1-Considere o texto apresentado a seguir.
"A alteração da paisagem institucional veio acompanhada de uma transformação ainda mais profunda da problemática da segurança na Europa. Assim, a ameaça militar que pairava sobre o continente deu lugar a uma multidão de novos riscos, predominantemente não militares (econômico, ecológico, social, humanitário) e intra-estatais (tensões étnicas, guerras civis)."
O texto refere-se
a) ao processo de unificação da Europa, englobando países europeus que faziam parte da ex-União Soviética, atualmente dividida por conflitos étnicos.
b) ao fim da Guerra Fria e da ex-União Soviética, com a ascensão de novos problemas como os desastres ecológicos, o desemprego e guerras civis em países vizinhos.
c) à unificação da Alemanha e a consequente desarticulação das forças da OTAN, principal aliança militar da ex-União Soviética e Europa Oriental.
d) às mudanças no Conselho de Segurança da ONU, com a entrada de novos países e a perda de poder de intervenção por parte da Europa, EUA e Rússia.
e) ao deslocamento do eixo econômico mundial do Atlântico Norte para a bacia do Pacífico, em conjunto com os problemas de segurança militar.
2-Logo após a Segunda Guerra Mundial instala-se a chamada Guerra Fria também conhecida como EQUILÍBRIO DO TERROR, quando se verificou a equivalência de forças altamente destruidoras baseada no equilíbrio nuclear com consequências para o mundo, dentre as quais destaca-se
a) a divisão da Europa em duas esferas de influências políticas e dois sistemas político-econômicos: Europa Oriental-socialista, aliada da União Soviética e a Europa Ocidental-capitalista, aliada dos Estados Unidos.
b) a França, que domina os países capitalistas ocidentais envolvidos na Segunda Guerra e a Rússia, que domina os países da Europa Oriental.
c) um período de relativa paz, à exceção de algumas guerras civis muito localizadas, sem interferência das superpotências.
d) a diminuição drástica da corrida armamentista e uma ajuda dos Estados Unidos para a reconstituição dos países europeus, que sofreram grandes destruições durante o conflito mundial.
3- Desde o final da década de 1980 se utiliza uma nova expressão: "Nova ordem mundial" na tentativa de esclarecer mudanças que estão ocorrendo no mundo. Observe a charge e analise o teor dessas mudanças.
a) A divisão bipolar da Guerra Fria foi substituída por uma nova lógica que é eminentemente econômica; assim, o mundo passou a ser dividido em dois conjuntos de países: os desenvolvidos, liderados pelo G7, concentrados sobretudo no hemisfério Norte e a periferia, formada por países subdesenvolvidos, localizada, principalmente, no hemisfério Sul.
b) A multipolaridade que revelava ao mundo três grandes núcleos de decisão foi substituída pelo uni polaridade: Japão e União Europeia, em crise econômica desde os anos de 1990, perderam força e poder econômico e geopolítico, enquanto os Estados Unidos, com crescimento econômico acelerado tornou-se líder absoluto, assumindo mais de 50% do comércio mundial.
c) Na nova ordem surgiram blocos econômicos, que a exemplo do antigo Mercado Comum Europeu, reúnem países para desenvolver atividades econômicas e financeiras em conjunto. O Nafta, na América do Norte e a Apec, na Ásia, reúnem países desenvolvidos que passaram a apresentar intensa atividade que permite a livre circulação de mercadorias, capitais e pessoas entre as fronteiras do bloco.
d) Dentre os países do Sul, alguns deles começaram a assumir posições de destaque, seja pelo parque industrial, seja pelo volume de exportações; esse grupo passou a ser chamado de emergente. China, Índia, África do Sul e Brasil, embora com níveis de crescimento diferentes, estão nesse grupo.
e) A nova ordem não foi capaz de alterar as relações econômicas existentes durante a Guerra Fria. Ainda persistem relações de troca desiguais
Entre os novos conjuntos Norte e Sul, pois os países mais pobres da periferia continuam exportando matérias-primas de baixo valor para os países ricos do Norte.
4- A partir dos anos 80, o mundo assistiu a grandes mudanças, emergindo daí uma "nova ordem mundial", abaixo caracterizada. Assinale a(s) proposição (ões) que estiver (em) DE ACORDO com essa "nova ordem".
01) Formação de blocos econômicos supranacionais, como a União Europeia e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte.
