FONTES DE ENERGIA
O homem desde a sua formação utiliza-se da energia para a sobrevivência. Contudo a partir do momento em que começou a se organizar em sociedade passou a utilizar outros fontes de energia, como a tração (boi), o fogo(queima de madeira), a água (rodas d’água) e o vento (moinhos de vento).
Contudo, um marco alterou significativamente a forma de utilização das fontes de energia, esse marco é conhecido como Revolução Industrial. Nesse período foram utilizadas fontes de maior poder energético, como: o carvão mineral, e posteriormente, o petróleo e o gás natural.
Existe uma péssima distribuição das fontes de energia no globo e também um nível desigual de utilização, segundo dados recentes do Relatório de Desenvolvimento Mundial cerca de um quinto da população consomem aproximadamente 60% da energia total produzida, enquanto as regiões mais pobres consomem apenas 4% da energia, esse quinto da população é caracterizado pelos países mais ricos e industrializados do mundo, conhecidos como países centrais.
1. FONTES DE ENERGIA
• Renováveis: São fontes cíclicas (água, energia solar, álcool, ventos).
• Não-Renováveis: São fontes que na medida em que são utilizadas ficam escassas e tendem a se esgotar (petróleo, carvão, minerais metálicos, urânio).
2. OUTRA CLASSIFICAÇÃO
• Arcaica ou antiga – (foca muscular e humana, fogo...).
• Moderna – (carvão mineral, petróleo, gás natural, hidroelétrica, termoelétrica).
• Alternativa – (solar, eólica, biomassa, geotérmica).
3. PETRÓLEO
Características
Hidrocarboneto fóssil de origem orgânica, formado em ambientes planctônicos, formado basicamente de carbono e hidrogênio. Localizado em bacias sedimentares, o petróleo pode migrar de seu locar de formação através de rochas permeáveis, sendo armazenado em áreas com rochas porosas côo o calcário e o arenito, formando os depósitos ou lençóis petrolíferos.
Utilizado como fonte de energia desde 1895, quando ocorreram as primeiras perfurações nos Estados Unidos. Cerca de cinco anos após a descoberta do petróleo, já existiam nos Estados Unidos nada menos que 540 companhias petrolíferas.
Não é só utilizado como combustível, mas como matéria-prima de produtos plásticos.
No ano de 1928 foi formado um cartel constituído por sete empresas, sendo cinco delas empresas americanas SETE IRMÃS: Shell (Holandesa), Texaco, Guilf (Standard Oil) Mobil, Chevron, Exxon (Esso), British Petroleum (inglesa). Essas empresas controlavam o comércio externo do petróleo.
Pelo aspecto do alto nível de exploração gerado pelas sete irmãs, grandes países produtores de petróleo, responsáveis por 40% da produção e por 60% das exportações formaram um novo cartel, a OPEP (Organização dos países exportadores de petróleo), e hoje são eles quem dominam o volume de produção e tem influência direta no preço do produto.
Membros da OPEP: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuweit, Venezuela, Líbia, Argélia, Nigéria, Indonésia, Emirados Árabes Unidos, Catar, essa organização foi fundada em 1960 por meio do acordo de Bagdá.
O EUA é um grande produtor de petróleo, contudo também se caracteriza como um grande consumidor (sabe que é um recurso escasso). Esse país não sofreu grande abalo pela criação da OPEP – por ocasião dos petrodólares (grande parte dos investimentos derivados do lucro da venda do petróleo é feito nos Estados Unidos).
4. CRISES MUNDIAIS
1º Crise: 1973 (Yom Kippur): preço do barril 27 dólares/barril.
2º Crise 1979 (Irã x Iraque): preço do barril 34 dólares/barril.
3º Crise 1990 (Invasão do Kuweit): preço máximo até hoje 40 dólares/barril.
Os principais países que sofreram com a crise do petróleo foram o Japão e países da Europa devido à escassez do produto, e os países subdesenvolvidos, no qual recorreram ao endividamento externo.
5. PETRÓLEO NO BRASIL
O petróleo no Brasil foi extraído primeiramente na região de Lobato na Bahia, no ano de 1938.
Verificando o crescimento no consumo do petróleo a nível internacional, o governo brasileiro criou a Petrobrás no ano de 1953. A Petrobrás é uma das empresas mais importantes no campo energético à nível mundial. Atualmente ela possui o monopólio da pesquisa e prospecção, extração e refino, mas não no transporte e na distribuição. A Petrobrás é a empresa que domina a tecnologia em extração em zonas profundas.
Contrato de Risco: foi uma política de abertura da possibilidade de aumentar as áreas petrolíferas no país. Essa política abria a possibilidade para empresas estrangeiras de encontrar jazidas de petróleo, algumas empresas como a Shell ingressaram nessa política, contudo não obtendo sucesso. Com a implementação da Constituição de 1988 essa política foi abandonada.
