Os serviços
produzidos pelo setor de transportes são de vital importância para o
funcionamento do sistema econômico, pois são absorvidos por todas as unidades
de produção.
Os
investimentos em transportes, atuando como poderoso fator no espaço econômico condicionam
novos esquemas de divisão geográfica do trabalho, influenciando na localização
de atividades industriais, agropecuárias e urbanas.
Tipos de Transporte;
Tipos de Transporte;
Transporte
Ferroviário:
Atualmente o
grande destaque no transporte férreo são os chamados trens bala, que atingem
uma velocidade de cerca de 250 km/H, e realizam uma viagem segura e rápida.
Alguns países já utilizam essa tecnologia, como o Japão, França, Alemanha e
Inglaterra.
Transporte
rodoviário:
Meio de
transporte mais utilizado no mundo. O transporte rodoviário está crescendo
ainda mais, devido aos investimentos em propagando, determinados pela indústria
automobilística, que inserem os fatores benefícios da obtenção de um automóvel.
Transporte
marítimo e fluvial:
Esse sistema
de transporte marítimo está presente desde as grandes navegações no período
colonial, principalmente entre a Europa e suas regiões coloniais.As principais rotas de transporte marítimo hoje, passam pelo Atlântico Norte, Canal de Suez, Canal do Panamá e Pacifico Norte. O principal produto transportado é o petróleo (elemento energético de grande valor do mercado internacional).
Os locais que se destacam no transporte fluvial são: EUA (Mississipi-Missouri) e região dos grande lagos, (América do norte) o Argentina (Bacia da Prata), a África (Rio Nilo) e a Europa (Rio Sena, Volga e Tamisa) e Amazonas.
Hoje nos países mais desenvolvidos vários portos estão virando estaleiros(automação),esse é um fato comum na dinâmica do transporte marítima.
Transporte aéreo:
Utilizado
tanto no transporte de carga quanto de passageiros. Devido ao alto grau de
modernização, atualmente é o meio de transporte mais seguro.
Os acontecimentos do dia 11 de setembro de 2001 determinam uma ampla crise mundial no setor de aviação. Essa crise recaiu nos preços e no número de voos comerciais e internacionais.
Transporte No Brasil
Os acontecimentos do dia 11 de setembro de 2001 determinam uma ampla crise mundial no setor de aviação. Essa crise recaiu nos preços e no número de voos comerciais e internacionais.
Transporte No Brasil
Transporte
ferroviário: Esse sistema de transporte iniciou sua implantação no final do
século XIX,e inicio do XX,a partir da aquisição de tecnologia inglesa. Tinha
como fundamento o transporte de carga, principalmente minerais, e transporte de
passageiros.
A nossa
primeira ferrovia foi construída pela Imperial Companhia de Estradas de Ferro,
fundada pelo Visconde de Mauá, ligando o Porto de Mauá, na Baía de Guanabara á
Serra da Estrela, no caminho de Petrópolis.
Logo em seguida surgiram outras no Nordeste, e principalmente em São Paulo, para servir a economia cafeeira, em franco desenvolvimento nesse período.
As ferrovias eram em geral construídas ou financiadas pelo capital inglês, que visava apenas à satisfação dos seus interesses comerciais, sem o mínimo de planejamento.
O sistema ferroviário possui uma extensão de cerca de 30 mil quilômetros, bastante concentrada nos estados das regiões Sul e Sudeste.
Pontos fortes:
Logo em seguida surgiram outras no Nordeste, e principalmente em São Paulo, para servir a economia cafeeira, em franco desenvolvimento nesse período.
As ferrovias eram em geral construídas ou financiadas pelo capital inglês, que visava apenas à satisfação dos seus interesses comerciais, sem o mínimo de planejamento.
O sistema ferroviário possui uma extensão de cerca de 30 mil quilômetros, bastante concentrada nos estados das regiões Sul e Sudeste.
Pontos fortes:
§ Meio de transporte altamente viável para levar grandes volumes
a longas distancias.
§··. O material das ferrovias normalmente tem longa vida (trilhas, vagões...).
§··. O material das ferrovias normalmente tem longa vida (trilhas, vagões...).
