1) Rodovias privatizadas vão
receber R$ 20 bi Nas concessões federais, o resultado não deve ser diferente,
até porque envolve regiões de forte atividade econômica, como São Paulo, Rio de
Janeiro, Paraná e Minas Gerais. Por isso, os representantes do setor esperam
que o processo de licitação das estradas não pare por aí. O diretor geral da
Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) disse que o governo estuda a
concessão de cerca de 15 mil quilômetros de vias federais à iniciativa privada
ou a recuperação por meio de parceiras público-privadas.
Com relação à temática e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os seguintes itens com C para certo e E para errado.
Com relação à temática e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os seguintes itens com C para certo e E para errado.
a) ( C ) A abertura de rodovias consideradas estratégicas, como a
Belém-Brasília, acompanha a decisão de se instalar a indústria automobilística
no pais no pais, sendo ambas consideradas realizações marcantes Do período de
governo juscelinista, o JK.
b)( E
) Verifica-se uma significativa concentração da produção brasileira, tanto agrícola
como industrial, nos estados citados na reportagem, o que explica a necessidade
de investimento na malha de transporte nas regiões desses estados.
c)( E
) O norte e o nordeste brasileiros tem reduzido sua participação na circulação
de mercadorias e de pessoas no país devido à ausência de investimos em
infra-estrutura e no desenvolvimento das atividades produtivas.
d)( C
) A predominância do transporte
rodoviários no Brasil fez do setor de transporte o principal consumidor de
petróleo no país, sendo que este modelo tem sido cada vez mais reforçado sem
que sejam se que castigados os meio fluvial e ferroviário na política de
transporte do país.
2) “Grande invenção do século XIX, tecnologicamente falando é filho de minas. Ele se torna mais vantajoso para abastecimento de grandes mercados a grandes distancias”. O texto se refere a seguinte sistema de transporte.
2) “Grande invenção do século XIX, tecnologicamente falando é filho de minas. Ele se torna mais vantajoso para abastecimento de grandes mercados a grandes distancias”. O texto se refere a seguinte sistema de transporte.
a) Rodoviário
b)( X
) Ferroviário
c) Marítimo
d) Fluvial
e) Aéreo
3- “A economia brasileira
esta cada vez mais aberto ao comércio internacional; não é mais suficiente
investir apenas nas estradas de rodagem. Os portos também precisam ser
modernizados para receber rapidamente as cargas que chega ou que parte nos
caminhões, eliminando filas de espera que beiram 30 km, como nos portos de
santos e Paranaguá”.segundo esse trecho retirado do jornal do Brasil analise as
questões sobre a estrutura do transporte e circulação no país, julgando c para
certo e para errada.
a)( C ) Um dos graves problemas da política de ampliação de rodovias, é a grande perda de produtos nas estradas, o que determina uma diminuição considerável na quantidade de produtos, destacando-se principalmente os grãos.
a)( C ) Um dos graves problemas da política de ampliação de rodovias, é a grande perda de produtos nas estradas, o que determina uma diminuição considerável na quantidade de produtos, destacando-se principalmente os grãos.
b)( C ) As rodovias brasileiras estão passando por um
processo de concentração tão amplo que não estão mais suportando as cargas que
passam pelo seu caminho, determinando uma atrofia no sistema de transporte.
c)( C
) Alguns portos brasileiros estão se modernizando, devido a exigências do
mercado internacional, passando de portos para estaleiros.
d) ( E ) As rodovias mais bem cuidadas estão localizadas na região
centro sul, essa rodovias estão passando constantemente por manutenções, que
diminuíram em muito os índices de acidentes nessa região.
e)( E
) O sistema brasileiro de transporte
esta mudando para o transporte hidroviário, esse fato e verificado quando se
nota o grande numero de hidrovias construídas nos últimos anos.
4 – a política atual de transporte em nosso país tem, entre outros objetivos os de: assinale a alternativa correta.
4 – a política atual de transporte em nosso país tem, entre outros objetivos os de: assinale a alternativa correta.
a) Conserva os setores
ferroviários e ampliar somente os rodoviários.
b) Ligar o litoral com as regiões de Goiás e Mato Grosso.
b) Ligar o litoral com as regiões de Goiás e Mato Grosso.
c) Planejar a integração das diversas modalidade de transporte, com execução programada dentro dos planos diretores, elaborados pelo grupo de Estudo de Política de Integração de Transportes.
d)(X ) Dar singular importância ao transporte ferroviários para melhor desenvolvimento do comercio.
e) Cuidar principalmente da navegação de pequena cabotagem. - (navegação realizada entre portos interiores do país pelo litoral ou por vias fluviais).
