1) O gráfico adiante mostra a evolução do consumo de energia proveniente do uso de diferentes combustíveis. Justifique a evolução da participação do carvão mineral e da lenha, face aos demais combustíveis.
2) A energia é um dos recursos essenciais para a humanidade. Porém, os padrões mundiais no uso deste recurso são marcados por profundos contrastes e desigualdades.
Analise o gráfico e:
a) Determine, por ordem de importância, as fontes de energia utilizadas nos conjuntos de países assinalados.
b) Considerando que os Estados Unidos e Canadá junto tinham naquele ano uma população de 270 milhões de habitantes e que os 22 países membros da OECD totalizavam 526 milhões de habitantes, que relação pode ser estabelecida entre o consumo total de energia e a população beneficiada?
3) Aponte dois motivos da criação da organização dos Países Exportadores de Petróleo(Opep), em 1960.
4) Aponte três fontes de energia alternativa renovável e três fontes de energia convencional não-renovável. Explique as vantagens do uso da energia alternativa renovável com relação ao uso da energia convencional não-renovável.
5) O petróleo, recurso não-renovável, é a principal fonte de energia consumida no mundo.
a) Aponte duas fontes alternativas de energia para a diminuição do consumo do petróleo.
b) Quais as vantagens e desvantagens do uso dessas fontes alternativas de energia em relação ao petróleo?
6)Os países ricos, em função de sua renda mais elevada e conseqüente nível de consumo, são responsável por mais de metade do aumento da utilização de recursos naturais. A população dos países mais pobres do mundo paga, proporcionalmente, o preço mais elevado pela a poluição das terras, das florestas, dos rios e dos oceanos, que constitui o seu sustento. Uma criança que nascer hoje em Nova Iorque, Paris ou Londres vai consumir gastar e poluir mais durante a sua vida do que 50 crianças em um país “em desenvolvimento”.
Baseando-se nos princípios explicativos das teorias demográficas, o texto acima:
a) Concorda com a teoria reformista, que atribui ao excesso populacional a causa da miséria no mundo, constituindo uma ameaça aos recursos naturais necessários à sobrevivência humana.
b) Comprova a teoria Neomalthusiana, que defende a necessidade de controlar a natalidade nos países pobres, para que eles passam atingir os níveis de desenvolvimento e consumo dos países ricos.
c) Nega a teoria Malthusiana, que defende a elevação do padrão de vida e de consumo nos países pobres, entendendo a fecundidade como variável independente a ser controlada.
d) Nega a teoria Neomalthusiana, que identifica uma população numerosa como principal causa do desemprego, pobreza e esgotamento dos recursos naturais.
e) Comprova A teoria Malthusiana, que associa crescimento populacional e esgotamento dos recursos naturais, defendendo a necessidade de reformas sócias econômicas para preservá-las.
7) As teorias demográficas têm procurado explicar a relação existente entre crescimento populacional e desenvolvimento econômico. Segundo a teoria reformista:
a) A política de controle de natalidade deve ser efetivada pelo Estado, no sentido de impedir o rápido crescimento demográfico e o surgimento de áreas superpovoadas com altos índices de pobreza, como as que ocorrem na Índia.
b) O subdesenvolvimento econômico é resultante do acelerado crescimento demográfico, sendo necessárias políticas rígidas de controle familiar, como as que vêm sendo adotadas na China.
c) O rápido crescimento demográfico trará conseqüências graves sobre o ecossistema tropicais e equatoriais, sendo necessário o controle da natalidade como forma de garantir a preservação do patrimônio ambiental.
d) A miséria é responsável pelo crescimento da população, sendo necessárias mudanças socioeconômicas que permitam a distribuição de renda e o acesso à educação, à saúde e ao mercado de trabalho.
8) A presente as diferenças e as semelhanças entre o Malthusiano e o Neomalthusianismo. Contextualize o momento em que cada uma dessas teorias surgiu.
9) É muito provável que o aumento populacional logo após a Revolução Industrial tenha ocorrido não somente em razão da queda das taxas de mortalidade, mas em razão também de um incremento nas taxas de natalidade.Comente essa afirmação.
10) O que seria uma implosão demográfica?
11) Porque se afirma que o desenvolvimento de energias alternativas é uma necessidade urgente?
12) Indique as diversas formas de obtenção de energia elétrica e os problemas que cada uma delas apresentam.
13 É possível afirmar que a busca de novas fontes de energia, chamadas de alternativas, leva em conseqüência
14) Quais são as causas da intensificação dos movimentos populacionais no final do século XX?
15) Quais as causas do fenômeno que ficou conhecido como explosão demográfica? Você concorda com essa expressão? Por que?