Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Lista I 1º ano corrigida 2013



1.    C,E,C,E,C

2.    E,C,E,C

3.    C

4.    A

5.    C

6.    A

7.    E

8.    C

9.    D

10. C

11. E,C,E,C,C

12.  Latitude: São essas as linhas tracejadas no sentido horizontal. A linha do Equador marca a latitude 0º e a Terra fica dividida entre dois hemisférios, o Norte e o Sul.

              Longitude: Essas são as que cortam a Terra imaginariamente no sentido vertical. O  ponto que marca a longitude 0º é o Meridiano de Greenwich. Nesse caso, a divisão do planeta fica por conta da parte Ocidental e Oriental. Foi a partir do estudo de longitude que se pode criar o conceito de fuso horário.

Paralelos e meridianos: são linhas imaginárias que se intercruzam na superfície terrestre. No cruzamento de um paralelo com um meridiano, há um ponto específico que determina a latitude e a longitude, permitindo a sua localização.

13. Geocentrismo: A teoria do universo geocêntrico ou geocentrismo é o modelo cosmológico mais antigo. Na Antiguidade era raro quem discordasse dessa visão. Entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais conhecido era Aristóteles. Foi o matemático e astrônomo grego Claudius Ptolomeu (78-161 d.C.) quem, na sua obra "Almagesto", deu a forma final a esta teoria, que se baseia na hipótese de que a Terra estaria parada no centro do Universo com os corpos celestes, inclusive o Sol, girando ao seu redor. Essa visão predominou no pensamento humano até o resgate, feito pelo astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico (1473-1543).

 Heliocentrismo é uma teoria científica que afirma ser o Sol o centro do sistema solar. Esta teoria foi proposta pela primeira vez pelo astrônomo grego Aristarco de Samos, mas só com Nicolau Copérnico e em especial com Galileu Galilei é que se tornou mais sustentada.
Na etimologia da palavra, temos como componente a palavra "hélio" que, no caso, se refere ao deus grego Hélios, e não ao elemento químico hélio - que é um elemento componente do Sol.