Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

sábado, 11 de maio de 2013

Lista I 1° ano 2° Bimestre com a numeração corrigida



1-    (Ufpe 2012)  A figura esquemática a seguir refere-se à estrutura interna do planeta. Observe-a.


Com base nessa figura, analise as afirmações seguintes.

( ) A estrutura interna da Terra é representada em modelos que se apoiam em dois critérios distintos: as propriedades físicas e a composição química.  
(  )  O Manto terrestre, indicado pelo número 1, se situa sob o Núcleo e se estende até 20 km de profundidade; é uma faixa de intensa atividade sísmica e vulcânica.  
( )  O estudo da estrutura interna da Terra tem por base métodos muito diversificados, mas a análise da Astenosfera já é possível mediante observações diretas.  
( )  A camada número 1 apresenta manifestações magmáticas e sísmicas nas áreas de colisão de placas litosferas; essas áreas são tectonicamente instáveis.  
( )  A crosta oceânica é formada basicamente de basaltos; ela é menos espessa, em geral, do que a crosta continental, sobre a qual residem bilhões de seres humanos.  
 
2- "A teoria tectônica de placas é a mais nova interpretação da gênese e da dinâmica da litosfera, sustentáculo do relevo terrestre e submarino. (...) Esses grandes blocos ou placas tectônicas incorporam estruturas tanto da crosta continental como da crosta oceânica."
                                               (J. Ross, 1995, p.25).

Com base nesta teoria, admite-se que.
a) a litosfera é formada pela crosta continental e caracteriza-se principalmente por ser dividida em blocos que têm a mesma dimensão, à semelhança de grandes placas de cerâmica revestindo um piso.   
b) as placas apresentam-se fixas, registrando-se como significativo apenas o deslocamento continental que resultou na expansão do Oceano Pacífico e redução do Oceano Atlântico.   
c) as áreas geradoras de placas correspondem aos terrenos montanhosos dos fundos oceânicos, onde estão as dorsais mesoceânicas, locais de ocorrência de fortes atividades sísmicas e magmáticas.   
d) a estrutura interna da Terra é considerada estável, uma vez que os movimentos tectônicos provocam modificações e efeitos deformadores especificamente na parte externa da crosta.   
e) as áreas de destruição de placas são marcadas pelo afastamento entre elas e, como resultado, tem-se a destruição das montanhas orogênicas.   

3- Por que o estudo do interior da Terra se baseia em observações indiretas? De que forma são feita essas observações.
4- Qual a importância da astenosfera?

5- Cite os dois mais importantes minerais extraídos das bacias sedimentares e indique a utilização econômica de cada um deles.·.
6. Por que o estudo dos abalos sísmicos e do vulcanismo é importante para à analise do espaço geográfico?
                                                                                                 
7. Explique resumidamente a atuação dos agentes internos e externos que modificam o modelado terrestre?

8. Quais impactos ambientais e sociais a mineração ocasiona?

9. Por que o solo é um recurso fundamental para a sociedade.

10. Quais técnicas agrícolas podem amenizar os problemas relacionados a erosão do solo? Elas trazem apenas benefícios ao ambiente?
Explique.

11-  A Terra está em constante movimento. Justifique essa afirmação.
        
12- Cite as três camadas da Terra.
              
13- Quais são as camadas de maior e menor extensão na Terra?
            
14- Qual é a camada que apresenta a temperatura mais elevada?
 
15- Identifique três fenômenos endógenos (dentro) da terra, bem como exógenos (fora).
       
16- Como ocorre a formação do Tsunami?
17- Em qual camada da Terra as placas tectônicas estão acomodadas?
18- Por que na atualidade ocorrem frequentemente catástrofes naturais?
        
19- Por qual motivo no Brasil não ocorrem intensas atividades sísmicas?
20- Catástrofes naturais, como a ocorrida no Haiti, provoca que tipo de impactos?

21- Defina: Placas divergentes, Placas convergentes, Movimentos endógenos e Movimentos exógenos.
   
22- O vulcanismo é um dos processos da dinâmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros históricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcânicas trazem novos materiais para locais próximos à superfície terrestre.
A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que o vulcanismo
a) é um dos poucos processos de liberação de energia interna que continuará ocorrendo indefinidamente na história evolutiva da Terra.
b) é um fenômeno tipicamente terrestre, sem paralelo em outros planetas, pelo que se conhece atualmente.
c) traz para a atmosfera materiais nos estados líquido e gasoso, tendo em vista originarem-se de todas as camadas internas da Terra.
d) ocorre, quando aberturas na crosta aliviam a pressão interna, permitindo a ascensão de novos materiais e mudanças em seus estados físicos.
e) é o processo responsável pelo movimento das placas tectônicas, causando seu rompimento e o lançamento de materiais fluidos.
23- As estruturas geológicas da crosta terrestre refletem os processos que as originaram e ajudam a reconstituir a história do planeta. Em relação a esse assunto é correto afirmar que:
a) Os escudos cristalinos constituem o embasamento fundamental das terras emersas, pois originaram-se de dobramentos modernos.
b) As bacias sedimentares resultam da ação combinada dos processos destrutivos de erosão e dos processos construtivos de acumulação ou sedimentação.
c) O núcleo da Terra encontra-se em estado pastoso.
d) O manto é o envoltório rochoso da Terra.
e) Os vulcões são gerados por violentos movimentos de massas no interior do núcleo.
24- Como desenvolvimento da Teoria da Tectônica de Placas, fenômenos como a formação das cadeias montanhosas e das fossas submarinas foram melhor compreendidos. Com isso, sabe-se que a Cordilheira dos Andes se encontra em uma região da crosta terrestre que
a) apresenta uma área de colisão de placas tectônicas.
b) forma margem continental do tipo passiva.
c) se situa em uma área de expansão do assoalho oceânico.
d) apresenta uma área falhada pela formação de uma dorsal oceânica.
e) coincide com limites divergentes de placas.
25- A atividade vulcânica compreende todos os fenômenos associados com o derrame sobre a superfície terrestre dos materiais magmáticos procedentes do interior da Terra. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que:
a) o vulcanismo é um fenômeno endógeno exclusivo de áreas de colisão de placas litosféricas, em face da ação das correntes de convecção do manto.
b) além da erupção de gases aquecidos e lavas fundidas, procedem dos vulcões vastas quantidades de materiais fragmentados que são produzidos pela expansão de gases.
c) o magma, ao se solidificar nas fissuras rochosas preexistentes, origina diques mais ou menos espessos.
d) as erupções variam muito de caráter, de acordo com a pressão e a quantidade de gás e a natureza da lava posta em liberdade.
e) no Estado de Pernambuco, há evidências de atividades vulcânicas, ocorridas em épocas pretéritas, na Zona da Mata; os solos dessas áreas vulcânicas são, em geral, bons para a agricultura.