Domínios fitogeográficos
ØBiomas são um conjunto de diferentes ecossistemas.
Ø Ecossistema é o conjunto formado pela biocenose e pelo biótopo.
Ø Biótopo é a base onde estão assentados os seres vivos, é o chão, é o solo, são as águas, é o ar do ambiente.
Ø Biocenose é o conjunto de comunidades formadas pelas populações dos organismos das espécies de seres vivos interagindo entre sí. (fauna e a flora, os micróbios, os seres vivos em geral).
Tundra é uma vegetação proveniente do material orgânico que aparece no curto período de desgelo durante a estação "quente" das regiões de clima polar, apresentando assim apenas espécies de que se reproduzem rapidamente e que suportam baixas temperaturas.
Ø Taiga é também conhecida como floresta de coníferas ou floresta boreal, localiza-se exclusivamente no Hemisfério Norte, encontra-se em regiões de clima frio e com pouca umidade.
Ø Floresta temperada ou floresta decídua temperada, ou ainda, floresta caducifólia, por causa da queda das suas folhas no período do Inverno, é um bioma encontrado nas regiões situadas entre os pólos e os trópicos, característica das zonas temperadas úmidas
Ø Florestas equatoriais– Ocorrem nas baixas latitudes, compreendendo a Amazônia, parte centro-ocidental da África e sudeste asiático. A maior floresta da zona intertropical do globo e a que apresenta a maior biodiversidade. Essa floresta ocupa originalmente uma área de 5 milhões de km2 na America do Sul. Atualmente, devido ao desmatamento intensivo a floresta já perdeu cerca de 12% de sua área original.
Ø A intensa exploração madeireira, a implantação de grandes fazendas agropecuárias e os grandes projetos de mineração não só provocam danos ambientais, mas também destrói espécies vegetais ainda desconhecidas.
Ø O clima tropical úmido (ou litorâneo) acompanha uma estreita faixa de terra localizada junto a costa atlântica. Duas formações vegetais são representativas dessa região climática: a mata atlântica e os manguezais.
Ø A mata Atlântica é a formação mais devastada de todo território brasileiro. Do período colonial em que se verificou a expansão da agricultura canavieira, aos dias atuais, a região da mata Atlântica foi intensamente explorada. A mineração do século XVIII e a agricultura cafeeira também contribuíram para a devastação de grandes a extensões da mata, aos quais se estabeleceram os mais importantes núcleos de povoamentos e as primeiras cidades. Atualmente, nessas áreas concentram-se as principais regiões urbanas, instalações industriais, e vias de transporte do país alem de atividades agropecuárias.
Ø Os mangues são formado por plantas de raízes aéreas, ou seja, cujas as raízes se projetam acima do nível das águas.
Ø Pradaria é uma planície vasta e aberta onde não há sinal de árvores nem arbustos, com capim baixo em abundância. Estão localizadas em praticamente todos os continentes, com maior ocorrência na America do Norte. A pradaria brasileira é o Pampa gaúcho. São regiões muito amplas e oferecem pastagens naturais para animais de pastoreio e as principais espécies agrícolas alimentares foram obtidas das gramíneas naturais através de seleção artificial.
Ø Savana é uma região plana cuja vegetação predominante são as gramíneas, salpicadas por algumas árvores esparsas e arbustos isolados ou em pequenos grupos. Normalmente, as savanas são zonas de transição entre bosques e prados. A savana é um biócoro típico de biomas nas regiões de clima tropical com estação seca.
Ø Desertos
Ø são formas de paisagem que recebem pouca precipitação pluviométrica. Para uma região ser enquadrada como deserto, é preciso que ela receba menos de 250 mm (10 polegadas) de chuva por ano, além de se observar também, o seu nível de evapotranspiração, isto é, a combinação de perda de água por evaporação atmosférica da água do solo juntamente com a perda em forma de vapor.
Ø