Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Lista de exercício II 9º ano / 8ª série 3º bim Geografia Ásia aspectos Geopoliticos e culturais

1) A Cisjordânia e o Kuwait são territórios ocupados respectivamente por:
a) Síria e Iraque.
b) Irã e Síria.
c) Turquia e Israel.
d) Iraque e Arábia Saudita.
e) Israel e Iraque.
2) O Oriente Médio é uma região de grande instabilidade política, onde encontramos um emaranhado de culturas diferentes, antagonismos religiosos, múltiplas formas de organização política e econômica e interesses das grandes potências industriais do petróleo, que acirram bastante os problemas regionais.
Sobre o assunto, assinale a afirmativa CORRETA.
a) O Estado de Israel foi criado em 1948, durante o período da Guerra Fria, pela recém-criada Organização das Nações Unidas.
b) O Oriente Médio é rico em reservas florestais, sendo o maior responsável pela produção de energia térmica do mundo.
c) A maior parte das Nações do Oriente Médio obteve sua independência recentemente, nos idos de 80 e 90, quando se intensificaram os nacionalismos étnicos após a queda do muro de Berlim.
d) O Mar Morto é rico em pescados, que é a principal fonte alimentícia dos povos árabes dos desertos.
e) A Síria é o maior produtor mundial de gás natural e petróleo.
3) Ocupa o coração da vasta e árida península Arábica. Não existem rios perenes. A oeste, altas montanhas acompanham o mar Vermelho, mas mesmo ali as chuvas anuais raramente excedem 380mm. A temperatura ultrapassa os 44°C no verão. O planalto do interior cai suavemente a leste, na direção do golfo Pérsico, e exibe pouca vegetação. A parte sudeste do país é chamada de "canto vazio", já que é praticamente desabitada. Nas faixas costeiras e nos oásis são cultivados cereais e tamareiras. O petróleo é o produto mais importante do qual dependem as exportações e o desenvolvimento econômico. Identifique o país de que se fala.
a) Turquia
b) Israel
c) Jordânia
d) Arábia Saudita
e) Síria
4) Após 45 anos de guerras e mortes, a assinatura da Declaração de Princípios entre Israel e a OLP (Organização de Libertação da Palestina) parece marcar uma nova era na história do Oriente Médio. O plano de paz prevê o autogoverno quase total dos palestinos na cidade de
a) Jerusalém e nos campos de Sabra.
b) Haifa e na faixa de Gaza.
c) Jericó e nas colinas de Golã.
d) Jericó e na faixa de Gaza.
e) Jerusalém e na Cisjordânia.
5) O Oriente Médio é um dos conjuntos regionais da Ásia. Com relação a países dessa região, é correto afirmar que:
(01) O território do Iraque é limitado por tradicionais rivais, como o Irã, a Jordânia e o Líbano.
(02) O país mais extenso e mais importante da região, graças à produção de petróleo, é o Egito.
(04) Embora parte de seu território esteja localizado na Europa, a Turquia, por sua religião, tradição histórica e valores culturais, é considerada integrante do Oriente Médio.
(08) Os rios Tigre e Eufrates estabelecem os limites do Iraque com o Irã e com a Arábia Saudita, respectivamente.
(16) Os Emirados Árabes Unidos e o Kuait registram os mais altos índices de renda per capita do mundo, porém apresentam violentas desigualdades sociais.
soma =
6) Observando o cartograma da região do Oriente Médio, é correto afirmar que:

(01) As letras A e F indicam países diretamente envolvidos na "Guerra do Golfo": Arábia Saudita e o Iraque.
(02) As letras C, B e D indicam, respectivamente, Israel, Líbano e Síria, que têm sido focos de tensão da região.
(04) A letra H indica a Jordânia, que, por sua situação geográfica, está muito vinculada à chamada "Questão Palestina".
(08) O projeto da "Grande Síria" objetiva a expansão da Síria sobre o Líbano, a Jordânia e o Iraque, indicados por F, I e E respectivamente.
(16) Entre 1980 e 1988 ocorreu violento conflito entre Irã e Iraque, países limítrofes indicados por F e E.
soma = (02 + 16 = 18)
6) Devido às estruturas básicas, representadas principalmente pelo calcário, o Oriente médio possui um importante minério:
a) Carvão.
b) Petróleo.
c) Bauxita.
d) Cassiterita.
e) Prata.
7) A parte sombreada do mapa a seguir mostra a área ocupada por uma etnia que luta para conquistar sua autonomia e construir um país numa região rica em petróleo. Recentemente (setembro de 1996), o governo norte-americano atacou tropas iraquianas que invadiram a área ocupada por este povo. Que povo é este?
a) Chechenos
b) Palestinos
c) Chipriotas
d) Curdos
e) Bósnios
8) O Oriente Médio, território de expansão e domínio árabes, foi formado por numerosos povos de origens étnicas diferentes que, convertidos à religião islâmica, formaram o Império Otomano. Com relação ao Oriente Médio, julgue os seguintes itens.