02) Manutenção do bloco soviético e continuidade da Guerra Fria baseada na bipolaridade.
04) Expansão das multinacionais como agentes dessa nova fase da evolução capitalista.
08) Capacitação econômica como medida de poder no mundo multipolar.
16) Expressivo avanço técnico-científico e mais atenção à qualificação profissional.
5- O TERCEIRO MUNDO JÁ ERA
No cenário atual das relações internacionais, o conceito de Terceiro Mundo, criado nos anos cinquenta, torna-se inadequado, incapaz de dar conta da realidade a que se refere.
Analise algumas considerações que justificam as afirmativas anteriores.
I - O fim da Guerra Fria impõe a lógica segundo a qual só existe um "mundo" cada vez mais homogêneo devido à maior integração do planeta.
II - Nas últimas décadas, o rápido crescimento econômico de alguns países subdesenvolvidos vem reforçar as diferenças culturais, religiosas e étnicas que já existiam entre os países deste grupo.
III - Apesar da prosperidade do Primeiro Mundo, os problemas associados ao Terceiro Mundo, como marginalização social, também ocorrem na metade norte do planeta.
É(São) correta(s) a(s) justificativa(s):
a) I apenas.
b) I e II apenas.
c) I e III apenas.
d) II e III apenas.
e) I, II e III.
6- O mapa abaixo mostra a consolidação de uma nova ordem mundial, fundada principalmente no poderio econômico. É importante observar que esses três polos de desenvolvimento estão profundamente interligados. Suas grandes empresas fazem investimentos em outros países, garantindo sua presença em todos os blocos e interligando a produção e o comércio internacionais. Isso significa que não existe uma rivalidade total, mas apenas uma concorrência entre empresas e produtos.
Cláudio Vicentino & Reinaldo Scalzaretto. O mundo atual: da Guerra Fria à nova ordem internacional.
São Paulo: Scipione, 1994, p.24-5 (com adaptações).
Com o auxílio do texto e do mapa, julgue os itens que se seguem.
( )A consolidação da Comunidade Econômica Europeia e sua possível expansão ampliam a perspectiva de integração do norte da África à área de influência geopolítica europeia.
( ) O bloco oriental é liberado pelos Tigres Asiáticos.
( )Os países integrantes do MERCOSUL fazem parte do NAFTA.
( )Na busca de matérias-primas e de mercados consumidores, as empresas japonesas têm-se instalado em diversos países da bacia do Pacífico, devido à proximidade geográfica.
( ) A África tem sido relegada na disputa dos blocos econômicos, devido à sua condição de reserva ambiental, destinada à preservação de seus ecossistemas de savanas e de desertos.
7- Responder à questão com base no esquema abaixo, sobre a organização do Mundo no final do século XX.
Fonte: OLIVA, Jaime e GIANSANTI, Roberto. ESPAÇO E MODERNIDADE - Temas da Geografia Mundial.
A alternativa que melhor se relaciona com o esquema é
a) A ordem bipolar que existiu durante a Guerra Fria tinha como países centrais os Estados Unidos e a Alemanha Ocidental.
b) Com a modernização, a nova classificação do mundo faz desaparecer relações tradicionais de opressão e marginalização.
c) A modernização tecnológica consegue chegar sem distinção a todos os países do mundo através da cooperação regional.
d) Alguns países hoje considerados subdesenvolvidos modernizam-se, principalmente através da importação.
e) No final do século XX, as novas classificações regionais do mundo baseiam-se na falência do socialismo e na preservação do capitalismo original, que não se desgastou durante a Guerra Fria.
8- 8. Acabaram a União Soviética e a Guerra Fria e todos suspiramos aliviados. Mas em vez de espíritos desarmados proliferaram novos fantasmas nucleares e perdemos até a primeira condição para um tranquilizador equilíbrio de terror que é saber de que lado virão os mísseis. A crise atual no mundo é uma crise de nitidez (...). Os que insistem em reduzir tudo a um choque de civilizações querem, na verdade, reduzir tudo a outra Guerra Fria, recuperar a simplicidade de um confronto entre potências com a simplificação adicional de que desta vez só um lado é uma potência...
