Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

LISTA DE EXERCICÍOS II 3º ANO 3º BIMESTRE MENSAL II

1) A Cisjordânia e o Kuwait são territórios ocupados respectivamente por:
a) Síria e Iraque.
b) Irã e Síria.
c) Turquia e Israel.
d) Iraque e Arábia Saudita.
e) Israel e Iraque.

2) A Cisjordânia e o Kuwait são territórios ocupados respectivamente por:
a) Síria e Iraque.
b) Irã e Síria.
c) Turquia e Israel.
d) Iraque e Arábia Saudita.
e) Israel e Iraque.

3) É formado em sua maioria por pântanos e montanhas. Existem áreas férteis entre os rios Tigre e Eufrates. Estes dois grandes rios se unem e formam o Chatt al Arab, que desemboca no golfo Pérsico. O conflito com o Irã (1980-1988) e a Guerra do Golfo (1991) causaram retração na economia devido à virtual destruição da infra-estrutura e à limitação da exportação de petróleo e gás natural.
Identifique o país de que se fala:
a) Síria
b) Jordânia
c) Líbano
d) Kuwait
e) Iraque

4) Após 45 anos de guerras e mortes, a assinatura da Declaração de Princípios entre Israel e a OLP (Organização de Libertação da Palestina) parece marcar uma nova era na história do Oriente Médio. O plano de paz prevê o autogoverno quase total dos palestinos na cidade de
a) Jerusalém e nos campos de Sabra.
b) Haifa e na faixa de Gaza.
c) Jericó e nas colinas de Golã.
d) Jericó e na faixa de Gaza.
e) Jerusalém e na Cisjordânia.4)

5) O Oriente Médio é um dos conjuntos regionais da Ásia. Com relação a países dessa região, é correto afirmar que:
(01) O território do Iraque é limitado por tradicionais rivais, como o Irã, a Jordânia e o Líbano.
(02) O país mais extenso e mais importante da região, graças à produção de petróleo, é o Egito.
(04) Embora parte de seu território esteja localizado na Europa, a Turquia, por sua religião, tradição histórica e valores culturais, é considerada integrante do Oriente Médio.
(08) Os rios Tigre e Eufrates estabelecem os limites do Iraque com o Irã e com a Arábia Saudita, respectivamente.
(16) Os Emirados Árabes Unidos e o Kuaite registram os mais altos índices de renda per capita do mundo, porém apresentam violentas desigualdades sociais.

soma = ( )

6) "O Conflito no golfo Pérsico vai prolongar-se por muito tempo e terá desdobramentos perigosos... De um lado os iranianos não dão nenhum sinal de desistir de sua estratégia... De outro os EUA já dispõem de uma considerável força naval na região, reforçada por países aliados como a Inglaterra e a França".
("O Estado de São Paulo", 4/10/1987.)

O golfo citado e o país cuja nacionalidade é mencionada no texto correspondem, respectivamente, no mapa, aos números: Nos Estados árabes do Oriente Médio existem formas diferentes de organização da produção do espaço geográfico, EXCETO a(o):
a) lavoura comercial.
b) policultura de subsistência.
c) pastoreio nômade.
d) agricultura coletivizada.
e) exploração mineral.
a) 1 e 3
b) 2 e 4
c) 1 e 5
d) 2 e 3
e) 5 e 6

7) Nos Estados árabes do Oriente Médio existem formas diferentes de organização da produção do espaço geográfico, EXCETO a(o):

a) lavoura comercial.
b) policultura de subsistência.
c) pastoreio nômade.
d) agricultura coletivizada.
e) exploração mineral.

8) Considerando os termos do acordo de paz firmado entre israelenses e palestinos em 1993 e as áreas assinaladas no mapa, marque a opção que contém a afirmativa correta.

a) As áreas 1 e 2 correspondem, respectivamente, à faixa de Gaza e à Cisjordânia, territórios em parte sob o controle da Organização para a Libertação da Palestina.
b) As áreas 3 e 4 correspondem a territórios anteriormente ocupados por Israel e que foram cedidos, respectivamente, à Síria e ao Líbano.
c) A área 5 passou a pertencer ao território de Israel e inclui colônias palestinas dotadas de autonomia política.
d) A área 6 corresponde à península do Sinai, devolvida integralmente à Jordânia.
e) A área 7 corresponde a territórios cedidos ao Egito através da concessão de usufruto comum do Canal de Suez.

