Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Lista II com gabarito 3º 4º Bimestre


Em razão de seu peso econômico, nos últimos anos, atenção especial tem sido dada ao setor automobilístico. A respeito dos estímulos e das medidas fiscais promovidos pelo governo brasileiro
para tal segmento, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que a sigla IPI, sempre que utilizada, refere-se ao imposto sobre produtos industrializados.

1-( )  Em dezembro de 2008, em momento crítico da crise econômica mundial, o governo federal editou decreto que reduziu o imposto cobrado na aquisição de automóvel zero quilômetro. R: Verdadeiro

 2-(  ) No final de 2011, o governo federal, em tentativa de aquecer a economia e incentivar o consumo, editou decreto que reduziu o IPI de automóveis importados. Falso

Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, deve nortear a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. A respeito dessa conferência, marco fundamental das discussões a respeito de meio ambiente, julgue os próximos itens.

Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, deve nortear a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. A respeito dessa conferência, marco fundamental das discussões a respeito de meio ambiente, julgue os próximos itens.

3-( ) A Rio+20 contou apenas com a presença de representantes oficiais de Estados-membros da ONU, inexistindo participação do setor privado ou da comunidade científica mundial. R: Errada

4-( ) Um dos aspectos que atraíram a atenção global para a Rio+20 foi o fato de ela ter sido a primeira conferência de âmbito internacional promovida pela ONU para tratar do meio ambiente desde 1992. Errada ( Não podemos esquecer de Estocolmo 1972 e da Rio-92 _CNUMAD)

5-( ) A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92. R: Verdadeiro

6-( ) O MERCOSUL evidencia uma das características da economia globalizada dos tempos atuais, a de formação de blocos regionais ou continentais com o objetivo de facilitar a inserção dos países-membros na atual economia mundial, altamente competitiva. R: Verdadeiro

7-( ) Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela são, atualmente, os membros plenos do MERCOSUL, estando o Paraguai temporariamente suspenso do bloco em razão da crise política que culminou com a destituição do presidente do país, Fernando Lugo, do poder. Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela são, atualmente, os membros plenos do MERCOSUL, estando o Paraguai temporariamente suspenso do bloco em razão da crise política que culminou com a destituição do presidente do país, Fernando Lugo, do poder. R: Verdadeiro ( Complementando: O Paraguai era contrário à entrada da Venezuela no bloco, com sua suspenção os demais membros aproveitaram para aprovar a entrada do país bolivariano)

8-( ) O mundo contemporâneo assiste à crescente participação da China na economia mundial, decorrente, em especial, da modernização de sua economia, possibilitada, por sua vez, pela democratização das instituições políticas do país, com a substituição do modelo autoritário comunista pela democracia representativa nos moldes ocidentais.

R: Errada ( A abertura econômica do gigante asiático, por meio das Zonas econômicas especiais, não foi acompanhada de uma abertura política)

9-( ) O trecho final do texto remete à crescente participação da China na economia mundial, decorrente, em especial, da modernização de sua economia, possibilitada, por sua vez, pela democratização das instituições políticas do país, com a substituição do modelo autoritário comunista pela democracia representativa nos moldes ocidentais.

R: Verdadeiro ( Um debate característico da Rio+10 foi a promoção de parcerias público-privadas, refletindo abordagens neoliberais mais vigorosas com a globalização que se acentuou nos anos 1990, com uma maior atuação do setor privado (e a correspondente expectativa menor de intervenção de governos) e da sociedade em questões de conservação ambiental e de desenvolvimento sustentável. Já para diversos atores isso foi mais um sinal de fracasso da Rio+10. Eles esperavam dos governos maior capacidade política de implementar compromissos internacionais Para outros, entretanto, as PPPs foram o destaque na Rio+10.)

10-( ) Constatações como a de que os países desenvolvidos têm responsabilidade na poluição do planeta e a de que os países pobres necessitam receber dos países mais ricos apoio financeiro, tecnológico e humanitário para superarem a miséria e iniciarem um processo seguro de desenvolvimento econômico, incluídas nos documentos produzidos durante a Rio-92, estão na origem das discussões promovidas na Rio+20 sobre os temas economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza.

