Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

LISTA DE EXERCÍCIO II 1º ANO 3º BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIO II 1º ANO 3º BIMESTRE
1) Com base no gráfico a seguir, referente à população brasileira no período de 1940 a 1991, e considerando as peculiaridades demográficas do nosso país, pode-se afirmar que:

a) a evolução da taxa de incremento da população revela padrões demográficos típicos de país com intensa migração interna.
b) a taxa de incremento está desvinculada do aumento da população absoluta, devido ao aumento da imigração nas últimas décadas.
c) a projeção do comportamento das curvas representadas para o final do século prenuncia uma forte redução da população absoluta.
d) a queda pronunciada na taxa da incremento não impediu, até agora, o aumento da população absoluta.
e) as taxas de incremento verificadas nas décadas de 50 e 60 estão associadas às baixas taxas de fecundidade da mulher brasileira naquele período.

2) Após a abolição formal da escravidão, a 13 de maio de 1888, o africano escravizado adquiriu status legal de “cidadão”; paradoxalmente, no mesmo instante, ele se tornou um negro indesejável, agredido por todos os lados, excluído da sociedade, marginalizada no mercado de trabalho. Os afro-brasileiros sofreram novas decepções nos seus sonhos quando constataram que até mesmo no crescente contexto industrial do país, especialmente em São Paulo, sua força de trabalho era respeitada.
Com base no texto acima, Julgue os itens com C para certo e E para errado.

a) O fim da escravatura, no Brasil, determinou um equilíbrio de forças entre os três principais grupos étnicos no país, os brancos, os negros e os índios.
b) Assim como a introdução do trabalho escravo no Brasil foi determinada pelos interesses europeus, mais especialmente do capitalismo comercial, também o seu fim deveu-se, em grande parte, às necessidades européias do capitalismo industrial.
c) Assim como o termo índio, também a categoria “negra” foi imposta pelo colonizador, no processo de escravidão. Atualmente, na luta contra o preconceito racial não resta outra possibilidade a não ser assumir a identidade de negro, ou afro-brasileiro, um termo conceitual mais moderno.
d) Como ocorrem com as mulheres, os negros são considerados como inferiores e devido ao preconceito racial ocupam posições subalternas no conjunto da população.

3) O povo brasileiro é resultado da miscigenação de indígenas, brancos e negros. O resultado deste relacionamento em diferentes regiões recebe as seguintes designações:
I. Mameluco, caldeamento do indígena com o branco; e mulato, cruzamento do negro com o branco.
II. Cafuzo, caldeamento do indígena com o negro; e caipira cruzamento do indígena com o branco.
III. Criolo, caldeamento do branco com o índio; e caboclo, cruzamento do indígena com o negro.

A alternativa correta é:
a) III.
b) I,II e II
C) II e III
d) I e II
e) I

4) "O período de 1974 a 1983 representa o alastramento da violência por quase todo o território brasileiro." (...) "o Pará, Maranhão e Extremo Norte de Goiás - atual Tocantins - vão representar a área mais sangrenta do país".

A violência mencionada no texto intensifica-se a partir dos anos 70, provavelmente devido:
a) à luta travada pelos posseiros de Trombas e Formoso para a organização das Ligas Camponesas contra as injustiças sociais no campo.
b) à intervenção da SUDENE numa tentativa governamental de assentar excedentes demográficos do Nordeste nesta área.
c) ao perigo representado pelo grande contingente de nordestinos que vieram especialmente para o trabalho da extração do látex nas seringueiras.
d) à luta pela posse da terra nas áreas de maior concentração dos projetos agropecuários incentivados basicamente pela SUDAM.
e) à revolta de indígenas e peões contra os posseiros que se apoderam ilicitamente de suas terras através de títulos falsos ou grilados.

5) De acordo com que estudamos sobre os grupos étnicos, julgue os itens com C para certo e E para errado.

a) Atlanto-mediterrâneos: são representados, portugueses, espanhóis e italianos.
b) Germanos: sua maioria são representados por alemães, suíços e holandeses.
c) Eslavos: destacam-se os poloneses, iugoslavos, tchecos e russos.
d) Orientais: também denominados de amarelos, são constituídos por coreanos, chineses.

