orgânico em decomposição.
5)( ) Bioma é uma porção da superfície terrestre que se individualiza geograficamente na paisagem natural, pois apresenta características de clima, solo, vegetação e fauna que a torna única.
6)( ) Como todos os países do mundo, o Brasil também registrou uma intensa destruição do meio ambiente ao longo de sua história.
7)( )A expansão da agricultura não demonstra, mais claramente do que qualquer outro processo, esse perverso mecanismo de destruição.
8) ( ) O Brasil vive um momento de intensa expectativa, o fato de abrigar gigantescas reservas, inúmeros recursos naturais e talvez a mais rica biodiversidade do planeta. Tornando o país um importante agente da conjuntura econômica internacional.
9)( ) Os governos brasileiros não têm reafirmado a importância estratégia da Amazônia e não têm adotado medidas para não ameaça a soberania desse território.
10) ( ) As últimas áreas de Mata Atlântica do interior de São Paulo foram destruídas pela expansão acelerada da cafeicultura, na Segunda metade do século XIX e no início do século XX.
11)( )Os espaços agrícolas brasileiro não dependem exclusivamente das condições naturais, como o clima e o solo.
12- A expressão “impacto ambiental” refere-se a toda ação natural ou humana que provoca alterações bruscas no meio ambiente. Das alternativas a seguir, que abordam o assunto sobre o meio ambiente, identifique a alternativa INCORRETA.
a) O grau de poluição aumenta muito com a industrialização e a urbanização, e suas escalas deixaram de ser locais para se tornarem planetárias. Isso ocorreu porque a indústria é o principal responsável pela poluição do meio ambiente.
b) No hemisfério sul a industrialização do campo, com mecanização, uso intensivo de agrotóxicos e adubos químicos vem preservando os alimentos e as águas de rios e de lençóis subterrâneos, pois essas técnicas são desenvolvidas de forma adequada e não contaminam o meio ambiente.
c) As principais causas da poluição atmosférica e do aquecimento global são as eliminações de resíduos por indústrias siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc., e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.
d) O dióxido de carbono, embora represente uma íntima parte da atmosfera, com vapor d’água e outro gás presente em menor quantidade, vem aumentando nas últimas décadas e acaba por desempenhar um papel importante nas mudanças climáticas da Terra.
e) Em decorrência da falta de áreas verdes, agrava-se a poluição atmosférica, pois as plantas, além de contribuírem para amenizar o clima local, também ajudar na remoção do gás do ar através da fotossíntese.
13) A qualidade do meio ambiente é um dos fatores que interferem na saúde e, portanto, no bem – estar da humanidade. A poluição, por exemplo, deteriora o ambiente, alterando o ar, a água e o solo. Hoje, nos grandes centros urbanos os principais responsáveis pelos elevados índices de poluição atmosférica são: assinale a única alternativa correta.
a) As fábricas e os transportes metroviários.
b) A indústria e os veículos automotores.
c) Os veículos automotores e o comércio.
d) O turismo e os resíduos sólidos.
e) O desmatamento, de maneira geral.
14) O protocolo de Kyoto foi aprovado em julho de 2001, em Born, na Alemanha, após reuniões nas quais compareceu representante de cerca de 180 países. Esse Protocolo, que prevê uma redução, entre 2008 e 2012, de 5% nos níveis de gás carbônico emitido pelos países industrializados, poderá se constituir em importante instrumento do direito ambiental internacional no século XXI. Considerando-se as principais conclusões do Encontro de Born e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que.
a) O Brasil, ao investir em tecnologia limpa, com a construção de várias usinas termelétrica, está colaborando para a preservação ambiental.
b) O Governo Bush, discordando dos termos do Protocolo, consideraram excessivos, para a economia americana, os custos da redução da poluição e da queima de derivados de petróleo.
c) Os países em desenvolvimentos poderão se beneficiar financeiramente e contribuir para redação do efeito estufa.
d) Os países ricos foram os principais poluidores até o momento, devendo, por isso mesmo, se obrigar, mais que os outros, a cumprir metas de redução de níveis de emissão de poluentes.
e) O Protocolo de Kyoto, um exemplo recente, não foi ratificado pelos Estados Unidos. Mesmo com o abandono dos norte-americanos, em julho de 2011.
De acordo com seus conhecimentos Justifique os itens 15 e 16 com C para certo e para errado.
15)( ) O consumo de água no mundo aumenta em um ritmo proporcional ao desenvolvimento urbano-industrial da sociedade moderna. A disponibilidade desse recurso preocupa tanto países desenvolvidos como países subdesenvolvidos.
16)( ) O processo de seleção natural está aumentando cada vez mais, principalmente devido a fatores praticados pelo homem, como: desmatamento, urbanização e poluição na natureza.
