1- Pessoal
2- Diariamente são lançados nos oceanos milhões de toneladas de lixo (oriundos dos centros urbanos e também da zona rural). Os principais agentes poluidores são: esgotos, resíduos industriais, lixo e fertilizantes agrícolas.
3- Dependendo do grau de permeabilidade das rochas, a água infiltra-se lentamente, centímetro a centímetro ao longo de vários dias, ou atinge um pouco mais de velocidade até ser barrada por uma camada de rocha impermeável.
4- O controle de áreas beneficiadas pela presença de rios poderá ser o motivo dos conflitos entre as nações em um futuro não muito distante. Afinal a distribuição das bacias hidrográficas ocorre de maneira desigual.
5- O desperdício constitui-se no grande problema de consumo domestico. Calcula-se que aproximadamente 15% da água tratada se perdem em vazamentos. Atitude incorreta ao utilizar a água nas atividades domestica e na higiene pessoal representam altos percentuais do uso excessivo da água, o crescimento populacional também provoca a elevação do consumo de produtos industrializados.
6- É a capacidade que as rochas possuem de armazenar e distribuírem a água subterrânea.
7- Propriedades físico- químicas da água,as propriedades de navegação e o potencial hidrelétrico.
8- Utilizando técnica relativamente simples como as curvas de nível e o terraceamento.
9- Elemento essencial na composição da biosfera, resulta da fragmentação das rochas juntamente com a matéria orgânica, a água e o ar tornando possível a germinação e o desenvolvimento da cobertura vegetal.
10- Os recursos renováveis necessitam de condições especiais, para serem constantes na natureza. Uma vez desrespeitados os limites de exploração, estes também serão degradados e extintos.
11- Renováveis- São aqueles que utilizados pelo ser humano, estão novamente disponíveis em pouco tempo.
Não-Renováveis - uma vez esgotados nunca mais ficarão dis
12- Renováveis – peixes, frutos e sementes produzidas em florestas nativas.
Não Renováveis – petróleo, carvão natural, gás natural.
13- Bauxita, manganês, cobre e o estanho.
Areia, calcário, basalto, mármore, granito.
14- É a reação química que ocorre entre a fusão do dióxido de carbono e de enxofre com o vapor d’água formando a chuva ácida.
15- A emissão de gases poluentes na atmosfera (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
a. CAUSAS: Aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão.
16- É a exploração, manipulação, exportação e/ou comercialização internacional de recursos biológicos que contrariam as normas da Convenção sobre Diversidade Biológica, de 1992.
17- Principal fonte de energia mundial e matéria prima, recurso natural não renovável.
18- Organização dos Países Exportadores de Petróleo – OPEP, criada com objetivo de controlar a produção e os preços em escala global.
19- Quando ocorre a transição de um estado para o outro, a água está realizando um ciclo hidrológico.
20- Aqüífero