9) O Oriente Médio, território de expansão e domínio árabes, foi formado por numerosos povos de origens étnicas diferentes que, convertidos à religião islâmica, formaram o Império Otomano. Com relação ao Oriente Médio, julgue os seguintes itens.

(0) Após a Primeira Guerra Mundial, o crescente colonialismo europeu sobre os países árabes deveu-se à posição estratégica desses países em referência à rota comercial pelo Mar Vermelho, tornando-se importante o controle do Canal de Suez.
(1) A unificação de todos os países árabes pelo Pan-Arabismo e pela religião islâmica é possível, devido aos fortes laços de unidade e nacionalismo existentes entre esses povos.
(2) Violentos conflitos pela posse de territórios eclodem em toda a região, vinculados à dominação política das grandes potências, que partilharam os territórios, formando novos países, sempre de acordo com os próprios interesses, não considerando as questões étnicas e políticas locais.

10) Em 1955, a crise de Suez foi precipitada por dois problemas relativos à água: a exploração do rio Jordão e a construção da barragem de Assuã. Hoje em dia, a explosão demográfica e o desenvolvimento fazem com que as obras hidráulicas e a partilha das águas sejam um assunto vital nesta região constantemente ameaçada de seca. Desde 1953, israelenses e árabes se confrontam acerca da partilha das águas do Jordão, que em seu trecho Norte corresponde à linha de armistício. Daqui até o ano 2000 o déficit hídrico de Israel poderá crescer em 30%; ora, o país obtém 40% de seus recursos de água potável nos territórios ocupados (Cisjordânia, Golan e Gaza). Parece, portanto, que a restituição desses territórios será problemática, considerando as dificuldades de abastecimento de água já enfrentadas atualmente pelo Estado judaico. O Sul do Líbano, visando controlar as águas do Litani, também entra no quadro desta hidropolítica.
O Egito tem um déficit hídrico de quase 20 bilhões de metros cúbicos. A Península Arábica, que também sofre de seca crônica, produz 90% de toda a água dessalinizada do mundo. As barragens turcas do sudoeste da Anatólia acumulam água confiscada ao Tigre e ao Eufrates, para grande indignação da Síria e do Iraque, obedecendo também a considerações geopolíticas: as barragens devem favorecer o controle dessa região curda, graças à implantação maciça de camponeses turcos.
Françóis Massoulié. "Os conflitos do Oriente Médio". SP, Ática, 1996 (com adaptações).

Julgue os itens que se seguem, referentes ao tema abordado no texto.

(1) Os conflitos no Oriente Médio são causados principalmente pelos problemas hídricos.
(2) A disputa pela água está restrita apenas a Israel e aos países árabes a ele limítrofes.
(3) A "água dessalinizada" é água que originalmente possuía um alto conteúdo de sais e que foi tratada, de forma a eliminá-los e torná-la potável.
(4) O controle dos recursos naturais constitui uma estratégia geopolítica.

11) TEXTO I
Se a história moderna do Oriente Médio ensina alguma coisa, é que uma paz mal concebida pode originar problemas fatais ...
("JORNAL DO BRASIL", 19/09/93.)

TEXTO II
Apinhado de gente ansiosa em busca de parentes desaparecidos e jovens enfurecidos, que recebiam as ambulâncias aos gritos de "Deus é grande", o hospital de Ramalah, cidade vizinha de Jerusalém, revivia o clima dos dias mais violentos da intifada. A realidade contudo era bem diferente. A entrada da polícia de Arafat em confronto aberto com o Exército de Israel estabeleceu uma nova realidade na difícil convivência entre palestinos e israelenses ...
(Revista "VEJA", 02/10/96.)