(0) Após a Primeira Guerra Mundial, o crescente colonialismo europeu sobre os países árabes deveu-se à posição estratégica desses países em referência à rota comercial pelo Mar Vermelho, tornando-se importante o controle do Canal de Suez.
(1) A unificação de todos os países árabes pelo Pan-Arabismo e pela religião islâmica é possível, devido aos fortes laços de unidade e nacionalismo existentes entre esses povos.
(2) Violentos conflitos pela posse de territórios eclodem em toda a região, vinculados à dominação política das grandes potências, que partilharam os territórios, formando novos países, sempre de acordo com os próprios interesses, não considerando as questões étnicas e políticas locais.
9) As questões religiosas ainda afloram em várias regiões do Globo, agravando situações de instabilidade e de conflitos, associadas a outros fatores sociais, econômicos e políticos.
Na Ásia, atualmente, vários países e regiões enfrentam tensões reais ou potenciais, em que o componente religioso está presente.
Considerando-se esses países e essas questões, é INCORRETO afirmar que
a) a Índia, país de origem e de convívio de várias grandes religiões, enfrenta tanto choques entre muçulmanos e hinduístas, quanto ressentimentos contra as minorias cristãs.
b) a Indonésia, hoje o mais populoso país muçulmano, além de conflitos étnicos, ressente-se de animosidade entre o grupo religioso predominante e as minorias cristãs.
c) as Filipinas, país de maioria católica, no que constitui uma exceção no Sudeste Asiático, têm enfrentado conflitos com a minoria muçulmana, de tendência separatista.
d) os países árabes - Síria, Jordânia e Iraque -, que assistiram à expansão do Cristianismo nos seus primórdios, têm nos conflitos entre cristãos, hoje em minoria, e muçulmanos mais um grave fator de instabilidade política.
10) Criada em 1960, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) é composta por 11 países membros - na maioria, nações árabes - que detêm cerca de 78% das reservas mundiais e fornecem 40% do óleo cru consumido no mundo.
Considere a tabela a seguir.

MAIORES PRODUTORES DE PETRÓLEO
-EM MILHÕES DE BARRIS POR DIA

Com relação ao enunciado e à tabela acima, assinale com V (Verdadeiro) ou com F (Falso) as afirmações a seguir.
( ) Dos países americanos, apenas a Venezuela é membro da Opep.
( ) No Oriente Médio, localiza-se a maioria dos países membros da Opep.
( ) Fazem parte da Opep os onze maiores produtores de petróleo do mundo.
( ) O Catar é o membro da Opep que possui a menor produção de petróleo.

Á seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) V - V - V - F.
d) F - V - V - F.
e) F - V - F - V.
11) Leia as frases seguintes, sobre as dificuldades para a paz entre Israel e a Palestina.
I. Destino de 3 milhões de refugiados palestinos dispersos pelos países vizinhos.
II. Controle do Rio Jordão a partir das colinas de Golã, que estão sob domínio da Síria.
III. Fim da Intifada, movimento de judeus pela aceitação do acordo de Oslo.
IV. Definição da situação de Jerusalém, apontada como capital por judeus e considerada sagrada pelos palestinos.
V. Presença de colônias judaicas em áreas destinadas ao estado Palestino.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e IV, apenas.
b) I, III e V, apenas.
c) I, IV e V, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) II, III e V, apenas.
12) A geografia, enquanto descrição metodológica dos espaços, tanto sob os aspectos que se convencionou chamar de "físicos" como sob suas características econômicas, sociais, demográficas e políticas, deve absolutamente ser recolocada, como prática e como poder, no quadro das funções que exerce o aparelho de Estado, tanto para o controle e organização do território como para a guerra.

