Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

domingo, 20 de junho de 2010

CONTINENTE ASIÁTICO E ORIENTE MÉDIO 7º ANO 2º B MENSAL II

Continente Asiático

0 continente asiático possui uma extensão territorial de 44.482.000 km, fazendo com que seja considerado o maior de todo o planeta. A Ásia é dividida politicamente em países com grande diversidade étnico-cultural.
Pelo continente asiático, passa a linha do Equador (0°), o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico. Grande parte das terras da Ásia se encontra no Hemisfério Norte. Uma pequena porção no Hemisfério Sul. Tomando como base o Meridiano de Greenwich, podemos dizer que o continente asiático está completamente dentro do Hemisfério Oriental ou Oeste.
As grandes massas de água que circundam o continente são compostas pelos oceanos Pacífico, Índico e Glacial Ártico, pelo Mar Mediterrâneo e o Mar Negro. Circundando a massa continental, aparecem diversas ilhas e arquipélagos que são parte integrante da Ásia.
A Ásia é formada por cinco placas tectônicas: a placa Euro-Asiática, a Arábica, a Indo - Australiana, a Filipina e a do Pacífico. Um exemplo da movimentação das placas é a Cordilheira do Himalaia, onde está situado o Everest, o ponto mais elevado da superfície terrestre.
As constantes movimentações das placas tectônicas na Ásia têm sido as principais responsáveis pelos grandes terremotos que ocorrem no continente, principalmente nas bordas delas. Quando os movimentos ocorrem no piso oceânico, a energia liberada produz ondas gigantes, denominada Tsunamis.
A Ásia limita-se: Ao norte, com o oceano Glacial Ártico; Ao sul, com o oceano Índico; A leste, com o oceano Pacifico; A oeste, com a Europa e o mar Mediterrâneo; A sudoeste, com a África e o mar Vermelho.
A Ásia e a África eram antes unidas pelo istmo de Suez, aberto em 1869, agora Canal de Suez. No litoral sul do continente Asiático, encontramos outras áreas importantes para a navegação comercial, como o golfo Pérsico ou Arábico e o golfo de Omã.
O golfo Arábico ou o golfo Pérsico demonstra, através da própria duplicidade de sua denominação, a disputa, entre árabes e persas, pelo seu domínio.
Através do Canal de Suez e destes golfos, os países produtores de petróleo escoam sua produção para o resto do mundo.
A Ásia e a África eram antes unidas pelo istmo de Suez, aberto em 1869, agora Canal de Suez. No litoral sul do continente Asiático, encontramos outras áreas importantes para a navegação comercial, como o golfo Pérsico ou Arábico e o golfo de Omã.
O golfo Arábico ou o golfo Pérsico demonstra, através da própria duplicidade de sua denominação, a disputa, entre árabes e persas, pelo seu domínio.
Através do Canal de Suez e destes golfos, os países produtores de petróleo escoam sua produção para o resto do mundo.
Situado no sudoeste da Ásia, o Oriente Médio é a “ponte de ligação” entre esse continente, a Europa e África. Compreende a 16 estados ou países e mais a palestina, cujas negociações para sua constituição como Estado soberano encontram-se em curso.
Os Estados ou países do Oriente Médio possuem áreas territoriais variáveis. Cinco deles Arábia Saudita, Irã, Iraque, Afeganistão e Turquia, abrangem a maior área territorial da região.
É uma região delimitada pelos mares Negro. Mediterrâneo e Vermelho, pelo golfo pérsico e pelo Mar Arábico, no Oceano Indicam;
O Golfo Pérsico é chamado de golfo do petróleo, ali se encontra a maior produção de petróleo da região e do mundo e é por onde se escoa produto por meio de seus portos ou terminais de petróleo.
Traços étnicos culturais e políticos
Os povos do Oriente Médio professam a religião muçulmana ou islamismo composta de varias seitas (xiitas sunitas etc.). Essa região tem por base o Alcorão, seu livro sagrada que, entre outras atitudes, prega a obrigação de as pessoas doarem uma parte de sua renda aos despoluídos ou pobres;
A cidade santa do islamismo é Meca, na Arábia Saudita.
Na maioria dos países do Oriente Médio, o árabe é a língua falada; No Irã, fala-se o persa língua oficial do país e também uma das oficiais do Afeganistão.
Há uma forte concentração de poder político e econômico nas mãos de sultões, xeques, emires etc.
Regimes políticos:
• Monarquia Constitucional - poderes definidos pela Constituição e pelo Parlamento, caso do Kuwait e da Jordânia;
• Monarquia Absolutista – Não sofre restrições ou limitações, o Estado ou país é o rei, é o caso da Arábia Saudita, Catar, Omã e Barein;
• Republica presidencialista e parlamentarista – Constituição e a organização política são exercidas durante tempo limitado por uma ou mais pessoas eleitas diretamente pelo parlamento ou pelo povo é o caso da Turquia, Líbano, Síria, Iraque, Lênin, Israel, Afeganistão e Chipre.
• Regime teocrático – A autoridade política é exercida por um chefe religioso. É o caso do Irã.
• Federação de Emirados – É o caso dos Emirados Árabes Unidos, onde sete emirados formaram uma federação, que é administrada por um conselho supremo e por um Governo Federal, presidido por um dos setes emires, não há partido político.
Condições físicas ou naturais
O clima é o elemento físico ou natural que melhor caracteriza o Oriente Médio – onde predominam os climas desérticos e semi-áridos. Esses climas e as altitudes de relevo condicionam a vida humana, a ocupação do território e a pratica da agricultura e da pecuária.
Abundancia de petróleo
• Petróleo: cerca de dois terços das reservas mundiais localizam-se no Oriente Médio;
• Devidos seus recursos petrolíferos, o Oriente Médio tem uma grande importância estratégica, geopolítica e econômica no cenário mundial;
• Os países da Europa Ocidental, os Estados Unidos, a China e o Japão, maiores consumidores de petróleo dependem do fornecimento da região.
Escassez de terra fértil
• A região é marcada por uma grande limitação, imposta pela natureza, para o desenvolvimento da agricultura. Os países do Oriente médio dependem, em maior ou menor grau, da importação de alimentos;
• A Arábia Saudita, por exemplo, país de maior dependência , importa cerca de 90% dos alimentos que necessita.
Escassez de água
• A Arábia Saudita e os pequenos países do Golfo Pérsico são importadores de água potável;
• Há tempos a escassez desse precioso liquido se converteu em causa de tensões no Oriente Médio.