Agrícola: Ligado diretamente a aspectos de produção, venda, desenvolvimento de produtos para o consumo. ( feijão..).
Agrária: Ligado diretamente a aspectos relacionados a parte política, social e econômica do homem no campo ( reforma agrária, latifúndios ).
SISTEMAS AGRÍCOLAS
Agricultura itinerante : Também conhecida como agricultura de subsistência, muito comum em países subdesenvolvidos ,utiliza de pouca tecnologia e desgasta o solo. O solo é pouco fértil.
Agricultura coletivista: Grupos familiares desenvolvem a economia comunitária.
Agriculta de jardinagem: método de plantio utilizado na Ásia, se caracteriza pela instalação de degraus com diques nas pontas (conter a água e o solo). Determina uma boa utilização do solo.
Plantations: Método de produção em larga escala ( bases de grande propriedade, mercado externo, tecnologia e capital e mão de obra barata).
Técnicas agrícolas
Rotação de cultura: A cada colheita modifica-se o produto em determinada área.
Terraceamento: Utilizado na jardinagem (construção de diques nas áreas aplainadas).
Fertilizantes e adubos: Elementos químicos utilizados nas lavouras.
Curvas de nível: Plantação em locais íngremes.
Associação de culturas: Produz-se dois elementos em conjunto para minimizar a atuação de pragas.
Queimadas: Técnica que, embora ainda seja utilizada, já está em desuso, pois danifica o solo e proporcionava uma estagnação da produção.
Evolução Da Estrutura Agrária No Brasil
A agricultura atualmente abrange cerca de 23% dos trabalhadores e tem um peso de 10% no PIB. A perda de importância da agricultura no contexto brasileiro ocorreu principalmente após o período de JK ( 1956-1960) e do “milagre Brasileiro” ( 1968-a 1971) tornou-se urbana e industrial.
Hoje existe integração muito grande entre o campo e a cidade, não está funcionando apenas como fornecedora de produtos(alimentos) mas também como consumidora de produtos industrializados ( fertilizantes), fora da agroindústria.
No Brasil, se emprega a maior parte dos recursos disponíveis na agricultura monocultura comercial ( soja, café, laranja), pois possuem grande aceitação no mercado internacional.
Os pequenos e médios produtores recebem recursos técnicos e investimentos insuficientes por parte do governo o que se concretiza na baixa evolução da produção.
Principais Produtos No Brasil
Produtos para exportação: O Brasil é um grande produtor de gêneros agrícolas, principalmente os voltados á exportação. Dentre os principais, destacam-se os seguintes:
Café, Cana- De- Açúcar, Laranja,Soja, Cacau e Milho.
Produtores internos: Milho, Batata, Arroz, Feijão, Mandioca,
Relação de Trabalho No Campo
Pequeno Proprietário: Trabalho na sua própria terra e, por necessidade, pode se tornar um trabalhador temporário.
Parceiro: Produz na terra de terceiros e determina como pagamento parte da produção.
Arrendatário: O pagamento é feito mediante aluguel.
Trabalho Assalariado: Normalmente trabalha em grandes fazendas (pequena porcentagem na estrutura agrária brasileira).
Trabalhador Temporário: Bóia-fria, vaqueiro – são trabalhadores sem um vínculo empregatício de longa duração,normalmente são mal remunerados.
Estrutura Fundiária
Módulo Rural: Caracterizando a partir do Estatuto da Terra (1964). Varia de região para região. Área em que o agricultor garante seu sustento familiar.
Minifúndio: Área menor que o módulo rural, atualmente representa 70% dos imóveis e 10% da área de lavoura do país.
Latifúndio por dimensão: Área superior a 600 módulos rurais – plantations, normalmente ligados a grandes produções monoculturas, voltados ao mercado externo.
Latifúndio por exploração: Caracteriza-se como uma área sub- aproveitada.
Empresas rurais: Fazendas que utilizam a área de maneira produtiva, sustentável e racional.
Outros Problemas
GRÍLEIROS E LATIFUNDIÁRIOS: Essa problemática é uma das mais sérias do Brasil, principalmente em áreas onde o poder público atua com menos vigor.
Transgênicos: Alimentos modificados geneticamente para resistir melhor a praga e intempéries do tempo e ter seu valor nutritivo ampliado.O Brasil atualmente (09/2003) regulamentou a lei que permite a produção de soja transgênicas no território nacional. Esse ato abriu espaço para a produção de elementos transgênicos no nosso país, proporcionando uma forte discussão sobre os benefícios e malefícios dessa forma de produção
Revolução Verde: Marcada pelo aumento substancial da produção no século XX, houve um fator bastante negativo, que foi a retirada em massa de famílias do campo, os quais perderam espaço para a modernização e tecnologia.
Reforma Agrária
A reforma agrária no Brasil, de forma ampla, está sendo adiada há várias décadas. Essa demora na implementação de um projeto eficiente tem acarretado uma substancial queda na qualidade de vida do homem no campo. A reforma agrária não se resume apenas ao fornecimento de terra, existem aspectos amplos, como;
Facilidade de obtenção de crédito para a compra de máquinas agrícolas.
Apoio técnico em todos os níveis da produção.
Garantia de preço na comercialização da safra.
Desenvolvimento de uma infra- estrutura social no assentamento(escolas, centros de saúde , centros de lazer comunitários...
Pecuária
O termo pecuária é empregado para a criação de gado bovino, essa má utilização do termo não engloba formas de pecuária, como: avicultura, suínos, búfalos, equinos, caprinos, formas de pecuária muito difundidas no Brasil e no mundo.
Aves: formas de criação mais difundida no brasil.O principal produtor de aves no mundo é a China.
Suínos: No Brasil, destaca-se o Estado do Rio Grande do Sul, com cerca de 40% da produção brasileira.
Búfalos: Principal região é a ilha de Marajó – PA .
Equinos: O Brasil é o maior criador , atrás apenas dos EUA.
Caprinos: Região Nordeste do país meio de subsistência e de desenvolvimento econômico.
ovinos: No Brasil destaca-se a raça Zebu, originário da Índia que se adaptou muito bem ao clima do país. Atualmente o rebanho bovino brasileiro é o 2º maior do mundo, só perdendo para a Índia ( que não consomecccc carne bovina.