Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

9ºano - RECURSOS NATURAIS E PROBLEMAS AMBIENTAIS

OPEP - Organização dos Países Exportadores de Petróleo.


Em 1960, representantes da Arábia Saudita, Irã, Iraque, Venezuela e o Kuwait se reuniram em Bagdá e criaram organização dos países portadores do petróleo, com objetivo de controlar a produção e os preços em escala global.
Cada país-membro da Opep possui uma quota definida de produção, evitando assim a concorrência e a queda excessiva dos preços.

A água

A água pura (H2O) é um líquido formado por moléculas de hidrogênio e oxigênio. Na natureza, ela é composta por gases como oxigênio, dióxido de carbono e nitrogênio, dissolvidos entre as moléculas de água. Também fazem parte desta solução líquida sais, como nitratos, cloretos e carbonatos; elementos sólidos, poeira e areia podem ser carregados em suspensão. Outras substâncias químicas dão cor e gosto à água. Íons podem causar uma reação quimicamente alcalina ou ácida. As temperaturas apresentam variação de acordo com a profundidade e com o local onde a água é encontrada, constituindo-se em fatores que influenciam no comportamento químico.
Subentende-se água como sendo um elemento da natureza, recurso renovável, encontrado em três estados físicos: sólido (gelo), gasoso (vapor) e líquido.
As águas utilizadas para consumo humano e para as atividades sócio-econômicas são retiradas de rios, lagos, represas e aqüíferas, também conhecidas como águas interiores.

O CICLO HIDROLÓGICO

A vegetação tem um papel importante neste ciclo, pois uma parte da água que cai é absorvida pelas raízes e acaba voltando à atmosfera pela transpiração ou pela simples e direta evaporação (evapotranspiração).
Devido às diferentes e particulares condições climáticas, em nosso planeta a água pode ser encontrada, em seus vários estados: sólido, líquido e gasoso.
Chamamos de ciclo hidrológico, ou ciclo da água, à constante mudança de estado da água na natureza. O grande motor deste ciclo é o calor irradiado pelo sol.
A permanente mudança de estado físico da água, isto é, o ciclo hidrológico, é à base da existência da erosão da superfície terrestre. Não fossem as forças tectônicas, que agem no sentido de criar montanhas, hoje a Terra seria um planeta uniformemente recoberto por uma camada de 3 km de água salgada.
Em seu incessante movimento na atmosfera e nas camadas mais superficiais da crosta, a água pode percorrer desde o mais simples até o mais complexo dos caminhos.

Águas Subterrâneas

A camada de rochas subterrâneas tem características diferenciadas, que define a capacidade de armazenar a água das chuvas, infiltradas através das rochas.
Em regiões ricas em calcário, o processo de infiltração é muito intenso, caracterizando um fluxo semelhante de rios subterrâneos.
As explorações das águas subterrâneas se perdem no tempo, quando o homem cavava poço para atender as necessidades domésticas e para saciar a sede dos rebanhos.
A utilização excessiva de agrotóxico também se constitui fator de preocupação em relação à qualidade das águas subterrâneas.
As águas das chuvas, quando se infiltram no subsolo, carregam partículas tóxicas que contaminam os reservatórios subterrâneos, comprometendo assim sua utilização.
A exploração indiscriminada das águas subterrâneas tem provoca fundamento de terrenos constituídos por rochas de maior fragilidade, que não resiste à pressão resultando da redução dos reservatórios.



Degradação dos Rios

As principais causas de degradação dos recursos hídricos são atribuídas às atividades industriais próprias dos centros urbanos e ao manejo inadequado do solo em áreas agrícolas, destacando também o esgoto doméstico resultante da ausência de saneamento básico em áreas residências.
Nas áreas agrícolas, maior problema está nos resíduos provenientes dos agrotóxicos, juntamente com o solo arrastado pelas enxurradas, assoreando os rios e matando os peixes, especialmente na ausência de mata ciliar.


Chuva Ácida

A chuva contém certo grau natural de acidez que não prejudica o ambiente. No entanto, essa acidez pode sofre alterações e aumentar muito quando a água da chuva reage com dióxido de enxofre e dióxido nitrogênio. Da reação desses dois gases com a água podem se formar dois ácidos: o sulfúrico e o nítrico, os quais são absorvidos pelas gotas de chuvas, precipitando-se sob a forma de chuva ácida.



Conseqüência da Chuva Ácida

As conseqüências da chuva ácida são diversas: lagos e rios têm o seu ecossistema alterado; florestas podem ser destruídas, agricultura e pecuária são prejudicadas monumentos, paredes de edifícios e estatuas e veículos são corroídos.



Potencial Hidrogeniônico - pH

O pH é uma medida do grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. A escala vai de 1, que é o pH mais ácido, até 14, que é o pH mais alcalino ou básico. Na escala 7 encontra-se o pH neutro, caracterizado pela água pura.