1. São Francisco - Estados Unidos
2. Assembléia Geral
3. Educação, Ciências Tecnologia e Cultura.
4. Organização Mundial de Saúde / Organização Internacional do Trabalho /Fundo Monetário Internacional
5. Criado para desenvolver políticas em favor da criança, oferecer ajuda as vitimas de en-chentes etc...
6. Assembléia Geral, conselho de Segurança, Secretaria Geral, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela, Corte Internacional de Justiça.
• Conselho de Segurança – encarregado da manutenção mundial integrado por 15 países, dos quais 10 são eleitos para mandato de 2 anos em sistema rotativo e cinco permanentes.
• Conselho Econômico e Social – coordenam os trabalhos sociais e econômicos da ONU, seu organismo especializado e as instituições ligadas à organização tem ses-sões especiais de 1 ano de duração.
• Assembléia Geral - Este setor é responsável por todas as principais discussões e decisões sobre as ações da ONU. A Assembléia pode avaliar fazer recomendações e votar sobre qualquer questão dentro do tratado da organização, mas estas são somente recomendações, já que a Assembléia não possui autoridade para impô-las. A Assembléia tem o poder de admitir novos membros e aprovar o orçamento a ser destinado para seus programas e operações. Além disso, pode estabelecer agências e programas para implementar suas recomendações.
• Secretario Geral - O Secretariado é a banca executiva que coordena a administra-ção de programas, políticas e operações diárias da ONU. O Secretariado é coman-dado pelo secretário geral, uma pessoa escolhida pela Assembléia Geral. O Secre-tário Geral é o porta-voz da ONU.
• Corte Internacional de justiça - A Corte Internacional de Justiça é a banca judicial da ONU, localizada em Haia, na Holanda. O júri lida com casos de nações que acusam outras nações de práticas impróprias.
• Conselho de Tutela - O Conselho de Tutela ainda existe, porém encontra-se desati-vado dentro da ONU. Seu objetivo inicial era administrar territórios que estavam sob sistema internacional de tutela, entre eles colônias que não haviam conquistado sua independência. O Conselho ajudou estas nações a conquistar sua independência e auto-governo.
7. Estados Unidos. Canadá, Reino Unido, França, Rússia e Japão.
8. G8 – Grupo dos oitos países mais ricos do mundo/ OEA – Organização dos Estados Ame-ricanos.
9. OMC- Organização Mundial do Comércio – Estados Unidos, Japão, Rússia, Brasil, China Itália
10. Decidir quais caminhos o mundo deve seguir, pois esses países possuem economia con-solidada e suas forças políticas.
11. 1- ACABAR COM A FOME E A MISÉRIA.
2 – EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
3 – IGUALDADE ENTRE SEXOS E VALORIZAÇÃO DA MULHER.
4 - REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL.
5 – MELHORAR A SAÚDE DAS GESTANTES.
6 – COMBATER A AIDS, A MALÁRIA E OUTRAS DOENÇAS.
7 – QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE.
8 – TODO MUNDO TRABALHANDO PELO DESENVOLVIMENTO.
12. Igualdade dos sexos e o respeito mútuo.
13. Defender o continente americano, buscar soluções pacificas para o desenvolvimento econômico, social e cultural.
14. G20 comercial – grupo de países em desenvolvimento chamados também de países e-mergentes.
G20 financeiro- Em 1998, reuniões do G8 com a intenção de ampliar as discussões com os países emergentes resultaram na formação do G20 financeiro. Esse grupo é composto pelos países membros do G8 mais 11 países emergentes.
15. Durante a década de 1970, um grupo de países apresentou um acelerado crescimento in-dustrial que os levou a buscar a liderança nos respectivos espaços regionais e, também, ao nível do espaço internacional, reivindicando novas fórmulas para o ordenamento da sociedade internacional.