Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

domingo, 16 de maio de 2010

AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E SUL 8º ANO - 2º BIMESTRE

• A América do Norte está localizada no extremo norte das Américas, é composta por apenas três países: Estados Unidos, Canadá e México, além de territórios de domínios europeus, como a Groenlândia (pertencente ao Reino da Dinamarca, com representação no parlamento) e Bermudas (dependência britânica). Os dois primeiros são os únicos do continente americano que estão inseridos no grupo dos países mais importantes político e economicamente. Especialmente o primeiro, que possui a condição de maior potência mundial, já o terceiro configura-se como um país em desenvolvimento, ou seja, emergente.
• Um fato determinante na atual condição dos países citados é o fator histórico, assim como todas as nações das Américas, os Estados Unidos e o Canadá também foram colonizados por europeus, entretanto, o modo como foi desenvolvido foi diferente, pois enquanto o centro e o sul das Américas foram colônias de exploração, as nações em questão viveram um processo de povoamento. A América do Norte é também conhecida por América Anglo-Saxônica (de língua inglesa) ou América desenvolvida.
Aspectos naturais da América do Norte:
• A América do Norte é banhada ao norte pelo oceano glacial Ártico, a oeste pelo Oceano Pacífico e a leste pelo Oceano Atlântico.

Relevo
• Quanto ao relevo, a América do Norte apresenta basicamente três tipos, como ocorre em grande parte de todo continente americano.

• Porção ocidental: abriga uma série de cadeias de montanhas, muitas dessas são vulcões que se encontram em atividade e, pois isso há uma grande ocorrência de terremotos. Dentre as muitas montanhas presentes as principais são: Cadeias da Costa, Sierra Nevada e as montanhas Rochosas.

• Porção oriental: corresponde a regiões onde se encontram planaltos e montanhas de idade geológica antiga e que, devido a isso, sofreu diversos e longos processos erosivos. Os principais planaltos são: Labrador (Canadá) e Monte Apalache (Estados Unidos).

• essa região abriga extensas áreas compostas por planícies, abrangendo também rios e lagos, as mais conhecidas são: as planícies de Lacustre (Canadá), do Mississipi (Estados Unidos) e a planície dos Grandes Lagos.

Hidrografia
A hidrografia da América do Norte é bastante diversificada, no território canadense o lagos predomina, existe pelo menos 150 mil lagos, grande parte de origem glacial.
• A maior concentração de lagos da América do Norte está localizada entre as fronteiras dos Estados Unidos e do Canadá, diante disso, os maiores e mais importantes são: Superior, Michigan, Huron, Iria e Ontário. O primeiro possui 84 mil km2.
• Quantos aos rios, no Canadá o que se destaca é o rio São Lourenço, isso por que serve como hidrovia entre os Grandes Lagos e o Oceano Atlântico. Nos Estados Unidos, o mais importante quanto à capacidade de navegação é o Rio Mississipi, outros importantes são Colorado e Columbia, ambos utilizados na irrigação e na geração de energia elétrica.
Clima e vegetação da América do Norte
• Devido à dimensão territorial, na América do Norte são desenvolvidos diversos tipos de composição vegetativa e climática. Os principais são:

Tundra tipo de vegetação que desenvolve a partir do degelo, é composto por liquens, musgo, erva e arbustos de baixa estatura, isso proveniente do clima frio com invernos longos e rigorosos.
• Floresta Temperada esse tipo de vegetação ocorre em regiões onde predomina o clima temperado, caracteriza-se por apresentar as estações do ano bem definidas com invernos frios e verões quentes. As florestas temperadas são compostas por árvores caducifólias e musgos, e presença de cedros, carvalho e pinheiro.
• Estepe e Pradaria ocorrem em áreas que possuem clima semi-árido, com temperaturas elevadas e longos períodos de estiagem, devido a essa adversidade a composição vegetativa é bastante restrita com a presença de gramíneas e ausência de árvores.
• Vegetação desértica desenvolve em regiões desérticas no sul dos Estados Unidos, na fronteira com o México e também na região do Rio Colorado. O clima é desértico, por isso é seco durante todo o ano.
• Savana ocorre em lugares onde há incidência de chuvas regulares durante o ano e temperaturas sempre abaixo de 10ºC nas estações do outono e inverno.
• Vegetação de montanhas devido à altitude a temperatura tende a cair, assim, apresenta clima parecido com o clima frio. Quanto à cobertura vegetal existem poucas formas presentes.
• Ausência de vegetação ocorre em regiões da América do Norte que possui temperaturas muito frias, ou seja, polar. Essa adversidade climática não permite o desenvolvimento de nenhuma forma de vegetação.

