Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Lista 3º Ano 2° Bimestre Mensal II

Lista de exercícios 3º ano mensal II 2º Bimestre
Com base nos aspectos políticos do Afeganistão, justifique as questões:
1) ( ) O Afeganistão é um país controlado pela milícia taliban, essa milícia é fundamentalista radical (ou simplesmente fundamentalista), tem sua formação apoiada na ala estudantil de origem paquistanesa.
2) ( ) O Afeganistão como qualquer país islâmico destaca que a mulher não possua nenhum direito público.
3) ( ) O governo atual é organizado em um conselho, que busca inserir membros de todas as etnias da região.
4) ( ) Hoje existe um rígido controle e censura, essas são as principais armas desse governo para manter a ordem na região.
5) ( ) Atualmente apenas o Paquistão, seu vizinho a sul e leste mantém relações diplomáticas com o país.

Sobre o Paquistão com base na relação estratégica desse país nos conflitos na região, analise as questões justificando-as.

6) ( ) No aspecto diplomático, o Paquistão foi um dos países que mais ganhou economicamente com esse conflito, tendo em vista que, apoiou os Estados Unidos, possibilitando que esse país instalasse bases militares em seu território para atacar o Afeganistão , seu antigo aliado, em troca do perdão de grande parte da divida, e da promessa de investimentos e ajuda na questão da caxemira.
7) ( ) A situação do Paquistão é altamente preocupante, pois o governo apóia o poderoso EUA, enquanto grande parte da população vai ás ruas demonstrar o seu apoio ao talibã e grupos contrários á influencia americana na região, destacando inclusive possibilidades de participação na guerra e atentados terroristas.
8) ( ) O Paquistão é um país que possui um forte arsenal bélico (armas nucleares, químicas, mísseis...). Devido ao forte aparato militar e ás condições instáveis da política, o país é hoje uma das áreas mais vigiadas e monitoradas na região da Ásia.
9) ( ) O Paquistão é o único país na região do sul da Ásia em que a maioria não e mulçumana.
10) ( )O Paquistão tem um inimigo antigo na região que e a índia.Essa inimizade já se transformou em conflitos varias vezes, e esse conflito se da principalmente pela região da caxemira, pertencente atualmente ao Paquistão.
Sobre o Timor Leste, justifique as questões propostas.
11) ( ) O Timor Leste, antes da anexação forçada por parte da Indonésia era colônia de Portugal, por isso ainda guarda traços culturais e hoje busca desenvolver a língua oficial.
12) ( ) O movimento pró-democracia na ilha foi calmo e sem grandes conflitos, pois a Indonésia estava disposta a promover um processo pacífico.
13) ( ) No ano de 2002, foi eleito o primeiro presidente do país, Xanana Gusmão, o atual líder do Frentilin (frente revolucionária do Timor Independente) e ficou preso na Indonésia até a caracterização de independência do país.
14) ( ) O Timor Leste é também conhecido como Timor Loro Sae, que significa Timor do Sol Nascente.
15) ( ) O Timor Leste é parte de uma ilha que fica na região do Pacífico.
São características da economia indiana.
julgue as questões de 16 a 23 justificando-as com C para certo e E para errado.

16- Mercado interno com elevado poder aquisitivo.

17- Predominância de indústria têxtil.
18- Grande produção de energia.

19- Variados e abundantes recursos naturais.

20- Baixa produção de bens de consumo.

21- Parcial controle do Estado sobre a economia.

22- Predominância da agricultura.

23- Produção agrícola insuficiente.

A chamada Ásia Ocidental constitui importante área de encontro de três continentes: a Ásia, a África e a Europa. É marcada, principalmente, pela instabilidade dos limites políticos, diversidade étnica da população e multiplicidade das crenças religiosas. Três grandes religiões têm sua Cidade Santa na Ásia Ocidental. De acordo com o enunciado julgue os itens de 24 a 26, com C para certo e E para errado.

24- Fetichismo, Islamismo e Judaísmo.

25- Budismo, Hinduísmo e Maometismo.

26- Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
Todas as alternativas apresentam características da Índia na atualidade. De acordo com o enunciado julgue os itens de 27 a 31, com C para certo e E para errado

27- A dependência da importação de alimentos e da ajuda humanitária internacional, apesar das políticas de intensificação da produção do setor agrícola.

28- A expressão de sentimentos de identidade, frustrações sócio-econômicas e lutas político-partidárias que provocam conflitos entre grupos lingüísticos e religiosos.

29- A manutenção de elevadas taxas de fecundidade apesar da antigüidade da política de contenção de natalidade.

30- A permanência de obstáculos ao desenvolvimento do setor industrial tais como infra-estrutura insuficiente e recursos humanos pouco qualificados.

31- A reestruturação do modelo de desenvolvimento relativamente autárquico, planificado e com forte intervenção do Estado em direção a formas neoliberais.

Entre os países do Terceiro Mundo, a Índia vem sendo considerada um dos mercados emergentes neste final de século. Todavia, este enorme potencial poderá não se efetivar. É que há inúmeros fatores políticos e socioeconômicos que podem frear ou mesmo limitar seriamente o processo indiano de modernização. Com relação aos seus conhecimento e o que estudamos em sala de aula, julgue os itens de 32 a 36, com C para certo e E para errado

32- Fortalecimento de organizações guerrilheiras que pretendem implantar o socialismo no país.
33- Controle severo do governo em relação às taxas de crescimento demográfico nos últimos anos, o que já vem repercutindo na redução da oferta de mão-de-obra.
34- Inexistência de setores industriais avançados, em razão do grande atraso tecnológico.
35- Participação pouco expressiva de capitais nacionais em atividades urbanas e industriais como conseqüência do caráter rural da sociedade.
36- Permanência de rivalidades étnico-religiosas que representam uma real ameaça de ocorrência de conflitos separatistas.


O PAQUISTÃO DÁ O TROCO
País responde às explosões da Índia ao testar suas primeiras bombas e aumenta temor de uma guerra atômica na Ásia.
O trecho da reportagem anterior refere-se ao conflito entre Índia e Paquistão, que já se desenrola desde as independências de ambos do Reino Unido. Sobre a razão deste conflito e sua manifestação no contexto da nova ordem mundial, julgue os itens de 37 a 41, com C para certo e E para errado

37- a rivalidade entre os dois países tem como foco a disputa pela região da Caxemira e diferenças religiosas, reforçando a tese segundo a qual o fim da velha ordem bipolar não diminuiu a instabilidade mundial.

38- a disputa de poder nuclear entre a Índia e o Paquistão tem como base apenas rivalidades culturais e, portanto, não compromete a maior estabilidade do mundo pós-guerra fria.

39- o Paquistão luta para obter sua independência política da Índia, e a corrida armamentista entre ambos demonstra que o mundo ainda não pode tranqüilizar-se quanto à ameaça da destruição nuclear.

40- Paquistão e Índia são países pobres, ambos de maioria muçulmana, que disputam o controle da cidade de Madras, onde o conflito nuclear mistura-se à Guerra Santa, justificando o apoio dos países árabes à Índia.

41- no mundo atual, conflitos entre a opção pelo capitalismo ou pelo socialismo, como os que se manifestam entre Índia e Paquistão, perderam espaço, mas a disputa nuclear entre ambos deixa claro que a ideologia da Guerra Fria não acabou