Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

LISTA DE EXERCÍCIO 2º ANO MENSAL II 2º B

Com relação a crise energética que o país atravessa, foi amplamente noticiado que uma das razões para o colapso estava no fato de que “o modelo brasileiro baseia-se quase que exclusivamente em hidrelétricas, que produzem 97% da energia consumida no país. Sem chuva, entra em colapso”. Veja, 16/5/2001
Com relação a esse tema, julgue os itens abaixo:
1- ( ) A crise energética atual compara que o regime pluviométrico brasileiro é desfavorável a um modelo de geração de eletricidade concentrado no aproveitamento de recursos hídricos.
2- ( ) O argumento de que o aumento do consumo energético por parte do setor industrial foi um dos responsáveis pelo estabelecimento da crise energética atual está descartado, uma vez que, nos últimos anos, inúmeras crises econômicas impediram o crescimento desse setor.
3- ( ) A distribuição demográfica e industrial brasileira contribui para o quadro atual de crise energia elétrica.
4- ( ) Além da pluviosidade, outros fatores podem ter influência no decréscimo do nível das águas em um reservatório de uma hidrelétrica, como, por exemplo, a erosão do solo na bacia hidrográfica.
5- ( ) O potencial hidráulico brasileiro para a geração de eletricidade está esgotado, sendo necessário o uso de outras fontes de energia.
6- ( ) Em meio à crise energética brasileira, assiste-se, no Estado da Califórnia, EUA, ao mais bem-sucedido processo de substituição de usinas a gás por usinas nucleares não-poluentes, o qual resolveu completamente o problema de escassez de energia elétrica naquele Estado.
Considerando as diversas formas de produção de energia, julgue os itens que se seguem:
7- ( ) A luz sola, os ventos e as marés são fontes de energia que pode ser transformada em energia elétrica.
8- ( ) Uma fonte alternativa de produção de energia para o Brasil é o gás natural uma vez que existem reservas nacionais suficientes para suprir toda demanda atual.
9- ( ) No Brasil, há quantidade suficiente de urânio para a geração de energia elétrica na usina nuclear de Angra.
10- ( ) A usina de Itaipu, situada no Rio Paraná, fronteira entre Brasil e Paraguai, ainda é a maior usina hidrelétrica do mundo.
11- ( ) A primeira crise do petróleo aconteceu no ano de 1970 em protesto pelo apoio prestado pelos Estados Unidos a Israel durante a Guerra do Yom Kippur.
12- ( ) O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1857.
13- ( ) Energia geotérmica é a energia produzida de rochas derretidas no subsolo (magma) que aquecem a água no subsolo.
14- ( ) A atual matriz energética brasileira, apoiada na hidroeletricidade e nos combustíveis fosseis , resulta das políticas nacionais de desenvolvimento adotadas no decorre do processo de industrialização no brasil.
15- ( ) O racionamento de energia enfrentado pela população brasileira no começo do século XX poderia ter ocorrido ainda nos anos de 1980, se a economia do Brasil tivesse crescido num ritmo mais acelerado, pois nesse período o governo já não investia o necessário para ampliar a oferta de energia.

AS "PILHAS" DE ENERGIA RENOVÁVEL
Fonte: Le monde diplomatique. In: ISTO É. 17 - 23/10/93
julgue os itens de 16 a 20 com C para certo e E para errado.

16- um crescimento para a produção de energia elétrica, não somente em razão de seu caráter renovável, mas pela possibilidade de sua exploração equilibrada por quase toda a extensão do planeta.

17- o que resta de formações vegetais corre risco de desaparecer, visto que a crise do petróleo dirigirá a ação humana para o substituto mais imediato, mais barato e mais produtivo que é a biomassa estocada nas reservas florestais.

18- que a energia solar que representa uma forma barata e eficaz de geração de energia, não está disponível em quantidades aceitáveis, em especial, em segmentos da superfície terrestre nos quais se encontram os países mais pobres.

19- que a grande dificuldade do uso dessas fontes renováveis e alternativas ao petróleo é que algumas delas são pouco flexíveis. Não podem ser aplicadas em múltiplos usos, como o petróleo, e não podem ser geradas e processadas em qualquer lugar.

20- que a hidroeletricidade, assim como o uso da biomassa, apresentará em relação ao petróleo não apenas a vantagem da renovabilidade, mas também a de representar, praticamente, a inexistência de impactos ambientais.

A energia move o mundo. As fontes de energia podem ser divididas em renováveis e não renováveis, primárias e secundárias. julgue os itens de 21 a 25 com C para certo e E para errado.

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, é correto afirmar que

21- o petróleo, principal fonte energética da Revolução Industrial, impulsionou o movimento da economia, através da indústria automobilística, sendo uma fonte de energia renovável.

22- o carvão mineral, fonte de energia básica da Segunda Revolução Industrial, entre os combustíveis fósseis, é o menos abundante, no Brasil, apesar de ser muito utilizado em nosso país.

23- as hidrelétricas não apresentam nenhum inconveniente para o meio ambiente, sendo bastante viáveis, por sua construção ser de baixo custo, por serem totalmente naturais e por não emitirem poluentes.

24- a energia nuclear é produzida através de reatores nucleares, que produzem energia térmica por fissão (quebra do átomo de urânio ou de tório) não apresentando riscos de contaminação ambiental.

25- o gás natural, um recurso esgotável que requer altos custos na construção de gasômetros e na utilização de metaneiros, tem influência na formação de chuvas ácidas e na alteração climática.

Justique os itens das questões 26 e 27 com base no esquema abaixo.
madeira / turfa / linhito / hulha / antracito / aumento do teor de carbono .

26- o carvão mineral.
27- o xisto betuminoso.

Em relação às fontes de energia do Brasil, podemos afirmar que: assinale a alternativa correta.
julgue os itens de 28 a 37 com C para certo e E para errado.

28- o preço do quilowatt de energia nuclear é um estímulo à instalação dessa fonte energética.

29- o aproveitamento dos nossos rios de planalto é de aproximadamente 90%, donde se conclui que o Brasil deve buscar outras fontes energéticas.

30- o carvão mineral é uma importante fonte de energia, sendo que as principais vantagens das jazidas brasileiras são o baixo custo da produção e a grande quantidade de carvão coqueificável.
31- a produção de energia elétrica no Brasil é basicamente de fonte hidráulica e sua participação supera a ordem de 75%.

32- as regiões sudeste e sul, juntas, participam com quase 75% da produção e 30% do consumo total de energia elétrica.


O Brasil é um país rico em rios, o que lhe confere um grande potencial hidrelétrico. Este potencial está relacionado respectivamente aos seguintes fatores geográficos:

33- às condições climáticas e ao relevo acidentado.

34- à predominância no país do clima equatorial e à existência de poucas áreas planas.

35- à continentalidade do território e à disposição longitudinal do seu relevo.

36- à latitude e à monotonia do relevo.

37- à tropicalidade e à existência de planícies de tamanho considerável