Gabarito 1º ano 3º bimestre lista de exercícios.
1) Carvão mineral - foi o principal combustível até a virada do século, sendo substituída.
Lenha- diminuição do estoque de arvores, substituição por fontes de maior energia.
2) a) Combustíveis fósseis (Petróleo e carvão)
b) O maior consumo está nos países desenvolvidos, devido ao padrão de vida mais elevado.
3) Destacam-se uma política comum de preços e o estabelecimento de cotas de produção para evitar uma crise de superprodução.
4) Fontes de energia alternativa renovável: Sol(energia solar); marés (maremotriz), a biomassa e os biodigestores; eólica, o calor proveniente de centro da terra ( energia geotérmica).
Fontes de energia convencional não-renováveis:carvão mineral, petróleo, xixto betuminoso.
As fontes de energias alternativas renováveis são menos poluidoras em relação às convencionais não-renováveis e não apresentam problemas de esgotamento.
5- a) hidroeletricidade e energia nuclear
b) vantagens da hidroeletricidade: não polui os custos reduzidos;
vantagens da energia nuclear: independência em relação ao meio, evolução tecnológica;
desvantagens: altos custos, lixo atômico.
6- D
7- D
8- Ambas teorias defendem o controle da população Malthus partiu da realidade inglesa do final do século XVIII, estabelecendo ralação entre crescimento demográfico ilimitado e a capacidade finita da natureza em prover alimentos para todos, o que geraria fome. Os Neomalthusianos surgiram na metade do século XX, época em que o controle e a prevenção de doenças já eram fato. Defendia o uso de métodos contraceptivos.
9- O número de filhos era importante pois, as crianças eram empregadas maciçamente na indústria e representavam parte importante da renda familiar.
10- É expressão que se opõe à “explosão demográfica”. Indica uma situação de equilíbrio entre as taxas de natalidade e mortalidade, que se verificou na Europa no século XX.
11- Porque o mundo pode entrar em colapso se mantidos os atuais modelos de desenvolvimento econômico com base no consumo do petróleo.
12- Energia hidrelétrica- impacto socioambiental na construção das usinas. Combustíveis fósseis: Não-renovavel, poluição atmosférica. Energia nuclear:risco de vazamento de material radioativo e contaminação de populações inclusive a longa distância.
13- Em boa parte, sim, quando se considera a energia solar e a energia eólica. No caso do álcool, há problemas, como a concentração fundiária e a expansão da monocultura, pois esta traz conseqüências para os ecossistemas naturais.
14- A concentração de riquezas nos países desenvolvidos, a crise dos países socialistas, o processo de globalização da economia, índice de desemprego nos países subdesenvolvidos.
15- O fenômeno ocorrido na década de 50 deveu-se ao controle as doenças infecciosas, com a descoberta das novas vacinas.