1)Dispersão dos centros financeiros, reforçando o papel estratégicos das cidades globais, como Nova York e Tóquio; administração, pelas corporações transnacionais, de unidades geograficamente separados, aumentando o poder de liderança das cidades globais, que exercem papel decisório no comando da organização da economia mundial; funcionamento de modo integrado dos mercados financeiros, que passaram a transferir capitais em tempo real, concentrando as grandes empresas nas cidades globais, que dispõem de mais recursos financeiros e serviços especializados; transnacionalização das empresas e mundialização da produção e do produto, transformando cidades distantes em centros de comunicação global e de gerenciamento a longa distancia.
2)As redes sendo elas financeiras, industriais, de serviços, criminosas e etc., constituem em um conjunto de atividades que podem ser realizadas em diversos locais conectados, sem a necessidade de estarem reunidas em um determinado lugar.essa redes podem ser controladas em tempo real a partir de um centro situado em qualquer ponto do mundo.
3) A
4) A
5) F,V,V,F
6) As estruturas materiais que tornam possível o fluxo de informação e comunicação estão altamente concentradas nos países desenvolvidos, o que determina que o acesso seja diferenciado entre os grupos de países. A dependência dos subdesenvolvidos em relação às tecnologias de acesso encarece os produtos e os serviços prestados pelas empresas detentoras desses meios, o que dificulta a aquisição dos equipamentos.
7) o crescimento econômico e um índice (como percentual do PIB) e só pode significar desenvolvimento se os resultados forem aplicados no setor produtivo na educação, na geração de tecnologia próprias com a finalidade de tornar o país independente economicamente.
8) porque o desenvolvimento técnico cientifico, presente no processo de globalização da economia e acelerado e está concentrado nos países mais desenvolvidos. Os países mais pobre não conseguem acompanhar o ritmo das inovações dos mais ricos e estão fadados a empobrecer ainda mais.
9) V,F,V,F
10)V,V,F,F
11) União Européia – foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Esse bloco possuem uma moeda única que é o Euro, e um sistema financeiro e bancário comum , possui políticas trabalhistas, de defesa, de combater ao crime e de imigração em comum. MERCOSUL – Oficialmente estabelecido em março de 1992, o objetivo principal do MERCOSUL é eliminar as barreiras comerciais entre os países aumentando o comercio entre eles, estabelecer tarifa zero entre os países e no futuro próximo uma moeda só.
12)
NAFTA – tratado norte Americano de livre comércio começou a funcionar no inicio de 1994 e oferece aos países membros vantagens no acesso aos mercados dos países. Estabeleceu o fim das barreiras alfandegárias, regras comerciais em comum, proteção comercial e padrões e leis financeiras, não e uma zona livre de comercio porem reduziu tarifas de aproximadamente 20 países.
APEC- Cooperação econômica da Ásia e Pacifico foi criada em 1993 em Seattle (Estados Unidos da America), metade de toda produção industrial mundial previsão de ser o maior bloco econômico do mundo em 2020.
13) Graças aos avanços tecnológicos, os produtos vão ficando cada vez mais baratos e acessíveis para parte da população. Isso, mais a notável evolução da área de telecomunicações, impulsionou o desenvolvimento de uma sociedade de consumo de bens produzidos em qualquer parte do mundo. Além disso, a velocidade da informação é muito maior.
14) É uma das principais característica desse período. A integração de novos meios de comunicação. Caracterizados pelo uso da internet, software de mensagens instantâneas email e telefonia móvel, entre outra, permitiu ima aceleração nos fluxos de pessoas e mercadoria, características importante na globalização.
15) porque boa parte da população mundial vive abaixo da linha da pobreza e não pode usufruir dos benéficos da globalização. Além disso, como poucos países possuem o capital necessário à pesquisa à industria de ponta há um aumento de dependência dos países pobres em relação a recursos econômicos e produtos findos dos países mais ricos do planeta.
16) algumas das vantagens são o conforto e a mobilidade de que se dispõe. A principal desvantagem é que o aumento da tecnologia leva ao desemprego, por utilizar maquinas mais produtivas que demandam menor quantidade e maior qualificação de mão-de-obra.
