Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Lista II 4º Bimestre 8º ano 2012 Globalização Com Gabarito


Durante muito tempo na história da humanidade, o mensageiro assumia a importante missão de transmitir as notícias entre os povos. De acordo com seus conhecimentos julgue os itens de 01 a 14 com C para certo e E para errado.

1) ( C ) A organização das sociedades foi ficando mais complexa, e as formas de comunicação passaram por constantes modificações.
2) ( E ) A Revolução formacional refere-se à utilização do computador na organização das atividades humanas. Informacional
3) ( C ) Todos os dias, sem sair de casa, é possível ouvir e visualizar notícias do mundo inteiro, desde que se disponha de aparelhos como o rádio e a televisão.
4) ( C ) Um computador conectado à internet é possível, praticamente em tempo real, estar em contato com informações atualizadas e resolver todas as que dependem da comunicação.
5) ( C ) O grande destaque do momento consiste na biotecnologia- cientistas do mundo inteiro buscando descobrir a solução para tratamentos de doenças.
6) ( E ) À medida que a economia se articula numa escala global, a urbanização se intensifica, gerando um crescimento ordenado das metrópoles. Desordenado
7) ( C ) As cidades mundiais possuem uma dinâmica de trabalho conectada diretamente em forma de rede.
8) ( C ) As cidades brasileiras de melhor classificação mundial foram SP e RJ.
9) ( E )as atividades de prestação de serviços são as mais comuns nas metrópoles e altamente lucrativa, uma verdadeira concentração do poder econômico. CIDADES MUNDIAIS.
10) ( E ) Todo poder econômico, próprio das cidades mundiais, justifica-se no fato de abrigar as funções de comando das grandes empresas transnacionais representando assim o comercio global. Multinacionais
11) ( C ) Os integrantes de uma família desempenha tarefas diferentes, porém necessárias para organização coletiva. Podemos definir esse tipo de organização como DIT - (Divisão Internacional do Trabalho).
12) ( E ) Os países desenvolvidos exportam matérias primas para os países em desenvolvimento e importam produtos industrializados. Países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

13) ( C ) Por não possuir tecnologia própria, os países subdesenvolvidos industrializados enviam royalties pelos direitos intelectuais, lucros para as transnacionais, e acumulam dividas no mercado global.

14) ( C ) O controle de um determinado território simboliza poder, uma forma de dominação. Esse tem sido o motivo dos conflitos regionais e mundiais.

15) De maneira semelhante podemos interpretar o sistema mundo, Barrios, cidades, estados, países ou apenas lugares que necessitam de vias de integração capazes de reduzir cada vez mais a distância. De acordo com seus conhecimentos marque a alternativa correta.
a. A tecnologia representa, no processo de globalização a possibilidade de melhorias somente nas redes de comunicação.
b.( x ) Os avanços tecnológicos resultam na expansão das empresas que de distribui pelo mundo sob a forma de multinacionais.
c. Uma das formas de analisar o nível de desenvolvimento de uma sociedade é por da demografia.
d. No período do mercantilismo e dos grandes descobrimentos, as embarcações não dependiam das condições climáticas para alcançar seus destinos.
e. O transporte marítimo não mais utilizado pelas pessoas.

16) Considerando símbolo da Revolução Industrial, o bicentenário trem movido a vapor cortava as cidades europeias, proporcionando o desenvolvimento e o crescimento urbano próximo às estações.
Marque a única alternativa correta.
a. TGV é uma sigla inglesa que significa “trem de grande velocidade”, juntamente com o metrô.
b. No Brasil, a utilização de trens como transportes de passageiros é comum por causa da liberação das redes ferroviária.
c.( x ) Em países de grande extensão territorial como a Rússia, Estados Unidos e Canadá, as ferrovias atravessam o país transportando passageiros e contêineres carregados de produtos variados.
d. Dependendo da extensão, as redes ferroviárias complementam a função dos transportes em conectar os territórios.
e. As redes aéreas não cumprem o papel de integrar pontos distantes ou próximos, transportando pessoas ou mercadorias, seguindo o conceito de globalização.

17) Sempre que surge alguma discordância entre países, a primeira solução ocorre por intermédio de negociações. As relações diplomáticas são fundamentais. De acordo com que estudamos assinale à alternativa incorreta.
a. Após a assinatura de documentos estabelecendo o acordo diplomático, a representação de um país em território estrangeiro se faz através das embaixadas.
b. O embaixador assume a responsabilidade de defender os interesses de seu país nos assuntos políticos, econômicos e culturais.
c.( x ) O Brasil mantém relações com todos os países do mundo.
d. Os países mais industrializados do mundo são um grupo seleto que domina a economia mundial.
e. Numa situação instável, porém com perspectiva de dias melhores, encontram-se os países em desenvolvimento, como o Brasil.

18 A economia globalizada caracteriza-se por extrema movimentação de capitais, que circulam diariamente por diferentes mercados financeiros do mundo. Em muitos casos, esses capitais direcionam-se para investimentos produtivos; porém, em grande parte, essa movimentação tem caráter especulativo, que pode devastar economias mais frágeis.
Entre as características que essa fase do Capitalismo apresenta, fase essa marcada pela supremacia do capital financeiro sobre o capital produtivo, é INCORRETO afirmar que ocorre:
a) um amplo movimento de abertura econômica e de redução do papel regulador do Estado sobre os capitais privados.
b) a formação de megablocos econômicos, que tendem a promover uma ampla abertura comercial e financeira entre seus membros.
c) (x  ) a universalização de direitos sociais, que se estendem ao conjunto das populações mundiais, uniformizando o processo de desenvolvimento.
d) a redução do papel do Estado nas economias nacionais, por meio da privatização de empresas e atividades econômicas anteriormente exercidas por empresas estatais.