6) Xenofobia e racismo:
Casos de racismo disparam em Londres.
Folha de S. Paulo,28/05/2000
Xenofobia chegam ao poder na Áustria.
O Estado S. Paulo, 13/02/2000
Racismo está em toda Espanha.
Folha de S. Paulo, 13/02/2000
Alemanha quer campanha contra xenofobia.
Folha de S. Paulo, 03/08/2000

De acordo com a xenofobia justifique os itens com C para certo E para errado.

a) ( ) O xenofobismo significa aversão a estrangeiros, fato muito visto nos dias de hoje em vários países da Europa.
b) ( ) Na Alemanha, se destacam os “Skinheads”, grupo neonazista contrário a negros, asiáticos, homossexuais, judeus e outros grupos étnicos- que utilizam grande parte das vezes violência para inibir os inimigos.

c) ( ) A pressão política de vários grupos xenófobos tem levado o governo de vários países europeus desenvolvidos a adotar medidas que restringem a entrada de imigrantes.

d) ( ) Em meados da década de 1990, países com a França, Itália, Irlanda, e Espanha apresentaram taxas de desemprego superiores a 11%, índices bastante altos para os padrões europeus. Esse fato desencadeia forte oposição a grupos de estrangeiros, pois a falta de emprego passou a ser atribuído ao grande número de trabalhadores estrangeiros, na sua maioria sem especialização.

7) O movimento pendular da população que se verifica, diariamente, com bastante intensidade, em quase todas as grandes cidades brasileiras está associado a:
a) movimentos rítmicos sazonais, resultantes da homogeneidade do espaço urbano.
b) uma modalidade transumânica para aproveitar trabalhadores temporários nas áreas centrais.
c) expansão horizontal urbana e periferização de mão-de-obra.
d) um intenso nomadismo gerado pela especulação imobiliária com verticalização da marcha urbana.
e) movimentos rítmicos sazonais ligados às atividades do setor terciário.

8) Analise o gráfico a seguir e identifique as linhas que correspondem à população economicamente ativa distribuída por setores da economia.


POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA NO BRASIL

I II III

a) primário terciário secundário
b) primário secundário terciário
c) secundário terciário primário
d) terciário secundário primário
e) terciário primário secundário

9) A tabela a seguir mostra que as mulheres brasileiras estão ampliando sua participação no comando das famílias nas Regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Porém, não é este o caso da Região Norte onde os índices são mais baixos. O Estado de Rondônia, por exemplo, apresentava o índice de 11,7% em 1991.

Examine com atenção as alternativas a seguir e assinale a afirmação FALSA.
a) Os elevados índices de participação das mulheres enquanto chefes de família, no Nordeste brasileiro, se explica em função da continuidade das emigrações de homens para a Região Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
b) A ampliação da participação das mulheres como chefes de família, nas regiões assinaladas na tabela, é o resultado de conquistas obtidas pelo movimento feminista que possibilitou às mulheres as mesmas condições no mercado de trabalho que os homens.
c) Rondônia tem um baixo índice de participação de mulheres enquanto chefes de família, por ser uma área de imigração recente e, neste caso, como acontece geralmente, predomina a população masculina.
d) Em vista dos níveis salariais mais baixos que as mulheres obtêm no mercado de trabalho, a elevação do número de mulheres como chefes de família indica uma elevação da miséria social, ampliando o fenômeno conhecido como feminizarão da pobreza.
e) A desestruturação das famílias tem como uma de suas causas principais o intenso movimento migratório que atinge uma grande parte da população brasileira. Uma quantidade expressiva de brasileiros não vive onde nasceu e ainda não tem seu paradeiro definitivo.

10) Analise e relacione a tabela e os gráficos a seguir, e observe as afirmações;

1 - A presença de famílias de renda mais elevada na favela em 1993, comparada ao ano de 1973, reflete a ausência de políticas habitacionais e o encarecimento do custo de moradia.
2 - A elevação do perfil de renda dos moradores das favelas, na cidade de São Paulo, tem uma certa relatividade, pois se deve considerar que o salário mínimo, utilizado como medida, perdeu seu valor.
3 - O impressionante aumento do número de favelados na cidade de São Paulo é resultado do crescimento, na mesma proporção, do número de habitantes da cidade, como demonstra a tabela e os gráficos.
4 - A degradação das formas de moradia nas grandes cidades é comum na América Latina, considerando a variação nas proporções em que este fenômeno ocorre em cada país.