5 – A analise das vias de circulação no Brasil revela: assinale a alternativa correta,
a) A expansão da rede ferroviária, em relação às décadas anteriores, como medida prioritária para a redução de custos.
b) O investimento maciço em
hidrovias, em função do MERCOSUL, embora o custo do transporte fluvial de
cargas supere o transporte ferroviário.
c) O descaso com a
modernização de seus portos marítimos, considerados os mais, baratos do mundo
para o transporte de carga internacional.
d) ( X ) O Subaproveita mento da potencialidade naturais do país, pois
em áreas de rios navegáveis o transporte rodoviário mais caro supera o fluvial.
e) A opção pela rodovia como
principal meio de transporte de carga, seguindo padrão dominante nos Estados
Unidos, Japão e Europa Ocidental.
6) Transportes e
comunicações estão estreitamente ligados ao desenvolvimento de uma região, um
país ou do próprio mundo. Conforme a especificidade da área onde são usados, os
transportes obedecem a uma hierarquia de economia e rendimento.
I - O transporte fluvial normalmente necessita de uma infraestrutura de apoio em forma de eclusas, canais, dragagem, terraplanagem do vale, etc., como acontecem no rio Amazonas e Paraguai por sua grande declividade.
II - O transporte marítimo é
fundamental na movimentação de grandes cargas como petróleo e granéis em geral.
O gasto de energia é baixo, mas implica construção e utilização de portos e a
sujeição aos cartéis internacionais do frete.
III - O transporte
rodoviário é passível de maior desgaste e consome mais combustível. Entretanto
não necessita de baldeações e leva, vantagem nas distâncias curtas com a
entrega porta a porta.
IV - O transporte
ferroviário atualmente é lento se comparado ao rodoviário, não se prestando por
isso para levar cargas a grandes distâncias. Além disso, em confronto com as
modernas rodovias, o material das ferrovias é de pouca durabilidade. Os trens
são muito pouco usados na América anglo saxônico.
São afirmações certas apenas
a) I e II.
b)( X) II e III.
c) III e IV.
d) II, III e IV.
e) I, II e III.
7) O modelo de transportes
que está materializado em nosso país implica um enorme consumo de derivados de
petróleo, uma fonte de energia cara que o Brasil ainda necessita importar.
As tabelas a seguir mostram como está distribuída a capacidade do deslocamento de carga em alguns países e os custos de transportes.
As tabelas a seguir mostram como está distribuída a capacidade do deslocamento de carga em alguns países e os custos de transportes.
COMPARAÇÃO ENTRE CUSTOS DOS TRANSPORTES
RODOVIA: Um caminhão, com um litro de óleo diesel por km, transporta 30 toneladas.
FERROVIA: Um trem, com um litro de óleo diesel por km, transporta 125 toneladas.
HIDROVIA: Um navio, com um litro de óleo diesel por km, transporta 575 toneladas.
Considerando EXCLUSIVAMENTE os dados acima, é correto afirmar que:
a) o deslocamento de carga,
no Japão, apresenta custos maiores em relação aos do transporte, na França.
b)( X
) o deslocamento de carga, no Brasil, apresenta custos maiores em relação aos
do transporte, na Rússia.
c) o deslocamento de carga,
no Brasil, apresenta custos menores em relação aos do transporte, na Rússia.
d) o deslocamento de carga,
no Japão, apresenta custos maiores em relação aos do transporte, no Brasil.
e) o deslocamento de carga,
na França, apresenta custos menores em relação aos do transporte, nos Estados
Unidos.
8) A revolução tecnológica dos meios de transporte ocasionou o chamado "encolhimento do mundo".
A esse respeito, pode-se afirmar que:
a) a abolição de barreiras
espaciais permitiu o livre fluxo de populações, sobretudo em função do acesso
ao mercado de trabalho, em diferentes regiões do planeta;
b) a ampliação do intercâmbio de informações entre diferentes povos e regiões do planeta promoveu uma única e homogênea aldeia global de trocas igualitárias;
c)(X ) a redução do tempo de deslocamento entre os lugares foi fundamental para a expansão planetária da produção e circulação das mercadorias sob a égide do capitalismo;
d) as possibilidades de comunicação entre as nações facilitaram os acordos comerciais e financeiros que reduziram as diferenças econômicas entre os países;
e) o avanço técnico na infraestrutura de circulação localizada no Hemisfério Norte instaurou o livre-comércio entre os países desenvolvidos.
b) a ampliação do intercâmbio de informações entre diferentes povos e regiões do planeta promoveu uma única e homogênea aldeia global de trocas igualitárias;
c)(X ) a redução do tempo de deslocamento entre os lugares foi fundamental para a expansão planetária da produção e circulação das mercadorias sob a égide do capitalismo;
d) as possibilidades de comunicação entre as nações facilitaram os acordos comerciais e financeiros que reduziram as diferenças econômicas entre os países;
e) o avanço técnico na infraestrutura de circulação localizada no Hemisfério Norte instaurou o livre-comércio entre os países desenvolvidos.