No conflito recente no Iraque, a afirmativa anterior é evidenciada, dentre outros fatos, considerando-se:
a) o uso intensivo, pelas forças armadas dos Estados Unidos e Grã-Bretanha, de imagens de satélite e fotografias aéreas de grande escala, permitindo a suas tropas o conhecimento detalhado do território iraquiano.
b) a dificuldade, por parte das forças armadas dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, em encontrar armas de destruição em massa no território iraquiano, porque elas não podem ser detectadas por fotografias aéreas e imagens de satélite.
c) a utilização, pelas forças armadas do Iraque, do expediente da queima de petróleo próximo a alvos estratégicos, gerando grande quantidade de fumaça para impedir a utilização de bombas e mísseis guiados pelo sistema de coordenadas.
d) o desconhecimento, pelas forças armadas dos Estados Unidos e Grã-Bretanha, das principais rodovias e pontes no território iraquiano, como resultado da pequena escala das imagens geradas por satélite.
e) a inadequação da ONU e de seus órgãos na resolução de conflitos para intervir diretamente no Iraque, necessitando do apoio militar dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha.
13) "Cinco vezes ao dia pára tudo no país. Até a globalização. São os momentos dedicados a Alá. O muçulmano ajoelha-se e reza."

"Miséria e falta de democracia, aliadas ao nacionalismo, fazem o caldo no qual nasce o radicalismo islâmico - uma minoria na religião."