R: Certo ( Durante a Rio+20, os Brics usaram a tribuna da reunião de cúpula para cobrar que os países ricos assumam as promessas que fizeram em 1992 de poluir menos e preservar as espécies do planeta. Mostraram exemplos de desenvolvimento sustentável já alcançados internamente e defenderam que os mais pobres não podem sofrer porque os países mais ricos não souberam crescer sem destruir o planeta.)

11-( ) Um dos principais dilemas a serem enfrentados por muitos países nos dias de hoje é o de conciliar metas de longo prazo, como a redução das emissões de gases poluentes e do consumo, com a necessidade de estimular a economia no curto prazo para a geração de emprego e renda às populações. R: Certo

As populações mais pobres do planeta sentirão os efeitos mais devastadores das mudanças climáticas e do consumo de países ricos em um mundo com sete bilhões de habitantes, de acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). O alerta foi dado durante o lançamento do Relatório da Situação da População Mundial 2011, documento por meio do qual a entidade conclama a comunidade internacional a brigar pela redução do consumo excessivo e das emissões de gases de efeito estufa.
O Globo, 27/10/2011, p. 38 (com adaptações).

Considerando o texto acima, bem como as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

12-( ) A conclamação feita no relatório citado no texto visa assegurar o equilíbrio da natureza que sustenta a vida e o atendimento das necessidades de bilhões de pessoas.
Certo
13-( ) A emissão demasiada de gases poluentes originou um fenômeno inédito na natureza, o efeito estufa.
R: Errado ( Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tantas variedades de vida. Contudo, recentemente, estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX, têm indicado que as ações antrópicas (ações do homem) têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2.)
14-( ) Os efeitos do desequilíbrio ambiental e do consumo desenfreado atingirão homogeneamente o planeta, igualando países desenvolvidos e não desenvolvidos como alvos de um mesmo problema.
R: Errado ( Os efeitos do aquecimento atingirão todo o planeta, mas não de forma heterogênea, isto é, a intensidade e forma dos efeitos serão diversos em diferentes partes do planeta.
15-( ) A Organização das Nações Unidas trata não apenas de questões relacionadas à política e à segurança mundial, mas também se volta, entre outros, para assuntos referentes à educação, à cultura, à agricultura e ao meio ambiente.
R: Certo (Com a fundação da ONU, foram criados, conjuntamente, organismos internacionais especializados, dentre os principais estão: FMI (Fundo Monetário Internacional), BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento), GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio), OIT (Organização Internacional do Trabalho), FAO (Organização de Alimentação e Agricultura) e UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura)
Foi criada no Congresso, com a assinatura recorde de 385 deputados e 72 senadores, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista para investigar o grupo contraventor do bicheiro Carlinhos Cachoeira, bem como a ligação desse grupo com políticos e com a empreiteira Delta, apontada pela Polícia Federal como suporte financeiro do esquema.
O Globo, 20/4/2012, capa (com adaptações).
Tendo como referência o texto acima, assim como os diversos aspectos por ele focalizados, julgue os itens que se seguem.
16- ( ) Enquanto transcorria a CPI citada no texto, o Senado Federal cassou o mandato de um dos seus mais conhecidos membros, Demóstenes Torres.
Certo
17- ( ) Ao aprofundar as investigações, a CPI a que o texto se reporta não conseguiu comprovar qualquer tipo de ligação entre o grupo de Cachoeira e as empresas que prestam serviços a governos.
R: Errado. ( Um relatório da Receita Federal em poder da CPI do Cachoeira aponta uma doação não contabilizada de R$ 1 milhão para a campanha do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda (PMDB), eleito para o Senado em 2010.
Uma empresa que, segundo a Polícia Federal, tinha o empresário Carlinhos Cachoeira como um sócio oculto, registrou em sua declaração anual de renda ter doado R$ 1,162 milhão para Miranda. doadora foi a Construtora Rio Tocantins, do empresário Rossine Aires Guimarães, também conhecida como Construtora Vale do Lontra Ltda. A quebra do sigilo fiscal da empresa foi determinada pela CPI.
Rossine Guimarães, segundo as investigações da Operação Monte Carlo, é sócio de Cachoeira em diversos negócios, mas não chegou a ser indiciado pela Polícia Federal. Sua convocação para prestar depoimento como testemunha foi aprovada pela CPI.
A empresa de Rossine obteve contratos de R$ 235 milhões com o governo do Tocantins, entre 2008 e 2011. Inclusive, portanto, na gestão de Marcelo Miranda - cassado em setembro de 2009.
18- ( ) O PIB é a soma das riquezas produzidas exclusivamente pelas indústrias de um país.
R: Errado (O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores do potencial da economia de um país. Ele revela o valor (soma) de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzida por um país em um determinado período, geralmente um ano. Isso inclui do pãozinho até o apartamento de luxo.)
19- ( ) O domínio do conhecimento mostra-se fundamental para a produção de riquezas e, ao impulsionar constantes inovações tecnológicas, amplia a capacidade produtiva e ajuda a promover a ampliação dos mercados consumidores, em meio a um contexto de acirrada competição em escala global.
R: Certo
20- A questão ambiental entrou na agenda política do mundo contemporâneo. Governantes, cientistas e organizações não governamentais, independentemente das posições assumidas, buscam meios de aprofundar o conhecimento acerca do tema, como forma de subsidiar tomada de decisões no enfrentamento do problema. Da conferência de Estocolmo (1972), passando pelo Rio-92 e chegando à Rio +20, um princípio ecológico é abraçado por ambientalistas e sendo emblemático da luta pela preservação da vida, pode assim sintetizado:

