A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos físicos são: ao norte Oceano Glacial Ártico, ao sul os mares Mediterrâneo e Negro, a Oeste Oceano Atlântico, a Leste Montes Urais, Rio Ural e o Mar Cáspio, esse último é utilizado para definir a fronteira entre Europa e Ásia.
A Europa é um continente com uma área de 10,3 milhões de Km2, que representa somente 19% da Eurásia. A Europa possui 48 países autônomos, na maioria pequenos territórios e os micro países, além da Rússia que responde por 40% da área total.
Grupo de importantes países no cenário mundial, alguns deles potências econômicas (Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Rússia que fazem parte do G-8).
LITORAL EUROPEU
• A costa européia é extensa e sofre influência das águas do Oceano Glacial Ártico e Atlântico, além de mares menores como o Cáspio e o Negro.
• A Europa é uma península e o seu litoral é composto por várias delas e inúmeras ilhas, dentre elas as principais são: ao norte, A península da Jutlãntica, península Escandinava; a oeste, ilhas Britânicas, ilha da Irlanda e ao sul a Península Ibérica, Itálica e Balcânica, além das ilhas de Creta, Sílicia, Sardenha, Córsega e Baleares.
• Outra característica marcante do litoral europeu é a quantidade de estreitos que se apresentam nessa porção do continente, os principais são: Gibraltar, Bósforos e Dardanelos.
Relevo da Europa
É composto basicamente por planícies e maciços antigos, o primeiro ocorre na Europa central e o segundo no interior do continente.
• Os principais maciços antigos são:
• Pireneus (entre Espanha e França);
• Alpes (entre França, Itália, Alemanha, Suíça e Áustria, Apeninos ocorre do sul ao norte da Itália);
• Cárpatos (Eslováquia, Polônia, Ucrânia e Romênia);
• Cáucaso (entre Rússia, Geórgia, Armênia e Azerbaijão).
Hidrografia do continente Europeu
A Europa está localizada no hemisfério norte, então há ocorrência de clima temperado, devido a essas características físicas a rede hidrográfica desse continente é formada por rios de pequena extensão e baixo volume de água em relação aos rios de áreas equatoriais. No entanto, esses rios foram e ainda continua sendo um importante recurso para o desenvolvimento da economia e fluxo de pessoas (uma vez que a maioria deles é navegável), diante dessa temática os rios de destaque no continente são o Reno (nasce nos Alpes Suíços), Sena (nasce nos planaltos franceses), Ródano (nasce nos Alpes Suíços), Volga (nasce a noroeste de Moscou) e o Danúbio (nasce nos Alpes alemães).
Clima da Europa
Devido a localização geográfica do continente os climas que predominam são:
Clima de Montanha: apresenta-se em áreas montanhosas como os Alpes e os Pireneus, são caracterizados por invernos rigorosos com precipitação de neves e geados e chuvas bem distribuídas durante o ano.
Temperado oceânico: há ocorrência de chuvas constantes com maior incidência no inverno e primavera com temperaturas amena.
Temperado continental: chuvas em menor quantidade em relação ao clima Temperado oceânico e amplitudes térmicas mais altas..
Subpolar ou ártico: é caracterizado por apresentar duas estações, inverno e verão, na primeira as temperaturas são extremamente baixas atingindo até – 50ºC e na segunda, que prevalece por um pequeno período, as temperaturas variam entre 16º e 21ºC.
Mediterrâneo: é formado por verões quentes (seco) e inverno (chuvoso) mais ameno, essa característica climática ocorre no sul da Europa.
Vegetação da Europa
Ao longo de toda extensão territorial do continente Europeu é possível identificar diversos tipos de cobertura vegetal, desse modo podemos destacar as principais:
• Tundra: ocorre em áreas de clima ártico ou subpolar.
• Floresta boreal ou coníferas: se apresentam nas regiões ao sul do continente.
• Floresta temperada: é encontrada ao sul da floresta boreal.
• Estepes: ao sul da floresta temperada.
• Vegetação mediterrânea: ocorre em toda extensão sul da Europa.
A Europa e um continente com uma população absoluta superior a 700 milhões de habitantes, constituindo uma população relativa a de 72 habitantes por quilômetros quadrado.Embora possua uma população absoluta elevada, o ritmo de crescimento no continente é o menor do mundo.
O continente atravessa um período preocupante no que se refere à imigração. Com a crise na década de 1980, na Europa, ressurgiu um forte processo de aversão e estrangeiros, conhecido como xenofobismo, esse movimento esta muito presente atualmente em países como a Alemanha e a França
Durante o período da Guerra Fria havia uma divisão política, econômica, ideológica e militar na Europa. Posteriormente, a queda do socialismo na URSS e o efeito dominam, houve alterações importantes na estrutura geográfica da Europa.
Hoje em dia, a diferença entre as nações estão mais ligados aos aspectos econômicos.
Alemanha
• O desenvolvimento industrial alemão iniciou no século XIX, com a implementação das industriais familiares.
• Após a II Guerra Mundial, a industria alemã estava arrasada, entretanto nos anos seguintes esse pais apresentou um rápido crescimento industrial e econômico determinado pelos seguintes fatores:
• Ajuda econômica americana através de Plano Marshall;
• Presença de grandes reservas de recursos minerais, destacando o carvão no vale do Rio Ruhr;
• Ampliação do mercado consumidor;
• Abundancia e qualidade da mão-de-obra;
• Entrada no Mercado Comum Europeu (MCE);
• Com a fragmentação da União Soviética, a Alemanha atualmente representa a terceira maior potência econômica do mundo,sendo um dos pilares centrais da União Européia.
França
• Após a II Guerra Mundial, houve uma retomada do crescimento industrial e econômico caracterizada pelos mesmos aspectos da Alemanha associada a ótima posição geográfica apresentada pelo país.
• A França hoje é uma das maiores potências industriais do mundo, destacando-se as industrias química, têxtil, mecânico e telecomunicação.
• A região de maior industrialização no país é a região de Alsácia – Lorena.
Itália
Itália
A Itália, ao contrário das outras da Europa, apresentou uma industrialização tardia (1930), determinada pelo governo fascista de Benito Mussolini.
Atualmente, a Itália ocupa a sexta posição mundial, apresentando um índice de crescimento industrial superior aos demais países da União Européia. A região que mais se destaca no nível industrial é a região do vale do Rio Pó (Gênova – Milão - Turim ).
Hoje, a Itália busca desenvolver um parque industrial também na região sul,região menos desenvolvida do país.Outro problema enfrentado são as empresas clandestinas.
Reino Unido
Berço da revolução industrial, o Reino Unido da Grã-Bretanha perdeu muita de sua força econômica comercial e industrial após a II Guerra Mundial.
Atualmente, vem apresentando destaque no plano econômico os setores de bebida, informática, automóvel e naval.