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quarta-feira, 22 de setembro de 2010

2º ANO 3º BIMESTRE MENSAL II

Transporte e Circulação:
Os serviços produzidos pelo setor de transportes são de vital importância para o funcionamento do sistema econômico,pois são absorvidos por todas as unidades de produção.
Os investimentos em transportes atuando como poderoso fator no espaço econômico,condicionam novos esquemas de divisão geográfica do trabalho fora,influenciando na localização de atividades industriais,agropecuárias e urbanas.
1.Tipos de Transporte
Transporte Ferroviário
Atualmente o grande destaque no transporte férreo são as chamadas trens bala,que atingem uma velocidade de cerca de 250 km/H,e realizam uma viagem segura e rápida.Alguns países já utilizam essa tecnologia,como o Japão,França,Alemanha e Inglaterra.
Transporte rodoviário
Meio de transporte mais utilizado no mundo.O transporte rodoviário está crescendo ainda mais,devido aos investimentos em propagando,determinados pela industria automobilística,que inserem os fatores benefícios da obtenção de um automóvel.
Transporte marítimo e fluvial
Esse sistema de transporte marítimo está presente desde as grandes navegações no período colonial,principalmente entre a Europa e suas regiões coloniais.
As principais rotas de transporte marítimo hoje,passam pelo Atlântico Norte,Canal de Suez,Canal do Panamá e Pacifico Norte.O principal produto transportado é o petróleo( elemento energético de grande valor do mercado internacional).
Os locais que se destacam no transporte fluvial são: EUA(Mississipi-Missouri) e região dos grandes lagos,( América do norte) o Argentina(Bacia do Prata),a África( Rio Nilo) e a Europa( Rio Sena,Volga e Tamisa) e Amazonas.
Hoje nos países mais desenvolvidos vários portos estão virando estaleiros(automação),esse é um fato comum na dinâmica do transporte marítima.
Transporte aéreo
Utilizado tanto no transporte de carga quanto de passageiros.Devido ao alto grau de modernização,atualmente é o meio de transporte mais seguro.
Os acontecimentos do dia 11 de setembro de 2001 determinam uma ampla crise mundial no setor de aviação.Essa crise recaiu nos preços e no numero de vôos comerciais e internacionais.

2. Transporte No Brasil
Transporte ferroviário
Esse sistema de transporte iniciou sua implantação no final do século XIX,e inicio do XX,a partir da aquisição de tecnologia inglesa.Tinha como fundamento o transporte de carga,principalmente minerais,e transporte de passageiros.
A nossa primeira ferrovia foi construída pela Imperial Companhia de Estradas de Ferro,fundada pelo Visconde de Mauá,ligando o Porto de Mauá,na Baía de Guanabara á Serra da Estrela,no caminho de Petrópolis.Logo em seguida surgiram outras no Nordeste,e principalmente em São Paulo,para servir a economia cafeeira,em franco desenvolvimento nesse período.As ferrovias eram em geral construídas ou financiadas pelo capital inglês,que visava apenas a satisfação dos seus interesses comerciais,sem o mínimo de planejamento.
O sistema ferroviário possui uma extensão de cerca de 30 mil quilômetros,bastante concentrada nos estados das regiões Sul e Sudeste.
Pontos fortes:
. Meio de transporte altamente viável para levar grandes volumes a longas distancias.
. O material das ferrovias normalmente tem longa vida(trilhas,vagões...).
. Normalmente favorece o desenvolvimento das industrias.
. Gasta pouca energia(energia-percurso).
Pontos fracos:
. Intimamente ligados ás condições naturais,relevo,solo.
. Não possui flexibilidade na distribuição.
. Como grande parte,foi construída há mais de um século,formaram percursos que,hoje,estão fora das principais áreas agrícolas e industriais do país.
. Participação pequena das ferrovias no transporte de carga,comparado a outros países continentais( EUA,Rússia)
Em vista desses problemas importantes,a nossa rede ferroviária é deficitária em geral,estando longe do plano ideal,condizente com a necessidade de nossa economia.
No Brasil existe o transporte ferroviário de carga( principalmente minerais para os grandes portos e estaleiros do país) e transporte de passageiros(trens urbanos e metrô).
Grandes projetos:
Ferrovia Norte-Sul: Ferrovia que ligaria a malha viária do Nordeste e do Sudeste,passando por Goiânia( Goiás) e Imperatriz ( Maranhão),aumentando com isso o fluxo de transporte de minerais e produtos agrícolas.
No campo dos projetos,estão as mega empresas,que estão adquirindo linhas férreas,planejando a obtenção de enormes lucros a partir de melhora e ampliação da rede viária.Saindo da estigma de que ferrovias apenas trazem prejuízos,como ocorre atualmente com o governo brasileiro.
Transporte rodoviário:
O transporte rodoviário é o sistema mais utilizado no pais,ele se desenvolveu em meados do século XX,com o crescimento das cidades e o desenvolvimento industrial.O ramo da industria automobilística possuiu um papel fundamental na implantação do modelo industrial no Brasil,a partir da década de 1950
Atualmente de cada 100 quilos de mercadorias e produtos que são transportados,cerca de 60 passam pela rodovias.Quando nos referimos a transporte de passageiros,a porcentagem é ainda maior,de cada 100 passageiros 90 se deslocam por rodovias.
Pontos fortes:
.flexibilidade de circulação
.Viável no transporte de pequenas quantidades.