América Central
 A América Central Insular (ou formado por ilhas), corresponde a um grupo de ilhas localizadas no Mar das Antilhas conhecido como Mar do Caribe, que é ramificado em Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e Bahamas.Na primeira Antilhas estão presentes as nações mais importantes do Caribe tais como Cuba, Jamaica, Haiti, Republica Dominicana e Porto Rico que faz parte do controle dos Estados Unidos, apesar disso não possui representantes no congresso.
 As pequenas Antilhas são compostas por oito nações autônomas: Antígua e Barbuda, Barbados, Granada, Santa Lucia, São Cristovão, Nevis, São Vicente, Granadinas e trindade Tobago, alem de cinco possessões do Reino Unido: Anguilla, Ilhas Cayman, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Virgens Britânicas e Montserrat. Existem ainda duas possessões da Holanda as Antilhas Holandesas e Aruba e duas possessões da França Guadalupe e Martinica e uma possessões dos Estados Unidos: as Ilhas Virgens Americanas.
Características naturais da América Central
 Uma grande parcela do território que compõe a América Central é ocupada por montanhas que periodicamente desenvolve o processo do Vulcanismo e também de terremotos. As áreas que apresentam as planícies se restringem à costa do Atlântico e do Pacifico.
Clima e Vegetação
 Terras quentes representam as regiões onde estão as planícies e os baixos planaltos, onde ocorrem temperaturas medias mensais de cerca de 25ºC, com características de climas tropical úmido e equatoriais
 Terras temperadas localizam-se em áreas entre as planícies e as montanhas, predominam temperaturas medias de aproximadamente 20ºC e desenvolve o clã tropical de altitude.
 Terras frias correspondem a lugares que são constituídos por montanhas elevadas e que por isso ocasionam temperaturas semelhantes de clima frio.
Relevo
 O relevo das Ilhas do Caribe é constituído por montanhas formadas por ventos vulcânicos, na verdade muita dessas montanhas são vulcões, alguns são ativos como Pele localizado em Martinica.
América do Sul
A América do Sul está localizada em grande parte no hemisfério sul, na zona intertropical ocidental. A América do Sul abrange um território de 18 milhões de quilômetros quadrados e é banhado a leste pelo oceano Atlântico, a oeste pelo oceano Pacífico e ao norte pelo mar das Antilhas, conhecido como do Caribe.

O subcontinente abordado é privilegiado em área costeira, devido sua imensa extensão, ao longo do litoral sul americano são identificados diversos acidentes geográficos, um exemplo desse tipo de configuração é o Estreito de Magalhães que liga os oceanos Pacífico ao Atlântico, além das Malvinas (arquipélago com mais de duzentas ilhas, localizadas na costa Argentina), Fernando de Noronha (vinte ilhas de origem vulcânica, localizada na costa nordeste do Brasil) e na costa do Equador as ilhas Galápagos, esses instituídos pela ONU (Organização das Nações Unidas) como um Patrimônio Natural da Humanidade.
Aspectos naturais da América do Sul
Relevo

Toda a costa leste da América do Sul é composta por planaltos de origem geológica muito antiga, devido a isso sofreu longos processos erosivos e atualmente possui características relativamente planas.

No interior da América do Sul identifica-se em grande parte uma predominância de planaltos com pouca elevação e planícies.

No extremo ocidente do subcontinente o relevo é constituído por grandes altitudes, onde está localizada a Cordilheiras dos Andes que corresponde a um dobramento alpino oriundo do encontro entre a placa de nazca e a placa sul-americana, devido a isso a região desenvolve uma grande incidência de abalos sísmicos. A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até o Chile, diante dessa extensão os Andes possuem aspectos distintos que variam de acordo com cada particularidade, pode ser classificado como: Andes setentrionais úmidos, Andes centrais ou áridos e Andes meridionais ou frios.
Hidrografia
A América do Sul, em recurso hídrico, possui uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, como por exemplo, a bacia do Amazonas que é a maior do mundo.

O grande potencial hídrico desse subcontinente é proveniente dos aspectos climáticos que predominam em grande parte do território onde prevalecem os climas úmidos (equatorial e tropical úmido) com altos índices pluviométricos.

As principais bacias hidrográficas presentes na América do Sul são:

Bacia Amazônica: está localizada na floresta Amazônica e abrange o Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Guiana.

