Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Lista II 8° ano 3° Bimestre com Gabarito

1) A maior concentração de lagos da América do Norte está localizada entre as fronteiras dos Estados Unidos e do Canadá...”  Comente sobre o papel dos rios na economia norte americana.
  
 









2) Tendo em vista que existem divisões geoeconômicas na América.  América Latina e América Anglo Saxônica são respectivamente compostas por qual porção do continente americano? Utilize o mapa como fonte de pesquisa.





3) (EAG – DF) Entre os países do, subdesenvolvidos a Índia vem sendo considerada um dos mercados emergentes neste final de século. Todavia, este enorme potencial poderá não se efetivar. É que há inúmeros fatores políticos e socioeconômicos que podem frear ou mesmo limitar seriamente o processo indiano de modernização. Um desses fatores é o (a):

    a) fortalecimento de organizações guerrilheiras que pretendem implantar o socialismo no país.

     b) controle severo do governo em relação às taxas de crescimento demográfico nos últimos anos, o que já vem repercutindo na redução da oferta de mão-de-obra.

  c) inexistência de setores industriais avançados, em razão do grande atraso tecnológico.

    d) participação pouco expressiva de capitais nacionais em atividades urbanas e industriais como conseqüência do caráter rural da sociedade.

  e) permanência de rivalidades étnico-religiosas que representam uma real ameaça de ocorrência de    conflitos separatistas.
 
4)  Defina: Países subdesenvolvidos, Desenvolvidos e Emergentes.
 
5)   (Ufmg) É INCORRETO afirmar que a atual política externa brasileira e o papel geopolítico do País, hoje, no mundo, representam
a)    uma aproximação do NAFTA, em razão da necessidade de se concretizarem os tratados comerciais entre esse bloco e o Mercosul, tendo-se em vista a implementação da ALCA.
b)     um reforço em sua posição econômica e, possivelmente, um novo papel geopolítico no mundo, graças à qualidade de potência regional do Brasil na América do Sul
c)     um repúdio à ocupação do Iraque e, por outro lado, um apoio à criação do Estado da Palestina, posições formalmente defendidas nos foros internacionais de que o Brasil participa.
d)     uma defesa da ideia do perdão, tanto pelo Brasil quanto pelos países centrais, da dívida dos países mais pobres do mundo especialmente os africanos.
6) Quais países fazem parte do MERCOSUL?
7) Defina a economia dos Países que fazem parte do NAFTA:
 8) aponte as afirmações verdadeiras e as falsas.

a) São parceiros do livre comércio da America do Norte, conhecido como NAFTA, Estados Unidos, Canadá,  México e Venezuela. Os dois últimos países integram o acordo, porque dispõe de petróleo em abundancia para negociar favoravelmente os produtos industrializados que necessitam.
b)A ALCA (Área de livre comércio das Américas) é uma proposta de integração comercial, com o intuito de abranger todos os países das Américas, exceto Cuba.
c) Entre os bons resultados alcançados pela União Européia (bloco constituído pela maioria das nações da Europa estão a integração econômica e monetária com a criação de moeda única e o livre transito das pessoas residente nos países-membros.
d)Na America do Sul, a criação do pacto andino constituído pelo Chile, Peru e Bolívia, e o MERCOSUL, pelo Brasil e Argentina, propiciou áreas de livre comercio entre esses países, oportunizando a negociação com blocos econômicos.

