Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

terça-feira, 10 de maio de 2011

África 7ª/8º ano 2º bimestre

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS
Esse continente apresenta a terceira maior extensão mundial.
Possui espaço territorial nos quatro hemisférios, pois é cortado pelo equador (parte central) e pelo meridiano de Greenwtich (parte ocidental).
Na parte oeste, é banhado pelo oceano Atlântico; na parte sudeste pelo oceano Índico; na parte leste pelo mar vermelho e ao norte pelo mar mediterrâneo
Um dos três maiores bolsões de pobreza do mundo, em nível relativo, é a zona mais problemática no aspecto social e econômico do globo.
A taxa média de mortalidade infantil é da ordem de 152 por mil. As mais altas do mundo.
2. ASPECTOS FÍSICOS
O continente africano constitui-se de uma estrutura geológica bastante antiga, apresentando na maioria da porção territorial relevos de baixa altitude. Salvo alguns casos, como o monte Kilimanjaro, no Quênia.
A vegetação na África é bastante diversificada, existem áreas de florestas equatoriais, savanas, floresta temperada, campos e regiões desérticas. O clima também é bastante variado, apresentando ao norte o clima mediterrâneo, na parte central o equatorial e desértico e ao sul o tropical e subtropical.
A maioria dos rios africanos é intermitente. No continente, destacam-se duas bacias: Congo-maior potencial hidroelétrico do mundo e Nilo – bacia que proporciona a vida no Egito serve para abastecimento e irrigação.

3. HISTÓRICO
A colonização do continente foi iniciada no século XVI. Essa colonização não foi efetiva, no sentido que não havia a interiorização no continente. Todo o contato era litorâneo, baseado principalmente no comércio para abastecimento de suprimentos de viagem.
Nos séculos XVII e XVIII, o comércio intensificou-se principalmente pela presença de um grande produto de aceitação no mercado internacional – o escravo negro. O escravo negro foi o principal “produto” comercial nesses séculos, impulsionando um forte comércio entre a África e as Américas. Nesses séculos também não houve uma colonização efetiva, no sentido que os negros eram capturados nas tribos por traficantes e trazidos para o litoral para serem comercializados.
O século XIX iniciou com a entrada em vigor da lei Bill Aberdeen. Essa lei inglesa determina o fim do tráfico de escravos, ou seja, qualquer navio que transportasse escravos poderia ser afundado. Essa lei associada a abolição da escravatura nos países americanos impulsionou o crescimento populacional na África que até aquele momento era bastante reduzido. Em 1884 foi realizada a Conferência de Berlin. Nessa conferência os países da Europa traçaram suas áreas de influência dentro da África.

4. DESCOLONIZAÇÃO
A maioria dos países africanos obteve sua independência após a II Guerra Mundial, destacando-se a década de 1960. Contudo o processo de colonização foi marcado pela criação de fronteiras artificiais e essas por sua vez não levaram em consideração as diferenças étnicas e históricas, inserindo no mesmo país grupos e tribos inimigas, impossibilitando a formação de uma nação plena.
Embora tenham adquirido a independência política esses países não conseguiram implantar com sucesso o princípio da autodeterminação (governados por si só), pois, historicamente foram explorados e a dependência econômica se fez presente como forma de dominação.
Para piorar a situação, a nova geopolítica mundial foi marcada pelo desenvolvimento de duas grandes potências (Guerra Fria). Esses países se mostraram presentes no continente africano, influenciando nas políticas, fornecendo armas e financiando conflitos internos.
Com o fim da Guerra Fria, a ajuda externa foi minimizada, contudo o quadro de miséria econômica, social e político que aflorava na região era imenso. O continente apresenta milhares de pessoas morrendo de fome, sede e de doenças endêmicas. O continente apresenta uma dívida altíssima, sem perspectiva de pagamento. Faltam recursos básicos para a população, existe uma quantidade enorme de campos de refugiados, pois vários países ainda estão em guerra civil. A África agoniza em sua própria miséria e os países e organismos internacionais apenas realizam políticas assistencialistas, que nada resolvem a problemática histórica de desenvolvimento que aflige a região.



5. DIVISÃO ÉTNICA DA ÁFRICA
África branca e negra

6. ÁFRICA BRANCA
Características
Localiza-se na parte norte ou setentrional e uma parte do oeste; banhada pelo mar mediterrâneo ao norte.
Região mais rica e com melhor IDH (Índice de desenvolvimento humano).
Destaque na economia: extração de riquezas minerais como o petróleo (Líbia e Argélia membros da OPEP) e no turismo (região do mediterrâneo) são os grandes destaques.
A região mulçumana predomina na região;
Grande parte da população tem origem na etnia branca (região semelhante ao Oriente Médio).
Dividida em: Maghreb (onde o sol se põe), norte do Saara e vale do Nilo (Egito).
Países da região: Egito, Líbia, Argélia, Marrocos e Tunísia.