Bacia do Prata: corresponde à união de três sub-bacias (Paraná, Paraguai e Uruguai).

Bacia do Rio São Francisco: encontra-se totalmente em território brasileiro e tem como rio principal o São Francisco.
Clima e vegetação

Devido à extensão territorial, no sentido norte-sul, o continente sofre influência de duas zonas climáticas, a intertropical e a temperada do sul. Dessa forma, são identificados climas equatorial, tropical, além da presença de clima mediterrâneo e temperado.

O relevo é um dos primordiais na composição dos climas, dessa forma ao longo de toda planície amazônica não há altitudes que possam impedir a locomoção de massas de ar quente ou fria, servindo assim como uma espécie de corredor de passagem de massas que seguem seu trajeto para interagir com as características locais e assim dar origem às distintas variações climáticas.
Além dos climas já apresentados, na América do Sul são identificados ainda os climas: frio de montanha, característico dos Andes; semi-árido que ocorre nos Andes Central e nordeste brasileiro; e árido ou desértico que ocorre na Patagônia (Argentina) e do Atacama (Chile).

Como o clima em grande parte é o equatorial e tropical, desenvolve grandes florestas do tipo latifoliadas, que corresponde à floresta equatorial, como a Amazônica.
Clima e vegetação
Nas áreas de clima tropical, que ocorre nos territórios do Brasil, Paraguai, Venezuela e Colômbia, ocorrem vegetações tais como as savanas (cerrado no planalto central brasileiro, chaco no Paraguai e Bolívia e lhanos na Venezuela). E nas regiões de clima tropical úmido ocorrem as florestas tropicais como a floresta Atlântica na costa brasileira.

Nas regiões onde prevalece o clima subtropical, como no sul do Brasil, Uruguai e Argentina, ocorrem vegetações como Mata de Araucária, além de estepes e pradarias.

Em uma restrita parcela da América do Sul ocorre o clima temperado, essa característica climática se apresenta no sul do Chile, a vegetação que desenvolve na região é a floresta temperada.
Clima e vegetação
Nas áreas de clima tropical, que ocorre nos territórios do Brasil, Paraguai, Venezuela e Colômbia, ocorrem vegetações tais como as savanas (cerrado no planalto central brasileiro, chaco no Paraguai e Bolívia e lhanos na Venezuela). E nas regiões de clima tropical úmido ocorrem as florestas tropicais como a floresta Atlântica na costa brasileira.

Nas regiões onde prevalece o clima subtropical, como no sul do Brasil, Uruguai e Argentina, ocorrem vegetações como Mata de Araucária, além de estepes e pradarias.

Em uma restrita parcela da América do Sul ocorre o clima temperado, essa característica climática se apresenta no sul do Chile, a vegetação que desenvolve na região é a floresta temperada.
Estrutura urbana
Nos países em desenvolvimento da America Latina, o crescimento das cidades ocorre de modo acelerado, em espaço desprovido de infra-estrutura para acomodar a demanda, resultando em incontáveis ocupações irregulares e problemas sociais.
O sistema político, em geral, não tem projetos que ofereçam condições de conter o êxodo Rural.
Os problemas se acumulam quando se analisa os sistemas de transporte e de comunicação, que excluem a maior parte da população.
Transportes coletivos superlotados, arriscando a segurança dos usuários, tornam-se uma cena comum nas cidades populosas dos países subdesenvolvidos.
Povoamento
Vários antropólogos, historiadores e arqueólogos têm sugerido que os nativos americanos são descendentes, quer de europeus, quer africanos que atravessaram o Oceano Atlântico. Alguns apontam a semelhança física entre os Olmecas e os africanos. Thor Heyerdahl demonstrou que é possível navegar da África para a América numa réplica dum barco de papiro do antigo Egipto. Existe igualmente evidência genética de antepassados africanos em alguns índios da Argentina e arqueológica de artefatos que podiam ser de origem européia de antes da ocupação da Europa por asiáticos.
A maioria das religiões dos nativos americanos ensinam que os humanos foram criados na América no princípio dos tempos e sempre ali viveram.
A doutrina Mórmon diz os ameríndios são descendentes de Lehi e dos nefitas, que teriam sido Israelitas que chegaram à Américas cerca de 590 aC.
No século XIX e princípios do século XX, houve proponentes da existência de continentes perdidos, entre os quais Atlântida, Mu e Lemúria, de onde poderiam ter vindo os primeiros habitantes humanos das Américas.