9) A politica atual de transporte em nosso país tem, entre outros objetivos, o de:
Assinale a alternativa correta.
a)(X ) conservar os setores ferroviários e ampliar
somente os rodoviários.
b) ligar o litoral com as
regiões de Goiás e Mato Grosso.
c) planejar a integração das
diversas modalidades de transporte, com execução programada dentro dos planos
diretores, elaborados pelo grupo de Estados de Políticas de Integração de
transportes.
d) dar singular importância ao transporte ferroviário para melhor desenvolvimento do comércio.
e) cuidar principalmente da navegação de pequena cabotagem.
d) dar singular importância ao transporte ferroviário para melhor desenvolvimento do comércio.
e) cuidar principalmente da navegação de pequena cabotagem.
10) A circulação tem significado geográfico. No tocante ao transporte, ela compreende homens riquezas; já no campo das comunicações, inclui o som, a palavra, a imagem, as ideias e, por conseguinte, a experiência de espaço e de tempo. Com base nos conhecimentos sobre a abordagem geográfica da circulação, Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a)(C ) a Revolução Industrial impulsionou a revolução dos transportes, possibilitando a construção de ferrovias e o uso da maquina a vapor na navegação.
b)( E
) o aprimoramento dos transportes representou a estagnação da produção em
alguns setores da economia, tais como a agropecuária e o comércio, que deixaram
de atrair os investimentos estrangeiros.
c)( C
) a popularização do automóvel, o
surgimento do avião, a transmissão de energia elétrica e a alta tensão, o
desenvolvimento da comunicação e dos transportes são marcas da sociedade
industrial.
d) ( C ) a produção de computadores, softwares, e satélites, a utilização do fax e dos cabos de fibra óptica permitiram que as informações econômicas, financeiras e o fluxo de capitais se tornassem mais globalizados.
d) ( C ) a produção de computadores, softwares, e satélites, a utilização do fax e dos cabos de fibra óptica permitiram que as informações econômicas, financeiras e o fluxo de capitais se tornassem mais globalizados.
11) A economia brasileira está cada vez mais aberta ao comércio internacional; não é mais suficiente investir apenas nas estradas de rodagem. Os portos também precisam ser modernizados para receber rapidamente as cargas que chegam ou que partem nos caminhões, eliminando filas de espera que beiram 30 quilômetros, como nos portos de Santos e Paranaguá. Segundo esses trecho retirado do jornal do Brasil, analise as questões sobre a estrutura do transporte e circulação no país. Julgue os itens com C para certo E para errado.
a)( C ) Um dos graves problemas da política de ampliação de rodovias, é a grande preda de produtos nas estradas, o que determina uma diminuição considerável na quantidade de produtos, destacando-se principalmente os grãos.
b)( C) As rodovias brasileiras estão passando por um
processo de concentração tão amplo, que não estão mais suportando as cargas que
passam pelos seus caminhos, determinando uma atrofia no sistema de transporte.
c)( C
) alguns portos brasileiros estão se modernizando, devido à exigência do
mercado internacional, passando de portos parta estaleiros.
d) ( E ) As rodovias mais bem cuidadas estão localizadas na região
centro-sul, essas rodovias estão passando constantemente por manutenções, que
diminuíram em muito os índices de acidentes nessa região.
e)( E
) O sistema brasileiro de transporte
está mudando para o transporte hidroviário, esse fato é verificado quando se
nota o grande número de hidrovias construídas nos últimos anos.
12) A análise das vias de circulação no Brasil revela:
Assinale a alternativa
correta.
a) A expansão da rede
ferroviária, em relação às décadas anteriores, como medida prioritária para
redução de custos.
b) O investimento maciço em
hidrovias, em função do MERCOSUL, embora o custo do transporte fluvial de
cargas supere o do ferroviário.
c) o descaso com a
modernização de seus portos marítimos, considerados os mais, baratos do mundo
para o transporte de carga internacional.
d)( X
) O Subaproveita mento das potencialidades naturais do país, pois em áreas se
rios navegáveis, o transporte rodoviário, mais caro, supera o fluvial.
e) A opção pela rodovia como
principal meio de transporte de carga, seguindo o padrão dominante nos Estados
Unidos, Japão e Europa ocidental.
13) A analise as questões abaixo referentes `questão do extrativismo e dos recursos minerais no Brasil. Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a)( C ) O Brasil possui uma grande produção de sal marinho, com destaque para o Rio Grande do Norte e a região litorânea do Rio de Janeiro.
b)( E
) No Brasil, o extrativismo é uma
atividade pouco utilizada, inclusive a pesca.
c) (C ) Grande parte do material metálicos no Brasil é encontrada nas bacias sedimentares.
d)( C ) A retirada dos recursos minerais é uma atividade que degrada o meio ambiente, um exemplo dessa degradação é o antigo morro de Serra Pelada.
c) (C ) Grande parte do material metálicos no Brasil é encontrada nas bacias sedimentares.
d)( C ) A retirada dos recursos minerais é uma atividade que degrada o meio ambiente, um exemplo dessa degradação é o antigo morro de Serra Pelada.
e) ( C ) O Brasil é altamente suficiente em todos os recursos minerais
que existem na Terra.