Assinale a alternativa que contenha o conjunto das afirmações corretas:
a) 1-2-3.
b) 1-2-4.
c) 2-3-4.
d) 1-4.
e) todas.

11) Assinale a alternativa que apresenta uma característica da agricultura brasileira que provoca êxodo rural.
a) Com a modernização da agricultura, tem diminuído o número de volantes, principalmente nas áreas canavieiras.
b) A modernização da agricultura tem ampliado o número de empregos rurais.
c) Os parceiros, arrendatários e pequenos produtores são os mais beneficiados pelo capital empregado na aquisição de máquinas, adubos e corretivos.
d) A maioria da população rural não é proprietária da terra em que trabalha.
e) A modernização da agricultura brasileira tem provocado a melhor distribuição da terra agrícola.

12) Com referência à situação brasileira, analise:

1. A maioria da população rural não é proprietária da terra em que trabalha.
2. Predominam no país as grandes propriedades, muitas delas improdutivas.
3. Os parceiros, arrendatários e pequenos proprietários não conseguem alta produtividade porque não têm capital para investir em adubos, sementes e máquinas.
4. A modernização da agricultura com crescente utilização de tratores, colhedeiras e outros equipamentos, tem diminuído as oportunidades de emprego para os trabalhadores sem terra.
5. O êxodo rural tem provocado um grande crescimento populacional urbano, diminuindo a qualidade de vida das populações urbanas.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas.
a) 1 e 5
b) 1, 3 e 4
c) 1 e 4
d) 1, 2, 3, 4 e 5
e) 1, 2 e 3

13) A entrada da migração estrangeira foi de fundamental importância para a ocupação do interior de São Paulo. No período de 1920-40, os grupos predominantes nas áreas 1 e 2 no mapa a seguir, foram, respectivamente,
a) japonês e italiano.
b) italiano e sírio-libanês.
c) italiano e japonês.
d) sírio-libanês e japonês.
e) italiano e espanhol.

14) Considere os versos de 'No dia que eu vim embora' de Caetano Veloso.

E quando eu me vi sozinho
Vi que não entendia nada
Nem de pro que eu ia indo
Nem dos sonhos que eu sonhava
Senti apenas que a mala
De couro que eu carregava
Embora sendo forrada
Fedia, cheirava mal
Afora isto ia indo
Atravessando, seguindo
Nem chorando, nem sorrindo
Sozinho pra capital

O sujeito retratado nos versos de Caetano Veloso
a) semelhante a milhares de outros migrantes, reflete problemas socioeconômicos de ordem estrutural que impelem habitantes de áreas pobres a buscarem melhores condições de vida em grandes cidades.
b) semelhante a milhares de outros migrantes, reflete problemas de ordem conjuntural, ligados às questões naturais adversas tais como secas pronunciadas ou enchentes catastróficas.
c) sinaliza para um tendência recente de movimentação da população brasileira de deslocar-se mais intensamente no âmbito intra-regional.
d) representa um migrante temporário, que se desloca nos períodos de entressafra para garantir a subsistência das condições de vida de seu grupo.
e) pratica um tipo de movimento migratório temporário, com ritmo definido, caracterizado pelo tempo certo de saída e de retorno.

Conforme o que estudamos justifique os itens com C para certo e E para errado.
15) ( ) O grupo dos brancos se divide em: Atlanto-mediterrâneos; Germanos; Eslavos e Orientais.
16) ( ) Bantos: são originários da região próxima ao rio Congo, áreas de Angola e Moçambique. Foram introduzidos no Brasil em maior-número.
17) ( ) O termo índio, ou indígena, foi introduzido pelos colonizadores, que possuíam a falsa idéia de terem atingido o extremo oriente as Índias.
18) ( ) Os índios enfrentam vários grupos de invasores em suas terras.
19) ( ) A miscigenação no Brasil foi intensa. Sobretudo, pelas características de como os portugueses migravam para o Brasil.