Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

segunda-feira, 22 de março de 2010

1º ano - Cartografia

Cartografia

1. Características Gerais:

A Cartografia é uma ferramenta utilizada pela geografia para a confecção de mapas, a partir da observação direta, ou de dados obtidos por fontes secundárias (fotos, imagens). O Homem retrata características do espaço desde a pré-história, essas observações foram retratadas em rochas, sobretudo em cavernas.
A Cartografia foi evoluindo, tendo como áreas de grande desenvolvimento a babilônia (atual Iraque), cerca de 200 a.C
Na Idade Média houve um forte retrocesso na evolução do pensamento cartográfico, por influencia da igreja, que se apoiava na idéia de que a terra era o centro do sistema, e Jerusalém era destacada como a área central em vários mapas do período.
Com o desenvolvimento das navegações e a mudança de mentalidade, a cartografia novamente passou a adquirir status de importância, sendo que vários cartógrafos acompanhavam as expedições descrevendo e relatando características peculiares das regiões visitadas, possibilitando assim um melhor conhecimento das áreas do globo.
A cartografia é um instrumento essencial para os governos, pois, serve para analisar, interpretar e interferir na realidade espacial, determinando uma melhor utilização do espaço. Esse instrumento também é utilizado como ramo de poder político, as informações e os mapas atualizados e detalhados servem como mecanismo estratégico de informação.


2. Representações da Terra:
Globo terrestre: É forma reduzida de representação da Terra,que mais se aproxima da realidade.Essa forma possui algumas vantagens por apresentar a mesma forma da Terra e conservar as continentes e oceanos em suas posições relativamente reais,embora com pobreza de detalhes.
Mapas: São representações da Terra projetadas em uma superfície plana, a qual sempre determinará deformações. Esses tipos de representações são muito utilizados em pesquisas cientificas. Para confeccionar um mapa é necessária uma grande qualidade de informações, que devem estar contidas no próprio mapa (escala, legenda, titulo, símbolos e data de confecção) para facilitar a compreensão e auxiliar na analise.
3. Tipos gerais da projeção cartográficas.
Projeções cartográficas são representações de uma superfície esférica (o planeta) em uma superfície plana (mapa), essa representação acarreta distorções.
Cilíndrica
São projeções em que o globo é envolvido por um cilindro, posteriormente e determinado um mapa.Essa projeção determina algumas características como:
- Paralelos e meridianos em linhas retas e perpendiculares;
- A medida que se aproxima dos pólos ocorre maior distorção da representação;
- O único local que se conserva as dimensões originais do paralelo do Equador (local de contato);
- É muito utilizado como planisfério (representação total de terras);
Cônica
São projeções em que o globo terrestre é inserido em um cone. Características dessas projeções:
- Os paralelos possuem linhas circulares e os meridianos linhas concêntricas(chegam ou saem de um determinado lugar);
- Muito utilizado para a representação de latitudes intermediários (região próxima aos tropicais);
Azimutal ou geopolítica
São projeções da superfície da terra sobre um plano, a partir de um determinado ponto central. Características dessa projeção:
- Paralelo projetado em círculos concêntricos e meridianos projetados em linha reta e concêntricas;
- Ocorre aumento de deformação na projeção com a medida que se afasta do ponto central;
- Possui uma utilidade muito importante em cartas náuticas e aeronáuticas;
- Caracteriza-se por ser geopolíticas, pois o centro da projeção (azimute) normalmente é o pais ou região de destaque para o analista, possibilitando que essa área seja o centro da superfície (local de grande importância estratégica);
- Também chamada de projeção eqüidistante (permite saber com precisão a distancia em linha reta do centro a qualquer ponto da terra);
Robinson
Sua função é essencialmente didática. Essa forma de projeção distorce menos as áreas, formas e distancias.
Os meridianos são eclipses (linhas curvas) e as paralelas linhas retas.
Possibilita em muitas distorções a reproduções de grandes áreas, muito útil para planisférios (mapas múndi).
4. Formas especificas de projeções.
Mercator
A projeção cilíndrica de Mercator surgiu no século XVl, em momento em que boa parte do mundo já era conhecida. Essa projeção é muito utilizada desde o período das navegações, tomando-se uma das mais conhecidas e inseridas em livros. Essa projeção é caracterizada como conforme (conserva os ângulos e as formas). Por ter um caráter expressamente eurocêntrico, recebeu forte critica dos países subdesenvolvidos. Outro problema presente nessa projeção e a distorção nas altas latitudes, como no caso da Groelândia (ilha dinamarquesa) que possui 2,2 km² , contudo apresenta no mapa área superior ao Brasil que possui mais de 8,5 km².
Peters
Peters buscou determina uma projeção cilíndrica que desenvolvesse tamanho real a posição dos países subdesenvolvidos, essa projeção e equivalente, conservam o tamanho proporcional correto, as formas se encontram esticados. Essa projeção e também denominada de terceiro-mundista, por busca quebra a visão de superioridade das nações ricas do Hemisfério Norte.
Aitolff
Muito utilizado na produção de planisférios (mapas mundi). Essa projeção também é equivalente, com todos meridianos e paralelos possui formas elípticas. A America constitui a região central.

Mollweide
Muito utilizada também na produção de planisférios (mapas mundis) essa projeção também é equivalente, possuindo uma forma elíptica. A diferença é que a Europa e África estão na região central.
Escalas
Quando se deseja conhecer a distancia entre dois pontos ou a distancia real da área que esta sendo representada em um mapa, deve se observa a sua escala.
A escala determina quantas vezes o objeto real foi diminuído, não existe mapa de escala 1:1, no sentido que, isso seria inútil para a analise.
Tamanho da Escala
Grande Até 1:250.000
Média 1:250.000 a 1:1.000.000
Pequena Acima de 1: 1.000.000

Quanto maior a escala maior riqueza de detalhes e menor a área abrangida.
Muitos mapas aparecem com as medidas reais reduzidas a milhões de vezes, isso significa que:
Cada centímetro no mapa equivale a 6.000.000 de centímetros;
Cada centímetros no mapa equivale a 60.000 metros;
Cada centímetro equivale a 60 quilômetros.
Formas de representação
Numérica: é determinado entre a proporção e a distância no mapa. Como por exemplo 1: 150.000.000 (significa que 1cm no mapa equivale a 150.000.000 cm de território, ou 1.500 quilômetros). O numerador e sempre a unidade 1 e o denominador indica quantas vezes as medidas reais foram diminuídas. Pode ser assim representada:
1: 1.000.000, ou 1/1.000.000
Gráfica: caracteriza-se pela divisão de uma linha em casas, que são normalmente divididas em centímetros, metros ou quilômetros. Podemos determina uma escala de 1: 200, colocando uma figura semelhante a uma régua, e dividindo em centímetros, em cada pedacinho do centímetro corresponde a 2 metros.
A seguir, outro exemplo de escala gráfica:
0 km 100km 200km 300km 400km 500km
7. Técnicas Utilizadas.
Sensoriamento Remoto: tecnologia de obtenção sobre objetos e áreas sem contato direto, a obtenção dos resultados e feitos a partir de registros de imagem obtidas por meio de radiação eletromagnética, essas ondas são registradas digitalmente por satélites, determinando mapas mais definidos e completos.
Fotografia Aérea: Também chamada de aerofotogrametria, essa técnica utiliza fotos aéreas, inclusive de satélites, para melhorar projeção de mapas. Essa técnica auxiliou muito no avanço da confecção de mapas mais detalhados e completos.
Gradação de Cores: Técnicas muito utilizadas para diferencia áreas, sobretudo, de diferentes altitudes.