Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

domingo, 27 de novembro de 2011

Lista de exercício II 7º ano 4º bim

Durante muito tempo, acreditou-se que africanos e seus descendentes, escravizados no Brasil, aceitaram passivanente todo o sofrimento desse processo. De acordo com que estudamos sobre a escravidão no Brasil justifique os itens de 1 a 20 com C para certo e E para errado. Atenção não esqueça de justificar os itens errados.
1-( E ) Depois da longa viagem, os escravos eram vendidos nos portos mais importantes de Salvador. Brasil
2-( C ) No século XVI, Salvador e Recife foram os que mais movimentaram escravos.
3-( E ) Regiões do suldeste do Brasil também eram abastecidos com escravos, principalmente a partir do século XVIII. Sul
4-( E ) No Rio Grande do Sul, grandes áreas de pastoreio exigiam muitos escravos, que podiam também ser comprados no Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro
5-( C ) Nos portos brasileiros, os escravos chegavam nuito magros e fracos, além de doenças de pele, como ferida e sarna.
6-( E ) Quando os escravos chegam nos portos logo são comercealizados.São levados por alguns dias para um local onde recebem alimentação em maior quantidade, para parecer mais fortes, o que aumentaria seu valor.
7-( C ) Não há número precisos, mas caucula-se que, entre os séculos XVI e XIX, mais de 11 milhões de pessoas, entre homens, mulheres e crianças, foram trazidos à força para a América.
8-( E ) Esse número de pessoas não inclui as pessoas que morreram na Irlanda durante as prisões brutais, nem aqueles que morriam na viagem. África
9-( E ) Inumeras familias conseguiam ficar proxímas de seus familiares durantes essas viagens. Separadas
10-( C ) O escravo aprisionado no interior da África era trazido através de longas distâncias até cuegar aos portos do litoral.
11-( C ) As prisões poderiam ser realizadas por euroeus ou mesmo por caçadores de escravos africanos.
12-( C ) Muitos escravos morriam durante o trajeto das viagens.
13-( E ) O transporte de homens idosos, entre 50 a 60 anos, era preferível, visto que poderiam trabalhar por muitos anos nas fazendas. 10 e 30 anos
14-( C ) O número de nulheres escravizadas era menor.
15-( E ) Isso facilitava a formação de famílias negras na colônia.Dificultava
16-( C ) Os escravos eram levados nos navios negreiros, também conhecidos como tumbeiros.
17-( C ) Os escravos que morriam eram lançados ao mar, e em caso de rebeldia também.
18-( C ) Ficavam todos apertados o que facilitava as doenças.
19-( C ) Muitos morriam de epidemias que assolavam os barcos.
20-( E ) No século XVII, a viagem de Angola para pernambuco levava cerca de 25 dias.35 dias
20- Há registros de castigos muito crueis, como mutilação de dedos, furo dos seios, queimaduras, dentes quebrados a pancadas, chibatadas, entre outras práticas. De acordo com os trabalhos que eram realizados nos engenhos assinale a única alternativa correta. Atenção não esqueça de justificar as alternativas erradas.
a) ( ) Os escravo negros no Brasil eram utilizados somentes nas lavouras. Diversas atividades e periodos
b) ( ) A riqueza produzida no Brasil foi, em grande parte, realizada pela força de trabalhos dos grandes senhores de engenhos. Força de trabalho dos escravos.
c) ( ) Ao escravos começavam o trabalho nos canavais às 4 horas da manhã. 5 horas
d) ( ) Poderiam trabalhar em turmas de 05 a 10 pessoas. 10 a 15
e) ( x ) Meninos de 10 a 12 anos trabalhavam também, conduzindo carros de boi, carregando cana, entre outros.
22- De acordo com o cotidiano dos escravo assinale a única alternativa correta. Atenção não esqueça de justificar as erradas.
a) ( ) Muitos escravos adotavam praticas católicas esquecendo dos seus rituais religiosos. Adotavam as práticas religiosas alterando o significados de rituais e incorporando rituais e divindades africanas.
b) ( ) A igreja católica respeitava os costumes dos escravos e não exigia a prática do batismo. Exigia a prática do batismo.
c) ( ) A igreja católica não aceitava a escravidão, pois acreditavam que não era da vontade de Deus. Aceitava a escravidão como se fosse parte da vontade de Deus.
d) ( ) O casamento formal entre os escravos facilmente se realizava, pois os padres tinham o prazer se realiza-los. Dificilmente eram realizados
e) ( X ) No final do século XVI, senhores de escravos no Nordeste açucareiro solicitaram que fossem realizadas missas separadas. Uma para senhores e outras para escravos.
23- Entre as várias formas de luta dos negros no período colonial estava a formação de quilombos ou mocambos. De acordo com o enunciado assinale a única alternativa correta. Atenção não esqueça de justificar os itens errados.
a) ( ) Até meados da década de 1980, os historiadors pensavam que os quilombos eram comunidades que viviam em varias partes do mundo. Isolados e permaneciam escondidos.
b) ( ) Em todo o mundo foi comum a existência de quilombos. América
c) ( ) Houve diversos tipos de quilombos. Alguns buscavam formar comunidades dependentes. Independentes
d) ( ) O quilombo de Palmas ocupava a Serra Dourada, em terreno de difícil acesso, coberto de mata tropical. Serra da Barriga
e) ( X ) Os habitantes dos quilombos eram chamados de quilombolas.
24- O ataque dos Palmares foi adiado por certo tempo, até que, em 1692, ocorreu a primeira invastida, mas os quilombolas resistiram.De acordo com seis conhecimentos assinale a única alternativa correta. Atenção não esqueça de justificar os itens errados.
a) ( X ) No ano de 1644, os holandeses comandaram uma expedição para destruir Palmares.
b) ( ) A agricultura não era muito importante para os palmares. Era impotante
c) ( ) Entre 1670 e1687, o grande líder de Palmares foi Zumbi. Ganga-Zumba
d) ( ) Com a expulsão definitiva dos portugueses do Brasil em 1654, os holandeses começaram a armar planos para destruir Palmares. Expulsão dos holandeses e os portugueses começaram a armar planos para destruir Palmares.
e) ( ) Depois de 43 dias de intensas batalhas, Palmares foi conquistado.43