A) Aliar desenvolvimento econômico aos limites do planeta é desafio que diz respeito aos governos de países emergentes, fugindo da alçada dos demais Estados e atores sociais.

B) A preservação de todas as formas de vida no planeta requer o imediato retorno às condições de produção existentes no mundo antes do Advento da revolução Industrial.

C) A volta à agricultura de subsistência, com o abandono das práticas econômicas ditadas pelos mercados, é condição essencial para o fim das emissões de CO2 na atmosfera.

D) Inexistentes no passado, os desastres naturais que atemorizam o mundo contemporâneo, a exemplo de terremotos e maremoto, estão diretamente ligados às atuais mudanças climáticas.
E) A necessária adequação do sistema produtivo à capacidade de regeneração do planeta implica não consumir nem descartar mais produtos que a terra é capaz de suportar.
21- A turbulência econômica que sacode os mercados mundiais desde 2008 mostra agora sua força na Europa. Iniciada com quase falência da Grécia, a crise expande-se e espalha desconfiança quanto à capacidade financeira de outros países, a exemplo de Espanha, Portugal, Irlanda e Itália. No que se refere às implicações desse quadro de instabilidade econômica, assinale a alternativa correta.

A) Todos os dados hoje disponíveis indicam que o encaminhamento para a solução definitiva da atual crise culminará na dissolução da União Européia.

B) A presente crise européia deixa claro não haver futuro para os blocos econômicos, regionais ou continentais, no atual cenário da globalização.

C) Ao ferir profundamente a credibilidade do euro, a crise atinge a totalidade dos integrantes da União Européia, já que todos eles adotam a moeda comum do bloco.

D) Para evitar o colapso da moeda comum, o acordo para salvar o euro envolve a adoção de medidas rígidas, assentadas no controle dos orçamentos.

E) A pujança das economias alemã e francesa impede que haja algum tipo de conexão entre a atual crise da zona do euro e as demais regiões do mundo.

22- A crise econômica que vem acontecendo atualmente, conhecida como a Grande Recessão, é um desdobramento da crise financeira internacional precipitada pela falência do tradicional banco de investimento estadunidense Lehman Brothers. Como uma bola de neve, as demais enormess instituições financeiras quebraram, no processo também conhecido como:

a) crise do último século
b) crise dos suprimes.
c) bug econômico
d) recessão mundial
e) efeito domino econômico.

