Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

ÁSIA - 3º ANO MENSAL II 2º B

1. Ásia: A Ásia é o maior continente do globo ( cerca de um terço das terras emersas do globo),localizado totalmente no hemisfério oriental,possuindo áreas nos hemisférios norte e sul,determinado o motivo principal da grande variedade de paisagens naturais do continente.Esse continente é banhado por três oceanos: O Índico ( ao sul ),o Pacifico ( a leste ) e o Ártico ( ao norte ).

Índia e Paquistão:
A região da Índia atravessou um longo período de denominação inglesa; era caracterizada como a principal colônia britânica na Ásia ( recursos e rota comercial).
No ano de 1947, o parlamento britânico,não conseguindo mais manter a ordem na região,concedeu a independência á Índia,baseando em acordos com o plano da liga muçulmana.Esse plano consistia na formação de uma área independente com ditames da religião muçulmana.Com isso foi criado o Paquistão ocidental e oriental ( aspecto intimamente ligado à religião); posteriormente o Paquistão oriental com apoio direto da Índia conseguiu sua independência e fundou Bangladesh.

Organização Econômica e Social:
Índia:
 País subdesenvolvido.
 Democracia parlamentarista
 Maioria da população presente no campo ( cerca de 70% ).
 País populoso e povoado (mais de 1 bilhão de habitantes).
 Possui uma agricultura baseada na Revolução Verde ( alta tecnologia para exportação)
 Maioria de religião Hindu.
 Dividida em costas.
 Na Índia ainda se destaca a presença da vaca como animal sagrado e vital para a economia
 Contradições: fome, miséria X bomba nuclear, setor de produção de tecnologia de ponta ( informática e biotecnologia,grande concentração de doutores)X uma péssima distribuição de renda e alta taxa de analfabetismo da população.

Paquistão:
• Pais com baixa infra- estrutura e condição econômica.
• Altamente dependente da ajuda externa.
• País agrário.
• Governo ditatorial.

Região da Caxemira
Existem algumas área s conflitantes na fronteira com a Índia, mas o que mais se destaca é a região da Caxemira.Essa região,a partir do acordo de separação,ficou contida no território indiano,contudo a área apresenta uma população predominante de muçulmano,que possuem o desejo claro de separação da Índia e anexação ao Paquistão.
Questão nuclear
Três grandes explosões nucleares marcaram o dia 11 de maio de 1998, na região desértica do Rajastão, na Índia, nesse dia a Índia entrou diretamente no contexto das potencias nucleares. A Índia já vinha realizando testes há vários anos,mesmo com determinações contrárias de outras potencias.A Índia considera que nenhuma organização ou país possui o direito de impedir o seu avanço militar,principalmente grupos como a ONU,cujos membros do conselho o permanente ( Estados Unidos,Rússia,Reino Unido,França e China) já desenvolveram e testaram com sucesso suas próprias bombas.Algumas semanas após as comemorações e euforia na Índia,era a vez do vizinho e inimigo Paquistão realizar com sucesso seus teste nucleares,mostrando á vizinha Índia que está pronta para uma guerra de proporções nucleares.Esses acontecimentos, associados a ressentimentos mútuos e disputas territoriais,tornaram a área uma das mais instáveis desse novo século.
Relação Coreana
Essa região foi um dos ícones principais no início da Guerra Fria. A Coréia do Norte invalidou a Coréia do Sul destacando que era necessário unificar o país. Nesse contexto entraram os EUA (Coréia do Sul ) e URSS (Coréia do Norte), ao fim de três anos vários mortos, e as fronteiras permanecem onde estavam desde o inicio.
Coréia do Norte
A Coréia do Norte é um dos países que podem ser tratados como “pedra no sapato dos Estados Unidos”.Formado por um governo ditatorial bastante totalitário,o pais não respeita as cláusulas da ONU e nem as ordens diretas dos Estados Unidos.O fator principal dessa desobediência mundial é a presença de ogivas nucleares e tecnológica para a produção de mísseis,que,embora dificilmente atinjam os Estados Unidos,podem destruir os seus vizinhos e gerar um desequilíbrio econômico e ambiental em esfera mundial.Com uma economia fraca e dependente,a maior parcela dos recursos é direcionada para o setor militar,um dos que mais cresce no mundo.





Afeganistão
O Afeganistão é um país que conviveu historicamente com conflitos e invasões constantes. Esse país localiza-se em uma rota direta entre o Oriente Médio é o restante Ásia. Com isso tornou-se uma área de grande valor estratégico.
Para se compreender melhor o que se passa no Afeganistão, alguns dados a respeito da população são muito importantes. A nação afegã é formada por várias etnias, que possuem uma tradição de rivalidade entre si.
Durante o período da Guerra Fria o país foi invadido pela URSS ( União Soviética), essa invasão durou do final de 1979 ao início de 1989, e teve como desfecho a saída”humilhante” das tropas soviéticas deixando armas que serviriam para abastecer posteriormente as tropas do Talibon
O Afeganistão após varias disputas internas passou a ser governado pelo grupo Taliban (1996-2001), liderados por Moharmmed Omar, esse grupo foi formado pelas alas estudantis, no país vizinho Paquistão. Possuíam uma política baseada no fundamentalismo islâmico radical e implantaram no Afeganistão a política do terror baseada no total controle do Estado. As bases principais do Taliban, contido na Sharia, severo código civil, eram:
• Implantação da religião mulçumana como a única religião aceita no país.
• Amputação de pés e mãos em caso de roubo, e o açoite em praça pública, para os consumidores de bebidas alcoólicas.
• A proibição total da difusão do conhecimento de massa(rádio, televisão, cinema, teatro etc.).
• As mulheres eram proibidas de estudar, trabalhar e eram obrigadas a usar a burka ao sair à rua.
• Qualquer ato contra as regras estabelecidas era normalmente tratado com pena de morte.
• Os homens tinham que deixar a barba crescer.
Timor Leste

• A população do Timor Leste gira em torno de um milhão de habitantes, que vive em uma área de 14.609Km2. Em sua maioria, são católicos (84,8%) e morram na zona rural (cerca de 75%). A capital do país é Dili.
• A luta pela independência frente à Indonésia ganhou reconhecimento internacional quando o bispo Carlos Ximenes Belo e o líder da Fretilin José Ramos-Horta ganharam o Prêmio Nobel da Paz, em 1996, e Nelson Mandela visitou Xanana Gusmão na prisão em 1997.

• Predominantemente, a população do Timor Leste possui língua e religião diferentes da Indonésia, o que aumentou as justificativas para a independência e apoio internacional.
• Ocupações estrangeiras
• No século XVI, durante as Grandes Navegações, os portugueses ocuparam a ilha e lá estabeleceram entrepostos comerciais.
• Mais tarde, os holandeses ocuparam a parte oeste do Timor e Portugal abriu mão dessa área em 1914.
• Na Segunda Guerra Mundial, o Japão ocupou a ilha, mas, com sua derrota no conflito, o Timor voltou a suas antigas metrópoles. No final da década de 1940, a Holanda entregou a parte oeste para a Indonésia