Gabarito lista II 8° ano 3° bimestre
1)    Os rios, ou cursos fluviais, sempre foram, e são até hoje, um dos mais importantes recursos para a sobrevivência da humanidade. São eles que nos fornecem grande parte da água que consumimos, que usamos para produzir nossos alimentos, de que necessitamos para nossa higiene e que utilizamos para irrigar o solo das áreas agrícolas.
Além disso, os rios também são muito importantes pelo fato de serem usados, em várias regiões, como vias naturais de circulação, ao longo das quais as embarcações se deslocam transportando mercadorias e pessoas; e, ainda, por sua utilização na produção de energia hidrelétrica, sem esquecer da importância que têm pela exploração da pesca como fonte de alimentos.
2)     Divisão Socioeconômica
Divide a América conforme suas características históricas e econômicas. De um lado, a América Anglo-saxônica, a região mais desenvolvida econômica e socialmente. De outro, a América Latina, região com os piores níveis de desenvolvimento. Essa diferença entre as regiões teria se iniciado ainda quando o território americano eram colônias europeias. A América Anglo-Saxônica era, predominantemente colônia de povoamento, enquanto a América Latina colônia de exploração. Uma curiosidade, a origem dos nomes, Anglo-Saxônica e Latina, esteve inicialmente associada a uma divisão da América baseada na origem dos povos europeus que colonizaram o continente. Os latinos seriam os povos que falam línguas de origem latina, predominante no sul da Europa, como portugueses, espanhóis, italianos e franceses. Os Anglo-saxões seriam povos de origem saxônica, predominantes no norte da Europa, como na Inglaterra. Apesar de utilizar essa nomenclatura, a divisão socioeconômica da América não se submete mais as questões de origem linguística.
3)    E
4)    O conceito de país desenvolvido é utilizado para descrever os países que têm alto nível de desenvolvimento econômico e social, tomando como base alguns critérios.  Critérios econômicos têm vindo a dominar as discussão Mais recentemente, uma outra medida, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), começou a ser utilizado. O IDH mede três dimensões: riqueza, educação e esperança média de vida e é uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma determinada população. Os países desenvolvidos geralmente são os que apresentam IDH elevado. O conjunto de países subdesenvolvidos é denominado de Terceiro Mundo, esses países são, em sua maioria, capitalistas de economia menos desenvolvida, pois enfrentam crises constantes, são dependentes economicamente, entre outros fatores determinantes.  Os países considerados como emergentes são aqueles que apresentam grande potencial e buscam se reordenar em vários aspectos: mercado, político e apresentam uma alta taxa de crescimento – o que contribui para as relações econômicas no exterior. Ou seja,  uma nação rumo ao desenvolvimento passa pelo processo de globalização. Os que estão no decorrer dessa evolução são chamados de emergentes. Podem ser tomados como exemplo Brasil, Rússia, Índia e China. Eles formam o grupo denominado de BRIC – termo criado por Jim O'Neill, presidente da Goldman Sachs. 

5)    A
6)    Argentina; Brasil,, Paraguai, Uruguai e Venezuela
Associados: Bolívia , Chile,  Peru, Colômbia  e Equador
Observador: México.
7)    A economia dos Estados Unidos é a maior do mundo, apresentando destaque nos diversos setores econômicos. A economia norte-americana funciona totalmente dentro dos parâmetros capitalistas. Com um mercado consumidor interno forte, a produção dos Estados Unidos também visa as exportações. O país produz grande quantidade de gêneros agropecuários, porém se destaca na produção de produtos industrializados e tecnologia. Grande parte da indústria norte-americana concentra-se nas regiões sudeste e nordeste, embora também haja grande produção de manufaturados no estado da Califórnia. Já a região sul do país apresenta forte desenvolvimento no setor agropecuário e mineração.  A economia do Canadá é uma das mais influentes a nível mundial, de cariz capitalista, favorecida por sua proximidade com os Estados Unidos e por diversos tratados comerciais, com grandes reservas de recursos naturais e uma força de trabalho altamente instruída, o Canadá aproveita-se de sólidos prospectos econômicos, que permitiram um crescimento anual, de, em média, 3%, desde 1993. Atualmente, o Canadá possui a 10º maior economia do mundo, quando medida pelo seu PIB PPC. A Economia do México é, atualmente, a 13a maior do mundo por PIB nominal, bem como a 11a maior por Poder de Compra, sendo o segundo país mais rico da América Latina, atrás apenas do Brasil, e, efetivamente, a 4a país mais rico das Américas, atrás somente dos Estados, do Brasil e do Canadá. Porém, se considerarmos sua Paridade de Poder de Compra, a economia mexicana torna-se a 3amais desenvolvida do continente americano, superada somente pelos Estados Unidos e pelo Brasil.
8)    F,V,V,F