A leitura dos textos I e II nos leva à conclusão de que Israel e a Organização pela Libertação da Palestina (OLP) vivem o paradoxo de terem celebrado um acordo de paz, sem, no entanto, chegarem a uma efetiva e pacífica convivência.
Essa situação contraditória por que passa o processo de paz entre israelenses e palestinos está diretamente relacionada ao equacionamento da seguinte questão fundamental:
a) oposição norte-americana à pacificação do Oriente Médio
b) manutenção da OLP sob o comando de grupos fundamentalistas
c) implantação de novas colônias judaicas na Cisjordânia Ocupada
d) concessão de autonomia administrativa aos palestinos de Jerusalém e Golã

12) "É uma região estratégica em nível mundial. Nos conflitos regionais, destacam-se os confrontos entre árabes e judeus, acirrados com a criação do Estado de Israel. Para conquistar uma nação independente, os palestinos têm adotado táticas diversas, que vão das negociações diplomáticas às ações armadas."

Assinale a região que corresponde ao texto:
a) Europa Oriental
b) África Ocidental
c) Oriente Médio
d) Sudeste Asiático
e) Índia, Israel e Paquistão

13) Em relação ao Oriente Médio, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Existem alguns países com elevada renda per capita e, ao mesmo tempo, com violentas desigualdades sociais.
b) São grandes as dificuldades de se colocarem em prática os acordos estabelecidos entre os representantes de Israel e da Palestina.
c) Registra-se plena aceitação da influência dos Estados Unidos na região, após o término da Guerra Fria.
d) Existem muitas dificuldades de convivência harmoniosa da religião muçulmana, predominante entre os árabes, com outros cultos e seitas religiosas.
e) Ocorrem freqüentes conflitos internos no lslamismo, entre os grupos radicais e os mais moderados.

14) O Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do planeta, sempre tendo como pano de fundo a questão étnico-cultural. Com relação aos conflitos verificados nas últimas décadas, envolvendo poder, território e recursos naturais nessa área, julgue os itens que se seguem.

(1) Os curdos representam um movimento guerrilheiro separatista que reinvindica um território independente do Iraque.
(2) A guerra Irã-Iraque teve, entre outros motivos, uma questão territorial estratégica importante para a produção petrolífera dos dois países.
(3) A revolução iraniana que depôs o Xá Reza Pahlevi, fortalecendo o regime xiita, alcançou tais resultados graças ao apoio militar dos EUA.
(4) A invasão do Kuwait pelo Iraque foi finalizada por um acordo de paz, pelo qual o Kuwait aceitou estabelecer as novas fronteiras exigidas pelo Iraque.

15) Mais do que em qualquer outra parte do Globo, a água tem um papel tão essencial nesta região que se costuma mesmo falar em "hidropolítica" ou "hidrogeopolítica". Os problemas geopolíticos ligados ao traçado dos cursos de água e às obras hidráulicas costumam ser tratados como questões de soberania e quase sempre provocam conflitos que tendem a se tornar cada vez mais violentos à medida que a população da região como um todo cresce e necessita mais e mais de água.

O texto refere-se
a) ao Sul da África.
b) ao Sudeste Asiático.
c) ao Extremo Oriente.
d) ao Oriente Médio.
e) à América Central.

16) Após décadas de conflitos, guerras abertas e atentados, a região passa, já há algum tempo, por um delicado processo de paz. Interrompido por atentados e pelo assassinato de um dos líderes envolvidos nas negociações, mais uma cúpula foi realizada em outubro de 1998 nos Estados Unidos, dando origem a mais um acordo. As fraturas são seculares e difíceis de serem curadas. Estamos nos referindo às negociações de paz realizadas entre:
a) Israel e OLP, representante dos palestinos
b) Rússia e Estados Unidos
c) Alemanha e França
d) Índia e Paquistão
e) Iraque e Irã

17) Criada em 1960, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) é composta por 11 países membros - na maioria, nações árabes - que detêm cerca de 78% das reservas mundiais e fornecem 40% do óleo cru consumido no mundo.
Considere a tabela a seguir.

