Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Conteúdo 8° ano América do Sul


 Os países andinos:
         A América do Sul é formada por 12 países. Seis desses países, Chile, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia e Venezuela são chamados de países andinos porque a cordilheira dos Andes ocupa grande parte de seus territórios.
         Os habitantes desses países são predominantemente de origem indígena ou mestiça. Os mestiços são descendentes   de ameríndios e brancos espanhóis e representam mais de 70% da população.
A economia dos países andinos
         A economia desses países apoia-se principalmente em atividades agrícolas e minerais.
         Na Colômbia destaca-se a agricultura de plantation de: Cacau, cana-de-açúcar, algodão e café.
         Chile (pelo cobre e pela atividade pesqueira), Peru (pela prata e a atividade pesqueira), Bolívia (pelo estanho), Venezuela e Equador (pelo petróleo) destacam-se pela importância na pauta de exportações.
Venezuela
         Venezuela e Chile destacam-se entre os principais países da América Andina, por causa da exportação de petróleo e o cobre.
         A Venezuela é a maior produtora de petróleo da América do Sul e uma das maiores do mundo. Seu principal comprador são os Estados Unidos.
         A empresa estatal que controla o petróleo venezuelano é a PDVSA.
         Além do petróleo, a Venezuela também se destaca na produção de gás natural.
Países Platinos
         Argentina, Paraguai e Uruguai são chamados de países platinos porque ocupam parte das terras meridionais da América do Sul, onde os rios Paraná, Paraguai e Uruguai formam a bacia Platina.
         Na Argentina e no Uruguai, a população branca de origem espanhola e italiana é a predominante.
         No Paraguai, a maioria é composta por mestiços, descendentes de índios e brancos de origem espanhola.
A economia da América Platina:
         Se baseia no setor agropecuário.
          O Uruguai tem destaque na produção de cereais (arroz e trigo) e na pecuária bovina e ovina. O turismo é outra atividade que movimenta a economia desse país e ganha destaque na cidade de Punta del Este.
          O Paraguai, com fraca presença de indústrias, tem a economia menos desenvolvida dos três países platinos. A agricultura é a base de sua economia que produz especialmente, a soja e o algodão.
Argentina
         A Argentina é o segundo maior país da América do Sul e o oitavo maior do mundo. Ele é também a segunda maior economia da América do Sul, tem os melhores índices de IDH da América Latina e faz parte do MERCOSUL, juntamente com Brasil, Uruguai e Paraguai.
         A economia da Argentina é baseada no setor agropecuário,tendo a maior produção agrícola da América Platina e tendo grande destaque na pauta de exportações de carne. Esse país também se destaca em  ramos industriais têxteis, alimentícios, químicos, petroquímicos, automobilísticos e o metalúrgicos.
Brasil
         O Brasil é o maior país da América Latina e por isso não pode ser regionalizado como os outros países dessa parte da América.
         A parte sul do Brasil possui identificação econômica e cultural com os países platinos. Já a porção norte do país aproxima essa região dos países amazônicos.

         O Brasil é considerado a maior potência regional da América do sul por causa do tamanho de sua economia e da sua influência política em relação aos outros países do continente, e é parceiro comercial de todos os países sul americanos.
Guianas
         A região das Guianas, localizada no norte da América do Sul, tem dois países independentes, a Guiana, antiga colônia britânica e o Suriname, antiga colônia holandesa e uma possessão, a Guiana Francesa.
         A economia das Guianas baseia-se na atividade mineradora e na atividade agrícola.