Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

quinta-feira, 18 de março de 2010

1º ano - Coordenadas Geograficas

Coordenadas Geográficas e Fusos Horários:
1. Coordenadas Geográficas
O Homem criou um sistema de divisão em linhas imaginárias, traçadas sobre a superfície do planeta, (paralelos) e ( medianos ) denominada de coordenadas geográficas. Conhecendo as coordenadas geográficas podemos determinar qualquer ponto sobre a superfície terrestre.
O Equador é o paralelo 0° e divide a Terra nos hemisférios Norte e Sul, à medida que se afasta em direção aos pólos Norte e Sul ocorrerá o aumento do grau.

Latitude: Distância dada em graus de qualquer ponto da Terra até o paralelo do Equador. Paralelas são linhas horizontais circulares que dão a volta na Terra. Os paralelos têm dimensões de 180°, onde 90° são os hemisférios Norte e 90° do hemisfério Sul.
Longitude: Distancia dada em graus de qualquer ponto da Terra até o meridiano de Greenwich. As longitudes variam de 0°, no meridiano de Greenwich, até 180° leste e oeste.
O meridiano de Greenwich foi determinado como marco 0°, de longitude no ano de 1884 para reorganizar a configuração de horas no âmbito mundial. Esse local foi escolhido por conter um observatório astronômico e se situar na região periférica de Londres, capital da Inglaterra, demonstrando o grande poder desse país no final do século XIX. Essa região divide a Terra em dois hemisférios, Oeste ou Ocidental e Leste ou Oriental.

2. Zonas e Hemisférios:

O Planeta é dividido em várias zonas e hemisférios segundo a latitude e longitude determinada. Esses fatores determinam diferentes aspectos de paisagem.

Hemisférios:
Norte: também chamado de Boreal ou setentrional
Sul: Austral ou Meridional
Leste: Oriente ou Nascente
Oeste: Ocidente ou Poente

Zonas climáticas ou térmicas:

Tropicais: Zona localizada entre os trópicos, também conhecida como zona intertropical. Caracteriza-se por receber intensamente os raios solares, pois estes incidem verticalmente. Essa área possui as maiores médias de temperatura do globo.

Temperadas: Localizam-se no hemisfério sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo polar Antártico) e no hemisfério Norte (entre o Trópico de Câncer e o Círculo polar Ártico). São as zonas localizadas nas latitudes médias, possuem estações bem definidas.

Polares: São as zonas das altas latitudes, como recebem os raios do sol muito inclinados, possuem baixas temperaturas e luminosidade, localiza-se tanto no hemisfério Sul, quanto Norte ( zonas glaciais Ártica e Antártica ).


3. Orientação:
As noções básicas que usamos no nosso dia a dia nem sempre são suficientes para fornecer a orientação no espaço geográfico.
Constantemente precisamos de referências de orientação presentes em mapas e cartas para localizarmos espacialmente uma área. Para facilitar o posicionamento o homem criou mecanismos muito úteis para verificar a localização.
Rosa – dos – ventos: Serve como base para a localização espacial, pois, aponta os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste), os colaterais ( Nordeste-NE, Sudeste-SE, Noroeste-NO, Sudoeste-SO) e também os subcolaterais.

Bússola: Aparelho muito utilizado para a orientação, possuindo uma agulha imantada, gira levemente sobre um eixo, dirigindo-se sempre ao pólo norte magnético, a agulha sempre está apontada para essa área, com a agulha apontada para o norte, fica fácil encontrar os outros pontos

Lua: A Lua aparece diariamente no lado leste e desaparece no oeste, é bastante útil como ponto de referência, exceto nos períodos de lua novo.

Cruzeiro do Sul ou Estrela Polar: Serve como ponto de referência para as pessoas situadas no hemisfério sul. A partir da ponta, conta-se quatro vezes e meia o tamanho do corpo, então determina uma linha perpendicular ao solo e tem-se o sul.

No Hemisfério norte pode se utilizar a estrela polar. Determinando uma linha perpendicular ao solo se encontra o norte como referência.


4. Fusos Horários:

Como se sabe a Terra executa o movimento de rotação, movimento em torno dela mesma,que dura aproximadamente 24 horas.Como o dia tem 24 horas e a superfície terrestre é dividida em 360 ( 180 leste e 180 oeste ), o globo terrestre está dividido em 24 fusos horários. Cada fuso abrange uma determinada hora, e possui 15° (360/24 ). Contudo na prática a divisão dos fusos respeita características político-administrativas dos países, se portando não como linhas retas, mas como linhas adaptadas. O fuso inicial e Greenwich ( Londres-Inglaterra).
Para se medir o fuso horário determinou-se que para leste do ponto analisado as horas tenderiam em aumentar, enquanto para oeste as horas diminuiriam, ou seja, se em Londres fosse 12:00 horas, no Brasil ainda seriam em torno de 09:00 horas (dependendo do local ) e na Alemanha seria 13:00 horas.
O Brasil apresenta quatro fusos horários atrasados até cinco horas em relação a Greenwich Mean Time – GMT (linha internacional de hora ). Os fusos são assim distribuídos.

1º fuso
Abrange apenas as ilhas oceânicas Brasileiras Exemplo: Fernando de Noronha, Atol das Rocas, Trindade e Martin Vaz. Esse fuso está atrasado duas horas em relação à GMT. (fuso)

2º fuso
Esse fuso horário caracteriza-se a Hora Oficial do Brasil, pois abrange a Capital Federal. Áreas: Nordeste, Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste ( DF,Goiás ),cobre também o estado de Tocantins e uma parte de Pará ( faz do rio Jarí, até o rio Xingu ). Está atrasado três horas em relação a GMT ( fuso-3 )

3º fuso
Esse fuso abrange grande parcela da parte da região Norte do país, e o restante do Centro-Oeste (MT, MS). Está atrasado quatro horas em relação à GMT (fuso-4 )



5. Linha Internacional de Data: (Antimeridiano) -LID

Esse meridiano possui uma grande importância espacial por determinar não só mudança de horas, mas também mudança de data. Ele possui a característica 180° corta do pólo sul ao pólo norte, na região do estrito de Bering, oceano pacifico, tendo o cuidado de não atravessar áreas continentais. Quando se executa uma viagem ao redor da Terra se perde ou se ganha 4 minuto a cada fuso percorrido, ou seja. Ao se atravessar 360° se perdera ou ganhara 60 minutos, esse fator ocasiona uma mudança de data. Um exemplo claro dessa mudança ocorre quando uma pessoa viaja de Samoa para Nova Zelândia, ela saindo 11 horas do dia 22/02, chegara à Nova Zelândia que fica um fuso de diferença às 12:00 do dia 23/02, isso correu porque ele atravessou a linha internacional de data.