MAIORES PRODUTORES DE PETRÓLEO


Com relação ao enunciado e à tabela acima, assinale com V (Verdadeiro) ou com F (Falso) as afirmações a seguir.

( ) Dos países americanos, apenas a Venezuela é membro da Opep.
( ) No Oriente Médio, localiza-se a maioria dos países membros da Opep.
( ) Fazem parte da Opep os onze maiores produtores de petróleo do mundo.
( ) O Catar é o membro da Opep que possui a menor produção de petróleo.

Á seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) V - V - V – F.
d) F - V - V - F.
e) F - V - F - V.

18) Inúmeros conflitos têm ocorrido no mundo como resultado do processo histórico de ocupação e invasão de territórios. Sobre esses conflitos, é correto afirmar que
a) os palestinos lutam, desde a criação do Estado de Israel pela ONU, em 1948, pelo reconhecimento e pela demarcação de fronteiras que configurem um Estado palestino independente.
b) os curdos, menor dos grupos étnicos do Globo, que ocupavam territórios do Iraque, da Síria e do Irã, conseguiram recentemente a formação de um Estado independente.
c) o povo basco tem procurado uma solução pacífica para seus conflitos territoriais, ao abandonar a luta armada, após o acordo de paz assinado, em 1980, com o governo espanhol.
d) a diversidade étnica e cultural é apontada como o principal motivo dos conflitos territoriais na Iugoslávia, sendo a guerra da Bósnia-Herzegovina o mais recente na região dos Bálcãs.

19) Sem a aprovação da ONU e sob a reprovação da maior parte da comunidade internacional, forças norte-americanas (dos EUA) e britânicas atacaram o Iraque, em 20 de março de 2003.

Levando em conta o texto e seus conhecimentos, é INCORRETO afirmar que
a) a população iraquiana é, em sua maioria, árabe e segue a religião islâmica; apesar disso, aceitou a presença das tropas ocidentais, após o anúncio do final da guerra pelo governo dos EUA.
b) os EUA, ao atacarem o Iraque - país situado no Oriente Médio, no vale dos rios Tigre e Eufrates - usaram como argumento a alegação de que o governo de Sadam Hussein detinha armas de destruição em massa, proibidas pela ONU.
c) o Iraque, localizado no Oriente Médio, na Península Arábica, possui ricas reservas de petróleo, o que tem sido apontado como um dos motivos da ocupação desse país pelas tropas da coalizão.
d) os EUA, apesar de terem realizado a ocupação do Iraque - país islâmico, localizado na antiga Mesopotâmia -, têm, entre os seus principais aliados, outros países também islâmicos, como a Arábia Saudita e o Kwait.
e) as forças de segurança iraquianas ficaram sob controle de um novo governo que tem tido dificuldades de garantir a ordem e fazer diminuir os atentados terroristas que ameaçam a estabilidade da nação e minam a economia.

20) É um grande país montanhoso situado entre o mar Cáspio e o golfo Pérsico. O país é rico em petróleo e gás natural, cujas receitas têm sido utilizadas para melhorar as comunicações e as condições sociais em geral. A guerra com o Iraque, entre 1980 e 1988, restringiu seriamente o crescimento econômico e afetou particularmente a indústria petrolífera, no golfo Pérsico. As condições para a agricultura são precárias, exceto ao redor do mar Cáspio.
Identifique o país de que se fala:
a) Kuwait
b) Jordânia
c) Síria
d) Irã
e) Israel

21) Após décadas de conflitos, guerras abertas e atentados, a região passa, já há algum tempo, por um delicado processo de paz. Interrompido por atentados e pelo assassinato de um dos líderes envolvidos nas negociações, mais uma cúpula foi realizada em outubro de 1998 nos Estados Unidos, dando origem a mais um acordo. As fraturas são seculares e difíceis de serem curadas. Estamos nos referindo às negociações de paz realizadas entre:
a) Israel e OLP, representante dos palestinos
b) Rússia e Estados Unidos
c) Alemanha e França
d) Índia e Paquistão
e) Iraque e Irã