Luiz Fernando Veríssimo
"O Globo", 13/08/2006
As características da atual geopolítica mundial que justificam o ponto de vista expresso pelo autor são:
( ) assimetria política - corrida espacial - dispersão mundial do poder bélico
( ) sectarismo religioso - corrida armamentista - constituição de blocos militares
( )bipolaridade cultural - proliferação nuclear - militarização dos países islâmicos
( )multipolaridade econômica - unipolar idade militar - multiplicação dos conflitos regionais .
9. (Enem 2009) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.
Essa divisão europeia ficou conhecida como
a) Cortina de Ferro.
b) Muro de Berlim.
c) União Europeia.
d) Convenção de Ramsar.
e) Conferência de Estocolmo.
10. (FUVEST) O período entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939) foi marcado por:
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo;
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo;
c) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa;
d) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da Guerra fria entre os EUA e a URSS;
e) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.
10. (UERN-2009) O surgimento de uma nova ordem mundial pós-guerra Fria provocou
A) eliminação do protecionismo no comércio internacional.
B) democratização da tecnologia e diminuição das diferenças norte e sul.
C) expansão do capitalismo no Leste Europeu e na Ásia.
D) rigidez nas fronteiras nacionais.
11. (UFMT-2008) 1968
O ano das transformações
Foi um ano que, por seus excessos, marcou a humanidade.
As utopias criadas em 68 podem não ter se realizado. Mas
mudaram para sempre a forma como encaramos a vida.
(Amauri Segalla, Época, 07.01.2008)
Um dos acontecimentos internacionais que marcou o referido ano foi
A) a derrota militar dos EUA no Vietnã, forçando o governo norte-americano a retirar suas tropas desse país do Sudeste asiático.
B) o assassinato de Martin Luther King nos EUA, líder do movimento que defendia a luta armada para assegurar os direitos civis dos negros.
C) a Primavera de Praga, uma tentativa de estabelecer um modelo socialista mais liberal na Tchecoslováquia, reprimida pela URSS.
D) o fortalecimento do movimento estudantil na Alemanha Oriental, com a realização de passeatas em favor de sua unificação à parte ocidental.
E) a invasão da Hungria pelas tropas do Pacto de Varsóvia, para impedir que o país saísse do bloco socialista dominado por Stálin.
12. A União Soviética não resistiu às transformações que ocorriam no Leste Europeu e se dissolveu em 1991. Sobre as transformações da U.R.S. S e Leste Europeu, julgue os itens seguintes:
a. ( ) A derrubada do muro de Berlim simbolizou a reunificação da Iugoslávia.
b. ( ) A União Soviética restituiu a propriedade privada colocando fim a várias décadas de domínio do socialismo.
c. ( ) As mudanças que ocorreram no Leste Europeu foram um questionamento do modelo de socialismo burocrático de Estado.
d. ( ) A independência das Repúblicas da União Soviética foi uma das consequências do fim do socialismo.
13. O início da década de 90 assistiu ao processo da desagregação do mundo soviético e do bloco socialista. São acontecimentos relacionados a esse processo, EXCETO:
a) A busca da independência das repúblicas da antiga União Soviética.
b) A queda do muro de Berlim.
c) A reunificação das duas Alemanha.
d) Surgimento de uma nova ordem mundial bipolarizada.
14. Com o término da II Guerra Mundial o mundo passou por uma forte alteração na ordem política, econômica e social. Esse período começou com a mudança do foco da hegemonia, antes determinado pela Europa, principalmente pela supremacia do Reino Unido, para a formação de dois grandes blocos de sistemas: o capitalismo e o socialismo. Com base nesses dois sistemas, julgue os itens que se seguem:
1. ( ) Em todos os países chamados capitalistas, inexiste a participação do Estado na
economia; as propriedades são sempre dos indivíduos.
2. ( ) A economia dos países do leste europeu, antes economias planificadas, agora
são economias denominadas economias de transição.
3. ( ) São características do sistema capitalista: lei da oferta e da procura, mobilidade
social, liberdade ideológica, mono-partidarismo, livre iniciativa, dentre outros.
4.( ) O capitalismo é uma corrente que se desenvolveu em oposição ao socialismo, e
propõe a abolição de uma sociedade de classes e a chamada exploração do homem pelo homem, dentre outros.
Leia o texto abaixo.