O Brasil ainda não atingiu sua auto-suficiência em petróleo (produz cerca de 70% do petróleo que consome).
Problemas da Petrobrás
Problemas co oleodutos: acidentes com rompimentos de dutos de ligação, que proporcionaram impactos ambientais, um dos maiores exemplos foi a refinaria de Araucária.
P-36: Maior plataforma de extração de petróleo da Bacia de Campos. Essa plataforma afundou no ano de 2001 acarretando um forte prejuízo para a empresa.
Baía de Guanabara: desastre ecológico ocasionado pelo vazamento de petróleo bruto de um navio pertencente à Petrobrás.
Importância do petróleo
• Elemento altamente versátil (diversificado).
• Ocorre em forma líquida, melhor para a distribuição e transporte.
• Tem maior poder calórico que o carvão.
Problema do petróleo
Embora traga tantos benefícios, o petróleo é uma das grandes fontes de poluição do planeta. Quando são queimados, os produtos derivados do petróleo poluem a atmosfera terrestre e contribuem para o aumento do efeito estufa. Outra situação de grande preocupação é o alto índice de acidentes com vazamentos de óleo nos oceanos. Esse petróleo derramado forma uma camada sobre a superfície marinha, impedindo a passagem de luz e de oxigênio causando forte desequilíbrio no ecossistema. Muitas vezes esse desequilíbrio vai além da parte marinha causando desequilíbrios também na parte terrestre.
6. CARVÃO
Também é um elemento fóssil de origem orgânica. Fonte energética inicial da Revolução Industrial. Etapas (turfa, linhito, hulha e antrácito)
À medida que concentra menos oxigênio e água forma-se maior concentração de carbono, com isso queima mais e torna-se mais eficiente. Vai turfa (menor qualidade) até o antrácito (melhor qualidade).
Hulha também é conhecida como coque – muito utilizado em metalúrgicas.
As principais reservas encontram-se nas áreas temperadas.
As principais jazidas de carvão mineral no mundo são: a China, EUA e Rússia.
Fonte muito utilizada nas termoelétricas convencionais e siderúrgicas.
No Brasil é de baixa qualidade, sendo extraído em pequena quantidade.
Áreas onde se encontra: Região Sul do país (Santa Catarina), Lauro Muller e Criciúma.
7. GÁS NATURAL
GASODUTO BOLÍVIA-BRASIL: trará o gás natural para abastecimento interno, sendo que grande parte desse combustível será para abastecimento de indústrias e de termoelétricas.
Hoje essa forma de energia é utilizada em vários estados do Brasil, destacando: Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas.
Considerada a fonte de energia do futuro.
8. ENERGIA HIDROELÉTRICA
Essa energia é derivada da transformação de energia cinética das águas em energia elétrica (eletricidade). Considerada uma fonte renovável limpa (não produz resíduos), embora determine uma degradação ambiental.
Países que não possuem fontes de energia fóssil em grande escala de extração utilizam as hidrelétricas como importante fonte para a produção de energia elétrica como é o caso do Brasil, Suíça e Noruega.
A energia hidrelétrica é gerada pelas chamadas turbinas hidráulicas, por essa turbina a água passa com uma forte pressão, fazendo com que as pás realizem movimentação, como uma antiga roda d’água. Para o funcionamento é necessário um fluxo constante de água, caindo de altura elevada, proporcionando com isso a produção de energia.
Essa forma de produção energética não é utilizada em todos os locais do mundo, devido a necessidade de um conjunto de fatores, como a presença de rios com quedas d’água e um espaço territorial amplo.
Em muitos locais as áreas de desníveis dos rios são pequenas, o que acaba gerando um prejuízo muito grande ao meio ambiente, pois, é necessária a construção de uma grande barragem, que proporciona vários danos dentre os quais:
• Ambiental: grandes porções de terra são inundadas, impedindo muitas vezes a desova dos peixes.
• Cultural: perdem-se cidades inteiras, monumentos históricos, sítios arqueológicos.
• Econômico: perdem-se jazidas de minerais, acarreta indenizações e novas construções.
No âmbito mundial os Estados Unidos são país com maior potencial hidrelétrico instalado.
No Brasil
No Brasil essa fonte de energia é a mais utilizada, representado cerca de 90% do consumo. O país apresenta um conjunto de fatores como rios de planalto, amplo território, que determina a forte presença de hidrelétricas no nosso país.
Existem grandes hidroelétricas no país, destacando-se: Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso (Bacia do São Francisco), Tucuruí (Rio Xingu), Itaípu (Bacia Platina).
Balbina (hidroelétrica que não deu certo), tragédia econômica, ecológica e social.
Hoje devido a escassez de chuvas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste, o sistema de fornecimento de energia está comprometido nestas áreas. Esse fator soma-se ao aspecto da falta de uma política pública eficaz de melhoramento contínuo da produção de energia (o país cresce, necessita de mais energia).