23-  Leia o texto:

Vinte e sete dias por ano preso em um congestionamento? Pois esta é a média de dias que a população da cidade de São Paulo perde por ano em congestionamentos diários de duas horas e 42 minutos. O tema não sai dos noticiários, nem das rodas de conversas entre paulistanos. E, assim, constitui-se uma espécie de percepção pública da crise de mobilidade na cidade como “problema de trânsito”. Será? A ideia de que nosso problema principal é o “congestionamento” oculta diferenças significativas nas dimensões e significados políticos da crise. Quero crer que nossa crise principal não é de trânsito, e sim do sistema geral de mobilidade da cidade, o que inclui o transporte coletivo e os chamados modos não motorizados, como os deslocamentos a pé e por bicicleta. Sendo assim, não por acaso o tema da mobilidade se apresenta como “congestionamento”: esta visão expressa a captura da política de circulação pelas intervenções na ampliação física e modernização da gestão do sistema viário, em detrimento da ampliação e modernização dos transportes coletivos. Mais alargamento de avenidas, mais túneis e viadutos, mais zona azul, mais radares e lombadas eletrônicas… e nada de um modelo de transporte coletivo integrado, confortável e barato.

a)Por que prevalece a ampliação física e modernização da gestão do sistema viário, em detrimento da ampliação e modernização dos transportes coletivos?

A política de desenvolvimento econômico do governo Juscelino Kubitschek na década de 1950, atraiu os investimentos das indústrias de automotores, gerando uma expectativa de mercado rapidamente absorvida pela população e pelas políticas governamentais que priorizaram a circulação por meio do transporte motorizado, aliado à metropolização causada pela falta de planejamento urbano que cria circulação em grandes áreas, obrigando a população a se deslocar por extensas distâncias em seu trajeto diário. Dessa forma, o transporte motorizado tem se apresentado como a opção mais viável para o deslocamento nas cidades, haja vista os precários investimentos, a deficiente infraestrutura e a falta de otimização dos trajetos do transporte coletivo.

     b)  De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), nos últimos 15 anos, aumentou o transporte individual motorizado no Brasil, enquanto houve uma redução no uso do transporte coletivo, o que, do ponto de vista da eficiência energética e ambiental, é uma tendência bastante preocupante.

Cite um impacto ambiental provocado pelo aumento do transporte individual motorizado no Brasil.
     Poluição sonora, do ar, etc.
Os impactos ambientais causados pelo predomínio do transporte individual motorizado são: a emissão de poluentes, como o CO2, causados pela queima dos combustíveis fósseis resultando em intensificação do efeito estufa e nas chuvas ácidas; a poluição sonora; impacto da fabricação dos veículos e da produção de energia; a impermeabilização do solo e alteração do perfil geológico para a construção de vias de rolamento.

24- Para o Ministério do Meio Ambiente, o processo de desertificação gera uma perda de cinco bilhões de dólares por ano ao Brasil (cerca de 1% do Produto Interno Bruto) e já atinge gravemente 66 milhões de hectares no semiárido brasileiro e 15 milhões de pessoas em áreas do Bioma Cerrado e da Caatinga. No Brasil, 62% das áreas suscetíveis à desertificação estão em zonas originalmente ocupadas por caatinga, sendo que muitas já estão bastante alteradas.
Considerando o texto acima, responda:

a)    O que é desertificação e quais são as suas causas?
 Desertificação é um processo resultante da ação antrópica que transforma áreas férteis em áreas improdutivas. A desertificação geralmente ocorre em áreas onde os ecossistemas são mais frágeis e a capacidade de regeneração é pequena. Segundo a ONU, a desertificação pode ocorrer com maior intensidade em áreas de climas áridos, semiáridos e subúmidos. A desertificação é resultado do desmatamento e do uso intensivo do solo que levam a uma grande erosão e/ou esgotamento dos solos.

b) Quais os impactos sociais associados à desertificação?