17)( ) O ser humano é um dos elementos do ecossistema, portanto, ele está relacionado aos outros seres, inclusive em conexão com os fatores abióticos, como o clima. Caso comecem a desestruturá-lo, conseqüentemente estarão desenvolvendo graves problemas para si próprios também.
18)( ) O aquecimento global já está apresentando suas conseqüências. Um dos exemplos foi o ciclone extratropical que abalou o Litoral Norte do RS e região metropolitana de Porto Alegre.
19) As fontes de energia a seguir podem ser renováveis ou não renováveis. De acordo com que estudamos, justifique as fontes renováveis e não renovaveis com C para certo e E para errado.
a)( ) solar renovável.
b)( ) carvão mineral não renovável.
c)( ) petróleo não renovável.
d)( ) geotérmica renovável.
e)( ) mareomotriz renovável.
f)( ) hidráulica renovável.
g)( ) eólica renovável.
20) A imagem a seguir sugere algumas idéias e reflexões acerca de uma situação que hoje afeta o mundo todo.
SELECIONE dentre os seguintes aspectos, quais podem estar vinculados a ela, seja de forma direta ou Indireta. Indique o resultado da soma correta.
a) (1) Poluição atmosférica.
b)( 2) Deposição de resíduos perigosos.
c) (3) Doenças respiratórias.
d) (4) Desmatamento.
e) (5) Perda da qualidade dos solos.
A soma é _________
21) A embalagem plástica triex agro de 20 litros produzidos pelo Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos conquistou seu primeiro prêmio: Melhor Embalagem 2009 concedida anualmente pela revista Embalagem Marca.
A embalagem, de apenas seis meses e que já possui certificação UN (United Nations), é produzida com resina pós-consumo proveniente de embalagens vazias de defensivos agrícolas retiradas do meio ambiente pelo sistema de destinação final e foi uma das 32 selecionadas dentre 150 produtos inscritos.
A notícia é um claro exemplo de: Assinale a única alternativa correta.
a)( ) coleta seletiva.
b)( ) reciclagem.
c)( ) sustentabilidade.
d)( ) educação ambiental.
e)( ) meio ambiente.
22) Um aerogerador é um dispositivo que aproveita energia eólica e a converte em energia elétrica.
A foto acima representa uma usina de energia eólica. Esta fonte de energia é considerada importante Dentre as fontes de energia renováveis, já que utiliza a energia do movimento dos ventos para mover um gerador. No entanto ela tem algumas limitações ou aspectos negativos. A seguir, SELECIONE os. Aspectos negativos ou limitantes desta fonte de energia: e indique o resultado da soma.
a)(3)A fonte subministradora de energia não é constante.
b)(8) A produção de energia por esta via gera importantes quantidades de CO, que contribuem para o aumento do efeito estufa.
c)(10)Pode causar interferências nas comunicações.
d)(5)Independe das características climáticas da região.
e)( 1) Pode interferir no fenômeno das migrações de aves.
O resultado da soma é __________
23- Justifique os itens com C para certo e E para errado.
a) ( ) O efeito estufa é um processo natural que ocorre na Terra e é muito importante para a vida dos seres vivos, por manter a temperatura global em equilíbrio.
b) ( ) Com o desenvolvimento das cidades, a poluição, o desmatamento, além da retirada excessiva dos recursos naturais para consumo, este processo tem se intensificado aumentando o aquecimento do planeta devido ao acúmulo de gases como CO2 na atmosfera.
c) ( ) As plantas são muito importantes neste equilíbrio da temperatura na Terra, pois elas necessitam de gás carbônico para realizar seus processos químicos, assim como nós precisamos de oxigênio para sobreviver.
d) ( ) Se reduzirmos o desmatamento, reduziremos também o excesso de gás carbônico presente no planeta devido à absorção realizada pelos vegetais.
e) ( ) A quantidade de plantas não influência na temperatura global. Quanto maior o número de plantas maior será o consumo de gás carbônico por elas e maior a quantidade de gases que retém o calor na Terra.
24- De acordo com seus conhecimentos marque a única alternativa correta.
a) ( ) A ECO-92 ocorreu em 1992 na cidade do Rio de Janeiro. Posteriormente a Agenda 21, em 1997.
B) ( ) Foram realizadas várias alterações em relação às metas propostas no Rio, como por exemplo, a de que o conjunto dos países em desenvolvimento deveria diminuir a emissão de gases de dióxido de carbono.
c) ( ) Além da assinatura de acordos sobre mudanças climáticas na ECO-92 foi promovida também a implantação da Declaração sobre as florestas.
d) ( ) O principal objetivo é ressaltar a fome no planeta, e a Convenção sobre a Diversidade Biológica.
e) ( ) A agenda 21 trata de assunto voltado á saúde da população.