17) a solução dos problemas ambientais dependem muito da cooperação entre os países. Se as recomendações resultantes da conferencias internacionais sobre o meio ambiente forem implantadas, será possível não só reduzir as agressões ao meio ambiente como propiciar o desenvolvimento econômico doa países subdesenvolvidos, tendo em vista o conceito de desenvolvimento sustentável.
18) embora não tenha resultado em nada de concreto em relação aos problemas ambientais a conferencia de Estocolmo foi um marco de tomada de consciência de que a preservação do ambiente depende da cooperação de todos os países, pois as soluções duradouras dependem das ações realizadas em todo planeta.
19)Agenda 21 é um documento de metas e compromisso resultante da Rio 92.Nessa agenda consta 2500 recomendações praticas para se alcançar o desenvolvimento sustentável, com base na idéia de que a conservação ambiental do planeta não pode ser alcançada em erradicação da pobreza e a diminuição das desigualdades sociais.
20. Se as metas estabelecidas forem cumpridas pelos países signatários, será possível reduzir significativamente as emissões de gases estufa, com conseqüências positivas em relação ao aquecimento global. CONTUDO, tal meta pode não ser alcançada devido à recusa dos Estados Unidos, assinar o protocolo e ao desenvolvimento acelerado de vários países do sudeste e leste, os quais seguem os padrões energéticos dos países desenvolvidos.
21) facilitar o comércio entre os países membros, adotar a redução de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscar soluções em comum para os problemas comerciais.
22) O co2 encontrado na atmosfera oriundo de processos naturais retém o calor irradiado pelo sol na baixa atmosfera gerando o efeito estufa. Contudo o acumulo desse gás na atmosfera, provocado pela emissão das fabricas, veículos queimadas etc.. Acarretam aquecimento anormal do planeta, alterando o efeito estufa. As conseqüências são: modificação das dinâmicas das chuvas e dos ventos; extinção e deslocamento das espécies em alguns ecossistemas; derretimento das calotas polares e das geleiras interiores e a elevação do nível dos oceanos; modificações dos padrões de produção e produtividade agrícola.
23) alteração do efeito estufa e aquecimento global.
24) melhorias: quedas do consumo CFCs: queda de 50% do consumo per capita de fertilizantes entre 1990 e 1998, na Europa; estado gastam proporcionalmente com mais com ambiente.
25) Estados Unidos, Reino Unido, França, União Soviética e China.
26) Assembléia Geral e Conselho de segurança.
Assembléia tem o poder de admitir novos membros e aprovar o orçamento a ser destinado para seus programas e operações. Além disso, pode estabelecer agências e programas para implementar suas recomendações.
Conselho de segurança responsável por manter a paz internacional e por restaurá-la quando surgem conflitos. O Conselho possui 15 membros, cinco dos quais detêm lugares permanentes: os Estados Unidos, o Reino Unido, a França, a Rússia e a China.
27) O Conselho de Segurança da ONU é formado por 15 países, sendo cinco permanentes (Estados Unidos, China, Rússia, Inglaterra e França). A proposta do G4 é aumentar para 25 o número de nações do Conselho. Desse total, 11 teriam assento permanente. O novo quadro seria composto pelos cinco países atuais e por mais outros seis, ainda a serem escolhidos. Os países do G4 reivindicam a inclusão nesse seleto grupo. As duas vagas restantes ficariam com o continente africano.
28) A Organização dos Estados Americanos foi fundada em 30 de abril de 1948, constituindo-se como um dos organismos regionais mais antigos do mundo, sendo fundada três anos após a criação da ONU. Com 21 países signatários, entre eles o Brasil, reunidos em Bogotá, Colômbia, assinaram a Carta da Organização dos Estados Americanos, onde a organização definia-se como um organismo regional dentro das Nações Unidas. Os países-membros se comprometiam a defender os interesses do continente americano, buscando soluções pacíficas para o desenvolvimento econômico, social e cultura
Atualmente, a OEA conta com 35 estados-membros que, a partir de 1990, definiram como prioridade dos seus trabalhos o fortalecimento da democracia e assuntos relacionados com o comércio e integração econômica, controle de entorpecentes, repressão ao terrorismo e corrupção, lavagem de dinheiro e questões ambientais. Mazelas comuns a certos membros da OEA, inclusive EUA.