    Dentre os impactos sociais associados à desertificação podemos destacar: redução da produtividade agrícola, gerando demanda por importação de alimentos e seu respectivo encarecimento; diminuição da renda dos pequenos e médios produtores; intensificação do êxodo rural.
25- O relatório bianual de Desenvolvimento Humano (2007/2008), lançado pelo PNUD, teve como título “Combater as Alterações Climáticas: solidariedade humana num mundo dividido”, indicando o caminho a ser trilhado pelos países para a promoção do desenvolvimento humano.

Sobre o relatório, é correto afirmar que:

a) o desenvolvimento tem que ser combatido nas sociedades globais para que sejam revertidas as crises humanitárias a que os povos estão submetidos na atualidade.   

b) os aspectos ambientais ganham força nas políticas para o desenvolvimento humano, ligando-se a qualidade de vida nas sociedades à preservação da natureza.   

c) as questões ambientais perderam o foco para o desenvolvimento da qualidade de vida, desde o fim da geopolítica da Guerra Fria e o advento da Globalização.   

d) as mudanças climáticas globais foram reduzidas e hoje, na atual Ordem Mundial, as sociedades têm a chance de promover o bem estar em seus países.   

e) a reversão da crise ambiental da atualidade poderá transformar as problemáticas sociais, já que as alterações climáticas são a raiz de toda desigualdade.   

26- O PAQUISTÃO DÁ O TROCO          

País responde às explosões da Índia ao testar suas primeiras bombas e aumenta temor de uma guerra atômica na Ásia.

O trecho da reportagem anterior refere-se ao conflito entre Índia e Paquistão, que já se desenrola desde as independências de ambos do Reino Unido. Sobre a razão deste conflito e sua manifestação no contexto da nova ordem mundial, é correto afirmar que:

a) a rivalidade entre os dois países tem como foco a disputa pela região da Caxemira e diferenças religiosas, reforçando a tese segundo a qual o fim da velha ordem bipolar não diminuiu a instabilidade mundial.   

b) a disputa de poder nuclear entre a Índia e o Paquistão tem como base apenas rivalidades culturais e, portanto, não compromete a maior estabilidade do mundo pós-guerra fria.   

c) o Paquistão luta para obter sua independência política da Índia, e a corrida armamentista entre ambos demonstra que o mundo ainda não pode tranquilizar-se quanto à ameaça da destruição nuclear.   

d) Paquistão e Índia são países pobres, ambos de maioria muçulmana, que disputam o controle da cidade de Madras, onde o conflito nuclear mistura-se à Guerra Santa, justificando o apoio dos países árabes à Índia.   

e) no mundo atual, conflitos entre a opção pelo capitalismo ou pelo socialismo, como os que se manifestam entre Índia e Paquistão, perderam espaço, mas a disputa nuclear entre ambos deixa claro que a ideologia da Guerra Fria não acabou.

  27- As precipitações que ocorrem nas proximidades das grandes concentrações industriais, podem causar danos à vegetação, às pessoas e até mesmo às construções e máquinas. Devido às características apresentadas por essas precipitações, elas recebem uma denominação especial.
Assinale a alternativa que contém o nome correto do tipo de precipitação e a causa responsável pela sua ocorrência.

a) Fog, poluição do ar.
b) Chuvas ácidas, poluição do ar.
c) Inversão térmica, poluição das águas.
d) Chuvas ácidas, poluição das águas.
e) Névoa úmida, poluição das águas.


28- A água, considerada por muito tempo um recurso natural inesgotável, começa a escassear em algumas partes do mundo.
Todas as afirmativas apresentam aspectos que vêm colaborando para a escassez da água, EXCETO

a) A utilização da água tem se caracterizado, em geral, por má gestão e por desperdício.
b) A ampliação do sistema de esgotos no Terceiro Mundo tem provocado a diminuição dos níveis de água dos rios tropicais.
c) O crescimento acelerado da população, nas últimas décadas, intensificou o nível de consumo de água no mundo.
d) O emprego crescente da irrigação na agricultura tem gerado conflitos no uso múltiplo da água.
e) O reaproveitamento da água é ainda pouco usado, exige altos investimentos, disponíveis, sobretudo, no Primeiro Mundo.