§··. Normalmente favorece o desenvolvimento das indústrias.
. Gasta pouca
energia (energia-percurso).
Pontos fracos:
§ Intimamente ligados ás condições naturais, relevo, solo.
§ Não possui flexibilidade na distribuição.§ Como grande parte, foi construída há mais de um século, formaram percursos que, hoje, estão fora das principais áreas agrícolas e industriais do país.
§ Participação pequena das ferrovias no transporte de carga, comparado a outros países continentais (EUA, Rússia) § Em vista desses problemas importantes, a nossa rede ferroviária é deficitária em geral, estando longe do plano ideal, condizente com a necessidade de nossa economia.
§ No Brasil existe o transporte ferroviário de carga (principalmente minerais para os grandes portos e estaleiros do país) e transporte de passageiros (trens urbanos e metrô).
Grandes
projetos:
§ Ferrovia Norte-Sul: Ferrovia que ligaria a malha viária do
Nordeste e do Sudeste, passando por Goiânia (Goiás) e Imperatriz (Maranhão),
aumentando com isso o fluxo de transporte de minerais e produtos agrícolas.
§ No campo dos projetos, estão as meigas empresas, que estão adquirindo linhas férreas, planejando a obtenção de enormes lucros a partir de melhora e ampliação da rede viária. Saindo do estigma de que ferrovias apenas trazem prejuízos, como ocorre atualmente com o governo brasileiro.
§ No campo dos projetos, estão as meigas empresas, que estão adquirindo linhas férreas, planejando a obtenção de enormes lucros a partir de melhora e ampliação da rede viária. Saindo do estigma de que ferrovias apenas trazem prejuízos, como ocorre atualmente com o governo brasileiro.
Transporte
rodoviário:
§ O transporte rodoviário é o sistema mais utilizado nos pais,
ele se desenvolveu em meados do século XX, com o crescimento das cidades e o
desenvolvimento industrial. O ramo da indústria automobilística possuiu um
papel fundamental na implantação do modelo industrial no Brasil, a partir da
década de 1950§ Atualmente de cada 100 quilos de mercadorias e produtos que são transportados, cerca de 60 passam pelas rodovias. Quando nos referimos a transporte de passageiros, a porcentagem é ainda maior, de cada 100 passageiros 90 se deslocam por rodovias.
Pontos fortes:
§ flexibilidade de circulação
.Viável no transporte de pequenas quantidades.
Pontos fracos:
§ Grandes gastos com manutenção dos carros e caminhões, fora a
manutenção das estradas, que deve ocorrer de maneira constante.
§ Altamente poluidora e degradante.
§ Altamente poluidora e degradante.
§ O estado de conservação das estradas impossibilita o
cumprimento dos prazos de entrega de produtos e também é um dos responsáveis
pelo crescente aumento do número de acidentes.
No Brasil, a
malha rodoviária encontra-se organizada pelo plano rodoviário nacional.
Partindo de Brasília, são encontradas as rodovias radicais, numeradas de 0 a
100(temos como exemplo a BR 060- que liga Brasília a Goiânia).
As estradas de 100 a 200, possuem traçado norte-sul, como exemplo temos a BR 101, conhecida como rodovia do turismo. No sentido Leste-Oeste, estão às rodovias de 200 a 300, a mais famosa delas é a transamazônica (BR 230). As ultimas são as diagonais(300 a 400),como a famosa BR 364,que liga Cuiabá( MT) a Porto Velho
( RO),famosa pelas assaltos e mortes nas estradas. Toda a rodovia que liga dois ou mais estados é denominado de rodovia federal.
As estradas de 100 a 200, possuem traçado norte-sul, como exemplo temos a BR 101, conhecida como rodovia do turismo. No sentido Leste-Oeste, estão às rodovias de 200 a 300, a mais famosa delas é a transamazônica (BR 230). As ultimas são as diagonais(300 a 400),como a famosa BR 364,que liga Cuiabá( MT) a Porto Velho
( RO),famosa pelas assaltos e mortes nas estradas. Toda a rodovia que liga dois ou mais estados é denominado de rodovia federal.