Pontos fracos:
.Grandes gastos com manutenção dos carros e caminhões,fora a manutenção das estradas,que deve ocorrer de maneira constante.
.Altamente poluidora e degradante.
.O estado de conservação das estradas impossibilita o cumprimento dos prazos de entrega de produtos e também é um dos responsáveis pelo crescente aumento do numero de acidentes.
No Brasil,a malha rodoviária encontra-se organizada pelo plano rodoviário nacional.Partindo de Brasília,são encontradas as rodovias radicais,numeradas de 0 a 100(temos como exemplo a BR 060- que liga Brasília a Goiânia)
As estradas de 100 a 200,possuem traçado norte-sul,como exemplo temos a BR 101,conhecida como rodovia do turismo.No sentido leste-oeste,estão as rodovias de 200 a 300,a mais famosa delas é a transamazônica( BR 230).As ultimas são as diagonais(300 a 400),como a famosa BR 364,que liga Cuiabá( MT) a Porto Velho ( RO),famosa pelas assaltos e mortes nas estradas.Toda a rodovia que liga dois ou mais estados é denominado de rodovia federal.
Transporte Marítimo e fluvial:
Iniciou-se no período colonial,contudo desenvolveu-se no período pós-guerra( II Guerra Mundial)
Pela posição que o pais ocupa no Oceano Atlântico,com um perímetro costeiro de 7.400 km e possuindo a economia voltada para o litoral,era de se esperar que a nossa marinha mercante fosse bem mais desenvolvida.Na realidade,possuímos cerca de 400 embarcações,com mais de 100 toneladas,que deslocam 150.000 toneladas de produtos.Esse fato constitui um dos fatores do estrangulamento da nossa economia,pois o transporte e a circulação são os fatores imprescindíveis para a obtenção de novos mercados.
Pontos fortes:
.Melhor meio de transporte pesado.
.Sistema de transporte altamente lucrativo.
.Esse sistema de transporte determina o fluxo comercial de grandes volumes.
Pontos Fracos:
.O preço dos navios
.Intimamente ligado a fatores naturais.Deve haver a presença de rios de planície,nível homogêneo dos rios.
.Embarcações velhas,em média 44 anos de uso direto.
.Problemas tarifários e desorganização administrativa.
.Ineficiência em vários portos.

3.Grandes Projetos:
Hidrovia Tiete-Paraná: esse projeto formou uma ampla malha hidroviária que uniu as quatro principais estados produtores de grãos de pais (São Paulo,Paraná,Mato Grosso do Sul e Goiás).Á medida que esse sistema avança.são realizados melhoramentos das outras formas de transporte,principalmente o rodoviário,favorecendo um sistema intermodal.
Manutenção e gerenciamento da área navegável na bacia do São Francisco,entre Pirapora (MG) e Juazeiro(BA).
No pais,os locais que se destacam no transporte fluvial são: a Amazônia,a Bacia do São Francisco e parte da Bacia do Paraná e Paraguai.
O Brasil tem potencial e poderia utilizar muito mais redes de transporte fluvial(principalmente nas bacias do Paraná,Paraguai)

Transporte Aéreo:
No Brasil,esse ramo é utilizado para o transporte de carga e de pessoas,existem várias empresas nacionais,como a Vasp,Varig,Gol,Rio-Sul e TAM.O aumento da competição interna fez com que os preços das viagens caíssem,aumentando assim o mercado consumidor.Outro fator que determinou o aumento desse setor foi a abertura econômica brasileira ao mercado internacional.Hoje se destaca entre os grandes países que utilizam essa forma de transporte,sendo várias empresas nacionais e internacionais que exploram esse ramo.
Pontos fortes:
.Rede de transporte altamente segura.
.Rapidez no deslocamento
.Condições climáticas favoráveis.
.Grande extensão territorial
Pontos fracos:
.Preços,embora tenha abaixado,ainda é inacessível á grande parte da população.
Nos últimos anos,devido ao aumento do fluxo de passageiros e a exigência internacional,os aeroportos se tornarem mais eficientes e modernos.
No ramo da aviação,o Brasil também se destaca na produção de jatos de pequeno e médio porte,desenvolvidos pela Embraer,empresa de jatos que domina atualmente grande parcela do mercado mundial.
No ano de 2002,houve um grande numero de acidentes no Brasil,principalmente com aviões da TAM(faker 100),causando uma queda no numero de passageiros devido á falta de confiança na manutenção dos aviões.

4.Principais Áreas de Circulação no País :
A circulação de pessoas e de mercadorias por uma dada região é a melhor forma de compreender como funciona a dinâmica de circulação econômica e de transporte em um pais.
Em relação ao trafico de mercadorias de âmbito industrial e agrícola,nota-se a presença ampla de concentração na região Centro-Sul do pais.Em relação á circulação de produtos agrícolas,essa concentração está mais voltada ás regiões sul de Minas Gerais,Mato Grosso,Goiás e interior de São Paulo.
Na circulação,o estado de São Paulo ocupa uma posição destaque pela sua importância industrial,que necessita de um fluxo de constante de matérias-primas e envio de produtos industrializados passara outras regiões do pais.