Principais empresas ligadas ao setor energético (Eletrobrás):
• Chesf (Cia. Hidrelétrica do São Francisco)
• Centrais Elétricas de Furnas.
• Eletronorte e Eletrosul.
9. ENERGIA TERMOELÉTRICA
Forma de produção energética mais difundida do mundo.
Conhecido como termoelétrica convencional.
Fatores benéficos
• A usina pode ser instalada em qualquer lugar.
• Custo baixo de instalação
Fatores negativos
• Altamente poluidora
• Utiliza recursos não-renováveis (carvão, gás, petróleo).
Os países desenvolvidos são os que mais utilizam essa forma de produção energética.
No Brasil
Hoje o grande foco de discussões é o aspecto da PPT (Programa Prioritário de Termoelétricas), pelo fato de que essas produtoras de energia são mais rápidas de serem instaladas, e com custo baixo à curto prazo.
O governo brasileiro possui uma política de desenvolvimento de pequenas termoelétricas convencionais espalhadas por todo o território.
10. ENERGIA NUCLEAR
Energia produzida pelas usinas termo-nucleares.
São desenvolvidas a partir da fissão nuclear (quebra do átomo de urânio).
Fatores desfavoráveis:
• Energia altamente perigosa.
• Lixo radioativo (para onde vai!).
• Alto custo de segurança.
Desastres:
• EUA (Tree Mile Island) – 1979.
• Chernobyl (Ucrânia) – 1986
• Goiânia (Brasil) – 13/09/1987
Fatores favoráveis
• O Combustível nuclear é uma fonte mais compacta de energia.
• Não é poluente.
• Baixo custo de transporte.
• Independe de fatores meteorológicos para gerar energia.
No Brasil
Plano determinado a partir da criação de Nuclebrás, durante o período da ditadura militar.
Angra I (“vaga-lumes”), Angra II, Angra III (só tem a armação). Existe atualmente um amplo projeto de lei para discutir a finalização do projeto.
Acordo entre Brasil e Alemanha.
11. PROÁLCOOL
Recurso renovável a partir da biomassa.
Programa utilizado no Brasil a partir de 1975, devido à crise de petróleo.
Combustível certo nos carros errados.
Utiliza grandes áreas para cultivo (por isso não é viável para todos os países).
Provoca muitas vezes transferências de culturas (feijão, arroz, batata).
12. FONTES ALTERNATIVAS
Energia solar
A luz do sol é uma energia renovável que pode ser utilizada para produzir energia e calor. É uma importante fonte energética, no sentido que, não é poluente e se caracteriza como uma fonte extremamente abundante.
A eletricidade é produzida a partir de células solares, também chamadas de fotovoltaicas. Essas células possuem duas camadas, a superior constituída de silício e fósforo, e a inferior de silício e boro, à medida que recebe a luz solar essa energia é transferida de uma camada para a outra produzindo a corrente elétrica.
Essa fonte de energia atualmente é encontrada em vários aparelhos eletrônicos, como: vídeo-cassete, calculadoras e aparelhos de rádio.
Esses coletores captam diretamente a energia solar e transformam em energia térmica, proporcionando o aquecimento da água (fato muito visto em Brasília, principalmente em casas nas áreas do Lago Sul e Norte). Em tais coletores a energia solar incidente sobre uma placa metálica provoca seu aquecimento. À medida que ocorre o aquecimento aumenta a temperatura, sendo essa temperatura transmitida ao meio.
Energia eólica
A energia do vento é utilizada pelo homem desde tempos remotos. Os chamados moinhos de vento serviam para moer sementes de milho e trigo, em períodos remotos da antiguidade. Hoje ainda são muito utilizados para retirada de água de poços artesianos.
Como fontes de energia moderna são construídas turbinas de ventos para a produção de energia elétrica. São instalados em regiões onde existe constância de direção e intensidade dos ventos. Uma das mais famosas localiza-se na Califórnia (EUA), em Altmont Pass. No Brasil a utilização de energia eólica é basicamente para a obtenção de água de poços.
Energia dos oceanos
É uma fonte inesgotável de energia, porém pouco aproveitada pelo homem devido a falta de investimento em pesquisa no setor.
Essa fonte foi por muito tempo utilizada apenas como fonte de energia mecânica, atualmente ela pode ser utilizada como fonte de energia elétrica, funcionando com o mesmo princípio das hidrelétricas, com algumas adaptações relacionadas à movimentação das marés.
Energia geotérmica
Embora seja uma fonte pouco explorada mundialmente a energia geotérmica é bastante benéfica ao meio ambiente, pois, não necessita de vastas áreas, não produz gases nocivos, nem gera resíduos sólidos.
Dentre as formas de utilização dessa fonte alternativa de energia, está a utilização de gêiseres. No Brasil a utilização de fontes geotérmicas é mais ligada a fatores turísticos, como Poços de Caldas (MG) e Caldas Novas (GO). O homem ainda não possui tecnologia suficiente para a exploração em larga escala.