Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

1º ANO - GABARITO LISTA 1

Gabarito lista 1
1- Porque o raio da Terra é de 360 km, e a profundidade máxima alcançada em perfurações na crosta terrestre foi de 13 km. As observações indiretas são feitas pela análise das ondas sísmicas que se propagam no interior da Terra, em todas as direções, algumas atingindo o núcleo.
2- Na astenosfera encontra-se o magma, onde ocorrem os movimentos de convecção que dão origem a terremotos e erupções vulcânicas.
3- Petróleo e carvão mineral. Os derivados do petróleo são utilizados no abastecimento de motores de veículos automotivos, Np aquecimento industrial e doméstico, na obtenção de energia elétrica, na fabricação de diversos artigos de plástico, tintas medicamentos etc.O carvão mineral é usado principalmente na alimentação dos altos –fornos de siderúrgicas, na calefação domestica e na obtenção de energia elétrica.
4- Esses dois fenômeno são responsáveis por modificações importantes no modelo da superfície terrestre; provocam grandes catástrofes naturais e afetam a vida de milhões de pessoas.De seu estudo extraem informações importantes sobre a estrutura interna da crosta,que podem ser utilizadas até mesmo para fins de exploração mineral.
5- Os agentes internos (vulcanismo, abalos sísmicos, tectonismo) são os que formam (criam) as irregularidades da superfície do planeta, enquanto os externos (água, calor, vento e a própria ação humana) são os que as modelam.
6- Impactos ambientais: devastação da vegetação, comprometendo a sobrevivência da fauna; formação de imensas crateras, que podem ainda sofrer intenso processo de erosão; transportes de rejeitos pelo vento e pela água das chuvas para outros lugares, atingindo rios e assoreando seu leito; contaminação da água por mercúrio, metal altamente tóxico usado na exploração do ouro e que provoca a morte de peixes.
Impactos sociais: conflitos com as populações locais, principalmente povos indígenas, cujas terras são invadidas pelos garimpeiros e mineradoras: desemprego, após esgotados os recursos minerais locais; morte de pessoas contaminadas por mercúrio.
7- Porque dele depende a sobrevivência dos ecossistemas e, portanto, de todas as biodiversidades do planeta. O solo possibilita a prática da agricultura e da pecuária, por meio das quais se obtêm alimentos e matérias-primas para a sociedade.
8- Curvas de nível, plantio direto, rotação de culturas, afolhamento. No caso do plantio direto, é necessário utilizar maior quantidade de herbicida, que é um tipo de agrotóxico e, portanto, elemento prejudicial ao meio ambiente.
9- As massas de ar são elementos importantes na determinação das características dos tipos climáticos, pois delas dependem as variações de temperatura, pressão e umidade que se sucedem no decorrer do ano.
10- . Não havendo movimentação ascendente do ar, também não há dispersão de poluentes.
11- A devastação começou já no início do período colonial, com a exploração do pau-brasil e o desmatamento para cultivo da cana-de-açúcar. Entre os séculos XVIII e XIX, a mineração e a expansão cafeeira (incluindo a implantação de núcleos de povoamento) também provocaram devastação. A partir do século XX, a intensificação do processo de expansão de espaços urbanos, a ampliação das áreas de agropecuária, o turismo, a formação de núcleos com casas de veraneio, sobre tudo próximo do litoral, a exploração madeireira e a construção de estradas têm contribuído para que o processo de derrubada da formação vegetal e de perda da biodiversidade desse ecossistema continue.
12- A floresta equatorial brasileira, a Amazônica, é a maior floresta intertropical do planeta e a que apresenta a maior biodiversidade. Possui vegetação densa, com árvores que podem atingir mais de 60 metros de altura. Divide-se em três grupos: mata de igapó, mata de várzea, e mata de terra firme. As principais causas se suas devastações são a intensa exploração madeireira, a implantação de grandes fazendas agropecuárias e os vultosos projetos de mineração.
13- Porque, do total de água doce disponível, apenas 10% é distribuído às residências, enquanto o restante se divide entre a agricultura (70%) e a indústria (20%). A distribuição desse recurso para o consumo humano entre as diversas regiões do planeta e dentro dos territórios dos países é bastante desigual, havendo comunidades humanas que já enfrentam sérios problemas de escassez. O desperdício e a poluição são freqüentemente subestimados e, sobretudo, nas áreas densamente povoadas, o problema se agrava ainda mais.
14- a) São movimentos de porções superficiais da água do mar que apresentam temperatura diferente daquela da grande massa oceânica e seguem uma direção regular e relativamente precisa, em razão de ventos regulares, do movimento de rotação da Terra e do contorno dos continentes.
b) Em quentes e frias.
c) Elas constituem porções do oceano ricas em plâncton-microrganismo que servem de alimentação para os peixes e que os atraem.
15- Na plataforma continental, trecho do relevo submarino que, em geral, não ultrapassa 200 metros de profundidade.
16- É a faixa de 200 milhas marítimas do continente ao alto-mar, que abrange a plataforma continental brasileira, na qual o país exerce soberania.” Para fins de exploração e aproveitamento, conservação e gestão dos recursos naturais, das águas do mar e do subsolo, para fins econômicos e de investigação científica”.
17- Para obter a hidreletricidade, é necessário construir represas, formando lagos que inundam áreas extensas ao redor, afetando a fauna e a flora.
18- No espaço rural, o uso de agrotóxico, que são absorvidos pela terra, atingindo o lençol freático, ou carregados pelas chuvas até os cursos d’água; no espaço urbano, as águas servidas e não – tratadas em residências e fábricas; o lixo urbano lançado nos rios.
19- Aqüífero Guarani.
20- Os estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul.
21- Porque ela se distribui no subsolo dos quatros integrantes fundadores do Mercoul-Brasil, Argentina, Paraguai, e Uruguai.