"Não foi o confronto hostil com o capitalismo e seu superpoder que solapou o socialismo. Foi mais a combinação entre seus próprios defeitos econômicos, cada vez mais evidentes e paralisantes, e a acelerada invasão da economia socialista pela muito mais dinâmica, avançada e dominante economia capitalista mundial. Na medida em que a retórica da Guerra Fria via capitalismo e socialismo, o 'mundo livre' e o 'totalitarismo', como dois lados de um abismo intransponível, e rejeitava qualquer tentativa de estabelecer uma ponte, podia-se até dizer que, à parte a possibilidade de suicídio mútuo da guerra nuclear, ela assegurava a sobrevivência do adversário mais fraco".
15. Sobre o texto podemos afirmar que:
a-O fim da URSS foi fruto de um conjunto de fatores externos, ligados a pressão dos EUA, quando instituiu o isolamento dos países socialistas.
b- A URSS foi incapaz de reconhecer suas deficiências, recusando-se a estabelecer qualquer tipo de reformas políticas e sociais.
c- Os problemas econômicos, políticos e sociais vividos pela URSS foram os maiores responsáveis pela desestruturação do socialismo na Europa.
d- Durante o período em que vigorou a Guerra Fria o mundo não chegou a temer uma possível guerra nuclear devido ao clima de camaradagem entre os países envolvidos.
16. O socialismo Real visto por Gorbatchev
Estava-se desenvolvendo uma situação absurda: a União Soviética, o maior produtor mundial de aço, matérias-primas, combustíveis e energia, apresentava escassez de tais recursos devido ao uso ineficiente ou ao desperdício. Apesar de ser um dos maiores produtores de grãos para alimentação, tinha de comprar milhões de toneladas por ano para forragem. Possuímos o maior número de médicos e leitos hospitalares para cada 1000 habitantes, e, ao mesmo tempo, existem claras deficiências em nossos serviços de saúde.
(...) Penso que aqui seja adequado destacar uma característica especial do socialismo: o alto grau de proteção social. De um lado, é sem dúvida um beneficio e uma grande conquista, mas, de outro, faz de algumas pessoas uns parasitas.
Na realidade, não existe desemprego: o Estado encarregou-se de assegurar a ocupação. Mesmo uma pessoa dispensada por indolência ou violação da disciplina de trabalho tem de ter outro emprego. (...) Os filhos de parasitas totais não ficarão à mercê do destino. Temos enormes somas concentradas nos fundos sociais dos quais os indivíduos recebem assistência
financeira. (...) A assistência médica é grátis, bem como a educação. Os indivíduos são protegidos dos reveses da vida e sentem-se orgulhosos disso.
Mas constatamos também que pessoas desonestas tentam explorar essas vantagens do socialismo. Conhecem apenas seus direitos, mas não querem saber de seus deveres. Trabalham mal, esquivam-se do trabalho e bebem demais. Há um grande número de indivíduos que adaptou as leis e costumes vigentes para servir seus próprios interesses egoístas. Dão pouco à sociedade, mas conseguem, apesar disso, obter tudo que é possível dela, e até mesmo o que parece ser impossível: vivem de rendas imerecidas.
A leitura do texto nos permite AFIRMAR que:
a) as dificuldades enfrentadas pela população soviética devido ao boicote dos países capitalistas,não comprometeram a área da saúde foi preservada, não sendo afetada pela crise político-econômica.
b) o socialismo implantado na União Soviética acabou por trazer desabastecimento de matérias –primas essenciais para a industrialização.
c) os indivíduos criados de acordo com a ideologia socialista, de acordo com o texto, tornariam-se incapazes de usufruir de seus direitos.
d) o socialismo ao contrário do que foi defendido pelos idealizadores acabaria por gerar desemprego, uma vez que não se aceita já a indolência.
17."O mundo do pós-guerra Fria é um mundo de polaridades indefinidas, que obedece a duas lógicas: a globalização e a fragmentação." Exemplifique, com dois fatos do mundo atual, a coexistência dos processos de globalização e fragmentação.
18.. O novo quadro político pós-guerra Fria hierarquizou o espaço mundial em torno de uma tríade: a União Europeia, os Estados Unidos da América e o Japão. Esses polos são, no mundo globalizado, os centros de gestão e decisão da economia.
A partir do texto e do mapa:
a) Apresente duas razões que fazem desses países polos de gestão e decisão da economia globalizada.
b) Analise o papel dos "paraísos fiscais" na economia globalizada sob a égide do capital financeiro.