Nos trechos acima, pode-se perceber as "duas faces" do islã: o islamismo religião, que prega o respeito por outras crenças e se define como religião de paz, e o islamismo fundamentalista.
Todas as alternativas abaixo expressam um aspecto do fundamentalismo como um todo, EXCETO:
a) Tal movimento entende os textos sagrados como única orientação para a própria organização da sociedade.
b) O fundamentalismo, como movimento, não é exclusividade do mundo muçulmano, ocorrendo em outras religiões, inclusive no judaísmo.
c) Se o "radicalismo islâmico", exemplificado em um dos textos acima, é uma "minoria na religião", é também insignificante como movimento.
d) A existência de grupos fundamentalistas atualmente é que determina a origem de alguns conflitos ao redor do mundo.
e) Uma das características do fundamentalismo islâmico, por exemplo, está na organização da sociedade regida pelo Alcorão.
13) Inúmeros conflitos têm ocorrido no mundo como resultado do processo histórico de ocupação e invasão de territórios. Sobre esses conflitos, é correto afirmar que
a) os palestinos lutam, desde a criação do Estado de Israel pela ONU, em 1948, pelo reconhecimento e pela demarcação de fronteiras que configurem um Estado palestino independente.
b) os curdos, menor dos grupos étnicos do Globo, que ocupavam territórios do Iraque, da Síria e do Irã, conseguiram recentemente a formação de um Estado independente.
c) o povo basco tem procurado uma solução pacífica para seus conflitos territoriais, ao abandonar a luta armada, após o acordo de paz assinado, em 1980, com o governo espanhol.
d) a diversidade étnica e cultural é apontada como o principal motivo dos conflitos territoriais na Iugoslávia, sendo a guerra da Bósnia-Herzegovina o mais recente na região dos Bálcãs.
14) "Observa-se desde a campanha norte-americana no Afeganistão o início de uma nova luta por zonas de influência, que deixam as fronteiras asiáticas sujeitas a pressões em que se misturam interesses das potências regionais (China e Índia), disputas e impasses territoriais, uma miscelânea de 'zonas proibidas', dominadas por cartéis de produtores de drogas e chefes tribais, rotas de comércio intermitentes e, por fim, para embaralhar ainda mais o tabuleiro, a penetração agressiva dos EUA. Como resultado, China e Índia, em comunicado conjunto, manifestaram seu 'alarme ante a ação militar americana no Iraque'."
Com base no texto, é correto afirmar:
(01) A ação dos EUA no Iraque está ligada a interesses geopolíticos que vão muito além do combate ao terrorismo.
(02) Apesar das novas tecnologias, as disputas geopolíticas contemporâneas são motivadas por fatores geográficos tradicionalmente importantes nas relações internacionais, como a distribuição de recursos naturais, o controle sobre posições estratégicas e as diferenciações nacionais e regionais criadas pela combinação de inúmeros elementos políticos, econômicos e culturais.
(04) A geopolítica mundial continua sendo definida pelos conflitos entre EUA e Rússia, que são as maiores potências nucleares do planeta, pois as potências regionais precisam se aliar a um dos lados em disputa para garantir suas áreas de influência.
(08) A geopolítica atual é marcada pela ascensão de agentes econômicos e políticos que atuam independentemente dos Estados nacionais e são capazes de ameaçar sua segurança e soberania.
(16) O interesse dos EUA em redemocratizar os países do Oriente Médio causa preocupação aos regimes ditatoriais da China e da Índia porque a expansão da democracia pode torná-los diplomaticamente isolados no contexto asiático.
Soma ( )
15) O aumento do número de mortes de soldados das forças de ocupação do Iraque, mesmo após o anúncio do final da guerra pelo governo dos Estados Unidos, deve-se à
a) participação tardia da Rússia, que procurou salvaguardar seus interesses geopolíticos na região.
b) reação da população iraquiana, que não aceita a presença de estrangeiros no país.
c) redução do efetivo militar norte-americano para cortar as despesas com a ocupação.
d) ação da inteligência norte-americana, que conseguiu isolar os dirigentes procurados, sem destruir as cidades.
e) maior vulnerabilidade da população em função da ausência de governo local.
16) O Oriente Médio constitui uma das regiões mais conturbadas do planeta, o que se deve a uma conjunção de fatores históricos, políticos, econômicos e geográficos, dentre os quais merecem destaque, EXCETO:
a) sua posição geográfica na junção de três massas continentais, que o transformaram em rota de tráfego de vários povos, desde a antiguidade.
b) sua riqueza em recursos energéticos, dos quais depende o abastecimento do Ocidente e, em certa medida, o modelo de desenvolvimento capitalista.
c) a sua homogeneidade étnica, forjada a partir de uma base religiosa e cultural comuns.
d) o imperialismo internacional, que criou Estados artificiais de acordo com os interesses dos países dominantes.
17) Leia o fragmento que se segue da entrevista concedida pelo intelectual palestino Edward Said, comentando os problemas atuais no Oriente Médio.
Entrevistador: O senhor não gosta da expressão "choque de civilizações". Por quê?
Said: (...) são inúmeros os problemas. Para começar, ela trata as civilizações como se fossem entidades fechadas, lacradas, alheias a qualquer tipo de troca (...). Por fim, a idéia de choque de civilizações tem um aspecto caricatural muito nocivo, como se enormes entidades chamadas "Ocidente" e o "Islã" estivessem num ringue, lutando para ver qual é a melhor.
Assinale a opção que reforça a opinião emitida por Said.
a) As diferenças culturais não podem ser tratadas como expressão de conflitos, mas sim como particularidade de cada civilização no tempo e no espaço.
b) Não existem diferenças jurídicas-políticas entre o Ocidente e o Oriente Médio, logo não faz sentido diferenciar essas duas civilizações.
c) O mundo muçulmano não é homogêneo assim como o Ocidental; portanto, apenas os conflitos internos devem ser considerados.
d) As trocas entre distintos conjuntos civilizacionais incluem mercadorias culturais: desse modo, padronizam as civilizações.
e) A expressão "choque de civilizações" é inapropriada para o mundo atual, pois não há conflitos relevantes no âmbito das culturas e das religiões.
18) Região de caráter estratégico em termos mundiais. Nos conflitos regionais, chamam a atenção os confrontos entre árabes e judeus, agravados com a criação do Estado de Israel, em 1948.
Para conquistar sua independência, os palestinos têm adotado medidas variadas, que vão das medidas diplomáticas até as ações armadas.
SCALZARETTO, R. Geografia Geral: nova geopolítica.
A região que corresponde à referida no texto é
a) o Paquistão e Israel.
b) a Europa e o Leste Asiático.
c) o Irã e o Iraque.
d) a África Subsaariana.
e) o Oriente Médio.
19) Os acordos de paz entre israelitas e palestinos encontram geralmente sérios entraves para serem concretizados. Dentre esses entraves, citam-se:

1) o terrorismo.
2) os refugiados.
3) as colônias israelenses nos territórios ocupados.
4) as pressões exercidas pelos cristãos ortodoxos da Palestina.
5) as pressões dos sindicatos direitistas de Israel.
Estão corretas:
a) 1 e 2 apenas
b) 1, 2 e 3 apenas
c) 1, 3 e 5 apenas
d) 3 e 4 apenas
e) 1, 2, 3, 4 e 5
20) Responda a questão com base nas informações referentes a um dos espaços mais conflitados do mundo.
"Tornou-se Estado em 1948, ampliando o seu território no ano seguinte. Chegou a incorporar a Faixa de Gaza na década de 60, devolvendo-a oficialmente em 2005."
O país a que o texto se refere é:
a) Palestina.
b) Afeganistão.
c) Eritréia.
d) Síria.
e) Israel.